1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Windows 7 ou GNU/Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por LFReq, 7 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 97; Visualizações: 5721)

1. LFReq

LFReq 1st Folding then Sex

Já não posto à algum tempo mas voltei e começo já com um video bastante hilariante que encontrei no youtube.

Ora este video é a prova que muitos utilizadores que dizem que detestam GNU/Linux por ser muito dificil, ser feio e por aí fora nunca sequer o viram à frente e chegam até ao ponto de o confundir com o Windows 7 e contradizerem sem dar por ela tudo o que provavelmente teriam dito até ali.

Chega de conversa e vejam com os vossos próprios olhos.

http://www.youtube.com/watch?v=CPIgEFIv5MI

rkixa

Última edição: 7 de Fevereiro de 2009
  2. Larbac

Larbac [email protected] Member

O pessoal usa windows, porque não sabe mais.... Aqui se vê porquê.....

3. Romani48

Romani48 Power Member

não... o que é que isto prova?

Larbac... eu uso windows porque é o sistema que me serve ao meu perfil de utilizador informático... ou será que sou burro? :confused:

4. esquiso

esquiso Power Member

Prova exactamente o mesmo que provou o Mojave. ;)

5. krox

krox Power Member

Acho que não tem a ver com questão de burrice ou não... Tem um pouco mais a ver com questão de comodidade, a maior parte das pessoas compra um computador já com sistema operativo instalado, e além de o fabricante só dar suporte a Windows vista ( o que acho muito mal) tentar configurar Linux num computador feito para Windows é um pouco difícil, mas nada que com um pouco de esforço não se faça... Falo por experiência própria pois tentei instalar o ubuntu no meu sony vaio e demorei quase uma semana a meter tudo a funcionar...
    Mas podem crer que valeu a pena pois adorei o ubuntu...

6. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

"So, what you're saying is that we learned nothing?":lol:
    Eles proprios o dizem no final, este video é a gozar com o mojave

7. PJ_viana

PJ_viana Power Member

Acreditem se quiserem mas existem pessoas adultas e até crianças que sempre mexeram em PC´s com Linux e acham o Windows mais difícil! É simples. É o mesmo que um português aprender a falar "chinês Linux" e um chinês aprender a falar " Português windows"! Não sei se me entenderam? :002:

8. Isto é como o Apple. Dizem que não conseguem trabalhar com linux.

9. greven

greven Folding Artist

Fiz exactamente uma entrada sobre isto no meu blog: http://www.paintbits.com/2009/02/08/windows-7-or-kde4/

Para mim é simplesmente uma questão de hábitos. As pessoas estão habituadas ao Windows, isso serve-lhes e por isso não mudam para mais nada, mesmo que usem versões piratas em muitos casos.

A única coisa que para mim falta ao Linux e a Distros Out-of-the-box como o Ubuntu é somente suporte para alguns programas standard no mercado profissional de imagem (como o mais que batido caso do Photoshop) e o suporte para mais jogos.

A Blizzard e a Valve que metam os seus jogos a correr bem em Linux e eu largo o Windows definitivamente. :)

10. Abd67

Abd67 [email protected] Member

Mais palavras para quê? Linux cada vez mais usavel para o mais comum dos utilizadores

11. freakdahouse

freakdahouse Power Member

Usavel... vai sendo. Pra começar não é qualquer utilizador comum que instala um ubuntu, instalar até o instala, mas depois vem os problemas, os drivers...

Eu não acho que seja uma questão de habitos, queria ver o average joe a consertar o linux depois de ligar um monitor externo ao seu portatil e de seguida o linux deixar de arrancar, sim já me aconteceu.

Há-de chegar lá, mas não pra já.

