Windows 11 - Tópico Geral

A barraca que a Microsoft faz com os upgrades para o Windows 11 já começa mesmo a ser demais.
No último upgrade o Notepad e os ficheiros associados a ele de extensão txt simplesmente não abrem. nem os ficheiros nem o próprio Notepad abre agora.

O Wordpad e os ficheiros gravados nele abrem sem problemas.
Já passou um tempo após o upgrade e ainda nem um fix lançaram para resolverem a situação e eu que tenho vários txt guardados em pen não abrem.

É por essa e por outras que continuo a usar muito o Windows 10 em vez desse Windows 11 que parece ser mais outro mega fail da Microsoft a juntar-se ao ME, Vista e Windows 8.

É impressionante como se consegue fazer tanta asneira num upgrade dum sistema operativo, tem sido mais do que muitas as asneiras em upgrades do Windows 11.

Microbugs.....
 
A barraca que a Microsoft faz com os upgrades para o Windows 11 já começa mesmo a ser demais.
No último upgrade o Notepad e os ficheiros associados a ele de extensão txt simplesmente não abrem. nem os ficheiros nem o próprio Notepad abre agora.

O Wordpad e os ficheiros gravados nele abrem sem problemas.
Já passou um tempo após o upgrade e ainda nem um fix lançaram para resolverem a situação e eu que tenho vários txt guardados em pen não abrem.

É por essa e por outras que continuo a usar muito o Windows 10 em vez desse Windows 11 que parece ser mais outro mega fail da Microsoft a juntar-se ao ME, Vista e Windows 8.

É impressionante como se consegue fazer tanta asneira num upgrade dum sistema operativo, tem sido mais do que muitas as asneiras em upgrades do Windows 11.

Microbugs.....
Verifica isso desse lado. Aqui está a 100%
 
Verifica isso desse lado. Aqui está a 100%
Se o Windows 11 foi instalado de fresco à pouco tempo então qual é mesmo o problema?
Já antes em upgrades no Windows 10 à quem tivesse problemas e outros que não os tinham.

Por isso torna-se complexo saber a causa disso se o Windows não tem mais nada instalado ainda.
Eu escrevo notepad no pesquisar e a aplicação não abre. Tento Bloco de notas e continua na mesma.
O Wordpad abre sem problemas.

Por isso que sugeres ao certo? Não se pode passar a vida a instalar de fresco o Windows.
Alguma coisa deve ter sucedido ai só não sei o que terá sido. Ainda não vi no fórum da Microsoft se tem mais alguém com o mesmo problema.
 
SuperLuis

Não vale apena vir para aqui rogar pragas ao sistema operativo, ele pode ter os seus defeitos, não agrada a todos, mas funciona, agora se o Notepad não te está a funcionar, alguma coisa teve de ocorrer, o quê? ninguém te vai saber dizer, pois somente tu sabes o que usas em cima do sistema operativo, solução alternativa é usares o "Notepad++" e não pensas mais no Notepad nativo.
 
Alguém teve o windows update a forçar update de bios do nada? Nunca tinha visto isto em nenhum desktop. Reinicei hoje o meu pc e a bios começou a atualizar da 1601 para 1720, Asus z690-tuf.

Algo chato, quanto se tem bios/ram tuned, ter de meter os settings todos novamente e testar estabilidade...
 
Alguém teve o windows update a forçar update de bios do nada? Nunca tinha visto isto em nenhum desktop. Reinicei hoje o meu pc e a bios começou a atualizar da 1601 para 1720, Asus z690-tuf.

Algo chato, quanto se tem bios/ram tuned, ter de meter os settings todos novamente e testar estabilidade...

Essa nunca tinha visto e acho esse tipo de imposições uma péssima decisão por parte da MS/Asus (não sei se é só asus).

Nem sempre a ultima bios é a melhor (para gaming). Pelo menos no coffee lake não era.
 
