Windows 2 Linux

Olá, sou mesmo completamente novo em Linux, mas estou decidido a mudar do xp para *nix a distribuição tanto me faz desde que eu possa fazer tudo por modo gráfico :) que já é 99% delas, só não mudo já porque existe n coisas que utilizo com frequência em Windows e não tenho a certeza se e como correm em nix, sei que existem emuladores, não sei se serão fiáveis.
Programas que me convem ter:

utorrent
photoshop
dreamweaver
xara webstyle
office
flip
e jogos só 1 que é 1 de xadrez playchess www.playchess.com para verem o cliente deve ser uns 2 megas.
Estas coisas convem mesmo ter a foncionar, depois dava geito ter algo como o mozzbackup para passar o perfil do firefox e se possivel embora não muito essencial algo que me permita o backup do outlook para *nix.

Agradeço todas as respostas e ajudas :)
 
Boas,
Comecemos pelas ferramentas:
utorrent:Tens clientes de BT, entre eles o azureus, nativos, mas o utorrent nao tem versao para linux. Segundo users aqui do forum o utorrent corrido pelo wine corre quase tao bem como uma versao nativa, por isso...
Photoshop: Nao da para correr pelo wine(penso eu).Tens uma coisinha chamada GIMP, que é o photoshop do opensource. A interface nao é muito diferente, é mais leve, e quanto a funcionalidades nao sei, pois nunca o usei a fundo.
Dreamweaver: Existem bastantes editores de HTML, basta fazeres apt-cache search HTML e vao-te aparecer alguns;)
Office: Existe o crossover office que é uma tentativa de "emular" o microsoft office. Sinceramente acho que nao vale a pena. Tens o openoffice, que faz basicamente a mesma coisa. Vais demorar um bocado a adaptar-te, mas nao é muito dificil. Flip é que acho que nao ha nada...
Se tiveres mais alguma duvida, mete neste post ou entao ve na pm;)
Fica bem
 
Não tenho mais nada a acrescentar ... Excelente resposta. O utorrent corre tal e qual como se fosse em windows, portanto aí não há problema.