1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Windows faz DCHP Server?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por [N], 14 de Janeiro de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 1703)

1. [N]

[N] Power Member

Saudações caros membros...

Há maneira de por o windows XP como servidor DHCP. ou seja qd ligo outro computador ele atiribui o ip automaticamente? é para partilhar a net. tem que ser mm dhcp nao pode ser estático

2. nothing

nothing Power Member

A partilha de net faz-te isso.
    Não sei é se o IP atribuído pelo wizard ao cliente é fixo.

3. JC

JC Power Member

So podes ter uma scope de ips da gama 192.168.0.x e n podes definir nenhumas opçoes a atribuir aos clientes, como por exemplo um servidor DNS ou WINS ou node type etc.

O computador que atribui os endereços é obrigado a ficar com o endereço 192.168.0.1. Todos os outros ficam com ips na mesma gama, e com o gateway e dns apontados para o 192.168.0.1

4. nothing

nothing Power Member

Podes sempre instalar o 2003 que já te faz de DNS server.

5. Amazing_Randy

Amazing_Randy Power Member

Porra, podes instalar o wingate ou outra treta para teres servidor DNS nem precisas cá de 2003.
    Se for só para isso, se vires outras vantagens no 2003, não ficas mal servido.

6. ShadeX

ShadeX Power Member

Se o teu XP é o Pro, a maneira mais fácil e eficiente é TFTPd32. Ligas a partilha de internet, e metes o TFTPd32 a correr no arranque. Na parte de DHCP metes o ip do PC que routa como o de gateway, no DNS server metes mesmo o do teu ISP, assim escusas de ter um DNS server...

Btw, caga nos wizards. Faz isso á patex, pq se já assim nem sempre o Win se orienta, quanto mais "automágicamente".

7. JC

JC Power Member

Não conheço o programa, mas se não me engano assim ele vai ter 2 servidores DHCP (ICS e TFTPd32 (isto é possivel?) o pc cliente apanha o lease ou num ou noutro. Vai dar ao mesmo acho eu.

8. Condez

Condez [email protected] Member

E porque não usar simplesmente os ip's gerados automaticamente pelo windoze?

169.254.xxx.xxx, anyone?

Fica tudo na mesma gama de ip's.
    Nem sequer precisas de os definir.

Um abraço.

9. ShadeX

ShadeX Power Member

OMFG.... tens razão, nem me lembrava disso :( ... o prob é que o DHCP do XP é ... bom, é... e por muito que tenha procurado, não encontro maneira de DESLIGAR o DHCP e deixar o ICS...

Alguem sabe se dá pra ligar o ICS e desligar o ICS-DHCP no 2k/xp?

É que se na dá, raios, é a porra da imbecilidade... Eu sei que o Home/Pro não são para estas andanças, mas cacete, isto na lembra ao diabo...

10. JC

JC Power Member

O ICS já tem um caching-only DNS server, juntamente com um mini NAT o problema é mesmo se ele quiser alterar opções nas leases por DHCP (tb feitas pelo ICS) ou alterar o scope de rede, pois n tem essas opções.

PS: die APIPA :002:

11. ShadeX

ShadeX Power Member

Tem. Pelo menos no que eu li até agora podes alterar as definições todas via registry. A unica coisa que não encontro é mesmo maneira de o desligar :)

12. sotavento

sotavento [email protected] Member

tás a falar do serviço "DHCP Client" ?

se tens a net partilhada via Win.XP ele mete-te SEMPRE o pc que tem a net com o IP 192.168.0.1 ... e qd corres o wizzard nos outros PC's com win.xp eles ficam a ligar-se a esse IP.

Sinceramente não tou aqui a ver a duvida ... :(

13. JC

JC Power Member

LOL á sério :-D . Não sabia do pormenor de twekar o ICS pelo registo. Vou ver se acho qq cena no technet.

14. ShadeX

ShadeX Power Member

O que quer dizer que (eu pessoalmente) tenho depoix de ir corrigir o IP pq está mal (na minha conf). E wizards??? Que raios... Conf uma ligação de rede á pata é meter 2 IP's, uma netmask e 2 DNS servers... [Sarcasmo mode]Preciso de um wizard que me complica a vida para fazer isso???[/sarcasmo mode]

15. FreestaiLa

FreestaiLa Power Member

o windows xp fazer de dhcp server, mas está desactivo, para activar, vão ao "Run" executam o "services.msc" e procuram por "Routing and Remote Acess", depois basta por aquilo em Automatico e iniciar o serviço...

16. sotavento

sotavento [email protected] Member

LOL ... epá ... se com um wizzar (utilizado 1 unica vez por PC) não te sentes satisfeito ... vai lá dar 50€ por um programa apra te ir fazer o mesmo (reler o topico ;)) ... e depois corre o wizzard desse programa. :P

Epá ... eu faço tudo á lá pata há uma duzia de anos ... mas eu tenho router/switch e os IP's / DNS configurados á unha. ;)

17. [N]

[N] Power Member

Alguem confirma se isto é verdade? "Routing e remote access"...

18. zoidberg

zoidberg Folding Member

Boas, já tinha colocado uma thread , mas como ng respondeu, e está relacionado com a pergunta dele, aqui vai:

Há algum programa que faça de Router "virtual" ou maneira de configurar o ICS para partilhar a net no win XP sem ter o IP 192.168.0.1 ?
    Não preciso de dhcp, pois os IPs sao manuais , mas precisava de colocar isto noutra gama de IP´s

edit:
    Encontrei um software que parece ser mto bom : WOOWEB-PRO V3

pena que não é Freeware :\ alguem sabe de algum freeware?

Última edição: 25 de Janeiro de 2006
  19. Max[x]

Max[x] Power Member

Eu confirmo... que não é verdade!

Partilhar esta Página