windows 98

shadow16g

Membro
eu sei que ja é velho e que a melhores mas eu tenho um pc muito velho e o maximo que ele da é com o windows 98. Bem o problema é o seguinte eu tenho que instalar o windows 98 e tenho a diskete de arranque e o cd do windows 98, entao bem convencido que tudo iria dar certo segui passo a passo para formatar e instalar mas chega o problema, quando ta na hora de começar a usar o cd do windows o meu pc muito velho (que nao tem leitor de diskete nem de cd so externos) nao reconhece o leitor de cd o que significa que nao me permite instalar o windows. Quero perguntar se sabem como instalar o windows por disketes, ouvi dizer que é possivel mas nao encontro onde posso encontrar essa informação por isso fasso este post (que nem sei se ta na secção certa) para ver se alguem me pode ajudar. Muitas pessoas podem ainda perguntar porque ainda quero esse pc mas bem isso sao coisas minhas

nao tenho o cd de intalação da drive de cds. a drive de cds lga por usb e a de diskets por um cabo especial. o portatil é um sharp bue antigo. nao sei onde arranjar uma caixa para ligar discos de portatil. deram-me o windows 95 em diskets mas se souberem como instalar o windows98 por diskets ou outra solucao melhor que o windows95 so falar
 
Última edição:
eu sei que ja é velho e que a melhores mas eu tenho um pc muito velho e o maximo que ele da é com o windows 98. Bem o problema é o seguinte eu tenho que instalar o windows 98 e tenho a diskete de arranque e o cd do windows 98, entao bem convencido que tudo iria dar certo segui passo a passo para formatar e instalar mas chega o problema, quando ta na hora de começar a usar o cd do windows o meu pc muito velho (que nao tem leitor de diskete nem de cd so externos) nao reconhece o leitor de cd o que significa que nao me permite instalar o windows. Quero perguntar se sabem como instalar o windows por disketes, ouvi dizer que é possivel mas nao encontro onde posso encontrar essa informação por isso fasso este post (que nem sei se ta na secção certa) para ver se alguem me pode ajudar. Muitas pessoas podem ainda perguntar porque ainda quero esse pc mas bem isso sao coisas minhas
se bem me lembro a diskete de arranque serve para criar partiçes e formatar o disco, depois é que entra o cd.
na bios na secçao boot metes a arrancar a drive de diskete em 1º , o cd em 2º e o disco em 3º
se o cd nao reconhece, ou ta avariado ou tem o jumper no sitio errado.

cumpz.
 
1º podes usar o CD para fazer tudo
2º se nao reconhece a drive, como é obvio, e não tens nenhuma interna, só tens uma coisa a fazer, passo 3



3. Instalar Linux, por exemplo Xubuntu
 
Se for portatil, saca o disco fora, compra uma caixa usb e liga noutro pc....
- formata com fat32...
- cria uma pasta win98
- copia os ficheiros do cd para o disco
- arrancas o pc com a disquete em modo ms-dos
- c:\win98
- config

good luck!
 
pc's velhos , fala comigo!

primeiro diz-me que bicho é?
Pentium 200?233mmx? Ou anterior a isso?

Isso de não se mexer é relativo.Com o win98... pelo menos num 233mmx (tenho 1 ainda a bombar).... Inicia e desliga o windows mais rápido que todos os pc's que já vi com o XP e o VIsta.

20 segundos da Bios ao próprio windows e 4 segundos a desligar,até ao ecran onde diz que se pode desligar o PC.

Meu amigo.Se tens drive de CD's , ou gravador CD's , ou leitor DVD, gravador DVd's... enfia isso no Pc... mete na Bios para rolar o primeiro BOOT a drive CDROM. Metes o CD do windows... e depois é todo automático!!
de notar que isso é todo IDE, tens de fazer o disco rigido como MASTER e a drive CD/DVD em SLAVE.... (jumpers na traseira de ambos)
A não ser que seja das versões que seja actualização o CD. Ou esteja riscado/CDr de má qualidade....

O meu bicho ...
-256ram....segunda mão
-Nvidia Riva Tnt2 - segunda mão
-Placa acelaradora 3dfx2
-Disco 20 gigas WD - Segunda mão
-Drive LG DVD
-Drive HP Gravador CD's
-Placa descompressora DVD's Dxr3 (le dvd's por hardware)
-Placa PCI - USB
-Caixa Moding caseira

Tenho basicamente o win98... e corre todo muito rápido....
claro que jogos só os da altura de 97-99 ...
Quake 2 em 3dfx2 é uma loucura... para o PC que é!!:)
 
uiiii

se és noob como eu, prepara-te q instalar o Windows 98 não é nada facil >(.

se tiveres máquina para isso instala o 2000 pro SP4 :). instalar o 2000 é facil e não precisa de diskettes.
 
mano eu nao tenho o cd de instalação mesmo que tivese nao iria servir de nada pois tenho o disco ja formatado e como se fosse pouco o pc nao reconhece o leitor de cds
 
mano eu nao tenho o cd de instalação mesmo que tivese nao iria servir de nada pois tenho o disco ja formatado e como se fosse pouco o pc nao reconhece o leitor de cds

uuiii

pq não metes uma drive de cd`s interna no PC?
senão me engano, isso agora deve de necessitar de uma diskette fornecida pelo leitor de cd externo, pro teu pc reconhecer a drive.

