Análise Windows 95 - 15 anos depois

A minha opinião é que realmente não existirá tanta evolução nos próximos 15 anos como houve nos anteriores 15.

Como eu detecto isso facilmente?

Em 1996 tive o meu primeiro PC, Um excelente Pentium II 233Mhz que era rapidíssimo na altura, em 1998 o computador estava obsoleto... 2 anos apenas se passaram...
Em 2001 comprei um excelente AMD Athlon a 1800 Mhz... Em 2003 estava obsoleto... Dois anos se passaram...

Em 2007 comprei um Asus A7S Dual Core 2.2, Ainda hoje funcionaria perfeitamente se há um mês atrás não tivesse avariado.
Uso um Laptop Intel Celeron da minha namorada, de marca Advent (comprado em 2006 na Finlândia), que é mesmo foleiro e ainda hoje funciona na perfeição... Então... Eu diria que a evolução está mais lenta e apesar de não estagnar vai ser cada vez menos evidente.
 
A minha opinião é que realmente não existirá tanta evolução nos próximos 15 anos como houve nos anteriores 15.

Como eu detecto isso facilmente?

Em 1996 tive o meu primeiro PC, Um excelente Pentium II 233Mhz que era rapidíssimo na altura, em 1998 o computador estava obsoleto... 2 anos apenas se passaram...
Em 2001 comprei um excelente AMD Athlon a 1800 Mhz... Em 2003 estava obsoleto... Dois anos se passaram...

Em 2007 comprei um Asus A7S Dual Core 2.2, Ainda hoje funcionaria perfeitamente se há um mês atrás não tivesse avariado.
Uso um Laptop Intel Celeron da minha namorada, de marca Advent (comprado em 2006 na Finlândia), que é mesmo foleiro e ainda hoje funciona na perfeição... Então... Eu diria que a evolução está mais lenta e apesar de não estagnar vai ser cada vez menos evidente.


Mas tu só falas em CPU, e as RAMs, os Discos, as Gráficas? Tudo evoluiu bastante, assim como hoje é normal usarmos Pens de memória e trocamos ficheiros para um TLM por exemplo. Temos rede Wireless em casa e Pens de banda larga que permite aceder á net em qualquer lugar. Muita coisa mudou.
 
A minha opinião é que realmente não existirá tanta evolução nos próximos 15 anos como houve nos anteriores 15.

Como eu detecto isso facilmente?

Em 1996 tive o meu primeiro PC, Um excelente Pentium II 233Mhz que era rapidíssimo na altura, em 1998 o computador estava obsoleto... 2 anos apenas se passaram...
Em 2001 comprei um excelente AMD Athlon a 1800 Mhz... Em 2003 estava obsoleto... Dois anos se passaram...

A mim foi diferente. Comprei um excelente PII 300Mhz x2 em 1997, em 2001 ficou obsoleto. Primeira obsolência em 1999, meti-lhe uma TNT2 e ficou a andar até 2001. Portanto 4 anos.
Em 1999 comprei um Pentium III 733, em 2002 estava obsoleto. 3 anos passaram e foi pelos jogos, porque ainda era bastante rápido no Windows.
Em 2002 comprei um Pentium 4 2.8 Ghz, em 2006 estava obsoleto. Até quis meter outra gráfica mas já não valia a pena. 4 anos portanto.
Em 2006 comprei um Pentium D 2.8 Ghz, ainda hoje não está obsoleto. Bem como o meu Core 2 Duo 2.2 comprado em 2009. Já vai em 4 anos o Pentium D, quase 5.

Também depende do que se compra não acham?
 
Última edição:
XIII OBRIGADÃO andava a procura disso e não me lembrava do nome

edit: ja consegui por a funcionar na virtual machine do XP, alguem sabe onde arranjar para o windows 7 x64(e se souberem o mystery tmb xD)
 
Última edição:
XIII OBRIGADÃO andava a procura disso e não me lembrava do nome

edit: ja consegui por a funcionar na virtual machine do XP, alguem sabe onde arranjar para o windows 7 x64(e se souberem o mystery tmb xD)

Tanto quanto sei não dá para meter a funcionar no x64. Funciona em tudo o que é x86 mas x64 não, isto porque os sistemas a 32bits ainda suportam aplicações a 16bits (que é caso do Johnny Castaway) nas os sistemas a 64bits já não... tem sempre que haver uma emulação portanto só com maquina virtual...só alguem pegar no código e o compilar para 32bits, isso é que era !!
 
A minha opinião é que realmente não existirá tanta evolução nos próximos 15 anos como houve nos anteriores 15.

Como eu detecto isso facilmente?

