Windows 7 ou GNU/Linux

Como também és capaz de encontrar outra meia dúzia que ficou com curiosidade e até é capaz de ir ver o sistema.

Mas não vês, volta e meia, no windows world um tópico aberto com a eterna e igual comparação e tentativa de conversão.
 
Como também és capaz de encontrar outra meia dúzia que ficou com curiosidade e até é capaz de ir ver o sistema.

Mas não vês, volta e meia, no windows world um tópico aberto com a eterna e igual comparação e tentativa de conversão.

Qual tentativa de conversão? Cada um faz as suas escolhas.

Ninguém quer converter ninguém, eu uso Windows 80% do tempo e o resto Linux, por exemplo. Não é uma questão de converter alguém, é uma questão de mostrar que existem alternativas, especialmente para pessoas que dão um certo tipo de uso ao computador, pessoas essas desinformadas a maioria das vezes.

Ninguém ganha nada em que se use mais Linux (a não ser os próprios que passam a usar...) nem ningém ganha nada em que se use mais Windows (a não ser os que são accionistas). No meu caso, simplesmente gostava que mais pessoas tivesse acesso a informação, estamos na era da informação e quando existe tecnologia grátis e acessível a todos acho que é o nosso dever passar a palavra. :) Afinal, é esse o objectivo de qualquer comunidade. Infelizmente as pessoas tendem a tornar isto Preto ou Branco, se gostas de X estás contra Y. Não é assim, pelo menos, não deveria ser... Aqui ninguém está a fazer crusadas contra a Microsoft, ao contrário do que alguns querem fazer crer. Eu até tenho boa opinião da Microsoft e geralmente acho o Windows um bom produto, apesar de overpriced. :) Gosto mais de Windows do que Mac, não gosto da filosofia dos mesmos. Computador torradeira, não é comigo! :p

O que me irrita à séria no Linux, nem é o OS, é uma boa parte a sua comunidade, conseguir ser comparável aos jeovás que por vezes nos vão bater à porta de casa. Querem fazer-nos mudar "à força" para a vontade deles, sem pensarem sequer se queremos mesmo mudar.

Alguém te apontou uma arma à cabeça? Alguém aqui disse que eras X ou Y por usar Windows e por não mudar? É normal quando as pessoas estão contentes com um produto que falem bem dele. Digo-te já que não troco Windows por Linux, isto porque ainda tem limitações que não me levam a fazer. No entanto tenho sempre o Linux instalado e passo algum tempo a navegar e trabalhar nele. Sei ver as vantagens e consigo ver que para muitas pessoas tendo em conta a relação Preço/Qualidade e tipo de actividade no computador, seria o SO ideal.

Quanto à comparação ridícula que fizeste, digo-te já que esse comentário é descabido, especialmente porque é de mau tom. Eu não sou religioso, sou agnóstico, por isso não acredito em Deus, mas a tal religião a que te referes, não são os Jeovás, pois Jeová é o nome que se dá a Deus na Bíblia, são Testemunhas de Jeová e trazer uma comparação dessas para a discussão ainda por cima com sentido pejurativo é no minímo descabadio... Mas se queres entrar em comparações religiosas... A maioria do mundo acredita num só Deus, Microsoft, a sua biblía é o Windows e muito difícilmente conseguem discutir a existência de outros Deuses sem se sentirem ofendidos... :)

Enfim.
 
Última edição:
O que me irrita à séria no Linux, nem é o OS, é uma boa parte a sua comunidade, conseguir ser comparável aos jeovás que por vezes nos vão bater à porta de casa. Querem fazer-nos mudar "à força" para a vontade deles, sem pensarem sequer se queremos mesmo mudar.
Não podes generalizar ! Fanboys existe em todo o lado. Extremismo existe em todo o lado.
Tal como afirmei num tópico semelhante, a escolha do SO deverá ser feita mediante as nossas necessidades e não por imposição. Infelizmente, imposição é aquilo que a MS faz através de acordos altamente discutíveis com os fabricantes de computadores. É um facto e as provas são mais do que muitas. Se quisermos comprar um computador de marca sem Windows, é uma luta titânica e eu tenho respostas por mail de vários fabricantes para o provar. Felizmente, os tempos são de mudança e essas dificuldades têm vindo a diminuir.
O tal "evangelismo tecnológico" foi levado ao extremo curiosamente pela MS ! Basta pesquisar pela net para encontrar funcionários e ex-funcionários da MS que têm ou tiveram precisamente esse cargo.
Infelizmente para a MS, o Linux não é uma empresa que se possa comprar ou subornar ! Para a MS, é tipo uma bactéria inconveniente que se vai espalhando lentamente e não há há qualquer "antibiótico" que o possa eliminar.
Quanto à guerra entre SO's, que venha ela ! Creio que o consumidor final só terá a ganhar se o share for mais distribuído e deixaríamos de ter os "abortos" que saíram para o mercado tal como o Windows ME e o Vista ( sem SP1 ).
 
