1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Windows em VirtualBox

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por grafo, 16 de Junho de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1214)

1. grafo

grafo Folding Member

olá pessoal. assim como muitos outros "linuxers" eu tenho windows em dualboot. uma vez que tenho uma licença de windows xp desde q comprei este PC e nao a quero desperdiçar - as vezes até da jeito - queria saber se a alternativa ao dualboot - virtualbox/vmware - é viável. aqui vão umas perguntas:
    1) é possivel "patchar" o windows para uma versao especial para usar deste modo? há alguma já "patchada"?
    2) em termos de velocidade, rende?
    3) há incompactibilidades ou problemas?
    obrigado.

2. ruimoura

ruimoura Power Member

Podes instalar o windows normalmente, não precisas de nenhum .. patch ..
    Em termos de velocidades, depende da tua memória RAM. 1GB é o mínimo aconselhável, para poderes atribuir no mínimo 256MB à máquina virtual. Uso alguns programas bem pesados aqui no windows dentro do virtualbox e não tenhi tido grandes problemas de lentidão (quando ligo o virtualbox atribuo 512MB de ram à máquina virtual)

Incompatiiblidades, só com programas/jogos que puxem pela aceleração 3D, que é inexistente.

3. grafo

grafo Folding Member

sim, mas para correr em virtualbox há de certeza coisas que não precisam de estar a correr certo? e como eu nao teho esse giga de ram davame jeito uma versao "mini"

4. VuDu

VuDu Power Member

É ires aos Serviços e desligares os que não precisas, tirar tudo que é programa de arranque, etc...
    Podes, fazer isso com o nlite... e já instalas uma versão "lite", mas duvido que encontres alguma coisa na net, já feita que te agrade completamente. ;)

5. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

exacto. O aconselhável é mm 1 gb de ram. Podes smp tentar 1 versao emagrecida com o nlite, e consegues na boa, reduzir a ram usada (no windows) pra os 80-100Mb (desligado mts dos serviços). Eu usava vmware, mas agora tou a testar o virtualbox.

6. grafo

grafo Folding Member

virtualbox já está quase ao nivel do vmware (nao que seja entendido, mas pelo que li), e é opensource... eu acho que havia um projecto mesmo como queria (foime explicado no subforum do windows) mas o criador desistiu do mesmo por falta de apoio.. nao monetario, mesmo de comunidade :\

7. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Se a licensa for OEM acho que não serve para instalar como guest OS num sistema de virtualização desse tipo, simplesmente porque o sistema de virtualização emula uma série de componentes de hw (cpu, mb, gfx, etc) diferentes dos da tua máquina.

8. ruimoura

ruimoura Power Member

O CPU não é simulado ...

9. TuxBoss

TuxBoss Power Member

emulado?
    No virtualbox não é?
    No vmware e no virtualpc sei que é, no virtualbox não posso afirmar porque não conheço quase nada.

10. ruimoura

ruimoura Power Member

11. TuxBoss

TuxBoss Power Member

fonte

Quanto aos outros não descobri mas tenho quase ideia de que o vmware também o faz, mas posso estar enganado.

12. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

sim, tb o faz (julgo que foi mesmo o 1º até)

Partilhar esta Página