Windows faz DCHP Server?

[N]

Power Member
Saudações caros membros...

Há maneira de por o windows XP como servidor DHCP. ou seja qd ligo outro computador ele atiribui o ip automaticamente? é para partilhar a net. tem que ser mm dhcp nao pode ser estático
 
So podes ter uma scope de ips da gama 192.168.0.x e n podes definir nenhumas opçoes a atribuir aos clientes, como por exemplo um servidor DNS ou WINS ou node type etc.

O computador que atribui os endereços é obrigado a ficar com o endereço 192.168.0.1. Todos os outros ficam com ips na mesma gama, e com o gateway e dns apontados para o 192.168.0.1
 
Porra, podes instalar o wingate ou outra treta para teres servidor DNS nem precisas cá de 2003.
Se for só para isso, se vires outras vantagens no 2003, não ficas mal servido.
 
Se o teu XP é o Pro, a maneira mais fácil e eficiente é TFTPd32. Ligas a partilha de internet, e metes o TFTPd32 a correr no arranque. Na parte de DHCP metes o ip do PC que routa como o de gateway, no DNS server metes mesmo o do teu ISP, assim escusas de ter um DNS server...

Btw, caga nos wizards. Faz isso á patex, pq se já assim nem sempre o Win se orienta, quanto mais "automágicamente".
 
ShadeX disse:
Se o teu XP é o Pro, a maneira mais fácil e eficiente é TFTPd32. Ligas a partilha de internet, e metes o TFTPd32 a correr no arranque. Na parte de DHCP metes o ip do PC que routa como o de gateway, no DNS server metes mesmo o do teu ISP, assim escusas de ter um DNS server...

Btw, caga nos wizards. Faz isso á patex, pq se já assim nem sempre o Win se orienta, quanto mais "automágicamente".

Não conheço o programa, mas se não me engano assim ele vai ter 2 servidores DHCP (ICS e TFTPd32 (isto é possivel?) o pc cliente apanha o lease ou num ou noutro. Vai dar ao mesmo acho eu.
 
E porque não usar simplesmente os ip's gerados automaticamente pelo windoze?

169.254.xxx.xxx, anyone?

Fica tudo na mesma gama de ip's.
Nem sequer precisas de os definir.



Um abraço.
 
JC disse:
Não conheço o programa, mas se não me engano assim ele vai ter 2 servidores DHCP (ICS e TFTPd32 (isto é possivel?) o pc cliente apanha o lease ou num ou noutro. Vai dar ao mesmo acho eu.

OMFG.... tens razão, nem me lembrava disso :( ... o prob é que o DHCP do XP é ... bom, é... e por muito que tenha procurado, não encontro maneira de DESLIGAR o DHCP e deixar o ICS...

Alguem sabe se dá pra ligar o ICS e desligar o ICS-DHCP no 2k/xp?

É que se na dá, raios, é a porra da imbecilidade... Eu sei que o Home/Pro não são para estas andanças, mas cacete, isto na lembra ao diabo...
 
nothing disse:
Podes sempre instalar o 2003 que já te faz de DNS server.

Amazing_Randy disse:
Porra, podes instalar o wingate ou outra treta para teres servidor DNS nem precisas cá de 2003.
Se for só para isso, se vires outras vantagens no 2003, não ficas mal servido.

O ICS já tem um caching-only DNS server, juntamente com um mini NAT o problema é mesmo se ele quiser alterar opções nas leases por DHCP (tb feitas pelo ICS) ou alterar o scope de rede, pois n tem essas opções.

PS: die APIPA :002:
 
JC disse:
O ICS já tem um caching-only DNS server, juntamente com um mini NAT o problema é mesmo se ele quiser alterar opções nas leases por DHCP (tb feitas pelo ICS) ou alterar o scope de rede, pois n tem essas opções.
PS: die APIPA :002:

Tem. Pelo menos no que eu li até agora podes alterar as definições todas via registry. A unica coisa que não encontro é mesmo maneira de o desligar :)
 
tás a falar do serviço "DHCP Client" ?

se tens a net partilhada via Win.XP ele mete-te SEMPRE o pc que tem a net com o IP 192.168.0.1 ... e qd corres o wizzard nos outros PC's com win.xp eles ficam a ligar-se a esse IP.

Sinceramente não tou aqui a ver a duvida ... :(
 
ShadeX disse:
Tem. Pelo menos no que eu li até agora podes alterar as definições todas via registry. A unica coisa que não encontro é mesmo maneira de o desligar :)

LOL á sério :-D . Não sabia do pormenor de twekar o ICS pelo registo. Vou ver se acho qq cena no technet.
 
sotavento disse:
se tens a net partilhada via Win.XP ele mete-te SEMPRE o pc que tem a net com o IP 192.168.0.1 ... e qd corres o wizzard nos outros PC's com win.xp eles ficam a ligar-se a esse IP.

O que quer dizer que (eu pessoalmente) tenho depoix de ir corrigir o IP pq está mal (na minha conf). E wizards??? Que raios... Conf uma ligação de rede á pata é meter 2 IP's, uma netmask e 2 DNS servers... [Sarcasmo mode]Preciso de um wizard que me complica a vida para fazer isso???[/sarcasmo mode]
 
o windows xp fazer de dhcp server, mas está desactivo, para activar, vão ao "Run" executam o "services.msc" e procuram por "Routing and Remote Acess", depois basta por aquilo em Automatico e iniciar o serviço...
 
ShadeX disse:
O que quer dizer que (eu pessoalmente) tenho depoix de ir corrigir o IP pq está mal (na minha conf). E wizards??? Que raios... Conf uma ligação de rede á pata é meter 2 IP's, uma netmask e 2 DNS servers... [Sarcasmo mode]Preciso de um wizard que me complica a vida para fazer isso???[/sarcasmo mode]

LOL ... epá ... se com um wizzar (utilizado 1 unica vez por PC) não te sentes satisfeito ... vai lá dar 50€ por um programa apra te ir fazer o mesmo (reler o topico ;)) ... e depois corre o wizzard desse programa. :P


Epá ... eu faço tudo á lá pata há uma duzia de anos ... mas eu tenho router/switch e os IP's / DNS configurados á unha. ;)
 
BaZaDo disse:
o windows xp fazer de dhcp server, mas está desactivo, para activar, vão ao "Run" executam o "services.msc" e procuram por "Routing and Remote Acess", depois basta por aquilo em Automatico e iniciar o serviço...

Alguem confirma se isto é verdade? "Routing e remote access"...
 
Boas, já tinha colocado uma thread , mas como ng respondeu, e está relacionado com a pergunta dele, aqui vai:

Há algum programa que faça de Router "virtual" ou maneira de configurar o ICS para partilhar a net no win XP sem ter o IP 192.168.0.1 ?
Não preciso de dhcp, pois os IPs sao manuais , mas precisava de colocar isto noutra gama de IP´s


edit:
Encontrei um software que parece ser mto bom : WOOWEB-PRO V3

pena que não é Freeware :\ alguem sabe de algum freeware?
 
Última edição:
Back
Topo