Análise Windows 95 - 15 anos depois

Gepeto

Power Member
Como devem saber, o Windows 95 foi lançado pela Microsoft a 24 Agosto 1995, tornando-se num sucesso à escala mundial, e aproximando o utilizador comum ao mundo da informática. Nessa altura assiste-se á febre dos PCs. Foi há 15 anos atrás. E eu resolvi pegar numa velha máquina (leia-se PC) e ver como se comporta na utilização do dia-a-dia. Os hábitos alteraram-se, e houve enormes evoluções nestes ultimos anos. Como comparativo, decidi usar um telemóvel/PDA com Windows Mobile 6.1, por ter menos recursos que um PC com SO actual, numa utilização igual ao do PC. De salientar que actualizei o Windows 95 com as ultimas aplicações disponiveis para esse SO. São elas:
- Internet Explorer e Outlook Express 5.5
- MSN Messenger 5.0~
- Microsoft Office 2000 Professional
- Adobe Reader 4

Na foto, o PC com Windows 95 e o telemóvel/PDA da Samsung SGH-i780 com Windows Mobile 6.1


Como hoje em dia a Internet é um ponto fulcral da informática. Há 15 anos atrás, o acesso à net era feito por ligação telefónica. Hoje em dia temos a Internet por cabo, por fibra e temos pens de banda larga disponibilizadas pelos operadores móveis, tornou-se comum o router wireless (Wi-Fi). Dada a impossibilidade de ligar o velho PC por wireless (não há suporte) liguei-o através do cabo de rede ao router, sem qualquer problema e o PDA ligado via Wireless. Abro o browser Internet Explorer 5.5 (IE) e defino-o como Home Page o motor de busca "Google". O site abre sem qualquer problema e efectua pesquisas, o mesmo se passa com o PDA.


E-mail
Utilizei o Outlook Express 5.5 sem problemas. Nele podemos ver as mensagens de e-mail recebidas e enviar. Tanto o PC como o PDA se portaram bem neste aspecto.



Messenger
Ferramenta indispensável. Muito utilizado para conversações em tempo real com os nossos amigos, devo salientar que não foi possivel ligar o MSN Messenger, talvez por o serviço "NET Passport" estar inactivo. Tentei em dias diferentes várias vezes sem sucesso. O PDA, com Windows Live Messenger, coloca-me em contacto com os meus amigos, onde até posso partilhar ficheiros com eles.


Foruns
Um dos locais para obter informações, ajuda e entretinimento, são os foruns. No teste, o PC abriu os foruns todos no qual sou membro apresentando alguns erros de página, fora problemas aborrecidos de apresentação temos acesso a tudo. Na imagem a Zwame.

No PDA a Zwame abre correctamente


Redes Sociais
Muito apetecivel, as redes sociais fazem parte do nosso dia-a-dia. Testei no Hi5, Facebook e Twitter e os resultados são os seguintes:
Hi5- Apresenta muitos erros de página, mas foi possivel ter acesso à conta, como podem ver na imagem.


Facebook - Não me foi possivel fazer o Login sequer.


Twitter - Não foi possivel fazer o Login


No PDA acedi sem problemas ao Twitter, Hi5 e Facebook este ultimo quer através do browser, quer através de uma "app" propria para o efeito.


Wikipédia
Como meio de recolha de informação, o Wikipédia é bastante utilizado. O PC e o PDA não apresentaram qualquer problema de navegação.



Entretinemento
Escusado será de referir que quase todos nós acedemos ao You Tube para visualizar os mais diversos videos que o You Tube disponibiliza. No PC apareceu-me a informação que estava a usar um browser obsoleto. O que foi impossivel de visualizar qualquer video.

O PDA não apresentou qualquer problema neste campo.

