Análise Windows 2000 - 13 anos depois

Marcelo5

Power Member
Olá Zwamers! ;)

1_Introdução:
Como devem saber o Windows 2000 foi lançado em 17 de fevereiro de 2000 e foi um sucesso comparado com o Windows Millennium. Ele foi também uma versão do Windows mais focada nas empresas mas isso nao impediu ninguem de qualquer pessoa o usar.
Por isso como já havia uma analise ao Windows 95 - 15 anos depois e ao Windows Millennium – 10 anos depois(este tem também uma parte 2), decidi fazer uma para o Windows 2000. Ele vai ser testado a partir de uma maquina virtual no programa Oracle VirtualBox.

2_Analise:
WINDOWS_2000.jpg


Instalei o Windows 2000 num dico rigido virtual de 15 GB a pensar que ia ocupar para ai uns 4 ou 5 GB mas a minha primeira surpresa foi ele ocupar apenas 2GB! 8|
Bem fiz boot da maquina virtual e correu tudo bem e entrei no ambiente de trabalho

ambientetra.png


Testei umas coisas para ver se tudo funcionava e estava tudo bem. Lembrei-me entao que podia ir ao Windows Update para descarregar as ultimas atualizaçoes para este Windows. Ele pediu-me para instalar um ActiveX para fazer um scan ao Windows e eu aceitei:

updateok.png



O Windows Update, apesar do suporte do Windows 2000 ter acabado em 2010, ainda está operacional!

2.1-Internet e Comunicações_
Feito isto configurei o Outlook Express 6 para aceder ao meu e-mail. Até ai tudo bem configurei tudo e tentei sincronizar o correio mas...

outlookexpress6.png


...ocorreu um erro com os servidores...
Depois instalei o messenger para windows 2000 e para grande surpresa minha consegui fazer login!!:o

messengera.png
em login


messengeronline.png

aquela nao é a minha imagem :-D

--
Como a internet hoje é quase indispensavel acedi a partir do Internet Explorer (tinha o 5 instalado mas atualizei para o 6).
Ele abriu-me um wizard para configurar a ligação. Assim que configurei tudo escolhi a minha pagina inicial, o Bing, e voalá:

internetexplorerbing.png



Tentei aceder ao Youtube e consegui mas como o browser que estava a usar ja era um pouco antigo ele mostrou-me um aviso:

youtubesj.png


Uma coisa esquisita é que ele identifica o Internet Explorer 6 como se fosse o 7 mas mesmo assim nao consegui ver videos porque simplesmente eles nao carregavam.
Entretanto tentei com Mozilla Firefox 12 porque é a ultima versao que suporta o Windows 2000.
Neste consegui aceder ao Youtube sem qualquer aviso e tambem consegui ver vídeos:

mozilayoutube.png



mozilayoutubeok.png



2.2- Redes Sociais_
Como as redes sociais sao quase indispensaveis hoje tentei aceder com os 2 browsers o Facebook:

facebookie6.png


Com o Internet Explorer acedi ao facebook normalmente mas tambem obtive um aviso para atualiar o browser para uma melhor experiência.
No Mozilla Firefox tambem foi igual acedi sem qualquer impedimento mas já nao tinha o aviso:

facebookmozila.png



O que posso dizer é que o IE6 está quase,quase morto porque já nao consegue abrir quase pagina nenhuma. Já o Mozila Firefox12 está bem de saúde.

2.3-Mutimédia_

A dar musica o Windows 2000 safa-se bem! Consegui ouvir as minhas musicas em .mp3 no Windows Media Player.

windowsmediamusica.png


Como esta versão do Media Player já era antiga meti-o a procurar atualiaçoes mas disse que nao tinha nenhuma versao mais recente, apesar de existir a versão 9.

windowsmediaupdate.png


Nos videos como nao tinha cá nenhum DVD para testar nao consegui ver se ele se safava mas deve conseguir.

