1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Windows + Linux

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por cr!at!vus, 1 de Junho de 2006. (Respostas: 39; Visualizações: 2511)

  1. cr!at!vus

    cr!at!vus Power Member

    Boas Tardes,

    Em prencipio isto ja foi discutido no forum, mas como não encontrei em varios topicos e post o que pretendia, decedi abrir este topico. Eu adorava ser um "mester" do lunix, como sou para o Windows. mas para isso eu gostaria de saber um programa (maquina virtual, como ja ouvi falar) para usar com o Win XP. O computador para esta situação podem ver no meu System. E tambem tanho uma questões antes de instalar Linux com o Win Xp (SO principal).
    Quais as desvantagens isso traz?
    Qual é a melhor solução se eu pertender desinstalar o Lunix sem danificar mais o XP (do que ja vem de origem)?
    Qual a melhor versão para aprender a usar?

    Por agora esta td, obrigado pela ajuda [[[]]]
    esta na hora do almoço :lol:
     
  2. noznika01

    noznika01 Power Member

    http://www.vmware.com/
    (esses 512Mb mem é q não sei se aguentam)

    - desvantagens: a única que encontro é na utilização de CAD. De resto tudo ok.
    -------------------------------------------------------
    - desinstalar: P. Ex.: (Origem : www.linuxforums.org/)

    1. Removing Your Disto

    The easiest way uninstall linux is probably from a Windows XP CD. Once you boot from the CD follow the instructions until you get to the part where you see all the partitions on your hard drive. You must delete all your linux partitions. The primary partitions you'll probably see are

    linux ext3, linux ext2, linux swap.

    You should delete all these partitions to remove your distro.


    2. Fixing your Master Boot Record

    Most people know how to uninstall their distro. But afterwards their presented with a black screen and grub asking for input

    grub>

    or something similar to that. This is were I got totally confused when I was first starting linux. I had no idea what to do so I just re-installed my distro, which actually fixed the problem but I wanted linux totally gone. Enough about me let's get back uninstalling linux. Boot off the Windows XP CD and after windows loads type r to get to the Recovery Console. Once you in the the Recovery Console you'll probably be prompted to type the administrator user name and password. I ususally just put admin as the user name and nothing as the password and it usually works. But that is just my settings your might be different, but usually admin and no password works fine . Now were in recovery console all we have to do is type:

    fixmbr

    this command will re-write the Master Boot Record, therefore removing Grub.


    3. Finished

    Now just type shutdown -r this will restart the computer. Remove the Windows XP CD. Now when the computer starts you should be greeted with the all familiar Windows Startup Screen.
    --------------------------------------------------------
    - melhor versão: isto é uma questão muito pessoal, mas devido ao suporte, quantidade de utilizadores e se pretendes manter a coisa c/ uma utilização minima da consola, acho que o Ubuntu é 'catita' :D
     
  3. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Tão não aguentam... Desde que o XP dele não seja um abandalho total e não crie vboxes que precisem de muita ram, dá e sobra.

    Quanto a experimentar Linux, usa o VMPlayer com uma das dezenas de vboxes gratuitas que estão no site deles.

    Quanto a escoha de distro, IMMV. Venho agora de exp Ubuntu e sinceramente, não é desta que largo Slack... Talvez Kubuntu tivesse sido melhor/diferente como experiência, mas estando habituado a Slackware e velocidade, até doi olhar para uma coisa tão lenta OOTB.
     
  4. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    Um aprendi a usar Linux com o Fedora, também já usei o Suse e não era muito diferente do Fedora.
    Actualmente uso o Slack. Embora considere um SO melhor do que o Fedora ou Suse (ou até do que a maioria das distribuições) não o acho muito indicado para quem está a começar.
     
  5. cr!at!vus

    cr!at!vus Power Member

    obrigado pelas as dicas dadas, o meu XP mto organizado, isso de memoria estou a pensar comprar mais 512. o Linux na minha opnião é consola, mas para me habituar é melhor 50-50. Vou meter um disco de 3GB que tanho para ali guardado ainda para meter o linux. Uma pergunta muito estupida mas vou fazer a mesma para ter 100% de certeza: Eu estando a usar o XP, como abrir uma "consola" de linux ao mesmo tempo e abrir programas que tanho no windows?
    E para as drives é precisso instalar para o linux ou uso a do windows??
     
  6. ShadeX

    ShadeX Power Member

    cr!at!vus:

    Sem querer ofender, mas vai mesmo para VMPlayer com uma das boxes que eles disponibilizam gratuitas.

    Estás a fazer uns filmes um bocado confusos, e ainda metes esse teu XP organizado ao charco. Com um vbox podes correr um Linux qqr numa máquina virtual segura para o teu XP e aprender ao passo que conseguires. E quando/se decidires dar o salto, já vais saber como te desenrascares.
     
  7. cr!at!vus

    cr!at!vus Power Member

    Não me ofendes. Sim ontem era para fazer o donwload do VMPlayer, mas não tive tempo. So me falta pensar que Linux eide usar (50-50)
     
  8. dA_PhReAk

    dA_PhReAk Power Member

    a duvida dele tb me interessa, no entanto nao estou a perceber uma coisa, uma maquina virtual permite nos abrir outro S.O. dentro do windows é isso? mas isso usa as mesmas particoes do windows? humm pode dar buraco nao?

