Windows 11 - Tópico Geral

Estava no Gestor de Tarefas quando reparei que o Edge tinha um símbolo com umas folhas verdes à frente.

gwwXhL9.png


Fui verificar o que era, é o Efficiency Mode que saiu agora com o 22H2 e é uma evolução do EcoMode que saiu o ano passado para o Windows 10.

Basicamente o que faz é isto:

Efficiency mode basically restricts background processes from interfering with foreground tasks that the user is actively using. And it does that by doing two things, which are:

  • First, the Efficiency mode lowers the process priority of background tasks so that Windows does not allocate important resources to these apps.
  • Second, it deploys something called EcoQoS, which is a Quality of Service package that reduces the clock speed for efficient tasks.

A verdade é que o Edge estava a consumir 0% do Cpu e o Chrome a consumir 1,6%, ambos em background.

Para activar para outro processo como por exemplo o Chrome, basta selecionar o processo e em cima do lado direito do Gestor de Tarefas, clicar em Modo de Eficiência e ativar.
 
Por acaso reparei que, se abrir imensos separadores no Edge, ele tira os mais antigos de memoria, eles continuam lá para serem selecionados, mas só são carregados quando os escolhes, não sei se é exclusivo ao Edge ou se é algo que o Chrome também faz.
 
Eu por exemplo tenho uma bios personalizada, isto é, enviei uma bios especifica oficial para a minha motherboard a um modder que fez as alterações que eu queria.

Levava com um Windows update, ia tudo à vida, tinha que reinstalar essa bios.

Se tiver esse problema de automaticamente actualizar a bios vou procurar como bloquear isso.
 
Última edição pelo moderador:
Por acaso reparei que, se abrir imensos separadores no Edge, ele tira os mais antigos de memoria, eles continuam lá para serem selecionados, mas só são carregados quando os escolhes, não sei se é exclusivo ao Edge ou se é algo que o Chrome também faz.

Só no edge acho eu. Mas mesmo assim o meu chrome no background anda nos 0-0.1% picos de 0.3-0.6% max. O uso é irrelevante a não ser que tenhas um sistema antigo.

Tanto o chrome como o edge fazem isso de retirar os separadores inativos de memória, varia com quanta ram tens disponível. Hoje em dia o chrome é muito eficiente.
 
Última edição:
Uma questão que não estou a perceber porque sucede.
Eu numa imagem escolho a opção no menu de contexto aberto pelo botão direito do rato em cima da imagem para a usar como plano de fundo do desktop.

Até aqui tudo bem a imagem aparece no desktop.
Mas o problema é que cada vez que ligo o pc e entro no Windows 11 a imagem é-me tirada do desktop, até dá para ver a imagem desaparecer, isso é suposto ser assim ou a imagem tem que estar nalguma pasta em especifico?
 
SuperLuis

Para colocar a imagem de fundo é tal e qual como estás a fazer, e a imagem não precisa de estar numa pasta especifica, portanto, se ao reiniciares a imagem desaparece, deve haver ai qualquer coisa que está a fazer com que isso aconteça.
 
E não é só esse o problema. Eu tenho agora outro hardware diferente do que se vê na minha assinatura porque o outro já tinha 11 anos e começou a dar problemas.

Tenho um Intel I9 que depois meto na minha assinatura o novo hardware todo. No gestor de dispositivos aparece isso:
https://imgbb.com/XXkrG4c

A minha board é esta:
https://www.gigabyte.com/Motherboard/Z690-AORUS-ELITE-AX-rev-1x/support#support-dl-driver

Eu fui ver o I/O do hardware disso e tentei o google mas não consigo obter resultados que ajudem a perceber aquilo nem sei para que serve aquilo.

Na lista dos driver da minha board acima não vejo nem um associado a isso. Já meti os INF da Intel entre outras coisas mais mas nada.
Tinha outro não identificado pelo Windows 11 que era o Bluetoch e bastou instalar o driver da Intel para isso, apesar de não usar nada de Bluetoch, mas agora esse que está no printscreen não pareço ter isso na lista dos drivers da minha Board.

Não sei se era suposto o Windows 11 instalar o driver disso?
Todo o hardware que tenho agora é totalmente compatível com o Windows 11.
 
Eu por acaso tenho os meus wallpappers na pasta "imagens" no C:\ e não tenho nenhum problema. Mesmo quando tinha feito o update vindo do 10.
Será que não tens essas imagens numa pasta de rede ou algo do genero então quando o Windows inicia não tem a pasta "montada" e então retira a imagen de fundo?
 
Eu por acaso tenho os meus wallpappers na pasta "imagens" no C:\ e não tenho nenhum problema. Mesmo quando tinha feito o update vindo do 10.
Será que não tens essas imagens numa pasta de rede ou algo do genero então quando o Windows inicia não tem a pasta "montada" e então retira a imagen de fundo?
Essa pasta da imagem nem é de rede, está dentro da pasta documentos e é uma pasta dum jogo que se estiver a jogar e carregar na tecla printscreen do teclado a imagem é guardada nessa tal pasta.

Posso experimentar colocar a imagem na pasta imagens para ver se isso resulta.

P.S. Ninguém consegue perceber aquilo que falta no meu anterior post para isso funcionar? Falta um driver qualquer que nem sei qual será até estive a ver a lista dos drivers disso mas não dá para tentar um ao calhas como é óbvio senão ainda dá problemas e se o Windows não coloca o driver é porque não o tem.

