1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Windows e Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por santo0077, 28 de Setembro de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1099)

1. santo0077

santo0077 Power Member

Boas, precisava de uma ajuda porque sou novato nisto e queria experimentar o linux. Tenho dois discos de 80G, o 1º HD em master com windows XP e o 2º HD em slave com o Resulinux. Como posso fazer para no inicio escolher arrancar pelo windows ou pelo linux? Obrigado.

2. Romani48

Romani48 Power Member

supostamente ele devia ter te instaldo um bootloader.. tipo GRUB..

3. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

isso não seria só se ele tivesse instalado os dois SO's no mm disco?

Vais á bios, escolhes por que disco queres arrancar primeiro....

4. Romani48

Romani48 Power Member

entao..

se for asus carregas F8 repetidamente durante o post que aparece um menu de escolha de disco

5. ||Red_Evil||

sim, varias boards permitem isso, outros fabricantes optam por outras configurações tipo F1 ou alt+F1, é questão de ele ver no inicio.

6. Heron

Heron Power Member

Eu já tive o windows e linux instalados em discos diferentes e grub era configurado automáticamente. Mas nunca usei aquela distro por isso não sei.

7. ||Red_Evil||

humm, mas o grub fica no disco do linux, possivelmente se ele configurar na bios para arrancar pelo disco do linux, o grub aparece para ele escolher o SO, tendo ele configurado para arrancar pelo disco do win, o win nem se vai chatear se tem ou não outro SO instalado noutro disco.

Posso estar a dizer alguma barbariedade, se tiver digam-me.

8. [knap]

[knap] Power Member

O GRUB fica instalado no disco que quiseres (o do Windows ou o do Linux tanto faz) depois tens é de arrancar por esse disco para poderes escolher que SO queres arrancar.

9. ||Red_Evil||

ok, pensei que fosse instalado automaticamente no disco do linux.

10. skinnie

skinnie Power Member

aproveito esta thread para expor a minha duvida..
    no portatil no 1º disco tenho o vista..no 2º depois de umas 500instalacoes tenho 40gb ext3 para linux 2gb de swap e oresto em fat32...e ele nao me detecta o vista..embora dentro do ubuntu apareca la tudo..
    Como faço para detectar e aparecer no grub?
    é o ubuntu 7.10
    abc

11. Romani48

Romani48 Power Member

eu sei o que ele quer dizer

imaginem metem um disco.. instalam o XP
    sacam o disco, e põem outro e instalam linux

neste caso o grub so fica num disco..

pelo que se ligarem os dois discos se arrancarem por um vao iniciar um SO, se iniciarem por outro vao apra outro SO

12. santo0077

santo0077 Power Member

Boas, já tentei na bios arrancar pelo HD1, HD2 e nada, arranca sempre pelo windows.

13. hellaxe

hellaxe Power Member

Falta de certeza o grub ser instalado como deve de ser.

Partilhar esta Página