Um dos poucos sites que não apresentou problemas de navegação foi o site internacional e nacional da Microsoft




Multimédia
Outro do uso que damos ao PC, é ver filmes, videos e ouvir musica. No caso dos filmes, dada a inexistência de um leitor de DVD, o PC saiu chumbado á partida. No entanto no capitulo de visualização de videos não houve problemas de maior, recusando-se a ler um ou outro video. Ouvir música em MP3 tambem não houve problema, sendo de assinalar a escassa memória do disco (1,93 GB). O PDA testado conta com cartão de 16 GB.

Convém relembrar que começa a ser habitual encontrar telemóveis com 8 GB de memória, e os PCs andam já na barreira dos Terabytes. Os tempos evoluem.

E assim termino este "comparativo", espero que seja do vosso agrado.
 
Bom comparativo :)
No entanto só gostava de dizer que pelo que sei não conseguiste entrar no msn com esse cliente antigo devido a eles deixarem de suportar versões mais antigas conforme vão lançando versões novas...

Cumps
 
Ainda me lembro quando se instalou o Windows 95 num compac "all in one" (tipo iMac daqueles tempos), com uns "vastos" 16 MB de memória e disco rigido de 500 MB, que com a compressão activa permitia utilizar até 900 MB.

Internet era um luxo em 1995 no Brasil.
 
Se queres de facto usar esse pc no dia a dia, usa Puppy Linux, nem é preciso instalar no disco, corre perfeitamente a partir de uma pen. Desta forma poderias usar software actualizado e fazer tudo o que tentaste fazer e não conseguiste :D
 
Se queres de facto usar esse pc no dia a dia, usa Puppy Linux, nem é preciso instalar no disco, corre perfeitamente a partir de uma pen. Desta forma poderias usar software actualizado e fazer tudo o que tentaste fazer e não conseguiste :D

Não preciso.
Fiz este teste, para ver o que era possivel fazer com o Windows 95, ainda pensei que desse para navegar na net, mas nem isso conforme se pode ver aqui. Depois tambem não é possivel usar pens e cartões de memória. Muita coisa aconteceu nestes 15 anos.
 
Também gostei de ver, e elogio a paciência, lol. Bons tempos no W95, especialmente a jogar, lol. Mas de facto, para mim que não tinha grande contacto com computadores até à altura, o que mais me impressionou foi a facilidade com que a partir daquele momento podia criar os meus documentos (de texto p.e.) e tê-los na minha mão.
 
Bom artigo, sim senhor.

O Windows 95 foi o sistema operativo que tive no primeiro PC que entrou lá em casa.
Ainda usei o 3.11 mas não em minha casa.

Ainda hoje tenho esse PC, e está totalmente funcional... um fantástico Compaq 486DX2 que funciona a uns estonteantes 66 MHz!:wow:

Belos tempos, belos tempos... foi bom recordar.
 
Eish, que coisa, ainda me lembro que era puto com um Windows 95 e com 1 GB de disco. LOL, se queria instalar e jogar Sims tinha de estar a desinstalar o Scanner, a Enciclopédia, etc, LOL..
Cumps
 
hehe belo retro que aqui é apresentado :D Pensar que há 15 anos se nos falassem em 50 gb de disco era miragem :D

Nãoencontrei uma pérola que tinha aqui por casa mais antigo e com menos espaço, mas fica aqui uma datada de 1994 com menos capacidade que um misero cd :D

 
O meu primeiro PC, era um compaq, um 486SX2 a 66Mhz com 4Mb Memória Ram 480Mb de Disco Rigido e um leitor de CD a 2X!!!
Vinha com Windows 3.11, mas possibilidade de pedir o update gratuito para windows 95, pagando só os portes. Instalaram-me logo na loja, porque na altura ainda não dominava nada de informática.

Ainda me lembro de ter o Office em 40 e tal disquetes compactadas em ARJ!!!!!!

Excelente artigo, é bom recordar.
 
Usei-o pouco tempo. Na altura tinha acabado de sair o 98.
Mas ainda joguei muito jogo nesse windows. :D
 
Última edição:
Back
Topo