12. Stlkr

Stlkr Power Member

cada dia mais a limitação de drives e tudo mais se vai ultrapassando tanto é que o problema das drives acontece sim mas para máquinas menos potentes e mais antigas...é lógico que é uma limitação nada mais...eu sinceramente nos 2 pc's que tenho nao tive problemas de drives e/ou os que tive ultrapassei rápidamente e facilmente...um simples search ajuda muito e resolve quase tudo...

em relação ao video sim muita boa gente só conhece isso...WINDOWS...por ser popular nao quer dizer que seja o melhor...simplesmente não sei viver sem o ubuntu cada vez mais mas sem o windows tb nao...acho que é muito bom ter estes 2 SO'S...

cumps

13. Abd67

Abd67 [email protected] Member

Prova que somos uns grandes geeks :lol:

14. Romani48

Romani48 Power Member

o que para mim não deixa de ser uma estupidez que nao prova nada em relação ao SO em si...

Apenas aquilo que repito vezes e vezes sem conta: Falta de conhecimento.

E foi a falta de conhecimento que levou muitas vezes o Vista à sua má popularidade.

Vejamos, subitamente vou perder todo o meu conhecimento em relação a Vista e a Linux. E os meus conhecimentos deixam de ser até de Windows XP, mas de "Windows". Sou um utilizador dos tempos modernos, mas que comecei a minha jornada no inicio do século.

Saiu um novo Windows! Windows Vista!

O que está acontecer, mas está fora do alcance do utilizador comum:
    -> Produtoras de Hardware não lançaram os drivers/BIOS/firmware optimizados como deveriam ter feito, dada a disponibilidade da MS neste percurso.
    ---> Problemas causados pelos mesmos nos sistemas actuais
    ---->Vários utilizadores, que nem procuraram opções ou soluções para os seus problemas, dizem agora mal deste sistema

O que eu, como utilizador comum recebo:
    > O Windows Vista é uma treta, só dá problemas, o Windows XP é o melhor!! Porque assim veio configurado de fábrica ou assim o arranjei de forma ilegal <

O que alguém com algumas capacidades criticas põe em cima da mesa:
    > 1. Provavelmente vou testar o Vista, só para ver com os meus olhos! <
    > 2. Será que até posso considerar outro SO para aquilo que utilizo o computador? <

Situação 1.
    1.1. Testa o Vista, e começa a compreender melhor o sistema, vai googlando, zwamando (:D) e percebendo de onde vem os problemas ---> Estranha-se, Habitua-se >>> Entranha-se
    1.1.1. Testa o Vista, e vai percebendo ou não o sistema, mas sente que não está disposto a dar o salto, até porque o seu sistema não está devidamente optimizado (este ultimo argumento pode ser oculto, porque o utilizador apenas percebe que o seu sistema não funciona tão bem com o Vista, mas não porque.

Situação 2.
    2.1 Procura alternativas >>>>>>>>> Open Source

O que está acontecer, mas está fora do alcance do utilizador comum:
    -> Há mais para além do Windows, na maioria das vezes gratuito ou mais barato, e consegue ser um substituto por inteiro do sistema anterior funcionando a 100% para o uso do sistema.
    --> Pouco conhecimento, de forma geral, leva a não por em causa a utilização destes mesmos sistemas
    ---> Filosofia (a.k.a. [para o User comum] Funcionamento do sistema) diferente da do paradigma em que os utilizadores vigoravam, neste caso o Windows, leva à complicação da utilização do sistema, muitas vezes por falta de compreendimento do mesmo.
    ----> Falta de pesquisa sobre a solução de determinados problemas, ou então sobre um funcionamento básico, que nem sempre é algo de dificil compreensão, levam aos "poucos" (na relatividade do universo de utilizadores de sistemas informáticos a nivel caseiro) utilizadores a refutar este sistema e como feedback a possiveis utilizadores do mesmo dar a ideia de uma má alternativa.

