Windows 11 - Tópico Geral

Já é mais seguro fazer o update para W11 sem ser clean install? É para o portátil de trabalho (design gráfico) e tenho demasiados GBs de dados e aplicações para ter que voltar a copiar e configurar tudo. É só mesmo pelo "bichinho" de ter o OS mais recente :D
Aqui com duas máquinas de trabalho, uma usada para redes,excel e pouco mais, outra para CAD, tudo tranquilo com último update que saiu.
A minha máquina fez update sem dar por ela, mas este 11 já está melhorzito do que a uns meses atrás. Ainda falta algumas coisas básicas mas com o tempo vai ao sítio
 
Já é mais seguro fazer o update para W11 sem ser clean install? É para o portátil de trabalho (design gráfico) e tenho demasiados GBs de dados e aplicações para ter que voltar a copiar e configurar tudo. É só mesmo pelo "bichinho" de ter o OS mais recente :D
Fiz upgrade tanto no PC de casa como no do trabalho (Office, PHC, Chrome) e zero problemas.
 
para o pessoal com tenha problemas com consumo de recursos:

tinha o processo "Windows Widgets" a consumir +-10% do CPU (Ryzen 5600X)
pelas minhas pesquisas é um bug nos widgets que ainda não foi resolvido.
a solução que encontrei foi desinstalar os widgets usando este comando na powershell: winget uninstall "Windows web experience Pack"

para voltar a instalar têm de ir à store aqui: Windows Web Experience Pack
 
Boas, não sei se é o sitio certo mas cá vai:

Tenho estado a utilizar Win 11 e uso o Edge como Browser, e até hoje, tudo óptimo.

Hoje, formatei o PC e voltei a instalar o Win 11 e acontece que sabe-se lá porquê o meu Edge agora não me dá notificações absolutamente de nada, coisa que antes não acontecia.

Fiz reset ao edge, apaguei o utilizador, criei outro, limpei os cookies, tentei tudo e nada, 0 notificações.

Face a isto, voltei a formatar o PC todo de novo pensando que ia resolver o problema, e nada... continuo sem receber notificações.

Curiosamente, instalei o Edge DEV e já recebo notificações.

Que raio poderá ser isto?

Já em tempos, quando utilizava o BRAVE, de um dia para o outro, deixei de receber notificações no mesmo e fui obrigado a mudar para o Edge.

Só realçar que tenho as notificações todas ativas, e tenho o auxiliar de concentração descativado, está tudo como sempre tive :x aliás, tal como disse, com o Edge versão DEV já recebo.

Alguém com este problema?
 
Está tudo descativado, até porque tal como disse com o Browser EDGE versão Beta ou Dev as notificações funcionam perfeitamente.

E curiosamente antes de formatar o PC tudo funcionava na perfeição.
 
Boa noite caros senhores e senhoras,
Permitem me questionar a vossa opinião sobre o Windows 11, valerá deixar o conhecido windows 10 e transitar para o desconhecido e novo windows 11?
Qual a vossa opinião sobre este novo "mundo"?
Desde já agradeço aos excelentíssimos o tempo disponibilizado.

(Deixando a linguagem cara de lado, que me apeteceu, quero saber se devo ou não atualizar o meu portátil :berlusca: )
 
Spartacuss

Não existe uma resposta concreta para a tua questão, pois neste momento, o Windows 11 está bom, no entanto, requer alguma adaptação em algumas coisas que no Windows 10 fazes num piscar de olhos por ter sido sempre da mesma forma durante anos, no Windows 11 já tens de dar mais umas voltas para fazer o mesmo.

Dito isto, se o pc for de trabalho, mais vale esperares mais uns tempos, se for o pc pessoal aventura-te, explora e logo vês como é que corre.
 
@MOUSETM seria para casa, mas não sei se me apetece estar aprender "tudo" de novo, ou vá alguma coisa.

Existe algum "improvement" a nivel de jogos, desempenho ou assim?

Penso ter lido que nesse campo estava melhor.
 
Spartacuss

Sim, o Windows 11 em gestão está melhor, no entanto, isto de estar a aprender é algo que vai ter de acontecer mais tarde ou mais cedo quando não tiveres mesmo hipótese e ter de transitar de versão.

Eu só mesmo por questões de velhos hábitos é que ainda não fiz update no pc de trabalho, porque simplesmente os procedimentos que faço em meia dúzia de clicks no win10 no win11 já tenho de dar outras voltas, é claro que existe outras formas de contornar recorrendo a programas de terceiros ou alterações de registo, mas não quero enveredar por essas vias, por enquanto mantenho tudo sem mexidas nenhumas, mas arrelia-me bastante alguns procedimentos simples andar a dar mais umas voltas sem ser necessário, Microsoft a complicar, mas ainda estou na esperança que na próxima versão resolvam estes pontos.

Seja como for tens de experimentar por ti e ver não há outra forma.
 

Windows 11 KB5010414 entrou á pouco com mais segurança e novas opções na Barra de tarefas aparecendo o Widget do tempo á esquerda e dá a entender que esta mais rapido mas so atualizei á cerca de 1hora e neste tempo sem problemas

 
Porque é que não é possível correr o windows 11 num portátil com

Intel® Core™ i5-7200U?​

Tem 4 threads, 2.5ghz de base, devia chegar e sobrar não?
É só perder um pouco a pesquisar, pois a resposta há sua dúvida desde que o win11 foi lançado está mais que falada e discutida.

