Guia Windows 2012: iSCSI

Nemesis11

Power Member
wse-2012-metrostartscreen-620x.jpg


Desde o Windows 2003 que a Microsoft disponibiliza um cliente de iSCSI, que faz com que qualquer servidor com Windows possa ser cliente de iSCSI e ter assim um ou mais dispositivos de armazenamento deste tipo.
Enquanto no Windows 2003, era preciso fazer o download e instalação do cliente, no Windows 2008 o cliente estava integrado e com versões superiores as suas funcionalidades aumentaram.

Com o Windows 2012, que será lançado no próximo mês de Setembro, não sí teremos a parte de cliente, como teremos a funcionalidade de servidor, ou target. Isto é, o Windows poderá disponibilizar a outros servidores armazenamento iSCSI.

Podem ver o artigo, neste link do Portal.

Espero que gostem. :)
 
Sim. Na verdade, no tempo do 2003, a Microsoft comprou uma empresa que tinha software para fazer com que o 2003 fosse Target de iSCSI. Já se podia ter o 2003 como target.

Não conheço muito bem o 2008 Storage Server.

O 2012 tem algumas coisas interessantes para além de fazer de Target, como a integração com a AD e principalmente o uso de vhd, que faz com que seja possível snapshots, mount, clustering.
 
Última edição pelo moderador:
iscsi

O target iscsi ou servidor de iscsi s'o esta disponivel para o storage server 2008 R2 ou superior.
era algo que custava dinheiro, mas a M$ decidiu dar com o storage server r2

nao se pode comprar o storage server, este SO vem costumizado por fabricantes (IBM, DELL, HP, etc) e vem configurado por fabricantes tmb

existem solucoes alternativas que passam por linux e iscsi (openfiler , freenas, etc) que sao gratis e funcionam muito bem com zeta filesystem de opensolaris. Isto quer dizer que nao necessitam de compra um novo servidor para colocar uma solucao de iscsi a funcionar.


desculpem a falta de acentuacao, mas estou num pais de 3 mundo.

/ing
 
Back
Topo