Se quisermos comprar um computador de marca sem Windows, é uma luta titânica e eu tenho respostas por mail de vários fabricantes para o provar. Felizmente, os tempos são de mudança e essas dificuldades têm vindo a diminuir.

Lá nisso concordo contigo, e as marcas são muito más nesse sentido, conheço uma pessoa com um HP, teve um problema com ele, e disseram-lhe, via apoio ao cliente, que se tirasse fora o Windows que veio com o portátil, ficava logo sem a garantia do portátil. Ou garantia ou assistência técnica, falaram-me em algo do género.

E isto é muito estúpido, até porque, como disseste, cada um tem liberdade de escolha, e não é obrigado a "comer e calar". Se as pessoas não gostam do Vista não são obrigadas a levar com ele...
 
Acho que toda gente deve respeitar os gostos, mas claro, ha pessoas que nao vale a pena discutir.

Eu em servidores, sempre linux, leve, seguro, estavel. Nao quero mais nada.

Agora no dia a dia, sim, utilizo vista. Tenho chaves da MSDN, nao utilizo de forma ilegal como muitos.

Já ouvi aí comentarios sobre o apoio da comunidade linux, infelizmente nesse ponto estou desiludido. Nunca consegui ajuda por parte de outros, e estou um ano e meio para configurar um hotspot, porque nos artigos do "viva o linux" (brasil), escrevem artigos com erros no codigo. Fico um bocado desiludido. Ainda sonho terminar o projecto. Mas ja tou perto.
 
Muitos procuram (gnu/)linux como um windows gratuito, coisa que não é (e espero bem que nunca venha a ser).

Ao contrário de alguns falarem em pragas/jeovás a bater portas, não vejo isso (e ainda bem). Porque assim não há vontade de aprender, e para isso é que isto foi criado.

Como sempre disse, as pessoas devem sentir a necessidade de mudar, e sempre lembrando que é 1 novo sistema, diferente, com outra filosofia, outra estrutura. E se podemos ter mais hipóteses, porque não? Não ganhamos todos com choques tecnológicos? Como seria o mercado com um e um só sistema operativo ? Maravilha para alguns, dores de cabeça para outros... E depois é essas obras dos Apoios Técnicos ...

Não é mudar para gnu/linux e querer levar os programas xpto para lá. Se é para usar, é usar o que já existe e que foi desenvolvido e testado para tal.
Sim, nunca foi 1 point&click como o windows, mas lá estamos novamente a comparar mercados diferentes, um pago (e quem obrigatoriedade de ser estável, robusto e minimamente fiável), com um sistema que começou desenvolvimento no âmbito acadêmico e sempre livre.
Claro que para um carro andar tem de ter rodas, e para um sistema gnu/linux ter suporte tem de haver feedback por parte dos fabricantes como tem havido cada vez mais.

Agora, sim, é personalizável, é complexo, é bem documentado (em geral), é livre, e posso usar-lo como bem entendo. Sei que tenho um sistema estável, sem dores de cabeça, e que posso usar. Mas relembro usa quem quer...
 
