Windows 2 Linux

Olá, sou mesmo completamente novo em Linux, mas estou decidido a mudar do xp para *nix a distribuição tanto me faz desde que eu possa fazer tudo por modo gráfico :) que já é 99% delas, só não mudo já porque existe n coisas que utilizo com frequência em Windows e não tenho a certeza se e como correm em nix, sei que existem emuladores, não sei se serão fiáveis.
Programas que me convem ter:

utorrent
photoshop
dreamweaver
xara webstyle
office
flip
e jogos só 1 que é 1 de xadrez playchess www.playchess.com para verem o cliente deve ser uns 2 megas.
Estas coisas convem mesmo ter a foncionar, depois dava geito ter algo como o mozzbackup para passar o perfil do firefox e se possivel embora não muito essencial algo que me permita o backup do outlook para *nix.

Agradeço todas as respostas e ajudas :)
 
Boas,
Comecemos pelas ferramentas:
utorrent:Tens clientes de BT, entre eles o azureus, nativos, mas o utorrent nao tem versao para linux. Segundo users aqui do forum o utorrent corrido pelo wine corre quase tao bem como uma versao nativa, por isso...
Photoshop: Nao da para correr pelo wine(penso eu).Tens uma coisinha chamada GIMP, que é o photoshop do opensource. A interface nao é muito diferente, é mais leve, e quanto a funcionalidades nao sei, pois nunca o usei a fundo.
Dreamweaver: Existem bastantes editores de HTML, basta fazeres apt-cache search HTML e vao-te aparecer alguns;)
Office: Existe o crossover office que é uma tentativa de "emular" o microsoft office. Sinceramente acho que nao vale a pena. Tens o openoffice, que faz basicamente a mesma coisa. Vais demorar um bocado a adaptar-te, mas nao é muito dificil. Flip é que acho que nao ha nada...
Se tiveres mais alguma duvida, mete neste post ou entao ve na pm;)
Fica bem
 
Não tenho mais nada a acrescentar ... Excelente resposta. O utorrent corre tal e qual como se fosse em windows, portanto aí não há problema.

Tendo em conta o teu caso, que não é para jogar, tens uma solução simples para quando quiseres utilizar software do qual não te queiras separar (ex: microsoft office). Instalas o Vmware server na tua instalção linux, e instalas o windows xp no vmware. Eu uso algumas vezes para uns trabalhos no Photoshop (para trabalho, porque para o resto o Gimp chega perfeitamente) e quando tenho uns documentos formatados no ms office e que não abrem lá muito bem no Open Office, por vezes.

Por exemplo o jogo de xadrez de que falas-te, se não encontrares, podes recorrer a essa solução. Instalas no windows dentro do vmware e pronto. Não é a solução ideal, mas é a melhor, neste momento.
 
se estás habituado ao photoshop, prepara-te para muita frustração no gimp. já tentei usa-lo e simplesmente não compreendo aquilo... lol a interface é pouco lógica e não consigo fazer nada de jeito LOL já no photoshop ou no corel photopaint faço tudo e mais alguma coisa...
 
se estás habituado ao photoshop, prepara-te para muita frustração no gimp. já tentei usa-lo e simplesmente não compreendo aquilo... lol a interface é pouco lógica e não consigo fazer nada de jeito LOL já no photoshop ou no corel photopaint faço tudo e mais alguma coisa...

Não compreendo bem a tua ideia. Não é assim tão confuso quanto isso, nem pouco mais ou menos. Já des-te uma vista de olhos pela última versão do Gimp - http://techzonept.com/showthread.php?t=151187 ?
 
não. experimentei há um ano e tal e não consegui fazer coisas mesmo básicas... lol acho que mais depressa faço uma obra de arte no paint do que no gimp...
 
não. experimentei há um ano e tal e não consegui fazer coisas mesmo básicas... lol acho que mais depressa faço uma obra de arte no paint do que no gimp...

Essas versões são algo confusas, sim. As últimas versões (não são as que vêm com as distros) são muito melhores e restruturadas a nível de menus.

Ps: peço desculpa pelo offtopic
 
ola. já te disseram o principal de tudo - office, photoshop, dreamwaver, etc - mas nao falaram mt do xadrez. correr o VMware para jogar xadrez é como suicidares-te por fazeres uma asneira... a coisa que não falta para linux sao aplicacoes para jogar xadrez online... www.freechess.org -> podes jogar mesmo no firefox ou la qual é o browser que usas, ou se quiseres tambem fazes o download de uma interface - tipo Jin - que tenha instalacao praa linux - têm qz todas
 
Pois do freechess já conhecia tenho 1 amigo na minha equipe de xadrez que usa *nix e não utiliza o playchess que infelizmente é pago mas o melhor servidor de xadrez online.
Quanto ao resto infelizmente convem ter mesmo isso é quase como ser taxista e ficar sem carro ou ter de trocar o mercedes por 1 mini e fazer o mesmo...
Vou ter de testar a emular o windows apesar de ter cerca de 90% de hipoteses de as coisas não correrem todas bem mesmo que corra de inicio.
Em relação ao utorrent preciso porque utilizo private trackers que só admitem utorrent e azureus e não gosto do azureus lol.

Quanto a passar os dados do firefox e do outlook é possivel?

Gênero eu não tenho nenhum prob com o windows e apesar de não utilizar linux tb não sou nenhum maçarico se vir o DOS à frente sei fazer dir lol
Só estou um bocado aborrecido de tanto format c: formato o pc no minimo 2x por semana lol garanto que corre tudo bem e rápido :P mas torna-se um pouco aborrecido
 
Dou-te um conselho, se tiveres grafica ATI, tem alguma paciencia.

Os mens da ATI não são mt fans do linux, ao contrario da Nvidia, a nivel 3D perde mt performance, e problemas com os graficos, tb podem existir.

Agora se tiveres Nvidia, no stress, keep on.
 
Por acaso até penso ser nvidea tirando o pequeno promenor de ser tudo onboard lol PC novo à que poupar :) Mas isso levanta outra duvida importante drivers.
Os discos é td para windows, basicamente vou precisar para a board que tem tudo, é uma ASUS e vou precisar para a placa de rede wireless da netcabo usb
 
Back
Topo