Windows crasha - problema de memória?

clone

Power Member
Bom dia.
Já não é a primeira vez que isto me acontece: estou a jogar wow e de repente o PC vai-se abaixo e não volta a ligar.
Vou armado em Chico-esperto ver se conseguia fazer alguma coisa que adiantasse, mas nada. Placa mãe tem um LED vermelho, ao pé das memórias que está constantemente a piscar. Fui tentar ver no manula de instruções o que era e, ao que parece, é qq coisa relacionado com as memórias. Ora, tenho estas memória à pouco tempo (1 ano e qq coisa) e acho muito parvo estarem-se já a estragar. Já tirei e pus as memórias de novo, e o Pc liga. Mas durou poucos dias. Depois voltou a dar o mesmo "erro". Agora, hoje, troquei-as de posição ( de azul para o preto, de preto para azul, até conseguir dar. Aguentou-sem mas deu erro passado para aí 5 min. E pronto, voltei a fazer o mesmo e cá estou. ora a minha dúvida é : o que raio se passa para ele se estar sempre a engasgar? Há alguma maneira de não andar sempre a abrir e a fechar a caixa bla bla bla whiskas saquetas?

Ram: G.Skill Ripjaws 2GB cada ( são umas vermelhas)
MB: Asus M4A87TD EVO
CPU: AMD Athlon II X4 640
OS: Windows 7 Professional x64
Gráfica: Powercolor ATI Radeon HD 6850
Fonte: Antec EARTHWATTS EA-650 650W

Se precisarem de alguma informação já sabem...

Desde já obrigado ;)

PS.: o problema acontece sempre que estou a jogar (WoW).:confused:
 
Última edição:
E como sabes que são mesmo das memorias ? Normalmente elas dão BSOD quando tripam, não mandam o PC directamente abaixo.
A que velocidade elas estão ? Qual a tua gráfica ? Qual a tua fonte ?
 
E como sabes que são mesmo das memorias ? Normalmente elas dão BSOD quando tripam, não mandam o PC directamente abaixo.
A que velocidade elas estão ? Qual a tua gráfica ? Qual a tua fonte ?

sim, de vez em quando aparece-me um BSOD, esqueci-me de referir isso. Julgo que seja das memórias por ter visto no manual que a luz está relacionada com elas.
Está à velocidade normal, não lhe fiz qq tipo de OC (isto existe para elas?). Na imagem abaixo mostro-te os prints do CPU-Z. A minha gráfica é uma Powercolor ATI Radeon HD 6850

Os prints:
cpuhg.jpg
caches.jpg
mainboardq.jpg
memorym.jpg
spd1y.jpg
spd2.jpg
graphicsm.jpg


EDIT:
esperimenta só com um pente de memoria para veres se funciona bem (se um não der é porque está danificado)
Okay, vou tentar. Só uma dúvida, o Windows x64 funciona só com 2GB?
 
Última edição:
Qual o codigo que aparece quando dá o BSOD ?

Uma dica. Podes abrir diversas janelas do cpuz e tirar apenas uma foto delas. ou então, usa o ALT + PRT SCR em vez de apenas PRT SCR. Assim apenas copia a janela activa, e não o desktop todo.
 
Não sei, eu não ligo muito a isso. Cada vez que é BSOD é reboot instantâneo :s Onde aparece o código?
obrigado pela dica, não sabia :)

EDIT: Esqueci-me de referir a fonte. É uma Antec EARTHWATTS EA-650 650W
 
Última edição:
Ok, reparei que tens 4gb de memória (2x2gb) e reparei também que provavelmente colocaste os módulos de memória uma no barramento azul e outro no preto.
Essa informação está visível no printscreen do CPU-Z (tens as memórias colocadas no slot1 e slot2) quando deveriam estar uma no slot1 e outra no slot3
ou seja tens de colocar as duas no barramento azul ou as duas no preto, e nunca alternado...
Para perceberes ao que me estou a referir tens aqui o print da tua board e convém que analises no teu manual quando tens apenas 2 módulos de memória quais são os slots aconselhados (os azuis ou os pretos)
Mas deve ser no Dimm_A1 e no Dimm_B1 ou seja nos azuis... quanto à luz alusiva ás memórias vê na tua bios se não terás as voltagens acima de 1.5V...
 
Última edição:
Não. Quando tirei o print uma estava no azul e outro no outro azul, e não uma no preto e outra no azul.
Quando veio da loja, elas estavam sempre na mesma cor, tal como referiste, no Dimm_A1 e no Dimm_B1 (as azuis).
Como vejo isso da voltagem? eu não percebo nada destas coisas ahaha
 
Última edição:
Pronto ok já percebi, nesse caso erro meu lol, estava-me a basear nos prints e podias-te ter enganado, mas hás-de confirmar as voltagens das memórias como te disse...
A voltagem recomendada para as tua ram é 1.5V e se estiver com uma voltagem superior pode despoletar a luz que mencionaste...
No entanto fica a dúvida, se tiraste o print quando tinhas as memórias nos barramentos azuis deveria aparecer no cpu-z slot1 e slot3...
 
Última edição:
sdgfhd.jpg


A luz que piscava era essa. Chama-se DRAM LED e nas instruções diz "DRAM LED checks DRAM status during motherboard booting process. If an error is found , the LED will continue lighting until the problem is solved. This user-friendly design provides an intuitional way to locate the root problem within a second.".
Ora, não me ajuda em nada, porque não me diz o que se passa, não é verdade? xP

@boyka82, acbabaste por não me dizer como via isso na BIOS :s
 
Mas depois de entrar para o SO a luz continua a piscar ou fica com alguma cor estática, vermelho, verde, amarelo?
Quanto ás voltagens hás-de lá ter na bios algo do género DRAM Voltage e aí verificas a que voltagem tens as memórias
Deixo-te um print da minha bios que apesar de ser diferente da tua sempre ficas com uma ideia...
 
Depois de entrar para o OS o led desliga. vou ver as voltagens então. Vejo com as duas postas?
Com uma de cada vez o computador não deu problemas.
 
na bios vais ás opções da memoria e procuras a opção comand rat que está 1T e mudas para 2T (ao ligares o pc clica tecla del para aceder á bios ou F2 )
 
Back
Topo