1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Windows 2012: iSCSI

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias - Microsoft' iniciada por Nemesis11, 14 de Agosto de 2012. (Respostas: 3; Visualizações: 7144)

  1. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    [​IMG]

    Desde o Windows 2003 que a Microsoft disponibiliza um cliente de iSCSI, que faz com que qualquer servidor com Windows possa ser cliente de iSCSI e ter assim um ou mais dispositivos de armazenamento deste tipo.
    Enquanto no Windows 2003, era preciso fazer o download e instalação do cliente, no Windows 2008 o cliente estava integrado e com versões superiores as suas funcionalidades aumentaram.

    Com o Windows 2012, que será lançado no próximo mês de Setembro, não sí teremos a parte de cliente, como teremos a funcionalidade de servidor, ou target. Isto é, o Windows poderá disponibilizar a outros servidores armazenamento iSCSI.

    Podem ver o artigo, neste link do Portal.

    Espero que gostem. :)
     
  2. Tiagoli

    Tiagoli Power Member

    Está muito bom o artigo. Isto é basicamente o que o Windows Storage Server 2008 faz mas obrigado pela informação. ;)
     
  3. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Sim. Na verdade, no tempo do 2003, a Microsoft comprou uma empresa que tinha software para fazer com que o 2003 fosse Target de iSCSI. Já se podia ter o 2003 como target.

    Não conheço muito bem o 2008 Storage Server.

    O 2012 tem algumas coisas interessantes para além de fazer de Target, como a integração com a AD e principalmente o uso de vhd, que faz com que seja possível snapshots, mount, clustering.
     
    Última edição pelo moderador: 14 de Agosto de 2012
  4. inginheiiro

    inginheiiro Power Member

    iscsi

    O target iscsi ou servidor de iscsi s'o esta disponivel para o storage server 2008 R2 ou superior.
    era algo que custava dinheiro, mas a M$ decidiu dar com o storage server r2

    nao se pode comprar o storage server, este SO vem costumizado por fabricantes (IBM, DELL, HP, etc) e vem configurado por fabricantes tmb

    existem solucoes alternativas que passam por linux e iscsi (openfiler , freenas, etc) que sao gratis e funcionam muito bem com zeta filesystem de opensolaris. Isto quer dizer que nao necessitam de compra um novo servidor para colocar uma solucao de iscsi a funcionar.


    desculpem a falta de acentuacao, mas estou num pais de 3 mundo.

    /ing
     

Partilhar esta Página