Windows 8

(...) pessoal a preferir não sair do Win7 até haver algo que realmente faça mudar... (lembro-me assim de repente.... WinXP to Windows Vista? LOL)...(...)

Lembro-me perfeitamente do pessoal a comprar computadores que vinham com o Vista e o pessoal a instalar o XP logo que chegavam a casa! Provavelmente vai acontecer o mesmo!

No entanto, sou da opinião de que o Metro com uns retoques poderá vir a ser bastante fácil de usar e tão bom como o Menu Iniciar... Basta ele comportar-se com o rato da mesma maneira que se comporta com o touch, ou seja não ter que usar o scrool e poder clicar e arrastar para andar para os lados já seria uma grande melhoria. É apenas a minha opinião
 
Tenho estado a seguir esta discussão.

O bom do Windows 8 é precisamente ser Windows. Existem milhões de aplicações a funcionarem, independentemente de serem Metro ou não. Até emular aplicações Android é possível. Podes fazer tudo no Sistema Operativo. Ainda agora vamos na consumer preview, já existem formas de desabilitar o Metro para quem tem tanta aversão.

O Windows 7 tem novos visuais, e existe gente que usa as skins clássicas do XP e 98. Nisso é que o Windows supera os outros sistemas. Não gostas de uma coisa, já alguém pensou nisso e arranjou maneira de alterá-la.

Acham que o Windows 8 tem melhorias em relação ao Windows 7 (a nível do Sistema Operativo, esquecendo o Metro)? Óptimo. Mudem então porque há maneiras de deixar o ambiente exactamente como era.

Agora a minha questão é: O que é que não gostam em relação ao Metro afinal? É que me parece que maior parte das críticas se fomentam mais numa questão de hábitos e não passam disso. No fundo não conseguem julgar se realmente as coisas se tornaram melhores ou não. Apenas vêm que é diferente e isso chateia.

Eu tenho o Windows 8 numa VM em desktop, tenho trabalhado com ele no dia-a-dia: VPNs, programas de trabalho, acessos remotos... tudo funciona sem problemas. Tenho o meu Start Screen organizado puramente para objectivos profissionais. É rápido e fluido chegar onde quero. Ter os settings das aplicações logo disponíveis acedendo através dos "charms" é extremamente útil. O que me chateia ainda é a qualidade das Apps Metro, que ainda não estão inteligentes o suficiente em termos de usabilidade.

O Windows 8 torna-se melhor ainda quando consideramos que será o único Tablet que realmente tem capacidade de substituir um portátil. Quem pode hoje em dia, anda com um smartphone, um tablet, e um portátil. Eu nunca consideraria comprar um Tablet para andar com mais um aparelho de um lado para o outro, e que me ia servir só para divertimento e para utilizar ocasionalmente para trabalho (porque têm que haver aplicações feitas para o trabalho que faço, e em muitos casos não existem). Com o Windows 8, caso realmente a Microsoft faça as coisas como deve ser, podemos ter um Tablet que substitui um portátil. Passamos a andar com um SmartPhone e um tablet, e isso chega. Claro, se a Microsoft decidir tirar o modo Desktop dos tablets, não contam comigo e passo logo para o lado dos "rebeldes", porque isso na minha opinião é que dá todo o sentido a ter um tablet.

Claro que para tudo isto existe muita argumentação, mas a realidade é que quem não gosta, está safo na mesma, porque existem ou vão existir maneiras para colmatar os gostos de cada um. Meu conselho: Habituem-se a utilizar o Metro. Se não se conseguirem habituar a isso, retiram-no.
 
Tenho estado a seguir esta discussão.

O bom do Windows 8 é precisamente ser Windows. Existem milhões de aplicações a funcionarem, independentemente de serem Metro ou não. Até emular aplicações Android é possível. Podes fazer tudo no Sistema Operativo. Ainda agora vamos na consumer preview, já existem formas de desabilitar o Metro para quem tem tanta aversão.

Em Gnu/Linux e Mac OS X é possível correr aplicações Windows, sem recorrer a emulação. Isso é bom? É discutível :) E podes fazer tudo o que fazes em Windows em qualquer outro sistema operativo também. Se fazes da mesma forma ou com a mesma eficiência, é discutível também.

O Windows 7 tem novos visuais, e existe gente que usa as skins clássicas do XP e 98. Nisso é que o Windows supera os outros sistemas. Não gostas de uma coisa, já alguém pensou nisso e arranjou maneira de alterá-la.

Em Gnu/Linux, até podes mudar de ambiente gráfico, na verdade, podes mudar cada "pedaço" de software que o compõe, até o kernel se quiseres :) Sem ninguém ter de pensar em artimanha nenhuma, porque tudo é feito ás claras.

