Análise Windows 95 - 15 anos depois

já que falam de primeiros pc... aqui vai o meu:
Olliveti PC1 um belo 8Mhz com 640Kb de RAM MS-DOS 3.0 :D (e ecrã a cores!!) de '88
img_67726485_1275843524_abig.jpg

Muito bem, Regio! Estava a ver que era só miudagem, por aqui. Já me estava a sentir um cota! Também tive um Olivetti PC1 igualzinho a esse, com um CPU NEC V40 (um clone do Intel 8080), a correr a uns fabulosos 8mhz (modo turbo, porque em modo normal eram 4,77mhz), 512 K (sim kylobites= 1/1024 megas) de ram, drive de diskette de 3,5 polegadas de 720k, placa gráfica CGA (320x200) de 4 cores, e SEM disco duro! Espectáculo!
Este foi o primeiro PC realmente meu, mas antes já tinha passado lá por casa um Amstrad 1640 ainda com diskettes de 5,25 polegadas (umas coisas enormes que dobravam como folhas de papel). Se não me engano esse PC tinha 128k de memória!
Aprendi mais sobre computadores neste Olivetti do que em qualquer um dos muitos que tive depois dele. Até em Assembly programava!
 
O meu primeiro PC foi um Tandy 5000 MC de 1988. Intel 386 @ 20 Mhz, 2MB RAM, 84 MB disco rígido, Gráficos VGA e controlador de memória cache 82835. A esse adicionámos AdLib para aquele somzorro (1988 ftw) e depois em 1992, 2 anos antes do meu outro PC, um AMD 386DX-40, uma ATI Graphics Ultra Pro 2 MB, uma Gravis Ultrasound e um leitor de CD's 1x para deixar o PC a roer muitos de inveja que tinham acabado de investir em pc's budget 486 :P.

good times. Em 1994 converti-me eu próprio para o 486 com um Compaq Presario CDS-524 (486DX2 @ 66, 16 MB RAM, 420 MB Disco Rígido, 2x CDROM) e comprámos no mês seguinte uma ATI Graphics Pro Turbo e uma Sound Blaster AWE32 :P.
 
O meu primeiro PC foi um Tandy 5000 MC de 1988. Intel 386 @ 20 Mhz, 2MB RAM, 84 MB disco rígido, Gráficos VGA e controlador de memória cache 82835. A esse adicionámos AdLib para aquele somzorro (1988 ftw) e depois em 1992, 2 anos antes do meu outro PC, um AMD 386DX-40, uma ATI Graphics Ultra Pro 2 MB, uma Gravis Ultrasound e um leitor de CD's 1x para deixar o PC a roer muitos de inveja que tinham acabado de investir em pc's budget 486 :P.

good times. Em 1994 converti-me eu próprio para o 486 com um Compaq Presario CDS-524 (486DX2 @ 66, 16 MB RAM, 420 MB Disco Rígido, 2x CDROM) e comprámos no mês seguinte uma ATI Graphics Pro Turbo e uma Sound Blaster AWE32 :P.

Excelente máquina para o seu tempo. Esse Tandy foi coisa para custar para cima de 500 ou 600 contos, não?
 
Também sou do tempo do 3.1. Lá atrás estavam a falar do screensaver "Mystery", que salvo erro vinha com o Windows 95. Tanto o screensaver como o tema devem ser dos melhores feitos até hoje para um Windows.

Além dos já familiares "Campo de Estrelas" e "Labirinto".
 
Última edição:
Tive um igual a esse.... muitas horinhas passei a jogar nele :D
Tenho pena de o ter dado e de terem dado cabo dele:005:

:X2: Também tive um olivetti pc1, mas o meu tinha 2 drives de diskets =)

Era um espectáculo jogar todos os JOGOS A COR DE ROSA E BRANCO O_o ;);)

Ah bons momentos, dai eu ter uma aversão agressiva à cor rosa! ;p

Cumprs,
 
:X2: Também tive um olivetti pc1, mas o meu tinha 2 drives de diskets =)

Era um espectáculo jogar todos os JOGOS A COR DE ROSA E BRANCO O_o ;);)

Ah bons momentos, dai eu ter uma aversão agressiva à cor rosa! ;p

Cumprs,

cof cof *monitor vga de 14 polegadas na mesma altura que esse* cof cof :002: :P

mas partilho da tua opinião, na biblioteca do secundário tinham uns IBM's a verde e preto....vamos dizer que ser do benfica não ajudou :D
 
Última edição:
Tenho saudades do meu primeiro computador.
Infelizmente era puto e não sei dizer as configurações que ele tinha. Sei que era um Tsunami (ou melhor, acho), tinha unicamente leitor de disquetes e... não sei mais lool. Era mesmo puto, mas lembro-me de jogar um jogo de aviões chamado DR. Pelo menos era esse o nome da pasta da disquete. O meu pai é que manjava daquilo lol.
 