O que eu, como utilizador comum recebo:
    > Alternativas existentes não são viáveis ou então nem existem (pois o que me relatam nem me levam a considerar tais coisas)

O que alguém com algumas capacidades criticas põe em cima da mesa:
    > 1. Vou pesquisar e tentar saber o que e quais são as tais alternativas.
    > 2. Provavelmente vou testar estas alternativas, afinal são gratuitas e não perco nada em o fazer

Situação 1.
    1.1. Descubro que é, afinal, um mundo enorme que existe em paralelo com o meu actual paradigma. É um sistema que em tudo substitui o meu actual, em todas as áreas, ou em parte.
    Avalio esta parte que não me substitui e continuo a pesquisar alternativas para esta parte.
    1.1.1. Se no final a minha avaliação for que este sistema não for para mim, bem pelo menos fique a saber o que era. Provavelmente despertou me a curiosidade nas suas funcionalidades e descobri uma coisa chamada LiveCD, permite me testar o sistema sem ter que alterar a minha actual configuração.

Situação 2.
    2.1. Tenho um sistema pronto a receber estas alternativas, vou aprendendo com o uso e descobrindo ao longo do tempo o que é e como funciona. (Meu caso como utilizador)
    2.1.1. Dá mos o devido valor ao sistema como a alternativa que é, como o sistema que é. E sabemos que temos uma boa escolha ali, e que é para aquilo que vamos dar o salto. Segurança e estabilidade de uma forma gratuita, ninguém vence tal ratio. Excelente!
    2.1.2. Dá mos o devido valor ao sistema, e reconhecemos a sua qualidade como alternativa, mas não é no seu todo o suficiente para o que desejo, mantenho, ou não mantenho. Mas descobri agora que posso usar um sistema com as duas soluções e paradigmas.

Conclusão
    O meu conhecimento revelou que pensar por mim é bem mais interessante que qualquer critica singular sem fundamentos, nem porque X, que ouviu de Y, me disse que Z é N. Descobri agora que sou eu que tenho de fazer as minhas escolhas. Descobri também que realmente nada é mau quando sabemos o que é, e porque é.
    Sei agora por definitivo que nenhum sistema é mau, nem que são tentativas de rip offs de outros, apenas sistemas diferentes cada um adequados a diferentes gostos e necessidades, e que cada um se foi moldando usando o melhor que há em cada um ou outro.
    Se calhar agora em vez de achar piada aqueles senhores que andam ai na rua a mostrar algo as pessoas e a enganar as mesmas só para tentar provar teorias parvas de nada servem, e tentar explicar o porque de cada coisa é bem mais gratificante e posso sempre colocar pensamentos correctos nas mentes das pessoas.

Que bom é pensar e experimentar por mim. :)

PS: Podem adaptar este texto a qualquer época informática, vai ser quase uma verdade incondicional. Como outro ponto de destaque é que podem, ainda que alterando um ou outro argumento substituir por exemplo a alternativa Open Source com um sistema diferente, por exemplo OSX.

15. Underground909

Underground909 Power Member

É possível testar o Windows Vista?

16. xetiro

xetiro Power Member

Romani48, concordo completamente contigo.

Eu nunca percebi as fortes criticas ao Vista que se observam simplesmente da boca para fora, de pessoas que falam só porque ouviram. Compreendo as criticas iniciais, porque me informei minimamente sobre o assunto. Infelizmente o Vista já está mal visto em termos de bate-papo por esse mundo fora, e isso é o maior problema a meu ver.

Estou bastante satisfeito com o Vista 64 bit's a correr no meu sistema. Rápido, estável, seguro, smooth, beleza!

Anyway, não percebo é quando se fala no Linux vs Windows, se tapa o sol com a peneira às limitações do Linux. Como o Linux fosse perfeito ou um mundo encantado. Eu tenho dual boot em ambos os meus PC's com Linux e Windows. Gosto do Linux, da sua flexibilidade e custumização enquanto software disponível gratuitamente. Comecei a utilizar por uma necessidade académica, e rápidamente tomei-lho o gosto. Contudo, não vou em euforias e por muito que o mundo linux pareça fixe e geek, a verdade é que tem muito mais limitações a nível de compatibilidades, seja drivers, seja suporte e qualidade de software, do que o Windows. Como tal, acabo por usar mais o Windows por necessidade profissional (determinados programas) e mesmo pessoal (jogos).

