1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

windows 98SE

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por adolfo dias, 14 de Janeiro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 1483)

1. adolfo dias

adolfo dias Power Member

possivelmente terei que preparar uma máquina com finalidade office e IE.
    todos os meus sistemas operativos estão em ingles, o que está fora de questão pois o possivel dono n tem grandes dotes linguisticos.

em tuga tenho ali o windows ME :lol: e o 98SE

a minha questão é basicamente se ainda será um SO viavel e fiavel para office e IE com o avast ou avg

2. luikki

luikki Power Member

preparas uma máquina com linux.... em português.... sem necessidade de antivírus e muito mais fiável do que qualquer versão m$...

3. Romani48

Romani48 Power Member

apoiado.. para maquinas dessas é usar linux.. faz search que encontras threads que te podem ajudar

4. adolfo dias

adolfo dias Power Member

o problema nem passa por eu n perceber nd de linux, passa mais pela pessoa nem sequer saber o que isso é

5. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

melhor ainda, acredita!!!

Pa depois de instalado so tens que lhe dizer que usa o firefox para ir a net e o writer para escrever...
    o resto ela vai fazendo como fazia noutro sistema operativo.
    Acredita que esse é o tipo de pessoa que mais facilmente entra no esquema, porque nao tem "vicios". :P

6. Romani48

Romani48 Power Member

exactamente... não precisa de ser um técnico de informática para mexer em linux! ainda o ano passado meti linux a um colega meu e agora não quer mais nada..

e ele não é propriamente um conhecedor da anatomia e dinamica dos sistemas informáticos :D

7. adolfo dias

adolfo dias Power Member

tendo em conta que tb eu n percebo nd de linux... parece que é desta...
    então e que distro em PT aconselham e onde a possa arranjar? ainda n vi o pc mas cheira-me a disco prai de 2gb por isso n convem esticar muito

edit: a pessoa em questão ja usou windows, daí o meu receio em avançar com linux

8. Romani48

Romani48 Power Member

pah se é um pc assim "rasco" penso que o melhor é começar por Xubuntu

e se achar dificil mexer em distros Ubuntu based... bem o melhor é deixar o mundo de computadores :D, j/k

é mesmo fácil de mexer não te precisas de preocupar com isso :)

9. luikki

luikki Power Member

com um disco prai de 2gb sou levado apensar que o resto do hartdware é pré-histórico... por isso é melhor uma das versões mais levezinhas do pclinuxos.....

10. MySeLf

MySeLf Power Member

Embora eu apoie a 100% a atitude (open-source / gnu / linux) penso que deves ter em consideração estes tópicos antes de tomar uma decisão:

- A pessoa em questão vai precisar de trabalhar em documentos do office provinientes de máquinas com o Microsoft Office?! infelizmente essa interoperabilidade ainda não está 100% assegurada devido a alguns problemas de compatibilidade.

- O Hardware é assim tão pré histórico que não aguente com Ubuntu? Se for, instalar uma distro mais reduzida e configurá-la de forma "slim" pode ser um berbicacho para quem não está minimamente familiarizado com o linux.

- A pessoa estará receptivel á mudança daquilo que já conhece?! Embora o ubuntu/gnome/kde seja um interface bastante amigável para um utilizador novo, para o utilizador "viciado", tal como aqui já foi mencionado, pode-se tornar um problema.

Cumprimentos,

11. ShadeX

ShadeX Power Member

Desculpem lá, mas com hw "pré-histórico" ele tem duas opções com alguma sanidade mental. W98SE/MSO97 ou uma versão mais reduzida de *nix com... um editor de texto.

Sinceramente, deixem-se de fundamentalismos. Abaixo de P2 com uma quantidade muito razoável de RAM e HD, *nix não é uma opção.

Se numa box com um A64 x2 [email protected] e 2GB de RAM a diferença de um OOo para um MSO é da noite para o dia em termos de recursos/velocidade, numa box limitada era coisa para levar alguem ao suicidio...

Se ele prevê um HD de "poucos GB" acham que vai haver CPU/RAM? E sem os mesmos acham que "bestas" como o OOo/Firefox se vão dar bem? Tirem as lentes côr de rosa sff...

E não, não estou a mandar postas de pescada. Sei bem do que falo. Antes de inflingir a dor aos outros tive o cuidado de testar em mim próprio. Uma palavra, intragável. Dá para ir fabricar o café (plantar, apanhar, moer, etc...) enquanto se espera.

Eu gosto tanto da MS como o vizinho do lado, mas temos de ser realistas. Nestes casos *nix não tem probabilidades absolutamente nenhumas de produzir resultados aceitáveis sem compromissos não aceitáveis.

p.s. Não levem a mal. Não tem a ver com ser pró-FOSS ou pró-MS. Tem a ver com ser pró-humano. Parece uma certa canção do António Variações, mas ... Quando o OOo é assim tão lento, quando os egroupwares FOSS são tão maus, quando o desktop parece geleia... o humano é que paga... Da mesma maneira que eu sempre carimbei a MS como "not server ready" continuo a carimbar *nix como "not desktop ready". Free nem sempre é "cheap" quando fucniona contra vocês...

12. eyeliner

eyeliner Power Member

Se instalares o 98SE ou Millenium vais ter que ver é se as versões do Firefox/IE são compatíveis com esses sistemas.