O meu primeiro PC foi em 1998. Era um PC do meu pai. Tinha um Pentium I a uns fabulásticos 120mhz (dos quais passado uns anitos perdeu 10Mhz sabe-se lá porquê xD), 32MB de RAM, penso que daquelas anteriores às SDRAM e um monstro de disco: um Quantum Bigfoot de 5.25'' com 1.2GB. A gráfica era uma S3 TRIO com 1MB de memória. O sistema operativo era o Windows 95, mas mais tarde meti o Windows 98 SE (embora tenha ficado um pouco lento).

O meu era parecido, mas acho que tinha 16mb de ram e quase 1GB de disco... Que máquina! muito elifoot 98 joguei nele lol
 
Muito bem, Regio! Estava a ver que era só miudagem, por aqui. Já me estava a sentir um cota! Também tive um Olivetti PC1 igualzinho a esse, com um CPU NEC V40 (um clone do Intel 8080), a correr a uns fabulosos 8mhz (modo turbo, porque em modo normal eram 4,77mhz), 512 K (sim kylobites= 1/1024 megas) de ram, drive de diskette de 3,5 polegadas de 720k, placa gráfica CGA (320x200) de 4 cores, e SEM disco duro! Espectáculo!
Este foi o primeiro PC realmente meu, mas antes já tinha passado lá por casa um Amstrad 1640 ainda com diskettes de 5,25 polegadas (umas coisas enormes que dobravam como folhas de papel). Se não me engano esse PC tinha 128k de memória!
Aprendi mais sobre computadores neste Olivetti do que em qualquer um dos muitos que tive depois dele. Até em Assembly programava!
ya!!
só não referi que o meu tb não tinha o rato. este foi mesmo o meu primeiro mas cheguei a "ter" mas mais tarde diskettes 5.25 num pc que uma prima minha tinha nessa altura já ninguém as conhecia praticamente....lol
nesta altura qual quê de diskettes de alta densidade e dois buraquinhos.... baixa densidade é que era de homem AHAHA
era a loucura ligar o turbo daquilo eheheh

que recordações!!

edit: por incrivel que pareça ainda tenho a caixa deste maquinão!! embora com uns pratos ou que é dos meus pais lá guardados :D
 
Última edição:
este foi o meu 1º PC

Pentium III 600Mhz
64Mb Dimm Ram
Nvida Riva Tnt2 24Mb Ram
Disco Rigido 13Gb

com o Windows 98. ainda me lembro daquele ecrã azul que aparecia quando se arrancava o windows para corrigir erros e tinha-se que se carregar na barra de espaços e das inumeras vezes que o wallpaper mudava para uma pagina da web devido a algum erro

ainda tenho a motherboard e a placa grafica
19112010577.jpg

o cooler era muito pequeno comparado com os mais recentes
 
Última edição:
Tive o meu primeiro PC não há muito tempo, mais propriamente no início do lançamento do XP. Estava cheio de bugs e o computador reiniciava sem mais nem menos e tinha blue screens com fartura.

Pentium 4 1.7 GHz (Willamette);
Asus P4S333;
GeForce 2;
Seagate ATA IV 40 GB;
256 MB RAM 333 MHz;

O único componente que ainda tenho é o disco rígido que utilizao para testar sistemas operativos (já está cheiínho de sectores danificados mas ainda marcha :P).

Em relação à primeira vez que usei um PC foi na escola primária. Se bem me lembro o ecrã só tinha uma côr: verde.

O Windows 95 foi uma verdadeira revolução e foi o primeiro onde joguei jogos com fartura.
 
Primeiro PC:

Pentium I a 133 MHz
Board ainda com ISA
64 MB de memória
4 GB de disco
Gráfica 2.5D de 2 MB

Estamos a falar de 1999 (tinha eu 4 anos). Nesse vinha o 95, e depois quando veio o 98 eu troquei (muitos meses depois, porque queria manter o 95...).

O Windows mais antigo com o qual tomei contacto: Windows 3.11, num PC muito antigo do ATL. (2º ano, estamos a falar de 2003)
 
Boas,

Primeiro PC:
386 DX 40 mhz com turbo
4 megas de ram
80 megas de disco
Ms Dos 5.0
Bons tempos , joguei muito X-wing e wolf 3d.