Portanto, se for ver os requisitos pedidos para o windows 11 vai ver que é pedido um cpu 8 geração para a frente e mais umas coisas.

Agora claro é possível instalar o Windows 11 nesse PC apenas tem de realizar uns pequenos procedimentos que estão descritos aqui neste tópico várias vezes e por toda a Internet.
 
Boa noite caros senhores e senhoras,
Permitem me questionar a vossa opinião sobre o Windows 11, valerá deixar o conhecido windows 10 e transitar para o desconhecido e novo windows 11?
Qual a vossa opinião sobre este novo "mundo"?
Desde já agradeço aos excelentíssimos o tempo disponibilizado.

(Deixando a linguagem cara de lado, que me apeteceu, quero saber se devo ou não atualizar o meu portátil :berlusca: )

Na minha opinião a única razão forte para mudar já do W10 para o W11 é para quem tenha os novos processadores Alder Lake. Isto porque a mudança implica trabalho, alguns (poucos) riscos e provavelmente nenhuns ganhos imediatos para quem não possui essa nova gama de processadores.
 
As minha opiniao ja foi partilhada neste topico mas aqui vai:

O windows 11 é um OS deficiente em muitas areas a comparar com o 10.

Acho que a melhor aposta é esperar pelo pelo até ao feature update para pelo menos termos customizacao de volta.

A unica razao para usar o 11 é "it looks nice", para mim pessoalmente, isso nao é suficiente, ainda para mais com os muitos bugs e inconsistencias presentes.
Mas a tolerencia para estas coisas é diferente em cada 1.

Por exemplo, o explorer ainda é lento a comparar com o windows 10, vais ter pessoas que dizem "mas tá tudo bem", na realidade, nao esta nada bem, nem em alder lake, essas pessoas é que nem percebem do que falam.
 
@MOUSETM seria para casa, mas não sei se me apetece estar aprender "tudo" de novo, ou vá alguma coisa.

Existe algum "improvement" a nivel de jogos, desempenho ou assim?

Penso ter lido que nesse campo estava melhor.
Olha eu ainda não mudei porque sempre que penso, vou deixar isto fazer upgrade ou vou jogar? Bah, já tenho pouco tempo, vou jogar. Há muitos anos atrás é que instalar coisas é que era um passatempo como uma vez que passei uma tarde a meter a minha SoudBlaster AWE 64 a funcionar bem no SuSE.

No dia a dia vou continuar com o 10, o meu laptop profissional só vai mudar daqui a não sei quantos anos e no fundo é esse que tenho que gramar com regularidade. O outro só serve para lançar jogos.
 
As minha opiniao ja foi partilhada neste topico mas aqui vai:

O windows 11 é um OS deficiente em muitas areas a comparar com o 10.

Ainda não tinhas dito isso...... hoje :D

Por acaso vim aqui porque me lembrei de ti. Finalmente tenho um bug chato, desde a actualização de ontem. Acontece-me tanto em casa como no pc do trabalho. Quando clico no iniciar, o menu abre mas assim que mexo o rato, o menu fecha logo. Tenho que repetir o processo duas ou três vezes até que funcione.
 
Isso deve-se ao explorer, eles bem tentam resolver como é aparente pelas patch notes mas ainda nao acertaram.

Eu vou ser franco, a semana passada fiz um format ao PC, tenho tudo no macrium reflect de qq maneira por isso formatar nao é problema nenhum.

Tentei o windows 11 + uma vez porque as patch notes diziam que os problemas com o explorer estavam resolvidos, tentei genuinamente mas os problemas ainda estao todos presentes, eu nao entendo.
Transferir ficheiros? Mais lento. Abrir o explorer? Mais lento. Simples operacoes como right clique num ficheiro? Mais lento. Até o inicar é mais lento.
Já para nao falar das inconsistencias e pequenos bugs.
E a latencia do sistema? O latencymoon tem spikes que nunca vi na minha vida no windows 10.
Lembrei-me logo a razao de estar no w10 ainda.

E já para nao falar do problema de personalizacao, mal instalas o windows 11 precisas de 1 pen preparada com software 3rd party para por o OS usavel ao nivel do predecessor.
O windows 11 é um OS competente, faz o que é preciso mas nao vou ignorar os problemas dele.

EDIT:

Já que falei da latencia do sistema, vamos falar tambem da latencia das RAMS, uma coisa que ninguem fala que é objectivamente pior no windows 11, eu já testei isso varias vezes (67 ns no aida em W10, 73ns em W11 no minimo), mas o HU chegou na mesma conclusao:

7C2YO1I.png



Em conclusao, há razoes validas para ser vocal contra o windows 11, pode ser que a ms se mexa.

O caso pode mudar com alder lake, e windows 11 pode realmente ser o melhor sistema operativo nesse caso, a meu ver isso ainda é um fail ainda maior, um sistema operativo que só funciona com o potencial todo em CPU's que quase ninguem tem...
 
Última edição:
Back
Topo