Sim, nunca foi 1 point&click como o windows, mas lá estamos novamente a comparar mercados diferentes, um pago (e quem obrigatoriedade de ser estável, robusto e minimamente fiável), com um sistema que começou desenvolvimento no âmbito acadêmico e sempre livre.
Claro que para um carro andar tem de ter rodas, e para um sistema gnu/linux ter suporte tem de haver feedback por parte dos fabricantes como tem havido cada vez mais.
Se repararem nos logins em Debian (na consola, penso que so no primeiro login, por ssh é sempre) é possivel ver o aviso: Este software é livre e vem sem qualquer tipo de garantia (por outras palavras, obviamente). Ja vi este aviso em muitas outras, opensuse, arch, gentoo, e quem ler a GPL sabe que todos os programas abrangidos por ela vem sem garantias. Agora como todos podemos observar, se escolhermos usar bleeding edge, é mais que obvio que vamos ter chatices (mais cedo ou mais tarde temos chatices). Ja por isso tambem é que o bleeding edge é desaconselhado para os novatos.
Por norma, quem se mantem afastado do bleeding edge tem sempre os sistemas a 100%. Por exemplo, neste momento tenho debian testing (tanto no portatil como no servidor), e tenho o KDE 3.5.10 (com alguns meses, é a ultima release da serie 3). É robusto, estavél, e fiavel! Mas se um dia o deixar de ser, nao me vou queixar a lado nenhum, pois fui avisado dos riscos. Contudo duvido que alguma vez venha a ter razoes de queixa, sendo eu utilizador de debian à ja uns 2 anos, (debian no servidor, sempre), nunca tive razoes de queixa.
O teu post AndreAPL, deixa tudo muito claro. E sim, todos ganhamos com mais utilizadores. Mais utilizadores, mais pressao nos fabricantes para suportarem linux:002:
 
Por acaso sempre usei sid, e nunca tive problemas de estabilidade ou pacotes "estranhos"...

Quanto ao pessoal menos "conhecedor" as minhas irmãs mais novas quando lhes dei o PC já ia com Linux (Debian Sid também) na altura se n tou em erro tinha acabado de sair KDE 3.0, sempre usaram o PC na boa fizeram os trabalhos normalmente navegam na internet diariamente...

Engraçado engraçado, é quando lhes digo para instalar alguma coisa em Windows ou gravar um CD e por aí... Acreditem que é complicado, aliás até para mim tenho o hábito manhoso de abrir consolas de ms-dos quando tou em Windows... É tudo uma questão de hábito...

Têm problemas e ligam-me para as ajudar ? Sim de vez em quando.

As minhas amigas/os que têm PC's com Windows têm problemas e ligam-me para as ajudar ? Sim de vez em quando. Sinceramente até ligam mais por causa da tralha toda que tá para lá a mais... E os spywares da moda e por aí...

Sinceramente acho que é mais uma questão de gosto (ou alguma situação muito muito especifica) e hábito do que da dificuldade em si... Sou sincero que adorava ter um apt em Windows, infelizmente ainda não existe...
 
Sinceramente acho que é mais uma questão de gosto (ou alguma situação muito muito especifica) e hábito do que da dificuldade em si... Sou sincero que adorava ter um apt em Windows, infelizmente ainda não existe...

Só para alertar que existia um projecto qualquer (infelizmente não me lembro qual), que já implementava uma espécie de package manager para windows...
Pode ser que alguém saiba qual é.
 
Se repararem nos logins em Debian (na consola, penso que so no primeiro login, por ssh é sempre) é possivel ver o aviso: Este software é livre e vem sem qualquer tipo de garantia (por outras palavras, obviamente). Ja vi este aviso em muitas outras, opensuse, arch, gentoo, e quem ler a GPL sabe que todos os programas abrangidos por ela vem sem garantias.
Esclareçam-me uma coisa.... não é isso exactamente que diz no EULA do Windows ? Não fala lá que não se responsabilizam pela perda de dados ? Nos softwares pagos, e pagos a peso de ouro, não aparece nas tais mensagens que nunca lemos, que não se responsabilizam caso as coisas não funcionem correctamente e leve à perda de dados ?
Quantos de nós já trabalhou num CAD ou num programa mais específico e o programa crasha ? É por isso mesmo que para evitar males maiores, normalmente esses programas têm um auto-save que grava automaticamente os trabalhos de X em X tempo... mas inconvenientes desses, acontecem.
Sendo assim, é perfeitamente natural que um programa ou um SO que seja gratuito não dê suporte nem se responsabilize por perda de dados. Uma questão de lógica.
A minha experiência com Linux diz-me que os meus dados estão bem mais seguros com esse SO do que com o Win. Ainda à pouco tive que reinstalar o Linux devido a uma burrice minha e demorei menos de uma hora. Como tenho o /home numa partição à parte, ficou tudo como antes. Se fosse no Windows, era uma tarde perdida e instalar o SO e a instalar programas.... mas isso é só um pormenor.
 