Gosto de ambos os OS..por um lado curto o lado mais geek e open source do linux e por outro curto o lado mais funcional/prático/compatível do windows.

Está-se a verificar uma maior exposição do Linux agora com os netbook's e isso é bom, porque o Linux só será uma verdadeira alternativa completa ao Windows a nível das grandes massas, quando tiver um suporte equivalente por parte da industria de software. Até lá, é perfeitamente compreensível e natural que o Windows continue a ser a prioridade em termos de massas.

17. Romani48

Romani48 Power Member

durante 30 dias sim...
    depois pode ser extendido até 120 dias..
    ligar para a MS por exemplo e pedir informações ;)

se arranjares um DVD do vista também o podes instalar sem código

18. John Silva

John Silva Power Member

Um utilizador comum não consegue resolver um problema do Windows e obviamente não conseguirá resolver um problema do Linux ou de outro SO qualquer !
    Nós não somos utilizadores comuns e isso é a realidade de quase todos os que frequentam este fórum.
    O utilizador comum é aquele que utiliza o computador como se fosse uma máquina de escrever cara que até serve para ir à internet e usar um messenger.
    Um utilizador comum conseguiria instalar mais facilmente um Ubuntu do que um Windows XP ou um Windows Vista, isso é um facto.
    O que o utilizador comum está habituado é comprar o computador já com a papinha feita e não faz mais nada, para além do que já mencionei, adiciona-se apenas mais dois ou três programas normalmente programas P2P para downloads "legais", pois claro !

Cada um usa o que quer ou o que necessita para o seu trabalho diário. O que não suporto é que continuem a atribuir um grau de dificuldade ao Linux que não corresponde minimamente à realidade, se formos à secção de ajuda do Windows, não faltam lá berbicachos de todo o tamanho também!
    Não sendo eu nenhum expert em Linux, antes pelo contrário, considero-me um principiante, hoje instalei o Slackware sem o mínimo esforço ! Bem mais fácil de instalar do que o RedHat 5 à uns anos atrás....

19. greven

greven Folding Artist

Não se esqueçam é de uma coisa... Mesmo sabendo ZERO de Linux basta ter ligação à Internet e SABER LER para se saber tudo o resto. A comunidade Linux é impressionante e muito prestável, existem tutorials e guias para tudo e mais alguma coisa. É mais fácil encontrar informação útil sobre Linux do que sobre Windows.

Quanto à conversa do Vista, não sei porque estão para aqui a defender o mesmo, o tópico nem é sobre isso, mas já vem sendo constante em todas as discussões sobre o Windows. O Vista é fraco em comparação ao sistema operativo que veio substituir, passado tantos anos esperava-se mais. No entanto isso pouco importa, está aí uma nova versão não tarda, supostamente prometendo tudo o que o Vista deveria ter sido. O Vista passa assim a ser mais um SO intermediário no Roadmap da Microsoft, um bocado à imagem do Windows ME.

Quanto ao Linux, não sei se alguma vez poderá ser um SO standard para muita gente, não até termos uma larga gama de jogos a correr no mesmo, e mais importante que isso termos aplicações profissionais com ports para Linux (ou mesmo exclusivos). Porque tudo o resto o Linux já tem e embora um pouco mais limitado na oferta de Software face a Windows tem MUITO por onde escolher... e o melhor de tudo? É quase tudo grátis e Open Source.

20. Romani48

Romani48 Power Member

as LER = Procurar, investigar, descobrir para conhecer

então falha tudo :)

Partilhar esta Página