Windows com 2gb em vez de 3gb

Knight

Power Member
Bom dia!


Ontem comprei 2x2gb ram no total de 4Gb mas para meu espanto no windows XP só detecta 2gb mesmo que na BIOS e no CPU-Z (por exemplo) detecte 4gb de ram.


Depois de pesquisar um pouco no google e aqui no forum consegui perceber que um sistema operativo 32bits não consegue trabalhar com 4gb de memória fisica mas apenas com 3gb.

Mas depois deparei-me com isto :

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/aa366778.aspx#physical_memory_limits_windows_xp



* A 32 bit OS can only use 4GB of memory totall, that means if you have 4GB of ram and your graphic card has 1GB of ram, you have a total of 5GB of memory.

* Out of that 5GB of memory, you can only use 4GB total. 1GB the graphic card will take up, so now the 32bit OS can only use 3GB.

* Enableing PAE, will limit to the OS to 2GB total. What PAE does is dedicate 2GB to OS and the other 2GB to anything other then the OS.

* Vista 32bit can see only 3.5GB of ram total. The new sp1 only reports how much memory you have intalled, not how much memory you can use.




Ou seja, já não percebo nada. Teoricamente deveria de ter ter 3gb detectados pelo windows, mas eu apenas tenho 2Gb.



Alguém me pode ajudar por favor ?
 
Se tiveres num pc desktop, tens de abrir a caixa e verse as slots estão trancadas(lock) e tens de as abrir, mas se o problema é do xp, acho que nao consegue abrir "meia RAM", pois a placa é de 2Gb. Se nao resultar, pegas numa ram de 1 Gb e substituis por uma das de 2 Gb. Experimenta.
 
Boas, qual é a motherboard? É que ela pode não suportar os 3gb.

Cumps


Boas, a board suporta dado que no boot e em vários programas no windows detecta 4gb, o windows em sí é que não pelo menos quando vou às properties do computador.

Também sei que suporta porque já estive com 3gb de ram (3 dimms de 1gb) e aparecia sempre 3gb.


O problema é agora com 2 dimms de 2gb, no windows só me aparece 2gb em vez de 3gb.

:(
 
Finalmente! era uma opção na BIOS da Asus chamada "allow remapping of memory" ou algo similar.

Quando está activa, o PC arranca com 4gb de RAM detectados no boot e na bios mas só tenho 2Gb no windows, se desactivar o remapping no boot e na bios só aparece 3Gb, e depois no windows já tenho 2,93gb disponiveis.


:D
 
Back
Topo