1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Windows 2003 Help

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por ChoKapik, 24 de Janeiro de 2005. (Respostas: 12; Visualizações: 875)

1. ChoKapik

ChoKapik Power Member

Boas ppl

Tenho aqui umas pequenas dúvidas quanto ao windows 2003 Server .

Bem a situação é a seguinte

Na empresa onde trabalho vamos adquirir o windows 2003 sbs server premium com 5 cals e o que que quero saber é :

1. O pack será o Win SBS Premium 2003 5 Clientes , isto quer dizer 1 servidor + 5 clientes ou será 1 servidor + 4 clientes ?

2. Tenho que comprar os Windows XP pro para cada um dos clientes ou vem já incluído com o pack do sbs ?

3. A nível do Office como tenho que fazer, existe aluma versão server ou também tenho que comprar "n" offices, um para cada um dos pcs ?

4. Que antivirus / firewall aconselham para este servidor ?

É de salientar que este servidor vai correr toda a facturação e stocks da empresa.

Devo também salientar que a administração da empresa não quer nada tipo linux nem progs free.

Desde já agradeço a vossa ajuda

Com os melhores cumprimentos

Chokapik

2. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

Quanto ao office são licensas separadas, uma por pc portanto. ha é acordos "corporate" que a ti n devem trazer vantagens.
    Quanto ao antivirus, Norton Corporate
    Quanto as calls, creio que é 1 + 5, mas n apanhei o moço do IT aqui ao pé antes de responder aqui, quando o vir e se a resposta for contraria ao que meto, eu aviso.

3. kazuza

kazuza Power Member

Boas!

1 - CAL = Client Acess Licence (logo o SO servidor não "consome" nenhuma)

2 - Sim. Uma CAL não é uma licença de SO (mas sim uma licença de ligação a um SO servidor , seja ela per seat, ou per connection ). XP Home não serve!

3 - 1 por cada PC

4 - Symantec ou McAffee, ambos em versão SBS ou Corp.

Se essa máquina vai correr o soft. de facturação, pensa numa solução de backups diária, e talvez (se o €€€ permitir, alguma redundância nos discos). UPS é um MUST ...

Espero ter-te ajudado. Fica bem

Cumps

4. gonx_me

gonx_me Power Member

Concordo com 100%. é assim que estão as empresas onde ajudo!

5. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Como eu te percebo... ainda assim batalha por uma maquina com um linuxzinho para fazer de proxy de acesso 'a net :) fica bem mais barato e e' bem mais estavel e seguro do q um ISA

De resto o kazuza ta basicamente certo em tudo o q disse

6. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

os ISA são uma anedota.... mais vale fazer convites pelos foruns a fornecer os IP's

7. ChoKapik

ChoKapik Power Member

Desde já agradeço a todos os que responderam pois a dúvidas já estão esclarecidas.

E aproveitando a tread para não criar uma nova, que configuração ( hardware ) aconselhavam para o server ?

A rede não terá mais que 10 clientes e funciona a 100 *****.

Tenho de pedir que tenham em conta backups diários e que este servidor servirá como "ponto central de informação" para toda a rede, ou seja nele serão armazenados todos os dados relativos à empresa desde facturação a documentos.

Mais uma vez agradeço a todos.

Abraço

Chokapik

8. RavenMaster

RavenMaster Power Member

se usares um sistema assim:

http://www.ipbrick.com/

não só te fica muito mais barato a nível de licenças como a nível de requisitos de hardware e tem em conta que o Disaster Recovery realmente é feito em 10 minutos ;)

tive conhecimento dum server que tinha configuradas permissões individuais para algumas 150 máquinas, server com problemas... tudo ao ar... toca a reconfigurar tudo

neste sistema é usada uma Pen Drive para guardar tudo o que é configurações e dados importantes
    houve um problema ? é só fazer reset, colocar o cd, passado uns minutos está como novo e é só carregar as definições e configurações da pen :D

estou para montar este sistema no escritório para o poder testar melhor, visto que não necessita nenhum conhecimento de redes (sem ser configurar ip's e saber ver o mac dos clients :D ) mas também tem a vertente "avançada" para quem gosta de quase tudo à "la pata"

qualquer outra dúvida, posso tentar responder ;)

Última edição: 26 de Janeiro de 2005
  9. gonx_me

gonx_me Power Member

Tape: HP storageworks de 72Gb, DDS 5. Estão baratas cerca de 700€.

Podes usar 2 pc's "artilhados". Gosto da solução de 2 servidores. Um aplicacional e outro "executivo" para o resto das coisas (serviços de rede, impressoras, etc).
    RAID 1, UPS, tape drive e já esta.

10. kazuza

kazuza Power Member

Um Xeon com um DVD+-RW chega perfeitamente para as necessidades dessa pequena empresa ... ;)

11. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Hmmm acho q essa e' uma daquelas perguntas q vias ter de fazer 'a tua administração ou seja perguntar qto e' q eles estao dispostos a pagar para uma maior / menor segurança / disponibilidade em relação ao sistema. Tens de os lembrar q cagadas acontecem sempre a pergunta e' mesmo em qto tempo e' q eles querem voltar a ter o sistema disponivel qdo ele rebentar.

O melhor q tens a fazer e' marcar uma reuniao com eles e dizer-lhes com esta solução investimos X (a palavra magica aqui e' mesmo INVESTIR nunca uses o termo GASTAR) e temos esta e esta feature e este e este tempo de resposta em caso de isto rebentar, com a solução Y investimos Y e temos estas features e este e este tempo de resposta. Mantem isso simples e no portugues menos informatico possivel.

Levas meia duzia de configurações e os respectivos orçamentos e tiras esse peso das tuas mãos.

Conselho: em vez de comprares o material pensa tambem em termos de aluguer operacional / leasing pq isso pode acabar por ficar mais barato do q a compra do material em si ja q todo o material informatico tem uma vida util de X anos e depois sucata com ele. Se usarem o aluguer operacional / leasing e tiverem um bom contrato todos os problemas de hardware sao resolvidos pela empresa q vos alugou o material em 24h alem de q em vez de ser um grande investimento inicial a ter de ser amortizado torna-se antes numa despesa central / operacional o q tem as suas vantagens em termos fiscais ;) (pelo menos foi o q a chefe de contabilidade da minha empresa me disse qdo eu perguntei pq q nos nao tinhamos comprado as maquinas)

12. kazuza

kazuza Power Member

Só falta dizer que usas DELL / Compaq / HP , e trabalhas numa empresa do Grupo Sonae ... :eek:

Partilhar esta Página