basicamente o que o video mostra é que pessoas que so vem windows e dizem que linuz e dificil acabaram de dizer que e mais facil..
mais nada.. n diz que um e mais facil de instalar ou o outro nao traz garantia ou este aquilo.. e o outro isto..
so para demonstrar que linux nao e dificil.. e diferente..
 
Esclareçam-me uma coisa.... não é isso exactamente que diz no EULA do Windows ? Não fala lá que não se responsabilizam pela perda de dados ? Nos softwares pagos, e pagos a peso de ouro, não aparece nas tais mensagens que nunca lemos, que não se responsabilizam caso as coisas não funcionem correctamente e leve à perda de dados ?
Quantos de nós já trabalhou num CAD ou num programa mais específico e o programa crasha ? É por isso mesmo que para evitar males maiores, normalmente esses programas têm um auto-save que grava automaticamente os trabalhos de X em X tempo... mas inconvenientes desses, acontecem.
Sendo assim, é perfeitamente natural que um programa ou um SO que seja gratuito não dê suporte nem se responsabilize por perda de dados. Uma questão de lógica.
A minha experiência com Linux diz-me que os meus dados estão bem mais seguros com esse SO do que com o Win. Ainda à pouco tive que reinstalar o Linux devido a uma burrice minha e demorei menos de uma hora. Como tenho o /home numa partição à parte, ficou tudo como antes. Se fosse no Windows, era uma tarde perdida e instalar o SO e a instalar programas.... mas isso é só um pormenor.
Por acaso nunca perdi tempo a ler a eula do windows, mas acho natural que tambem nao se responsabilizem por perdas de dados. O que é realmente certo é que ate hoje tive menos chatisses com perdas de dados e afins em linux do que em windows. Em windows recordo-me do XP me mandar uma especie de BSOD, tive que fazer reset, quando voltei estava com o trabalho no inicio (ja estava quase a acabar). Conclusao, eram 4 da manha quando recuperei o trabalho perdido.
stealth disse:
basicamente o que o video mostra é que pessoas que so vem windows e dizem que linuz e dificil acabaram de dizer que e mais facil..
mais nada.. n diz que um e mais facil de instalar ou o outro nao traz garantia ou este aquilo.. e o outro isto..
so para demonstrar que linux nao e dificil.. e diferente..
Nao sei se reparaste, no fim, quando eles estao a falar um deles vira-se para o outro e diz:So, what you're saying is that we learned absolutely nothing with this experiment?
É uma forma de gozar com o mojave
 
Estamos a comparar o incomparavel. Usei o windows e mudei para linux (ubuntu) porque quis, nada mais do que isso. Uso linux por que gosto do conceito de partilha, de entreajuda, aprender mais, etc.
Existem, como já foi escrito anteriormente, fan boys de ambos os lados e creio que cabe aos não fan boys de fazerem a diferença.
 
Falam de problemas de drivers com os sistemas linux! Se os fabricantes de hardware fizessem o seu trabalho isto não acontecia! Ainda à 15 dias instalei o vista num PC e simplesmente fiquei sem poder utilizar o scanner o programa nero e outros que funcionavam perfeitamente no XP!

O programa nero simplesmente deixei de utilizar e agora uso o burn xp em vez dele que funciona tambem no vista e é grátis!
 
Falam de problemas de drivers com os sistemas linux! Se os fabricantes de hardware fizessem o seu trabalho isto não acontecia!
Pois, mas isso os utilizadores normais do Linux já sabem ! Quem normalmente não sabe desses pormenores são outros....
Ainda à pouco tempo atrás os utilizadores de Mac tinham o mesmo problema e o acesso ao hardware era muito limitado. Os tempos mudaram e agora as coisas estão bem diferentes, em relação ao Linux só poderá melhorar também.
 
Back
Topo