Eu nem sabia que era possível fazer updates da bios pelo windows o.o
Ficava possesso se me acontecesse a mim. Até fui guardar o meu perfil bios numa pen porque nao tinha backup disso lol
 
Eu nem sabia que era possível fazer updates da bios pelo windows o.o
Ficava possesso se me acontecesse a mim. Até fui guardar o meu perfil bios numa pen porque nao tinha backup disso lol.
Eu também tinha backup, mas não funciona em versões diferentes. Tinha que voltar á bios anterior
Aquilo descarregou pelo Windows update e quando ia desligar o PC tinha o aviso de update.
No dia seguinte quando liguei o PC entrou sozinho no menu da bios e começou a fazer update sozinho.

Já tinha visto isto em portáteis Dell e até acho bem. Mas agora num desktop em que configuras tudo manualmente não é nada agradável.

Está nova bios ainda nem está no site da ASUS. No fórum overclock.net está toda a gente a queixar se do mesmo, acho que recebeu toda a gente.
Acho que é uma coisa nova da Intel/Microsoft não tem nada a ver com a asus.
 
Última edição:
Acho que é uma coisa nova da Intel/Microsoft não tem nada a ver com a asus.

Se a Bios não está no site da Asus, teve de ser a Asus a fornecer a Bios à Microsoft para colocarem no Windows Update. Da mesma forma que a Nvidia ou Amd fornecem drivers da gráfica à Microsoft.

Tenho board da Msi, estou algumas versões atrasado, e não me apareceu nenhum update por lá.
 
Já de há alguns meses para cá que o Windows faz updates à BIOS/UEFI através do Windows Update, contudo estes costumam estar na parte das Atualizações Opcionais, que não são instaladas automaticamente. Se um update da BIOS veio parar ao canal dos updates normais, então é porque o fabricante da motherboard (neste caso a ASUS) o definiu como sendo importante, por questões de segurança ou assim.
E não, não é a MS que força a fazer os updates à BIOS, são as OEM que enviam os updates para a MS, e também são as OEM que definem se os colocam nos updates normais ou opcionais.

Por isso, não há razão para alarme, se receberam um update da BIOS através das atualizações regulares do Windows Update, é porque a ASUS o colocou lá e é seguro e recomendado instalá-lo.
 
Por isso, não há razão para alarme, se receberam um update da BIOS através das atualizações regulares do Windows Update, é porque a ASUS o colocou lá e é seguro e recomendado instalá-lo.

Claro que há razão para alarme... Eu não me estou a queixar que não seja seguro, mas quero ser eu a ter controlo. Eles que me mandem notificação a dizer para actualizar, mas não que o imponham.

As ultimas bios às motherboards do coffee lake (para patchar vulnerabilidade SPECTRE, MELTDOWN, etc) traziam tanta protecção de segurança que chegava-se a perder até 30 fps em alguns jogos.

Eu não trabalho na NASA ou em qualquer sitio onde a segurança seja absolutamente critica. Só quero o máximo de performance no meu PC e para tal quero ser eu a escolher a BIOS que uso, não quero que sejam outros a escolher por mim.
 
Última edição:
Claro que há razão para alarme... Eu não me estou a queixar que não seja seguro, mas quero ser eu a ter controlo. Eles que me mandem notificação a dizer para actualizar, mas não que o imponham.

As ultimas bios às motherboards do coffee lake (para patchar vulnerabilidade SPECTRE, MELTDOWN, etc) traziam tanta protecção de segurança que chegava-se a perder até 30 fps em alguns jogos.

Eu não trabalho na NASA ou em qualquer sitio onde a segurança seja absolutamente critica. Só quero o máximo de performance no meu PC e para tal quero ser eu a escolher a BIOS que uso, não quero que sejam outros a escolher por mim.

Eu também não gosto nada disso, bios é um coisa aparte do windows, eles não tem nada que meter o bedelho.
Eu compreendo e até concordo em certa medida com esses pontos de vista, relativamente à questão da performance que o @spinal2k referiu.

