Windows “Blue” em 2013?

JoaquimSilva

Power Member
Esta semana “abre” com a chegada de um novo rumor em torno dos próximos sistemas operativos da Microsoft. Segundo é avançado, a próxima atualização do sistema operativo não será um “Windows 9”, mas sim uma atualização para o Windows 8 que já é identificada pelo nome de código como “Blue”.

Este rumor afirma que a intenção da Microsoft é acelerar o lançamento de novas versões tal como, por exemplo, a Apple faz com os sistemas Mac (chegada do Mac OS X 10.7 “Lion” em Julho de 2011 e o Mac OS X 10.8 “Mountain Lion” em Julho de 2012).
Apesar desta revelação, a duvida subsiste : será este “Blue” seja uma espécie de “Service Pack” ou um “pack” com novas funcionalidades para o sistema operativo?
 
Se saírem ao preço dos upgrades OS X até acho bacano se não forem apenas packs de updates (que é o que a maioria dos Service Packs é, com a excepção do Windows XP SP2).
 
Isto a começar assim não sei não, a política da Apple funciona com eles mas isso não significa que seja igual noutras empresas, até porque o mercado da Apple é completamente diferente.
 
Não faz sentido, aderir a um novo sistema operativo só porque sim. O dinheiro custa a ganhar, e só anda sempre a mudar de versão quem não paga pelos programas.
 
Depende das novidades e do que pedem pelo OS/Upgrade (30€ é um valor perfeitamente aceitável por um OS, há quem pague o dobro por software que dura 10/20 horas), agora por um update/Service Pack já tenho as minhas dúvidas.

Seja como for não me estou a ver a pagar por updates todos os anos mas é esperar para ver.
 
Acho mal, uma coisa que me irrita em linux é a grande frequência com que são lançados upgrades. (quanto aos updates a questão é diferente)

Um espaço de tempo de 2/3 anos acho que é o ideal entre novas versões.
 
Isto já não é novo, se tivessem-se lembrado disto mais cedo tinhamos um Vista XPTO em vez do W7.

Quanto ao preço, acho no que toca ao Windows já pouca gente se preocupa com isso, queixam-se se custar 50€ ou 60€ mas não o compravam nem por 10€...
 
É um motivo para não sair do 7 ? wtf. ninguem é obrigado a comprar upgrades... No osx toda a gente adora novas versões (mesmo que as últimas tenham sido para o sistema ficar pior), no windows já reclamam... geez

Exacto. Daí ser um motivo para eu não sair do 7, já que irá manter o suporte mais alguns anos, enquanto a nova versão já será com actualizações pagas.
 
Isto já não é novo, se tivessem-se lembrado disto mais cedo tinhamos um Vista XPTO em vez do W7.

Quanto ao preço, acho no que toca ao Windows já pouca gente se preocupa com isso, queixam-se se custar 50€ ou 60€ mas não o compravam nem por 10€...


A grande maioria das pessoas compra sempre o SO (seja windows ou outra coisa q.q.) junto com o pc novo.

Já se o tipo da loja aonde compram o pc lhes mete uma versão legitima do mesmo é outra conversa completamente diferente.


E o windowsa da M$ segue os mesmos principios dos outros SO:


Windows 1 , 2 , 3, 3.1 3.11 4 4.1 4..x e nt 3.0 3.1 3.5 4.0 5.0 6.0 7.0 etc

Supostamente os service packs adicionam sempre .1 ao numero anterior
 
Windows Blue is Microsoft's future low-cost OS with yearly updates

Microsoft is busy preparing its next-generation Windows client, shortly after shipping Windows 8 in October. The Verge has learned from several sources familiar with Microsoft’s plans that the company is planning to standardize on an approach, codenamed Blue, across Windows and Windows Phone in an effort to provide more regular updates to consumers.

Originally unveiled by ZDNet, the update on the Windows side, due in mid-2013, will include UI changes and alterations to the entire platform and pricing.

We’re told that Microsoft is aiming to make Windows Blue the next OS that everyone installs. The approach is simple, Microsoft will price its next Windows release at a low cost or even free to ensure users upgrade. Once Windows Blue is released, the Windows SDK will be updated to support the new release and Microsoft will stop accepting apps that are built specifically for Windows 8, pushing developers to create apps for Blue. Windows 8 apps will continue to run on Blue despite the planned SDK changes.

We understand that you will need a genuine copy of Windows to upgrade to Windows Blue. Built-in apps and the Windows Store will cease functioning if a copy is upgraded that is pirated.

Sources tell us that Microsoft will likely keep the Windows 8 name for the foreseeable future, despite the Windows Blue update. A big part of Windows Blue is the push towards yearly updates for Microsoft’s OS. Microsoft will kick off an annual upgrade cycle for Windows that is designed to make it more competitive against rival platforms from Apple and Google.

We reached out to Microsoft for comment, however a company spokesperson refused to discuss Windows Blue.
http://www.theverge.com/2012/11/28/3693368/windows-blue-update-low-cost
 
é só mais um motivo para ninguém sair do 7

Depende, eu não saio do 7 para o 8 que é uma idiotice, mas se o upgrade, service pack, nova versão 9 o que quer que lhe queiram chamar trouxer benefícios significativos e o preço for bom então mudarei.
 
Pelo que percebi do texto daqui por uns meses vamos ter o mesmo debate XP/7 vs Windows Blue. O pessoal do 8 vai mudar na boa porque estará mais que habituado às novas funcionalidades e sobretudo ao Modern UI.
 
Parece-me que a ideia é a mesma do OS X. Pequenas evoluções, baratas, mas de ano a ano.

A única coisa que me preocupa é a compatibilidade das apps, mas se a Microsoft souber fazer as coisas, mantém a compatibilidade durante uns tempos para que o utilizador não se sinta forçado a fazer logo o upgrade.

O Windows 8, pessoalmente, não me diz nada, mas é como se disse atrás, se a Microsoft fizer bem as coisas e se na Apple as pessoas gostam, não há muita razão para não se gostar.

Não sei é como fica para o mercado empresarial. Cada vez mais penso que a Microsoft vai ter que separar as águas.
 
Back
Topo