2.4-Jogos_
Consegui encontrar um jogo compativel com o Windows 2000 o Midtown Madness. Instalei-o e correu bem:

carc.png



car2g.png



O jogo é bom e corre bem e os gráficos são bons para a epoca. :joker:
P.S-fiquei em ultimo porque estava a tirar o pintscreen:D

2.5-Zwame

Aqui fica a Zwame no IE6 e no Mozila Firefox:
No IE6 aparece bem mas com muitos erros:

zwameie6ok.png


Mas no Mozila está ok:

zwamemoz.png



3-Finalizar_

Bem gostei de fazer esta analise ao Windows 2000 nos dias de hoje. Os hábitos alteram-se a Internet muda entre muitas outras coisas...
O Windows 2000 consegue viver nos dias de hoje mas muito limitado mesmo!
Obrigado e comentem ;):001:
 
Última edição:
Muito bom, à uns meses apareceu me um W2000 num P3 e para fazer o update do windows tive que instalar o SP4 e depois atualizou tudo, tive que instalar o FF para conseguir fazer o down do SP4 e o pc continua a trabalhar.

Cumps.
 
Já havia feito similar teste, e realmente ele safa-se muito bem ;) É pena é o Firefox não dar para instalar a sua versão mais actual nele, para quem só vai à internet, o Windows 2000 ainda se safa (fora as viroses claro). Qualquer linux leve de ultima geração colocaria qualquer máquina com Windows 2000 a trabalhar certamente também bem, e muito mais protegida. De resto está uma boa comparação, fiquei foi bastante surpreso pelo MSN ainda abrir :lol:
 
Muito obrigado por contribuires para o topico regster ;)
Entretanto com o Windows Update a funcionar(ainda nao descobri o que fiz para ele funcionar :D) já instalei o resto das atualizaçoes e o Windows Media Player 9. Para quem quiser aplicaçoes antigas visitem este site.
Fiquem bem! ;)
 
Marcelo5, uma dúvida quando encerras o pc o pc desliga automáticamente ou aparece uma frase a dizer: pode desligar o pc? e tens que carregar no botão para o desligar??

CUmps.
 
Marcelo5, uma dúvida quando encerras o pc o pc desliga automáticamente ou aparece uma frase a dizer: pode desligar o pc? e tens que carregar no botão para o desligar??

CUmps.

Nao,no meu nao, mas o teu botao de ligar deve ser daqueles que fica lá dentro e tens de clicar nele para ele sair ;) como estou a correr numa VirtualMachine nao aparece isso.

Comentem;)
 
Última edição:
Está porreiro. E fui eu que começei com esta saga épica de ensaiar os velhos SO`s :D. O curioso disto tudo, é o XP que já conta com 11 anos, mas ainda faz praticamente tudo ao passo que o Windowss 95 que quando eu testei, que contava com 15 anos, já não dava grande coisa, nem para navegar na net.
 
A tua analise está muito bem constituida e bem descritiva!
Não percebo porque é que esta analise tem poucos comentarios, mas por mim está mesmo muito boa!
Obrigado

Muito obrigado pelo comentário ;)

Está porreiro. E fui eu que começei com esta saga épica de ensaiar os velhos SO`s :D. O curioso disto tudo, é o XP que já conta com 11 anos, mas ainda faz praticamente tudo ao passo que o Windowss 95 que quando eu testei, que contava com 15 anos, já não dava grande coisa, nem para navegar na net.
Acho que o Xp so vai ter uma analise quando tiver 20 anos porque ele foi mesmo um sucesso!
Inspirei-me na tua analise e nas outras asssim consegui ter uma analise mesmo ao windows 2000 e à internet.
 
Última edição:
também tenho o CD original e para mim foi talvez, comparativamente, o melhor sistema operativo da Microsoft!
Numa altura em que toda a gente andava a por o XP, eu tinha formatado o meu XP para por o Windows 2000!

Grande 'besta'!

bom review!
 
Marcelo5, uma dúvida quando encerras o pc o pc desliga automáticamente ou aparece uma frase a dizer: pode desligar o pc? e tens que carregar no botão para o desligar??

CUmps.

amigo isso foi na epoca do windows 95 e 98 :P

letras em amarelo para desligar o pc :P

meus amigos tenho é de fazer uma analise ao windows 3.11 ehehe xD

qq dia ligo o meu 486 para fazer uma analise e ver qt tempo ( minutos) demora a carregar o google xP
 
Última edição:
Excelente! Eu tambem fartei-me de jogar Midtown Madness/ GTA2 na altura e sou mais um surpreendido por ter entrado aquele msn! :wow:
 
Back
Topo