Mas se olharmos para o panorama geral das pessoas que utilizam computadores, imagino que só uma pequena minoria sabe o que é BIOS ou que existem updates de BIOS, e que têm que ir ao site das fabricantes para fazerem download e instalarem manualmente. Isto significa que muita (demasiada) gente fica exposta a potenciais vulnerabilidades de segurança que de outra forma, sem ser através de update, não podem ser corrigidas.
 
Eu compreendo e até concordo em certa medida com esses pontos de vista, relativamente à questão da performance que o @spinal2k referiu.

Mas se olharmos para o panorama geral das pessoas que utilizam computadores, imagino que só uma pequena minoria sabe o que é BIOS ou que existem updates de BIOS, e que têm que ir ao site das fabricantes para fazerem download e instalarem manualmente. Isto significa que muita (demasiada) gente fica exposta a potenciais vulnerabilidades de segurança que de outra forma, sem ser através de update, não podem ser corrigidas.

No meu caso acho que o fabricante sabia o que estava a fazer... Estabilidade igual á bios anterior e resolveu um "problema" que me apareceu recentemente que nunca consegui diagnosticar.
Tinha stutters nas animações do windows, quer com a rtx 3070 ou igpu. Com bios toda stock ou oc. Só afetava mesmo as animações do windows/scroll no browser. Tanto a 270hz como a 144hz, mas a 144hz era muito dificil notar por ter o refresh mais baixo.

Bios 1720 resolveu por completo.
Provavelmente algo do win11+alder lake. O meu windows 11 foi instalado a pouco tempo, está praticamente limpo, nunca tive corrupção.
 
É cada vez mais comum termos updates via sistema operativo, logo, não me surpreende nada que updates de bios venham a surgir via Windows update, compreendo os pontos de vista dos que já se manifestaram que ficaram surpreendidos com a situação, mas uma coisa é certa antigamente updates de bios só se faziam em ultimo caso ou nunca, nos últimos tempos principalmente com Windows 10 e agora o 11 para que funcionem devidamente começou a ser algo necessário ter de ser feito.

Agora no geral a todos sabemos que muitos são leigos nestas cosias e saberem ligar o pc e usar os programas do dia a dia já é muito bom, quando se começa a entrar noutros pontos como por o sistema a funcionar procuram quem faça isso, agora se os fabricantes canalizarem isto via Windows não é o fim do mundo.

Único contra e falo por mim que tenho um Legion e os updates da bios são via windows através da App é nunca ter o azar de desligar o pc naquele momento critico em que a bios está a ser escrita se não cria-se um problema grande para muita gente.
 
isso também acontecia com o meu ryzen 1700. update manual a bios Asus C6H e passei para insider (ring beta). aqui em casa queixavam-se de o sims 4 engasgar no modo construção e isso também deixou de acontecer.
 
De acordo com várias fontes de informação credíveis, mas ainda não confirmado pela Microsoft, o Windows 11 22H2 será lançado para o público no dia 20 de setembro.
 
Concordo com a tua conclusão, no entanto, acho que devia ser algo que facilmente se habilita/desabilita. Há demasiados computadores com BIOS/UEFI´s e companhia desatualizados e updates através do Windows Update iria resolver estes problemas.

Claro que para quem percebe e efetivamente usa uma versão X por motivos de estabilidade ou outra coisa, faz sentido ter a opção de bloquear estes updates. Basicamente é uma ajuda para malta menos informada que faz os PCs ficarem um pouco mais seguros.
 
, acho que devia ser algo que facilmente se habilita/desabilita

Sou da mesma opinião, mas essa opção tem que ser dada, desta vez pelo que percebi não foi.
Não oponho esses updates se são realmente necessários para o comum pleb que usa windows não vir a ter problemas no futuro, mas explicar muito bem a razão do upgrade ser critico e haver uma forma de recusar dito update.
 
Back
Topo