Em 1996 tive o meu primeiro PC, Um excelente Pentium II 233Mhz que era rapidíssimo na altura, em 1998 o computador estava obsoleto... 2 anos apenas se passaram...
Em 2001 comprei um excelente AMD Athlon a 1800 Mhz... Em 2003 estava obsoleto... Dois anos se passaram...

Em 2007 comprei um Asus A7S Dual Core 2.2, Ainda hoje funcionaria perfeitamente se há um mês atrás não tivesse avariado.
Uso um Laptop Intel Celeron da minha namorada, de marca Advent (comprado em 2006 na Finlândia), que é mesmo foleiro e ainda hoje funciona na perfeição... Então... Eu diria que a evolução está mais lenta e apesar de não estagnar vai ser cada vez menos evidente.

Ora a minha evolução dos computadores passou por:

- Em 97 ou 98 tive o meu primeiro PC, um Schneider Euro SX. Já na altura em que mo arranjaram estava obsoleto, arrastava-se todo a jogar Doom. Mas sempre deu para aprender umas noções de DOS. Corria também o Windows 3.1 (tive que modificar o autoexec.bat para correr automatcamente no arranque).

- No Natal de 99 veio o meu segundo PC. PIII 800, 128MB RAM, disco WD de 30 gigas. Pouco tempo depois saíram os P4's e ficou obsoleto. Actualmente esse PC está noutra caixa, com board diferente, uma GeForce 2 MX400 e mais 128MB de RAM. Ainda ali tenho a caixa, fonte e drives originais.

- No ano a seguir veio um AMD Athlon 1 Ghz, 40GB disco, 128MB RAM, Riva TNT2 128MB. Ainda sofreu uns upgrades ao longo dos anos, duplicou-se a RAM, trocou-se a gráfica para uma GeForce4 MX 400, e saiu desta casa para servir de servidor Linux. Entretanto ele voltou, e com uns upgrades que fiz com peças extra que aqui tinha, está agora com 512MB SDRAM, 80GB disco, uma GeForce FX5200 128MB, leitor de DVD e gravador de CD. Não o tenho usado, mas ainda trabalha impecavelmente se o ligar.

- Em 2004 arranjaram-me um P4 2.4. Este PC já caminhava para o obsoleto quando mo arranjaram, no entanto ainda fiz muita coisa com ele e só parou a sua actividade recentemente porque precisei do disco dele. Quando começou, era um P4 2.4 Ghz, 256MB SDRAM, GeForce 4 MX400, disco 40GB do PC acima. Queimou praí umas 4 boards, ainda fiz mais uns upgrades, e actualmente está encostado (só falta disco e eventualmente fonte) com 2x512MB DDR400 e uma ATI 9700 Pro 128MB.

- Em 2007, veio um P4 2.8 com 2x1GB DDR400, disco SATA Maxtor 160GB e uma GeForce 6600GT 128MB. Já estava obsoleto quando veio, mas ainda hoje trabalha, faço algum webdeveloping e vejo umas séries nele. A nível de upgrades, está na mesma. Só tive que mudar o módulo de retenção da board porque partiu.

- Este ano, arranjaram-me uma 6800GT e uma board 775 e eu tratei de arranjar o resto. Comprei uma caixa barata, drive de DVD, arranjaram-me um kit dual-channel de DDR2, aproveitei o disco de 120GB que tinha no P4 2.4, e arranjei em 2ª mão um Pentium D 930 mais cooler.

Nem um mês depois tive que proceder a alterações, que passaram por meter uma Corsair CX400 e trocar a board por uma Gigabyte, por problemas de aquecimento derivados da fonte e board originais. Após isto ainda fiz undervolt ao CPU, passei o vcore de 1,20V para 1V para o CPU ter ficado 5º mais fresco sem perdas de desempenho. Está aqui a trabalhar com o "irmão" da AMD (o Phenom) que está na mesa do lado, ambos ligados em rede.

- Praí há dois meses, arranjaram-me o outro computador do My System, o AMD Phenom 9500, que nada mais é que um HP Pavillion Elite m9270.pt. É onde eu jogo os jogos mais recentes e faço as tarefas que precisem de mais processamento.

Bem, e ao escrever este post veio-me um sentimento de nostalgia. Muita coisa evoluiu desde que comecei nos PC's até agora.
 
Última edição:
Bom...o termo obsoleto como o tem utilizado axo que está um pouco exagerado.

Um pentium 3 no ano 2002 não estava obsoleto. Eu tinha um Pentium III 800Mhz em 2002 e achava-o uma granda máquina.
Eu em 2004 ainda tinha o meu pentium III 800Mhz. Comprei-lhe uma Geforce FX 5200 128Mb AGP 4X e gabava-me de conseguir jogar com os graficos todos no máximo, enquanto que havia malta com Pentium 4 2.4 com uma geforce 2 MX400 que se arrastavam xD.

