Artigo Windows 8 128bit ?

Quem souber esclareça-me uma coisa p.f.. Se um chip de 64 bits endereça de uma só vez o dobro das instruções de um chip de 32 bits, seria de esperar termos o dobro da velocidade de processamento, mhz por mhz, usando um CPU de 64bits e software a condizer, certo? Pelo menos teoricamente. Ora, isso não acontece, pois não? Porquê?
 
Vai ser finalmente possível superar o intolerável limite de 16,8 milhões de terabytes na RAM

"Endereçamento a 64bit" e "processamento em 64bit" são coisas completamente diferentes...


Na realidade, nenhuma CPU moderna consegue endereçar mais do que 48bit, por razões práticas.
Já "processamento" a 64bit é perfeitamente comum, e faz sentido passar para 128bit em breve, pois é concebível que uma arquitectura paralela com milhares de threads/cores tenha de recorrer a shcedulers cada vez mais largos, especialmente em servidores de alto desempenho.

Não é inocente o facto de a MS estar a conceber protótipos de SO's para paralelismo maciço, mas onde o kernel em si é single-threaded, por exemplo.
Neste aspecto, chips como o "Sandy Bridge", o "Cell" e mesmo o "Fermi" apontam claramente o caminho:
Um core de execução principal single ou dual-threaded apenas para correr o kernel, e cores heterogéneos mais pequenos e especializados para correr diferentes tipos de threads de software.

Diga-se de passagem que isto não é de agora, já desde o Windows Vista que a MS tem vindo progressivamente a passar muitas API's do kernel mode para o user mode, e o objectivo final é mesmo tornar o kernel num pseudo-hypervisor.


Quem souber esclareça-me uma coisa p.f.. Se um chip de 64 bits endereça de uma só vez o dobro das instruções de um chip de 32 bits, seria de esperar termos o dobro da velocidade de processamento, mhz por mhz, usando um CPU de 64bits e software a condizer, certo? Pelo menos teoricamente. Ora, isso não acontece, pois não? Porquê?

Numa CPU de 64bit conta muito o peso da ISA de cada arquitectura, bem como o "overhead" do próprio software na memória (os programas são maiores, regra geral).
No caso do x86 a coisa complica-se ainda mais porque as instruções têm tamanhos variáveis entre si, ao contrário dos chips RISC mais modernos (podia-se argumentar com o facto de os x86 modernos serem já cores RISC, mas é preciso contar com a tradução on-the-fly das instruções, de e para x86, entre esse core de execução RISC e o register file da ISA).
 
Última edição:
Quem souber esclareça-me uma coisa p.f.. Se um chip de 64 bits endereça de uma só vez o dobro das instruções de um chip de 32 bits, seria de esperar termos o dobro da velocidade de processamento, mhz por mhz, usando um CPU de 64bits e software a condizer, certo? Pelo menos teoricamente. Ora, isso não acontece, pois não? Porquê?

O mais correcto será dizer que processas o dobro da informação, não que a processas ao dobro da velocidade. Isto em alguns programas poderá dar-te mais do dobro da velocidade e noutros nem notas a diferença. Já para não falar que programas 64bits para windows contam-se pelos dedos das maos...
 
pq é que as pessoas pegam nos 64bits ou 128bits e ligam logo com a RAM?

e coisas como a segurança?

Quando pensei em meter o 7 x64, nem foi muito a pensar na ram. Porque já sabia que não ira os 4g. MAs sim, para dar mais performance ao CPU.
Tarefas que demorava 8m no x86, neste é metade..

Segurança? Desconhecia..
 
a 1ª versao final do 7 ainda acabou de sair ja tao a falar noutro win.

puro marketing para estar constantemente a querer mais e mais se bem que a realidade é que a versao 64 ainda se esta por descobrir o full potencial..

enfim. . .micorsoft
 
O que não lógica nenhuma é que o Windows 7 vai continuar com versões de 32 e 64 bits (quando na minha opinião) bem podiam deixar o 32 bits de fora.
 
