Windows Lag / Paragens

sneaD

Power Member
Bom dia,

Há alguns meses que sinto alguma lag no meu computador, mesmo numa navegação pelo explorer, como a entrar em pastas ou a renomear pastas e documentos. Apesar de alguma pesquisa, nunca soube como resolver e como não era grave nem me impedia trabalhar, deixei passar.

No sábado estive a actualizar todas as drives e a impressão com que fico é que piorou. Ocasionalmente sinto um bloqueio, seja qual for a tarefa, mesmo enquanto jogo trava por 2 segundos e volta ao normal. Isto acontece, sei lá, 1 vez por hora.

Por outro lado, sinto também maior lentidão no geral. Mesmo a escrever (está a acontecer enquanto escrevo isto) noto atraso na resposta, sendo que escrevo e só passadas umas fracções de segundo é que o texto aparece em alguns momentos.

O que posso fazer para analisar o desempenho do Windows, o que poderá estar a causar, etc? Algum software que me ajude nesta tarefa?

O meu setup tem 2 anos e acredito que não seja um problema:

8fed6103ddddae1426b148863496f5ac.png


Monitores: LG 34UM88 34'' UltraWide + LG 24MK600M-B IPS 23.8"
Webcam: Logitech C920
Teclado: Logitech G413
Rato: SteelSeries Rival 710

Qualquer ajuda, agradecia.
Obrigado!
 
@Manuel Vilches Corri o MalwareBytes e o AdwCleaner mas sem grandes ameaças, sendo que fiz a limpeza.
Também corri o CCleaner, não sei se faz diferença mas usava este software há uns belos anos e lembrei-me de experimentar.

O problema mantém-se por cá :(
 
A partir de uma linha de comandos em modo de Administrador corre o seguinte:

"DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth" sem as aspas!!! Quando acabar, reinicia o computador!!!
 
Bom dia @Manuel Vilches
Desculpa o delay na resposta mas com o trabalho fui-me deixando ficar com o problema.

Fiz o que me falaste, corri vários softwares de anti-malware, etc. mas o problema mantém-se.
Voltei porque pela 1ª vez em 2 anos o PC desligou-se quando tentei usar um programa (no caso, o Gyazo) onde crashou (como às vezes acontece) mas desta vez não foi por 1/2 segundos, simplesmente reiniciou.

Não sei mesmo o que fazer nem como identificar a possível causa.
Nas várias leituras que fui fazendo, li que pode ser a fonte de alimentação. Como poderei testar a mesma?

Alguma dica que me possam deixar?
Obrigado.
 
Pode ser a fonte a começar a falhar.. o melhor seria tentar arranjar uma para despiste.. embora as paragens e lentidao de escrita não tenha sintomas de fonte..
 
Reinicia o PC e depois tira um screenshot do Task Manager, na Tab "Performance.
Tira também na tab "Processes", mas primeiro ordena os processos por utilização do CPU
E depois outra screenshot com os processos ordenados por utilização de memória.
 
Reinicia o PC e depois tira um screenshot do Task Manager, na Tab "Performance.
Tira também na tab "Processes", mas primeiro ordena os processos por utilização do CPU
E depois outra screenshot com os processos ordenados por utilização de memória.

https://imgur.com/a/PsHFqnT

Tenho aí as screenshots, com uma comparação entre os valores imediatos da utilização do CPU vs passados uns segundos.
Algo que possamos retirar?

Pode ser questão parva mas é normal o "CPU 0" não estar a usar a placa dedicada?
 
Tens 217 processos a arrancar com o PC. Por isso, não admira que tenhas problemas de stutering.
O 2 maiores culpados são o Windows Defender e o Spotify. Mas tens outros programas a arrancar a gastar recursos, provavelmente para nada.

Tens mais algum antivirus a correr? Se sim, tens de parar o Windows Defender ou o outro AV, caso contrário podem estar a causar conflitos.
O Spotify não devia estar a gastar tantos recursos. Desinstala limpa a pasta onde ele estava instalado, e a pasta de configuração.
Depois volta a reinstalar.

Depois podes começar a retirar do arranque, ou a desinstalar programas que não uses.
Por exemplo, usas o Creative Cloud? Se não, desinstala. Se sim, desliga o arranque automático com o Windows.

Para desligar programas do arranque podes usar o MSCONFIG, a Tab do "Startup" do Task Manager, ou usa o "Run" para executar o Services.msc
 
Back
Topo