windows 98SE

adolfo dias

Power Member
possivelmente terei que preparar uma máquina com finalidade office e IE.
todos os meus sistemas operativos estão em ingles, o que está fora de questão pois o possivel dono n tem grandes dotes linguisticos.

em tuga tenho ali o windows ME :lol: e o 98SE

a minha questão é basicamente se ainda será um SO viavel e fiavel para office e IE com o avast ou avg
 
preparas uma máquina com linux.... em português.... sem necessidade de antivírus e muito mais fiável do que qualquer versão m$...
 
o problema nem passa por eu n perceber nd de linux, passa mais pela pessoa nem sequer saber o que isso é

melhor ainda, acredita!!!

Pa depois de instalado so tens que lhe dizer que usa o firefox para ir a net e o writer para escrever...
o resto ela vai fazendo como fazia noutro sistema operativo.
Acredita que esse é o tipo de pessoa que mais facilmente entra no esquema, porque nao tem "vicios". :P
 
exactamente... não precisa de ser um técnico de informática para mexer em linux! ainda o ano passado meti linux a um colega meu e agora não quer mais nada..

e ele não é propriamente um conhecedor da anatomia e dinamica dos sistemas informáticos :D
 
tendo em conta que tb eu n percebo nd de linux... parece que é desta...
então e que distro em PT aconselham e onde a possa arranjar? ainda n vi o pc mas cheira-me a disco prai de 2gb por isso n convem esticar muito

edit: a pessoa em questão ja usou windows, daí o meu receio em avançar com linux
 
pah se é um pc assim "rasco" penso que o melhor é começar por Xubuntu

e se achar dificil mexer em distros Ubuntu based... bem o melhor é deixar o mundo de computadores :D, j/k

é mesmo fácil de mexer não te precisas de preocupar com isso :)
 
Embora eu apoie a 100% a atitude (open-source / gnu / linux) penso que deves ter em consideração estes tópicos antes de tomar uma decisão:

- A pessoa em questão vai precisar de trabalhar em documentos do office provinientes de máquinas com o Microsoft Office?! infelizmente essa interoperabilidade ainda não está 100% assegurada devido a alguns problemas de compatibilidade.

- O Hardware é assim tão pré histórico que não aguente com Ubuntu? Se for, instalar uma distro mais reduzida e configurá-la de forma "slim" pode ser um berbicacho para quem não está minimamente familiarizado com o linux.

- A pessoa estará receptivel á mudança daquilo que já conhece?! Embora o ubuntu/gnome/kde seja um interface bastante amigável para um utilizador novo, para o utilizador "viciado", tal como aqui já foi mencionado, pode-se tornar um problema.

Cumprimentos,
 
Desculpem lá, mas com hw "pré-histórico" ele tem duas opções com alguma sanidade mental. W98SE/MSO97 ou uma versão mais reduzida de *nix com... um editor de texto.

Sinceramente, deixem-se de fundamentalismos. Abaixo de P2 com uma quantidade muito razoável de RAM e HD, *nix não é uma opção.

Se numa box com um A64 x2 4000+@2700 e 2GB de RAM a diferença de um OOo para um MSO é da noite para o dia em termos de recursos/velocidade, numa box limitada era coisa para levar alguem ao suicidio...

Se ele prevê um HD de "poucos GB" acham que vai haver CPU/RAM? E sem os mesmos acham que "bestas" como o OOo/Firefox se vão dar bem? Tirem as lentes côr de rosa sff...

E não, não estou a mandar postas de pescada. Sei bem do que falo. Antes de inflingir a dor aos outros tive o cuidado de testar em mim próprio. Uma palavra, intragável. Dá para ir fabricar o café (plantar, apanhar, moer, etc...) enquanto se espera.

Eu gosto tanto da MS como o vizinho do lado, mas temos de ser realistas. Nestes casos *nix não tem probabilidades absolutamente nenhumas de produzir resultados aceitáveis sem compromissos não aceitáveis.

p.s. Não levem a mal. Não tem a ver com ser pró-FOSS ou pró-MS. Tem a ver com ser pró-humano. Parece uma certa canção do António Variações, mas ... Quando o OOo é assim tão lento, quando os egroupwares FOSS são tão maus, quando o desktop parece geleia... o humano é que paga... Da mesma maneira que eu sempre carimbei a MS como "not server ready" continuo a carimbar *nix como "not desktop ready". Free nem sempre é "cheap" quando fucniona contra vocês...
 
Se instalares o 98SE ou Millenium vais ter que ver é se as versões do Firefox/IE são compatíveis com esses sistemas.

Queres Linux? Simples. Feather Linux, Damn Small Linux e outras que tais. Instalas os softwares em Português e terás um
sistema mais que acessível. mesmo para quem nada pesque de Inglês.

O ShadeX tem razão no que diz. O Linux está de facto a ser um sistema demasiado pesado para máquinas mais fracotas,
tens que ir para versões diminuídas do sistema.
 
Antes de entrarem em picardias relembro que o ME deve ter sido dos piores SO's que a M$ cá pôs fora, a intenção era boa mas o sistema era demasiado instável e o registry dele parecia porcelana, bastava uma pancadinha mais forte que puft, blue screen of death. Portanto o post do Dark_nc apesar de curto é util.