Queres Linux? Simples. Feather Linux, Damn Small Linux e outras que tais. Instalas os softwares em Português e terás um
    sistema mais que acessível. mesmo para quem nada pesque de Inglês.

O ShadeX tem razão no que diz. O Linux está de facto a ser um sistema demasiado pesado para máquinas mais fracotas,
    tens que ir para versões diminuídas do sistema.

13. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Antes de entrarem em picardias relembro que o ME deve ter sido dos piores SO's que a M$ cá pôs fora, a intenção era boa mas o sistema era demasiado instável e o registry dele parecia porcelana, bastava uma pancadinha mais forte que puft, blue screen of death. Portanto o post do Dark_nc apesar de curto é util.

Eu ainda tenho um Cirix a 400 com 128MB de RAM a 133 a funcionar perfeitamente com o 98 SE (a meu ver um dos melhores SO's que a M$ produziu) a esta altura do campeonato vai é ser dificil configurar uma máquina de raiz com um 98SE já que vais ter de andar à procura dos drivers. Mas se tiveres paciencia para isso é o que recomendo.

Em relação a office, browser, firewall, AV

A configuração que tenho no cirix é

Office 97
    IE 6.0 / Firefox
    Zone Alarm
    AVG

E não tenho problemas com ela nem em termos de velocidade nem de estabilidade.

Espero ter ajudado

14. adolfo dias

adolfo dias Power Member

obrigado desde já a todos pela participação.
    já andei a ver o dito e de momento nem disco tem, por isso em principio deverá levar algo em 5ª mão prai com 8 ou 10gb.
    cpu é um p3 com este problema.
    ram pc100 talvez 128mb
    vga era uma S3 que n faço ideia dos mb

quer-me parecer neste caso que está a jeito de levar um XP abrasileirado, visto que como o Triston mencionou drivers que eu pensava que viessem com o pc é chapéu.
    será máquina para aguentar com um XP mt nlited?

edit: como foi referenciado em cima, irá ser preciso haver uma utilização de arquivos office provenientes de office xp/2003 com bastante frequencia

edit2: há a possibilidade de alterar um windows em ingles para tuga? sacar algum update/patch da microsoft ou copiar algum data file de uma versão mais antiga

Última edição: 17 de Janeiro de 2008
  15. Romani48

Romani48 Power Member

desculpem me.. mas se é um P3, ou seja deve ter pelo menos 450Mhz, um Xubuntu corre na boa (ou outra distro com um gestor de janelas levezinho)

Eu com um sistema identico (P3 a 500, 128Mb de ram, 8Gb de disco) tive Ubuntu normal..
    se essas caracteristicas se confirmarem, de certeza que leva com o XP, nem que seja o fundamentals
    e nem precisa de ser nlited.. mas se for, olha o que consegues:
    http://www.winhistory.de/more/386/xpmini_eng.htm

claro que nem vamos sonhar ter assim nesse sistema.. isso foi só um teste, mas percebes a ideia :D

eu tenho algures um XP nlited que ocupava 400Mb de disco post instalação, e 200Mb no CD de instalação... perfeitamente funcional :)

depende mesmo do que vai ser o hardware

@ ShadeX.. pah tens razão quanto ao OOo... é uma treta na sua velocidade.. mas nas ultimas versoes + um patch que vi algures já vi velocidades bem mais funcionais :)

16. ShadeX

ShadeX Power Member

Nope. Eu uso todos os dias. Nope. Velocidade da treta. E estamos a falar de ficheiros pequenos, não tentes sequer ficheiros de vários MB's se não quiseres ficar a olhar para ontem.

Mas não me queixo. Não havia $$$ para o MSO. Toda a gente sabe disso. Ninguem se queixa e todos compreenderam. Da mesma maneira que não havia $$$ para Exchange e todos compreenderam que tinha de ser algo free, estivesse ou não a anos luz.

Back OT:

Um XP nLite'd seria uma opção, tendo os ditos 128MB de RAM... Sempre podia usar o IE7 e tinha suporte USB decente e outras coisas. E arranjando por ai mais 128MB em segunda mão ficava uma máquina jeitosa para o fim que é...

17. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

Até há bem pouco tempo tive um PII-300 com 192MB de ram e disco de 6.4GB a correr windows xp pro sp2, mais o office 2003. Era preciso calma e paciência para se utilizar, mas funcionava sempre perfeitamente e era utilizado por duas pessoas.

Com essa maquina que descreveste até deves ter um desempenho razoável a utilizar office.

Edit: teras um desempenho razoável se tirer 128MB ou mais de ram, senão vai estar sempre a roer no disco.

Última edição: 18 de Janeiro de 2008
  18. adolfo dias

adolfo dias Power Member

ora bem, a duvida agora é como usar o nlite e que devo tirar para ter o XP o mais light possivel

19. sotavento

sotavento [email protected] Member

O meu [email protected] corre na boinha com o Xp home "a secas" pt-pt (claro que 1GB de ram e uma gf4-mx ajudam) ... nunca pensei que uma maquina de 1997 ainda tivesse pedalada para os programas actuais ... mas ele ai está a comprovar que as maquinas de "entrada de gama" de hoje em dia não são assim tão potentes. :004:

Partilhar esta Página