Cumprimentos,
PF
 
Ao contrário da maior parte de vocês tive poucos computadores. Três, para ser preciso. O primeiro foi comprado no Natal de 2001. Era computador sem marca, de linha branca, que arranjámos numa loja que pertencia à empresa onde o meu pai ainda trabalha. Um Pentium III com o Windows Millennium instalado e com 128 MB de RAM, 40GB de disco e uma placa gráfica de 128 MHz. Teve imensos problemas. Ao fim de um mês a placa de som berrou e foi trocada. Passado um ano berrou a placa gráfica. O sistema bloqueava com regularidade e o disco foi formatado mais de trinta vezes. Chegou a ser formatado quase semanalmente. Em Maio de 2005 decidi comprar um computador mais recente que ainda hoje uso e o antigo foi para a casa dos meus avós, até morrer de vez. Um amigo de família dispôs-se a reconstruí-lo e a modernizá-lo e fez um orçamento. Entregámos-lhe a torre, pagámos-lhe uma quantia que já não me lembro qual foi e, passado uma semana, ele entregou-a, supostamente modernizada. Quando verifiquei as características constatei que tínhamos sido enganados. A torre não estava modernizada. Tinha, sim, peças antigas dos seus antigos computadores. Pedimos-lhe o dinheiro e as peças antigas de volta, que supostamente já tinham sido descaminhadas. Reavemos o dinheiro e esquecemos as peças originais, que jamais iríamos recuperar. Ficámos apenas com a caixa e os leitores de CDS e disquetes, que ainda estão na nossa garagem. O computador que o substituiu antes deste trágico episódio continua a ser usado e, apesar de estar ultrapassado, está de boa saúde. É um HP com um Pentium IV de 2,8 MHZ e uma NVIDIA FX 5200 que sofreu alguns upgrades ao longo do tempo, nomeadamente à RAM, que era de 512 MB e actualmente é de 2 GB, e ao disco, que foi a única peça que em cinco anos e oito meses se danificou. Foi comprado um disco de 320 GB a 7200 rpm de velocidade que substituiu o original, mas que se estragou entretanto. Felizmente foi para a garantia a tempo, mas ainda estou à sua espera. Actualmente estou a usar o disco de uma torre que comprei para substituir a que estava em casa dos meus avós e que se encontra na garagem. Essa torre, comprada em 2006, com um Pentium IV de 3,0 MHZ, 1 GB de RAM, disco de 200 GB a 7200 rpm e uma gráfica manhosa de 256 MB, a NVIDIA 7200, salvo erro (é possível que esteja enganado) também teve diversos problemas. Ou melhor, um cuja origem nunca foi detectada. O sistema reiniciava sozinho várias vezes por dia. Formatei-o duas ou três vezes, mas o problema manteve-se. Foi mandado para a garantia várias vezes, mas nunca deram conta da situação, até que a garantia expirou. Depois disso pedi a um amigo que visse o que se passava, mas ele não conseguiu porque o computador nem sempre reiniciava. Passava semanas e até meses sem reiniciar, mas o problema voltava sempre. Em Janeiro de 2010 deixou de funcionar e foi posto de parte. Quando o disco que foi para garantia for entregue vou pedir a esse amigo para o ver outra vez, visto que já será mais fácil identificar a causa. Ainda pensei em modificá-lo. Até abri um tópico para me aconselharem em relação à configuração, mas como decidi comprar um portátil vou apenas trocar a peça que está danificada.

Este é o meu curto historial. Nunca corri atrás das novidades. Só invisto numa coisa quando é mesmo necessário.
 
Última edição pelo moderador:
Primeiro PC:

Pentium I a 133 MHz
Board ainda com ISA
64 MB de memória
4 GB de disco
Gráfica 2.5D de 2 MB

Estamos a falar de 1999 (tinha eu 4 anos). Nesse vinha o 95, e depois quando veio o 98 eu troquei (muitos meses depois, porque queria manter o 95...).

O Windows mais antigo com o qual tomei contacto: Windows 3.11, num PC muito antigo do ATL. (2º ano, estamos a falar de 2003)

O meu primeiro foi aos 5 e era um Athlon XP a 1.6GHz, com 512MB de RAM e 80GB. No entanto, cheguei a ter um mesmo antigo, com o 95 a arrastar-se, que era só meu, mas na altura não sabia absolutamente nada por isso não me dei ao trabalho de ver as características...
Ao todo, já vou no 6º PC meu (que é o meu 1º Mac).
 
Back
Topo