Acham que o Windows 8 tem melhorias em relação ao Windows 7 (a nível do Sistema Operativo, esquecendo o Metro)? Óptimo. Mudem então porque há maneiras de deixar o ambiente exactamente como era.

O sistema-base está, de facto, bem construido. Muito estável, rápido e sólido. Só critico a atitude da Microsoft de forçar os utilizadores a uma coisa. Sim, podem mudar, mas não "nativamente".

Agora a minha questão é: O que é que não gostam em relação ao Metro afinal? É que me parece que maior parte das críticas se fomentam mais numa questão de hábitos e não passam disso. No fundo não conseguem julgar se realmente as coisas se tornaram melhores ou não. Apenas vêm que é diferente e isso chateia.

A falta de integração com o Aero e a fragmentação da experiência de utilização que isso implica. Pessoalmente, não me faz muita diferença.

Eu tenho o Windows 8 numa VM em desktop, tenho trabalhado com ele no dia-a-dia: VPNs, programas de trabalho, acessos remotos... tudo funciona sem problemas. Tenho o meu Start Screen organizado puramente para objectivos profissionais. É rápido e fluido chegar onde quero. Ter os settings das aplicações logo disponíveis acedendo através dos "charms" é extremamente útil. O que me chateia ainda é a qualidade das Apps Metro, que ainda não estão inteligentes o suficiente em termos de usabilidade.

Tenho a mesma opinião que tu neste ponto.

O Windows 8 torna-se melhor ainda quando consideramos que será o único Tablet que realmente tem capacidade de substituir um portátil. Quem pode hoje em dia, anda com um smartphone, um tablet, e um portátil. Eu nunca consideraria comprar um Tablet para andar com mais um aparelho de um lado para o outro, e que me ia servir só para divertimento e para utilizar ocasionalmente para trabalho (porque têm que haver aplicações feitas para o trabalho que faço, e em muitos casos não existem). Com o Windows 8, caso realmente a Microsoft faça as coisas como deve ser, podemos ter um Tablet que substitui um portátil. Passamos a andar com um SmartPhone e um tablet, e isso chega. Claro, se a Microsoft decidir tirar o modo Desktop dos tablets, não contam comigo e passo logo para o lado dos "rebeldes", porque isso na minha opinião é que dá todo o sentido a ter um tablet.

Mas e o oposto, fará sentido? Forçar os utilizadores de desktops a utilizar uma interface claramente desenhada para touch screens? É perfeitamente utilizável com o rato, sim, mas o Aero também é e acaba por não haver grande vantagem em usar Metro com o rato.

Claro que para tudo isto existe muita argumentação, mas a realidade é que quem não gosta, está safo na mesma, porque existem ou vão existir maneiras para colmatar os gostos de cada um. Meu conselho: Habituem-se a utilizar o Metro. Se não se conseguirem habituar a isso, retiram-no.

Mais uma vez, só critico a atitude rebelde e monopolista da Microsoft em impingir o Metro.

Saliento, o Metro não me faz grande diferença, mas preferia que lá não estivesse :)

Cumps
 
Epá eu tinha escrito uma resposta a cada um dos teus comentários, mas isto pelos vistos não actualizou, por isso digo só isto:

Vamos esperar para ver no que isto vai dar, senhor Gato Preto! :)
 
Claro, muita coisa ainda pode acontecer ;)

Estou é curioso para ver a penetração que o Windows 8 terá no mercado. Dúvido que chegue aos valores do Windows 7, não pelas falhas apontadas ao sistema, mas sim porque os números atingidos com o Windows 7 bateram recordes.
 
Eu só sei é que se me possibilitarem uma versão upgrade por 30€ como aconteceu com o 7 Ultimate nem penso 2x, nem que o Metro venha a ser o maior flop da história dos sistemas operativos. :D
 
Andava a evitar voltar a meter-me nesta discussão circular, pois não saímos do mesmo, quem gosta gosta quem não gosta não gosta e não existem argumentos que convençam nenhuma das partes.

No entanto leio coisas que me fazem querer comentar.

O que custava colocar uma opção para desativar o Metro? Nada.

Dizer a quem não gosta do Metro que fique com o 7 (e que pare de se queixar do 8) é um argumento forçado e prepotente, todos sabem que vão saindo softwares que deixam de funcionar nas versões antigas, mas mesmo que não venham a existir, porque não hão-de ter as pessoas direito a criticar o Metro?
Falam do distortion field
da Apple, mas vejo aqui muito distortion field da MS.
Lá porque a MS impôs este interface as pessoas têm que comer e calar como carneirinhos? E se fosse implementado algo com que (os que defendem o Metro) não concordam e protestassem, gostavam que vos dissessem para comer e calar?