E mais....tinha o Windows XP Instalado com 320Mb de memoria (256Mb + 64Mb) e 20Gb de HDD. E ainda cheguei a fazer upgrade para 704Mb (256+256+64). Só para finais de 2004...inicios de 2005 é que comprei um Athlon XP 2400+ porque tinha encontrado uma Mboard com suporte a este CPU utilizando as antigas memorias SDRAM do meu pentium 3, e assim era so trocar CPU+Mboard.
Nessa altura estudava e.....muitos dias não almocei para poupar guita para comprar esse CPU lol.

Depois mais tarde fiz várias modificações a esse PC....Memorias, Board...graficas...e até o CPU troquei por um barton. No fim ja tinha uma Abit NF7-S que queimou a semana passada :(.
Depois comprei um portatil, e deixei os upgrades da torre um pouco de lado.

Ultimamente...este PC estava a fazer de servidor (tinha-o posto acerca de 2 meses a fazer isso, substituindo o pentium 3 que até essa altura era o fileserver lá ca casa....pois desde 2008 que estava quase parado), e ainda estou para perceber como apareceu uma pista queimada na parte de tras da Mboard.

Para jogar...o importante é a grafica....o CPU ainda é o menos. Hoje em dia, já não ligo á grafica porque já não utilizo o PC para jogar.

Agora tenho lá um core2duo E7500, que foi um pentium 4 3.0 skt 775 com 512Mb de memoria quando lhe pus as mãos em cima. Era (e é...) a torre da minha namorada, que já levou uns upgrades. Quando lá fui, tava tão lento que até os sims 2 dela davam lento xD. Agora já consigo ver lá filme 1080p ^^.
Começou com levar 2Gb de RAM....depois vendi a board e comprei board + cpu. A grafica, consegui arranjar uma nvidia 7400GS, sempre é melhor k a X1550 que lá estava.

Um PC fica ou não obsoleto depende do uso. O meu portatil é um IBM X32 que tem um CPU Pentium M 1.8Ghz, 2Gb DDR e não o considero obsoleto. Utilizo-o para tudo menos jogar. Até 720p consigo visualiar, portanto chega perfeitamente para os gastos ;).
 
Última edição:
o meu primeiro pc veio com o famoso windows 98 :P mas cheguei a ter o windows 95 onde ainda me lembro de jogar um jogo da bgamer que corria com 1mb de grafica :D
as configuraçoes do pc com o windows 98 era: pentium II a 300 e tal mhz senao me engano, ati rage 8mb, soundblaster, 64mb ram e um disco de 8GB se nao me engano :)
 
o meu primeiro pc foi um p4 3.2 (northwood) numa board que simplesmente nao sei a marca com 512megas DDR400 e um disco de 80 gigas e grafica SIS onboard. pc que o meu pai comprou para ele. entretanto ele comprou um portatil porque dava mais geito para o trabalho dele e eu apoderei-me dele em 2007. ai comprei mais 512 megas de ram para ficar com 1 giga.
Em 2008 comprei uma board nova com slot pci-e e DDR2 667 para usar uma 9600GT.
Em 2009 comprei um Q9550 e ha umas semanas uma GTX460 para substituir a 9600GT que meti noutro pc. agora só troco de CPU lá para 2012 ou mais.

ainda tenho um p4 775 3.0 com overclock para 3.25 e rams 2GB 845MHz com win7 64bit a funcionar perfeitamente.

PS: podia postar aqui uma foto da board que nao sei a marca nem modelo podia ser que alguem me soubesse dizer? :confused:
 
O meu primeiro PC foi em 1998. Era um PC do meu pai. Tinha um Pentium I a uns fabulásticos 120mhz (dos quais passado uns anitos perdeu 10Mhz sabe-se lá porquê xD), 32MB de RAM, penso que daquelas anteriores às SDRAM e um monstro de disco: um Quantum Bigfoot de 5.25'' com 1.2GB. A gráfica era uma S3 TRIO com 1MB de memória. O sistema operativo era o Windows 95, mas mais tarde meti o Windows 98 SE (embora tenha ficado um pouco lento).
 
