Análise Windows 95 - 15 anos depois

Mexi em quase todas as versões do Windows até hoje e a evolução realmente é incrível :P

O meu primeiro PC tinha Windows 3.1, depois ainda passei para o 3.11 e mais tarde já noutro PC tive o 95, 98 e 98SE (ainda usei o ME mas noutro PC). Depois ainda tive 2000, XP, Vista e 7 (e respectivas versões Server 2003, 2008 e 2008 R2). Pelo meio ainda mexi um pouco em Windows NT 4.0.

O Windows 95 foi o primeiro a ter o paradigma que ainda hoje é seguido pelo Windows. Apesar de no 7 ter levado um lift o conceito ainda é o mesmo.
 
lol

ainda me ponho a fazer a analise do 3.11...

tenho um 486dx2 com 50 mhz

nao tenho tocado nele mas tenho la mt jogo dos de puto :)

o ue mais curto é o dyna ehehehe
 
Xii windows 95 bons tempos lembro me de ter 4/5 anos e ir jogar num pc cá em casa(que passou a ser meu) pinball, e lembro-me do screensaver que tinha que adorava, o Mystery, dá para o por no windows 7?:D
 
Do que se foram lembrar!

O primeiro computador onde trabalhei foi num 486 Dx2 66mhz com 4mb de ram, corriamos Autocad em Dos. Depois veio o Windows Nt 3.51.

Mais tarde o meu primeiro computador pessoal em 98 foi um Pentium Pro 200mhz, 16mb de ram e 1.2Gb de disco, uma Hercules Terminator 3d e uma Creative Aw64Gold! Era uma bomba pelos padrões da altura!

Hoje 4mb de ram tem o comando da televisão!
 
Só de notar algo que achei injusto na comparação, penso que esses "bugs" que apareceram no browser e no msn é devido ao próprio programa ser muito antigo e não ter tido continuação no sistema operativo, caso contrario acho que funcionava tudo na mesma, não tenho bem a certeza mas penso que já no Windows 98 funciona bem
 
Ei um tesorinho do mundo da informática.
A janela que mudou o mundo.
Ainda lembro do meu primeiro computador um Pentium 100 com 8 MB de RAM, 800 MB de disco e uma gráfica da ATI com 1 MB com Windows 3.11 e passados uns meses passei para o Windows 95.
Ao mudar para o Windows 95 deparei me com mundo movo.
 
muito bom post sim senhor...

uauuu, é bom recordar, parece que foi ontem, comecei a brincar com um spetrum, depois para um 8086 7mhz 40mb de disco 640kb de ram , com msdos 3.3 windows 3.0, depois muito mais tarde um 486 dx4 com 500mb de disco 4mb de ram já com windows 3.1, então ao fim de um ano e tal de o ter comprado surge o win95 grande viragem e meti net nessa altura(um luxo caro e tinha de ser bem controlado)...

realmente dá para ver o que a informatica evoluiu nos ultimos 15\20 anos, hoje só não tem pc quem não quer, naquela epoca um pc era um balurdio, não era para qualquer um, e peças então chega-te que era quase preciso ir roubar para comprar alguma coisa...


o meu desktop , caixa com e só momo com processador 486dx 100mhz, disco de 500mb, 4mb de ram, 1 drive de disketes, monitor 800x600, teclado rato tudo 400 contos(2000€ hoje), com este montante nos dias de hoje comprava um rocket ao pé dos 486...

mais tarde só para terem uma ideia, na epoca para o 486 comprei uma placa de som e um leitor de cdrom 2x da creative 70contos(350€ hoje) era o kit assim vendido... hoje arranja-se um gravador cd e dvd por pouco mais de 20€ e as placas som veem incorporadas nas boards...

um monitor crt que eu tinha e tenho ainda funciona resolução max: 800x600 custava 100contos(500€ hoje novo) , hoje há monitores de todo os feitios e preços diversos

até mesmo a nivel de SO's e funcionalidades o que se evoluiu...

quem anda nisto como eu e muitos que por aqui andam viram a evolução toda desde a 20 e tal anos a informatica a desenvolver-se e tudo em redor dela, é simplesmente espetacular, reviver isto...
 
Corre o Crysis? Lol, estou a brincar.
O meu primeiro computador tinha Windows 3.11. Depois avariou e tive outro anos mais tarde com o Windows 95, também não havia muito para fazer, mas as coisas estavam bem mais ao meu gosto... Achava piada criar documentos de texto sem razão aparente, só para fingir que tinha dotes de dactilógrafo. Ou jogar alguns jogos tipo strip tetris... Ahaha. A sensação de trabalhar com a máquina era boa. Algo diferente de tudo na altura.

Era também uma altura em que não se lanchava para ter trocos suficientes para comprar a revista PC Guia.

678-Strip.Down.jpg
 
Um ponto de viragem na informática sem dúvida que foi.
Ainda me lembro da primeira vez que toquei neste windows, era o meu pai chegar a casa com o seu novo Pentium 90 com 16mb de ram, placa creative SounbBlaster 16 e o seu cd-rom 2x, que cenário que foi.
Já pus o meu velhinho 486SX a trabalhar com o windows 95 e uns míseros 4mb de ram :P
Saudades, foi neste windows que comecei a desenvolver o meu gosto pela informática, na altura mais jogos que outra coisa, para um puto de 6 anos que se esperava;), mas o meu pai ensinou-me a trabalhar com o MS-DOS neste windows com apenas 7 anos, bons tempos.
 
Excelente post...
Só tive um pc com Windows 95 bem mais tarde pois antes já tinha tido um espectacular Commodore 64 e mais tarde um Amiga 600, grandes "bombas" na altura!!!
Em 15 anos como a informática evoluiu...dá que pensar o seguinte:
Daqui a 15 anos, como estará o mundo da informática?
 
Back
Topo