Não sei o que aquilo do proxy faz ao certo, nem no Google explica, se ninguém consegue perceber essa parte só contatado então o suporte da minha nova board posso obter uma resposta e o possível driver.

Também não sei se isso faz falta. Há drivers que não interessam se não tiver o hardware ligado a eles como é o caso do BlueToch que eu não tenho nada disso dai que tanto faz ter o driver instalado ou não.
 
P.S. Ninguém consegue perceber aquilo que falta no meu anterior post para isso funcionar? Falta um driver qualquer que nem sei qual será até estive a ver a lista dos drivers disso mas não dá para tentar um ao calhas como é óbvio senão ainda dá problemas e se o Windows não coloca o driver é porque não o tem.

Não sei o que aquilo do proxy faz ao certo, nem no Google explica, se ninguém consegue perceber essa parte só contatado então o suporte da minha nova board posso obter uma resposta e o possível driver.

Também não sei se isso faz falta. Há drivers que não interessam se não tiver o hardware ligado a eles como é o caso do BlueToch que eu não tenho nada disso dai que tanto faz ter o driver instalado ou não.
Qual é a board em especifico? Instalaste as drivers do Chipset? Uma coisa que costumo fazer é instalar as apps das boards para fazer os updates às drivers necessárias, apontos os nomes e depois desinstalo as mesmas. A partir dai vou sempre sacar as mais recentes ao site, faço uma visita mensal para saber se há algo novo ou não.
 
Qual é a board em especifico? Instalaste as drivers do Chipset? Uma coisa que costumo fazer é instalar as apps das boards para fazer os updates às drivers necessárias, apontos os nomes e depois desinstalo as mesmas. A partir dai vou sempre sacar as mais recentes ao site, faço uma visita mensal para saber se há algo novo ou não.
https://www.gigabyte.com/Motherboard/Z690-AORUS-ELITE-AX-rev-1x/support#support-dl-driver
A board é essa. Já a tinha linkado mais acima juntamente com o printscreen do hardware que o Windows não identifica.
Penso que terei instalado todos os drivers do chipset mas posso rever tudo a ver se não terá faltado um na lista.
 
Viva, queria instalar o Windows num macbook M1, seria preferivel colocar o Windows 11 ou Windows 10?
Já vi que W11 poderá ser um pouco mais complicado instalar, mas isso não é problema queria ter aquele que funcionasse melhor e desse melhores garantias (dentro do possivel) num mac.
 
nativamente tenho ideia de não ser possível ou mesmo que seja é esperar perda de performance. a alternativa é via emulador (UTM). geralmente os instaladores é para amd/intel x86-64bits e não ARM.
 
Viva, queria instalar o Windows num macbook M1, seria preferivel colocar o Windows 11 ou Windows 10?
Já vi que W11 poderá ser um pouco mais complicado instalar, mas isso não é problema queria ter aquele que funcionasse melhor e desse melhores garantias (dentro do possivel) num mac.

Não está atualizado.
Mas sim é possível.
E como Windows 11, ARM, consegue emular x86 (tal como os M1 com rosetta), ainda és capaz de conseguir correr alguma coisa, não sei se a performance vai ser minimamente decente.
 
Uma questão, existe alguma forma de alterar a velocidade das mudanças de desktop criados? esses desktop que se criam com a combinação de teclas ctrl + Windows Key + d?

Isso porque a velocidade de mudança entre os desktop é muito rápida que se eu não tiver uma janela aberta nesses desktop nem percebo para qual estou a ir de tão rápido que é.

No Windows 10 dá para perceber a mudança de desktop por ser mais lento a mudar mas não é assim tão lento como isso em relação ao Windows 11 dá para se ter noção da mudança de desktop mas no Windows 11 sem qualquer janela aberta não se percebe.

E com janelas abertas em cada desktop criado já não parece assim tão rápida a mudança entre cada desktop em relação ao Windows 10.
 
Boas.
Tentei instalar o Windows 11 e não consigo porque um dos requisitos não é cumprido.

Este PC não cumpre atualmente os requisitos de sistema para o Windows 11.

O TPM 2.0 tem que ser suportado e ativado neste PC.
TPM: O TPM não foi detetado.


Não foi possível localizar TPM compatível
Não foi encontrado o TPM (Trusted Platform Module) compatível neste computador. Verifique se este computador tem um TPM 1.2 ou posterior e se está ativado na BIOS.
 
Boas.
Tentei instalar o Windows 11 e não consigo porque um dos requisitos não é cumprido.

Este PC não cumpre atualmente os requisitos de sistema para o Windows 11.

O TPM 2.0 tem que ser suportado e ativado neste PC.
TPM: O TPM não foi detetado.


Não foi possível localizar TPM compatível
Não foi encontrado o TPM (Trusted Platform Module) compatível neste computador. Verifique se este computador tem um TPM 1.2 ou posterior e se está ativado na BIOS.
Esse modulo é instalado via update BIOS terás de procurar um update da marca dela a ver se está disponivel para o teu modelo.
É como que uma assinatura da MS a nível BIOS.
 
Esse modulo é instalado via update BIOS terás de procurar um update da marca dela a ver se está disponivel para o teu modelo.
É como que uma assinatura da MS a nível BIOS.
Obrigado.

1) Como é que vejo a marca da BIOS ou moldeo e onde vejo se está disponível para esse modelo?
2) Como é que eu instalo ou faço esse update da bios?
 
Back
Topo