Desculpem lá... esta polémica toda... acham mesmo que se eu trabalhasse num projecto para a Microsoft baseado em secretismo ia sem querer colocar a informação no meu profile do linkedin? Não me parece...
 
Eu acho que se eles nesta edicao deixam-sem o x86 de fora e vende-sem apenas o win7 x64 era muito melhor isto porque um pc que consiga correr o win7 ja e quase de certeza comptivel com um sistema de 64-bit e nessa acho que qualquer produtora de jogos ou seja o que foce iria pensar em fazer jogos para tal sistema e se eles querem vender tem de fazer com que as pessoas comprem ora se as pessoas vem nao vale a pena isto quem perceve do assunto porque nao vejo o benfinicio de rumor destes numa altura como esta em que esta pretes a sair o win7 nao entendo acho isso mais uma estrategia de alguem. e depois Win7 X64 e abres o disco e ves uma pasta Programas (x86) que quer isto dizer?? que o mercado de software nao esta a acompanhar o desenvolvimento dos sistemas com mais potencial...

Por isso isto sao apenas buatos na minha opiniao...
 
Eu acho que se eles nesta edicao deixam-sem o x86 de fora e vende-sem apenas o win7 x64 era muito melhor isto porque um pc que consiga correr o win7 ja e quase de certeza comptivel com um sistema de 64-bit e nessa acho que qualquer produtora de jogos ou seja o que foce iria pensar em fazer jogos para tal sistema e se eles querem vender tem de fazer com que as pessoas comprem ora se as pessoas vem nao vale a pena isto quem perceve do assunto porque nao vejo o benfinicio de rumor destes numa altura como esta em que esta pretes a sair o win7 nao entendo acho isso mais uma estrategia de alguem. e depois Win7 X64 e abres o disco e ves uma pasta Programas (x86) que quer isto dizer?? que o mercado de software nao esta a acompanhar o desenvolvimento dos sistemas com mais potencial...

Por isso isto sao apenas buatos na minha opiniao...
porque um pc que consiga correr o win7 ja e quase de certeza comptivel com um sistema de 64-bit
totalmente errado
não te assustes com o quee eu vou dizer
o magalhaes da minha irmã tem windows 7 x86 e corre sem minimo abrandamento
o cpu anda nos 10% a ram em 50% e consido utilizar todos os progreamas da adobe nele (ps,illustrator,sb,au principalmente)
 
^^ Eu ando a testar o seven em 3 computadores diferentes:


Intel E5300 @3600mhz + 9800gt << seven 64 bits
AMD Duron 1400 + ati9500 << seven 32 bits
Intel ATOM + gma << seven 32 bits

O Seven 32 bits corre muito mais "leve" do que o Proprio XisPê quer seja no atom quer seja no Duron. :rolleyes:
 
ora 64Gb x128.... dá 4352Gb que é 4Tb e não 16,8 milhões de terabytes xD

mas pronto eu também acho que isso é ma8s uma manobra de markting. Tão a tentar por a carroça à frente dos burros. Ainda mal existe programas para 64bits...

jogos daqui a 10 anos a precisarem de um terabyte ram e 8 terabytes de disco para correrem:eek:
 
Bill Gates disse:
DOS addresses only 1 Megabyte of RAM because we cannot imagine any applications needing more.

No one will need more than 637 kb of memory for a personal computer. - 1970's

640K ought to be enough for anybody - 1981

Para quem não sabe ou não se recorda...


Ah... Pra quem tiver paciência, é uma questão de fazerem uma regressão exponencial até 1980 e já podem prever quando é que teremos desktops com 1 tera de ram
 
Última edição:
Algo me diz que durante os próximos 5/6 anos vão haver mudanças enormes visto que existe por aí muita coisa verde mas com enormes capacidades se forem bem exploradas, quer a nivel de hardware, quer a nível de software.
 
Back
Topo