Eu ainda tenho um Cirix a 400 com 128MB de RAM a 133 a funcionar perfeitamente com o 98 SE (a meu ver um dos melhores SO's que a M$ produziu) a esta altura do campeonato vai é ser dificil configurar uma máquina de raiz com um 98SE já que vais ter de andar à procura dos drivers. Mas se tiveres paciencia para isso é o que recomendo.

Em relação a office, browser, firewall, AV

A configuração que tenho no cirix é

Office 97
IE 6.0 / Firefox
Zone Alarm
AVG

E não tenho problemas com ela nem em termos de velocidade nem de estabilidade.

Espero ter ajudado
 
obrigado desde já a todos pela participação.
já andei a ver o dito e de momento nem disco tem, por isso em principio deverá levar algo em 5ª mão prai com 8 ou 10gb.
cpu é um p3 com este problema.
ram pc100 talvez 128mb
vga era uma S3 que n faço ideia dos mb

quer-me parecer neste caso que está a jeito de levar um XP abrasileirado, visto que como o Triston mencionou drivers que eu pensava que viessem com o pc é chapéu.
será máquina para aguentar com um XP mt nlited?

edit: como foi referenciado em cima, irá ser preciso haver uma utilização de arquivos office provenientes de office xp/2003 com bastante frequencia

edit2: há a possibilidade de alterar um windows em ingles para tuga? sacar algum update/patch da microsoft ou copiar algum data file de uma versão mais antiga
 
Última edição:
desculpem me.. mas se é um P3, ou seja deve ter pelo menos 450Mhz, um Xubuntu corre na boa (ou outra distro com um gestor de janelas levezinho)

Eu com um sistema identico (P3 a 500, 128Mb de ram, 8Gb de disco) tive Ubuntu normal..
se essas caracteristicas se confirmarem, de certeza que leva com o XP, nem que seja o fundamentals
e nem precisa de ser nlited.. mas se for, olha o que consegues:
http://www.winhistory.de/more/386/xpmini_eng.htm

claro que nem vamos sonhar ter assim nesse sistema.. isso foi só um teste, mas percebes a ideia :D

eu tenho algures um XP nlited que ocupava 400Mb de disco post instalação, e 200Mb no CD de instalação... perfeitamente funcional :)

depende mesmo do que vai ser o hardware


@ ShadeX.. pah tens razão quanto ao OOo... é uma treta na sua velocidade.. mas nas ultimas versoes + um patch que vi algures já vi velocidades bem mais funcionais :)
 
@ ShadeX.. pah tens razão quanto ao OOo... é uma treta na sua velocidade.. mas nas ultimas versoes + um patch que vi algures já vi velocidades bem mais funcionais :)

Nope. Eu uso todos os dias. Nope. Velocidade da treta. E estamos a falar de ficheiros pequenos, não tentes sequer ficheiros de vários MB's se não quiseres ficar a olhar para ontem.

Mas não me queixo. Não havia $$$ para o MSO. Toda a gente sabe disso. Ninguem se queixa e todos compreenderam. Da mesma maneira que não havia $$$ para Exchange e todos compreenderam que tinha de ser algo free, estivesse ou não a anos luz.

Back OT:

Um XP nLite'd seria uma opção, tendo os ditos 128MB de RAM... Sempre podia usar o IE7 e tinha suporte USB decente e outras coisas. E arranjando por ai mais 128MB em segunda mão ficava uma máquina jeitosa para o fim que é...
 
Até há bem pouco tempo tive um PII-300 com 192MB de ram e disco de 6.4GB a correr windows xp pro sp2, mais o office 2003. Era preciso calma e paciência para se utilizar, mas funcionava sempre perfeitamente e era utilizado por duas pessoas.

Com essa maquina que descreveste até deves ter um desempenho razoável a utilizar office.


Edit: teras um desempenho razoável se tirer 128MB ou mais de ram, senão vai estar sempre a roer no disco.
 
Última edição:
obrigado desde já a todos pela participação.
já andei a ver o dito e de momento nem disco tem, por isso em principio deverá levar algo em 5ª mão prai com 8 ou 10gb.
cpu é um p3 com este problema.
ram pc100 talvez 128mb
vga era uma S3 que n faço ideia dos mb

quer-me parecer neste caso que está a jeito de levar um XP abrasileirado, visto que como o Triston mencionou drivers que eu pensava que viessem com o pc é chapéu.
será máquina para aguentar com um XP mt nlited?

edit: como foi referenciado em cima, irá ser preciso haver uma utilização de arquivos office provenientes de office xp/2003 com bastante frequencia

edit2: há a possibilidade de alterar um windows em ingles para tuga? sacar algum update/patch da microsoft ou copiar algum data file de uma versão mais antiga


O meu celeron300@450mhz corre na boinha com o Xp home "a secas" pt-pt (claro que 1GB de ram e uma gf4-mx ajudam) ... nunca pensei que uma maquina de 1997 ainda tivesse pedalada para os programas actuais ... mas ele ai está a comprovar que as maquinas de "entrada de gama" de hoje em dia não são assim tão potentes. :004:
 
Back
Topo