    Eu estava a pensar mais em ter uma particao (7Gb chega?) so para ir brincando com Linux, assim nao atrofia o windows nunca certo? E dp como escolho qual o S.O. a bootar? dava jeito ainda quando o pc esta a arrancar a pgtar se quero utilizar as particoes windows, ou a linux, isso e muito dificil de fazer?
     
  9. h3NtRiX

    h3NtRiX Power Member

    Offtopic: és dislexico?
     
  10. cr!at!vus

    cr!at!vus Power Member

    Sou apenas uma pessoa normal, como tu. E errar é humano (para mim é).
     
  11. cr!at!vus

    cr!at!vus Power Member

    Sim, uma maquina virtual permite abrir outro S.O., pode ser win ou linux, mas se dar buraco na mesma partição que esteja instalado outro S.O já não sei. 7Gb chegas para aquilo que le, mas isso é conforme com o que kiseres brincar.
     
  12. Prodigy

    Prodigy Suspenso

    Aconselhava-te o Fedora Core 5 neste momento, agora também depende das tuas necessidades.
     
  13. cr!at!vus

    cr!at!vus Power Member

    As minhas sao de habituar-me ao "ambiente" e a mexer.
     
  14. Prodigy

    Prodigy Suspenso

    Então Fedora ou Ubuntu duas opções bem válidas
     
  15. cr!at!vus

    cr!at!vus Power Member

    então eu vou para o Fedora Core 5.
     
  16. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Deixa ver se clarifico esta duvida dos 2. As vboxes não precisam de partições. Podem usar, mas não precisam. Aliás, nunca usei com partições reais pelos motivos referidos.

    O método mais comum é serem ficheiros. IE, se querem um HD de 4GB, o VMWare/VirtualPC cria um ficheiro de 4GB (mais uns quantos de suporte/definições). Por norma, a vbox é simplesmente uma pasta com um molho de ficheiros. O OS da vbxo vê esse ficheiro(s) como HD(s). Eu pessoalmente fico sempre por HD's de 4GB, pq não preciso de mais e assim dá mais jeito para backups :D

    Quanto á duvida extra do dA_PhReAk, não escolhes qual bootas. Bootas sempre o host OS. O outro boota quando correres o gestor de máquinas virtuais, ie, quando o quiseres usar.

    Tenham é sempre atenção na escolha de OS's para hosts/guests. Apesar de ser possivél instalar em outros, o suporte para tal é pouco ou nenhum. Esp em guests Linux isso é importante, pq o X já é um atraso de vida com drivers, não queiram ver como é sem eles, principalmente com coisas levezinhas tipo Gnome/KDE...
     
  17. Fontemourisca

    Fontemourisca Folding Member

    Bem, quanto à distro é uma questão de gosto e acho que deves experimentar uns live Cd's para ver a que te chama mais.

    Quanto a instalar uma distro em paralelo com o XP, vou contar a minha opção que acho ser a melhor uma vez que já experimentei uma vez essa tweak do "fixmbr" e as coisas correram bastante mal, mas como jogava nos iniciados, foi mais uma para a experiência.

    O exemplo é para o Suse Linux mas deve dar em outras com certeza. Admitindo que já se tem o Win instalado apenas se corre a instalação do Suse e na parte das configurações do "boot manager" em vez de deixar o default que é o MBR, alteras a definição para colocar o "grub" numa Diskette (fd). Caso não esteja, colocas o drive de disquetes na BIOS para ser o primeiro a arrancar.

    Previamente libertas espaço nos discos não formatado (dá pa fazer isso com as ferramentas administrativas no windows) que ele depois instala-se no espaço vazio sem teres que andar a fazer manualmente as partições.

    Com iso tudo consegues o quê?
    Consegues que se te fartares/não gostares do Linux (acontece a alguns), para voltares à uma instalação limpinha do windows basta mandar a disquete com o grub para o lixo e por a arrancar pelo disco duro como inicialmente estava, e nas ferramentas administrativas voltar a dar cabo das partições criadas pela distro.

    isto é válido se nãousares as VM, claro.

    Espero que possa ter ajudado em algo.

    Cumprimentos
     
  18. pesta

    pesta Power Member

  19. [knap]

    [knap] Power Member

    Essencialmente é como outro programa qualquer, a diferença é que te permite recriar outro computador. Basta atribuires uma pasta no teu disco e o espaço que queres utilizar que o programa trata do resto, é como gravar uma imagem ou um documento, a issência é a mesma.

    [​IMG]

    PC-BSD 1.1 a correr em VMWare (Windows XP).
     
  20. lammer.pt

    lammer.pt Power Member

    sinceramente não vejo como se possa aprender a usar linux através de um vmware.. sou da opinião que só se aprende a doer: apagar o windows.

    ou ainda mais drástico, instalar gentoo :D

    (aprendi mais num par de dias a instalar gentoo que num mês a correr suse :D)
     

Partilhar esta Página