Windows could not start!

JasonWll

Power Member
Hoje de manhã deixei o portátil (Vaio VGN-FE31H) a fazer um render sozinho - coisa para demorar umas duas horas e tal... Acontece que quando cheguei depois de almoço tinha faltado a luz, a bateria tinha-se esgotado e o portátil estava desligado. Até aí nada de mais.. teria mais umas horas para refazer o render mas tudo bem! O problema foi quando tentei ligar o portátil! Aí aconteceu o seguinte:

Ligo e logo no arranque, após aparecer o logo da Sony, recebo a seguinte informação:

"Windows could not start because the following file is missing or corrupt:
\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM
You can attempt to repair this file by starting Windows Setup using the original CD-ROM
Select 'r' at the first screen to strt repair"

Já tentei algumas soluções pesquisadas na net, mas até aqui sem sucesso!
Penso que poderia formatar o portátil sem problemas, contudo o verdadeiro problema é que tenho lá trabalho que não me posso dar ao luxo de perder!!! Logo a formatação está posta de parte até eu conseguir copiar os dados...
Resta-me acrescentar, que não tb não consigo entrar em 'SafeMode'...
Se mandar para a assistencia, quase de certeza que ficarem sem ele mais de 1 semana... e tb não me posso dar a esse luxo...

Alguma sugestão para conseguir salvar o trabalho que tenho no disco (partições C e D)...

Help me please...
Thanks!
 
e já tentaste fazer o que dizia no ecrã de erro?

para recuperar os dados que lá tens é fácil, basta usar um livecd qualquer e copiar para uma pen/disco
 
e já tentaste fazer o que dizia no ecrã de erro?

para recuperar os dados que lá tens é fácil, basta usar um livecd qualquer e copiar para uma pen/disco

Para já vou tentar recuperar o systema, se não conseguir tento então o livecd...
Thanks

repara o windows....tens 70% de hipoteses pra correr bem

Pode parecer uma pergunta muito estupida... mas cá vai: Como é que eu reparo o windows? é que é assim: Eu tenho o cd de recuperação do sistema do Vaio, com o qual não consigo fazer nada que não seja a reinstalação do windows (XP Media Center Edition) formatando o disco! Por outro lado, eu tenho um cd com o XP Professional (que não é o que está instalado no portátil...) e quando insiro esse cd e arranco apartir dele consigo escolher 'recuperar o sistema' mas dps entro em 'dos' ou lá o que é, e não sei o que fazer...
O que é que eu devo fazer, ou estou a fazer mal?

Mitch e roque66, desde já obrigado pelas respostas! É que eu preciso da informação que tenho no portátil e, como sempre, isto não podia vir na pior altura!
 
Boas.

Não aconselho a fazer isso, pois são versões diferentes, mas pode sempre iniciar atraves do cd do windows pro e logo na primeira tela carregar em R o que vai para a linha de comandos.

Pode pedir-lhe qual o utilizador (ou algo similar) e voce carrega 1 depois meter a pw caso exista se não existir basta carregar enter.

Depois na linha de comandos escreva CHKDSK /R e deixe o processo acabar reinicie o portátil e diga-nos se funcionou.

Não se esqueca de tirar o cd.

Abraço
 
Boas.

Não aconselho a fazer isso, pois são versões diferentes, mas pode sempre iniciar atraves do cd do windows pro e logo na primeira tela carregar em R o que vai para a linha de comandos.

Pode pedir-lhe qual o utilizador (ou algo similar) e voce carrega 1 depois meter a pw caso exista se não existir basta carregar enter.

Depois na linha de comandos escreva CHKDSK /R e deixe o processo acabar reinicie o portátil e diga-nos se funcionou.

Não se esqueca de tirar o cd.

Abraço

Resultado do CHKDSK:

CHKDSK is checking the volume...
CHKDSK is performing additional checking or recovery...
CHKDSK found an fixed one or more errors on the volume.
75200264 kilobytes total disk space.
17210952 kilobytes are available.
4096 bytes in each allocation unit.
18800066 total allocation units on disk.
4302738 allocation units available on disk

Caro Ruimofernandes,

Desde já o meu muito obrigado pelo seu conselho que, aparentemente, funcionou na perfeição! Depois de completar o CHKDSK reiniciei o portátil e tudo funcionou em condições normais.

Durante este tempo li algures na net que este erro se poderia dever a um conflito de memórias e que se poderia resolver trocando os dois modulos de posição. Essa teoria fez-me algum sentido na medida em que eu tinha trocado os dois modulos de origem (2x512Mb) por dois novos (2x1024Mb - Transcend) á menos de um mês. Contudo quando hoje os troquei de posição, isso não resolveu nada! Coloquei inclusive os dois de 512Mb (originais) e o problema manteve-se...

Isto, para dizer o seguinte:
Poderá de facto este problema ter tido origem nos modulos de memoria RAM? ou nem por isso? Posso esperar que isto me volte a acontecer sem que eu nada possa fazer para o evitar? Formatando o portátil diminuirei as hipoteses de isto voltar a acontecer?
Resumindo: Alguem faz a minima ideia do que poderá causar este tipo de erro?

Anyway, o meu muito obrigado ao Mitch, roque66 e Ruimofernandes pela ajuda prestada...
THANKS Y' ALL!!!
 
Resultado do CHKDSK:

CHKDSK is checking the volume...
CHKDSK is performing additional checking or recovery...
CHKDSK found an fixed one or more errors on the volume.
75200264 kilobytes total disk space.
17210952 kilobytes are available.
4096 bytes in each allocation unit.
18800066 total allocation units on disk.
4302738 allocation units available on disk

Caro Ruimofernandes,

Desde já o meu muito obrigado pelo seu conselho que, aparentemente, funcionou na perfeição! Depois de completar o CHKDSK reiniciei o portátil e tudo funcionou em condições normais.

Durante este tempo li algures na net que este erro se poderia dever a um conflito de memórias e que se poderia resolver trocando os dois modulos de posição. Essa teoria fez-me algum sentido na medida em que eu tinha trocado os dois modulos de origem (2x512Mb) por dois novos (2x1024Mb - Transcend) á menos de um mês. Contudo quando hoje os troquei de posição, isso não resolveu nada! Coloquei inclusive os dois de 512Mb (originais) e o problema manteve-se...

Isto, para dizer o seguinte:
Poderá de facto este problema ter tido origem nos modulos de memoria RAM? ou nem por isso? Posso esperar que isto me volte a acontecer sem que eu nada possa fazer para o evitar? Formatando o portátil diminuirei as hipoteses de isto voltar a acontecer?
Resumindo: Alguem faz a minima ideia do que poderá causar este tipo de erro?

Anyway, o meu muito obrigado ao Mitch, roque66 e Ruimofernandes pela ajuda prestada...
THANKS Y' ALL!!!

Duvido que tenha sido das memórias, o que acho é que como o Windows encerrou digamos "à força" alguns dados ficaram corrompidos, coisa que a recuperaçao resolveu.
 
Back
Topo