1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Windows & Conteudos Partilhados & Macbook

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por SamRod, 23 de Setembro de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 1046)

1. SamRod

SamRod Power Member

Olá.

Estou com algumas dúvidas e espero que seja este o fórum mais indicado para elucidar sobre a minha ingénua ignorância.
    Sou utilizador de Windows há anos, pois acabei os estudos formatado "A lá Microsoft"...

Mas não deixo de experimentar coisas novas.

Actualmente tenho dois desktops e um portátil.
    Todos eles com Windows e com uma distribuição linux (uma vez coma caixa magica outras vezes com ubunto / fedora / suse)

Quanto ao Linux apenas a título de curiosidade. Infelizmente por falta de tempo, não passa da fase de instalação sempre que sai uma nova versão da respectiva distribuição.

Tendo em conta a quantidade de computadores, decidi criar um ponto de partilha de conteúdos de multimédia, produtividade e outros, mais precisamente um disco interno de 500GB partilhado de um dos desktops em ambiente Windows.

Recentemente surgiu a necessidade de trocar o meu portátil por um outro e como tenho curiosidade de experimentar coisas novas, estava a pensar num MacBook, do mais actual, o mais barato que grave DVD’s, o qual tenciono fazer-lo até o final do ano.

Tendo em conta o escrito acima, gostaria de saber:

O que devo ter em conta, tanto a nível de software e de hardware, de modo a poder aceder, criar e guardar conteúdos multimédia, produtividade e outros através do Mac, Windows e Linux no disco partilhado?

Os actuais MacBook’s brancos ainda têm o problema de amarelecer? Se sim, o que se pode fazer a esse respeito?

A nível de software e produtividade:

Há possibilidade de Sistema Operativo, iWork 08 e iLife 08 ficar em português?

MacBook vem com o iWork 08 e com iLife 08 ou têm de ser adquiridos à parte?

Os conteúdos elaborados com as aplicações iWork 08 e iLife 08 são compatíveis com o Windows? Se sim até que ponto?

Utilizo muito o Outlook. Existe algum software equivale? Ou para ter todas as suas funcionalidades tenho de utilizar mais de que uma aplicação? Há alguma forma de fazer sincronização do Outlook com essa(s) aplicação?

[FONT=&quot]Agradeço atempadamente a atenção.[/FONT]

2. Meje

Meje Power Member

Vou responder a algumas coisas que sei. Para o Mac ler e escrever no disco sem software adicional, ele tem de estar em FAT32, se estiver em NFTS (ou NTFS?), podes ler no disco, mas não podes alterar a informação, apenas com software adicional.

Outlook ainda não há para MAC, existe uma versão do word, excel, Powerpoint e IE. Segundo alguns users outlook-dependentes, o Mac não tem nenhum software equivalente, tem alguns, que em conjunto, desempenham quase as tarefas do outlook. Sincronização entre outlook e estes software's, dúvido. Tens muito software, com muitas funcionalidades, mas identico ao outlook, julgo que não há.

Os actuais MacBooks já não têm o problema de amarelecer. O meu tem 6 meses e ainda está branquinho.

O SO tem a opção de ficar em dezenas de linguas, incluindo o Português. Há quem se queixe que o Português ainda não é perfeito, mas no próximo SO parece que já vem. Eu tenho em Português e não me lembro de encontrar defeitos. O outro software não tenho a certeza.

As que não respondi, foi porque não sabia!

3. Xkorp

Xkorp Power Member

O macbook vem com o ilife (versão depende se a interlog já tem a nova ou não), o iwork é pago, tal como o microsoft office.

4. johncool

johncool Power Member

Bem... há aqui umas correcções a fazer:

- O Office:Mac não traz o Outlook, mas traz um equivalente, Entourage. Em termos de features é bastante semelhante, para não dizer praticamente igual (afinal de contas é produto da Microsoft), embora lhe faltem algumas presentes no Outlook 2007. Embora, em princípio, tudo isso será colmatado com o Office 2008 para Mac. E é possível fazer sincronização com o Outlook.