Quanto à utilidade das apps Metro, para mim é nula pelo menos para uso profissional, por ex. onde é que uma app simples como a do Mail servirá para uso profissional ou mesmo para uso mais avançado? Talvez sirva para quem recebe meia dúzia de mails por dia mas nunca vai servir para quem recebe dezenas sobre diversos assuntos que precisa acompanhar e organizar em pastas. De que serve estar a escrever um email e não conseguir ver os dados de um documento ao mesmo tempo?

No meu dia a dia vejo tantas situações em que o Metro é disruptivo e invasivo, ocupando um ecrã inteiro (tenho um de 26' 1920x1200) com meia dúzia de itens de informação que cabiam numa janela do meu telemóvel, que não consigo classificá-lo como algo útil ou vantajoso.
De que me serve o Metro quando tenho 3 janelas de terminal abertas e estou a acompanhar noutra janela um log em tempo real? Nem abrir outra janela de terminal, que agora abro com win+cmd sem deixar de olhar para o que estou a fazer consigo.

Não digo que para alguns tipos de utilizadores o Metro não seja maravilhoso e aceito-o, agora não classifiquem quem não vê vantagens nenhumas no Metro como velhos do restelo que devem é voltar para o Windows 98...
Não podia ter dito melhor. Infelizmente a grande parte dos utilizadores que defendem o "Metro" esquecem-se do mercado profissional, de quem realmente precisa da melhor user experience.
 
Windows Store com um novo interface

A Windows Store, a loja de aplicações pensada no Windows 8, continua, desde Fevereiro, a ser atualizada.

As últimas informações sobre a loja online da Microsoft dão conta de uma nova atualização relacionada com o interface apresentada pela Windows Store.

Esta atualização ainda não está disponível em todos os países, no entanto uma imagem colocada no Twitter revela que a Microsoft pretende com esta atualização tornar o acesso mais simples.

AsYPBNoCMAA24Uq.png

Fonte: Wintech.
 
Não podia ter dito melhor. Infelizmente a grande parte dos utilizadores que defendem o "Metro" esquecem-se do mercado profissional, de quem realmente precisa da melhor user experience.

Eu não percebo porque dizes isso edumicro. Eu tenho trabalhado com o Windows 8, e não há nada que eu não consiga fazer, nem nada que me faça falta a nível profissional. Uso pouco o Metro para isso, é verdade, mas o que uso funciona bem e é útil. A user experience do 7 está lá no 8, mais o Metro. Se me disseres que não existem muitas aplicações de jeito (se é que existe alguma) para uso profissional no Metro, concordo contigo.
 
Fiquei um bocado desiludido quando tentei instalar o Windows 8 consumer preview num toshiba portégé M200 e descobri que a microsoft, na altura do lançamento da CP, decidiu deixar de fora CPUs sem suporte para PAE (Physical Address Extension). No caso em particular, a maquina respeita todos os requisitos oficiais para correr o Windows 8, mas dá erro a instalar por não ter PAE.


Por isso, se tiverem um portátil com Pentium M com FSB de 400Mhz, mesmo que tenha 2GB de memória, um disco decente, gráfica dedicada capaz de correr Aero e até dispositivo táctil, podem esquecer o 8.
 
Mozilla not happy with Windows 8 ARM restrictions

A ser verdade
Mozilla, the creators of the Firefox web browser, announced that Microsoft has made a decision not to allow any other web browser, except Microsoft's own Internet Explorer 10, from being run on PCs and tablets that have the ARM-based version of Windows 8 (also known as WindowsRT) installed while in the Windows Classic (desktop) mode.

A Microsoft está mesmo a pedi-las.
 
O que custava colocar uma opção para desativar o Metro? Nada.
Eu também andava comentar, dado que esta tua pergunta também é circular, mas a resposta correcta é TUDO. O Metro tem de ser introduzido como uma componente fundamental do OS de modo a estimular os developers para produzirem aplicações.

Seketh os teus comentários já entrararam num discurso circular...
Seketh e outros dado que ele não fala sozinho.
 
Eu também andava comentar, dado que esta tua pergunta também é circular, mas a resposta correcta é TUDO. O Metro tem de ser introduzido como uma componente fundamental do OS de modo a estimular os developers para produzirem aplicações.

E se os developers não quiserem essa estimulação ou não ficarem estimulados?
 
Eu também andava comentar, dado que esta tua pergunta também é circular, mas a resposta correcta é TUDO. O Metro tem de ser introduzido como uma componente fundamental do OS de modo a estimular os developers para produzirem aplicações.

Seketh e outros dado que ele não fala sozinho.

Quando é necessário impor um interface aos utilizadores para fazer aderir os developers algo está mal.
 
Back
Topo