acho eu q deve ser isso.

só depois é q usas a diskette de arranque do windows.
 
mano eu nao tenho o cd de instalação mesmo que tivese nao iria servir de nada pois tenho o disco ja formatado e como se fosse pouco o pc nao reconhece o leitor de cds

Lê o que o Pedro sem nome escreveu. Vai por mim, se não tens experiência de DOS é o caminho mais rápido. Com experiência era uma questão de encontrar os drivers, fazer a bootdisk, etc e tal. Sem ela, caixa USB pwns.
 
eu ja ly o que ele escreveu mas eu ja disse que nao tenho caixa para o disco nem sei onde encontrar. e gepeto sou noob sim mas com alguma esperiencia, ja formatei e instalei o windows xp umas 20x e o vista umas 3x num desktop. ja li como se instala o windows98 e nao me pareceu complicado o problema é que o pc nao reconhece o leitor de cds mas deve ser isso que disseste primeiro instalar a drive de cds com uma diskete o problema é que nao a tenho, o pc foi a namorada do meu primo (japonesa e por acaso o pc tambem é japones) e deu-me com cenas japonesas, ate o windows que ela me deu é japones mas eu como tenho o portugues to a tentar instalar. bem ela so me deu a drive de cds nao me deu nenhuma disket para instalar a drive de cds.
 
ja formatei e instalei o windows xp umas 20x e o vista umas 3x num desktop

Isso implica pouco mais que saber meter o cd no leitor e um bocadito de português... O que tens em mãos implica saber criar uma bootdisk, modificar os ficheiros de arranque da mesma, identificar o fabricante do PC, catar um driver provavelmente obcuro algures na net, etc...

No entanto, se queres tentar a tua sorte, começar num sitio tipo este para arranjar alguns ficheiros que "faltam" na disquete de arranque que o XP cria. Podes tentar como driver o XCDROM. O MSCDEX é mesmo o da Microsoft...

Agora, drivers genéricos apenas vão funcionar se o teu CDROM for ATAPI (ou uma emulação muito boa...). Se for algo mais proprietário, que remedio senão encontrar o driver original.

Tens aqui uma boas descrição do que estás a tentar (ou vais tentar).
 
Eu preferia comprar um daqueles adaptadores usb->ide/sata, sacar o disco fora, formatá-lo, copiar os ficheiros do 98 para lá, depois arrancar com uma disquete de arranque e estava feito...
 
eu ja ly o que ele escreveu mas eu ja disse que nao tenho caixa para o disco nem sei onde encontrar. e gepeto sou noob sim mas com alguma esperiencia, ja formatei e instalei o windows xp umas 20x e o vista umas 3x num desktop. ja li como se instala o windows98 e nao me pareceu complicado.

shadow16g:

eu sou um bocado noob, mas instalo na boa o windows 2000, XP e mt provavelmente o Vista na boa sem qualquer dificuldade. é como o ShadeX diz, é só perceber um nadinha de portugues e um pouco de atenção e é na boa.

agora o windows 98 já é outra conversa.
 
mas qual é o problema com o Win98?

é so por o CD, e arrancar logo com a opção Instalar o Windows 98 neste PC..

e prontos o resto é igual ou mais facil que os outros

instalar por dos é so por a disquete e a mesma coisa

se nao tiveres a disquete, crias uma disqute de dos de Win98
podes sacar de http://www.bootdisk.com/

entras em modo dos, com os controladores de CD


mudas para a letra da unidade tipo

c:\>d:
d:\>

agora se tiveres um CD oem fazes

d:\>win98\oemsetup.exe

se nao tiveres um CD OEM é

d:\>config

et voila.. seguir os passos

se o teu disco nao tiver formatado antes disto fazes

c:\>format c:

se o teu disco nao tiver em FAT16 ou FAT32 fazes:

c:\>fdisk

corres o fdisk
fazes eliminar partições de outro sistema operativo

eliminas, depois crias uma partição normal.. nao é logica..
reboot e depois a mesma coisa que te indiquei atras ;)
 
Faltou-te:

d: (ou outro dependendo da driver que seja o cdrom...)
cd win98
md c:\win98
copy *.* c:\win98
c:
cd win98

e só depois o sacrosanto

config

Trocar 70MB de HD por nunca mais precisar do CD é bom negócio, trust me.
 
Boas,

Tens de pedir a alguem que ligue o teu disco no PC dele e copie a pasta Win98 para o teu disco, depois fazes o que já foi indicado anteriormente.
Se der erro ao fazer o scandisk ou o scan ao sistema antes de arrancar o programa de configuração, que é o mais certo, coloca antes config /is /iq.

Cumps.
 
Última edição:
Sinceramente ainda não percebi qual a dificuldade de instalar o Win98? Importam-se de me dizer qual é a dificuldade?!? É igual á instalação do XP...

Cumps.
 
Back
Topo