- Escrever em NTFS é possível. Ver esta thread: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=189152 ou seguir este link: http://ntfs-mac.com/

É só instalar o package e temos acesso a escrita em NTFS (com uma performance excelente, diga-se).

- O Português no OS X 10.4 (Tiger) não é perfeito porque é Português Brasileiro. Mas o Leopard (10.5) já trará Português de Portugal. Já confirmei isto nas Betas.

- O iLife e iWork vêm apenas em Inglês. Os Macbooks que estão no mercado actualmente trazem o iLife 06, mas não sei até que ponto a Interlog se predispõe a fazer algum tipo de troca para o '08. Os futuros Macs e a última geração de iMacs à venda já trazem o iLife '08.

- O iWork '06/'08 acompanha os Macs, mas apenas em versão Trial de 30 dias.

- Os conteúdos do iWork 06/08 podem ser exportados para .doc, .xls (apenas na versão '08) e .pps. A importação também é possível (na versão '08 podes inclusivamente importar *.docx, *.xlsx e *.ppsx). Agora é evidente que muitas vezes há coisas que falham na importação/exportação (por ex. fontes que uses e que depois não as tenhas na máquina onde importas/exportas).

- Para poderes partilhar coisas entre Windows/Mac/Linux precisas duma partilha feita em Samba.

5. Meje

Meje Power Member

Sim, é verdade, esqueci-me do Entourage. Mas pelo que ouvi de um outlook-dependente, não é a mesma coisa. Não sei o que ele quis dizer exactamente com isto, mas talvez dependa da utilização que cada um faz dele.

6. SamRod

SamRod Power Member

[FONT=&quot]Agradeço imenso pelo vosso esclarecimento.

:)

[/FONT][FONT=&quot]Esqueci-me de mencionar que utilizo o Outlook 2007 para fazer sincronização com o meu Nokia E61i.

Mas já agora aproveitava para perguntar se valerá a pena adquirir o iWorks 08 ou se serei melhor servido em esperar pelo Office 2008 for Mac?[/FONT]

7. Meje

Meje Power Member

Essa ultima pergunta terá sempre respostas tendenciosas. Quem está habituado a usar o office, sente-se muito mais à vontade em continuar. Há muitas pessoas que argumentam sem qualquer fundamento, que o iwork é melhor, ou que existem alternativas gratuitas melhores. Raramente, surge alguém com uma argumentação mais válida relativamente às virtudes do iwork ou das alternativas gratuitas.

Eu ainda não tive tempo de me converter às alternativas, por isso tenho usado o office para Mac, mas mesmo esse lixou-me recentemente parte do trabalho por fazer umas conversões nas imagens que não são suportadas em windows. Lá se vai a virtude da compatibilidade... Eu acho que só mesmo experimentando os trials é que podes tirar essas dúvidas...

8. pointless

pointless Power Member

SamRod: Tenho o iWork 08, mac:office 2004 e o office 2007 que uso na empresa. Pessoalmente, o iWork é mais eye candy e com algumas funcionalidades muito interessantes para uso pessoal. No entanto, não substitui, de forma alguma, o office 2007 (de um modo generalizado, claro....).

Em relação à sincronização, usando o package iCal+Address Book+iSync vais obter bons resultados.

9. Leetzor

Leetzor Power Member

Ja agora aproveito esta tread para perguntar se existe o Open Office para o MAC???

10. Sox

Sox Power Member

Claro.

Bem, eu uso o iWork 06 e serve perfeitamente as minhas necessidades. Actualmente só instalei o Office para Mac porque necessitava dele para fazer o meu currículo num .doc. Até aí o Open Office serviu as minhas necessidades em conjunto com o iWork.

EDIT: Tive a fazer umas "pesquisas" e do iWork 06 passarei (daqui a umas horas) a utilizar o iWork 08. hihi

Última edição: 26 de Setembro de 2007

Partilhar esta Página