Última edição:
Antes de mais parabens pela paciência para fazer a review.
Há coisa de uns 4/5 anos,andei na panca de por um pc antigo a funcionar com 98 SE,era um k6-2 500MHz ou lá que era,256 ram,grafica 2d matrox 2mb e aceleradoras 3dfx voodoo 2 SLi,aquilo era muito engraçado,mas passado uns dias de usar com net,qualquer coisinha já havia "breaks"..
Mais tarde,para um "bench" com as voodoos,pus o 98SE num p4 prescott 3.2GHz,e guess what?tinha exactamente os mesmos problemas que no k6,volta e meia havia "Freezes" em certas tarefas,ainda para mais quando se tentava algo tipo "multi task",penso que a evolução é precisamente essa,conseguir fazer com menos "problemas" mais coisas,aproveitar ainda mais do hardware....
Quanto ao "obsoletismo" do hardware,acho que não foi só o hardware que mudou,foram as nossas exigências,cada vez mais somos mais exigentes,não aguentamos "esperas" dai considerar-mos o hardware obsoleto mais depressa.

Não querendo gerar guerras de sistemas operativos,mas penso que no que toca a "hardware obsoleto", o linux ainda consegue faze-lo perdurar um pouco mais...contudo claro não há milagres...
Já nem falo em MacOS...
 
Última edição:
O meu primeiro PC foi em 1998. Era um PC do meu pai. Tinha um Pentium I a uns fabulásticos 120mhz (dos quais passado uns anitos perdeu 10Mhz sabe-se lá porquê xD), 32MB de RAM, penso que daquelas anteriores às SDRAM e um monstro de disco: um Quantum Bigfoot de 5.25'' com 1.2GB. A gráfica era uma S3 TRIO com 1MB de memória. O sistema operativo era o Windows 95, mas mais tarde meti o Windows 98 SE (embora tenha ficado um pouco lento).

Isso não era um dos que se compravam nos Modelo / Prisunic? Tive um *igualzinho*, so q o meu bigfoot era de 2GB (mas tb de 5.25") que depois troquei por um Quantum Fireball de 1.2GB (que apesar de ser mais pequeno era muito mas muito mais rapido).

Lembro-me perfeitamente de ter 6 aninhos ou 7 e de estar na biblioteca do ISSSC em coimbra (Não sei se ainda existe, era oposto às cantinas da universidade ao pé da praça da república, acho que agora há lá um Cambridge Institute ou similar), a ajudar a D. Gladys (a bibliotecária) a inserir os dados dos livros num PC sem rato e Windows 2.0. Fazer desenhos no paint sem rato tb era brutal (setas para o cursor e o insert servia de clique). Provavelmente seria um 286 ou 386... após isso e desde o meu P120 que já alguem descreveu mais cima, já passei por tanto computador que nem me vou alongar...

Em parte até sinto pena de quem já nasceu fora da época dos Amigas e dos Guru Meditations, dos Spectrums, das copias em hi-speed das cassetes de jogo do mesmo e dos 30m de loading...

Quem aqui já jogou Bomb-X? :D
 
Última edição:
Isso não era um dos que se compravam nos Modelo / Prisunic? Tive um *igualzinho*, so q o meu bigfoot era de 2GB (mas tb de 5.25") que depois troquei por um Quantum Fireball de 1.2GB (que apesar de ser mais pequeno era muito mas muito mais rapido).

Lembro-me perfeitamente de ter 6 aninhos ou 7 e de estar na biblioteca do ISSSC em coimbra (Não sei se ainda existe, era oposto às cantinas da universidade ao pé da praça da república, acho que agora há lá um Cambridge Institute ou similar), a ajudar a D. Gladys (a bibliotecária) a inserir os dados dos livros num PC sem rato e Windows 2.0. Fazer desenhos no paint sem rato tb era brutal (setas para o cursor e o insert servia de clique). Provavelmente seria um 286 ou 386... após isso e desde o meu P120 que já alguem descreveu mais cima, já passei por tanto computador que nem me vou alongar...

Em parte até sinto pena de quem já nasceu fora da época dos Amigas e dos Guru Meditations, dos Spectrums, das copias em hi-speed das cassetes de jogo do mesmo e dos 30m de loading...

Quem aqui já jogou Bomb-X? :D

Não, o PC foi comprado penso que na Inforfoco no Estoril (que acho que já nem sequer existe). Ah, esqueci-me foi de dizer que os 32MB foi com upgrade (para poder correr Windows 98). De origem vinha com 8MB, mas mesmo com Windows 95 não era muito lento. O disco passado uns anos já tinha uma quantidade abismal de sectores danificados (ainda perdeu uns 100mb).
 
já que falam de primeiros pc... aqui vai o meu:
Olliveti PC1 um belo 8Mhz com 640Kb de RAM MS-DOS 3.0 :D (e ecrã a cores!!) de '88
img_67726485_1275843524_abig.jpg
 
Back
Topo