Windows + Linux

I hear you!

A parte "engraçada" do Linux é andar a configurar e a instalar distribuições, se vais usar uma distribuição noob friendly nunca irás passar disso mesmo, de um noob, sem ofensa. claro.

Toda a gente sabe mexer numa distro do Linux já toda configuradinha, mas são poucos que a conseguem meter assim (em termos percentuais, isto é, qualquer caramelo que se esforce até consegue por o gentoo a dar a 100%).

Correr o Linux atravez de uma maquina virtual tem grandes vantagens, claro, não tens que te preocupar em configurar coisas complicadas visto que o sistema inteiro é emulado, podes estar no Windows e no Linux ao mesmo tempo, o que é pratico em alguns casos, noutros é apenas para ser bonito...

Eu estou num curso onde apenas se usa linux para trabalhar e, sinceramente, só o uso quando se trata de trabalhos de C ou Java, que, fora isso, prefiro o Windows, mesmo tendo uma distro de Linux a até ter acesso directo aos meus discos NTFS do Windows XP (Ubuntu 6.06 com umas macacadas com as permissões).

pah.. o Linux é mais estavel (embora já tenha perdido a conta das vezes que as maquinas da faculdade com o Mandriva crasharam), é mais costumizavel (XGL uhuh!), é mais leve, e é o sonho de um gajo que basicamente curta alterar o sistema operativo inteiro, desde a raiz até as aplicações.

Mas... francamente... só o uso para trabalhar... primeiro porque activar a rede wireless e-U em Linux é uma dor de cabeça fenomenal, segundo porque basicamente prefiro os programas para Windows... Messenger, IE7, WMP11, Dreamweaver MX, Office 12 (2007), Photoshop CS, etc...

E ah... já me ia esquecendo, instala o Ubuntu 6.06 se queres uma distribuição decente, sem demasiadas tretas e bastante agradavel, mas o teu conhecimento de Linux continua a ser praticamente o mesmo...

Gentoo, slackware, Debian... uma dor de cabeça para instalar, uma dor de cabeça para configurar, uma dor de cabeça para arranjar tralhas recentes e instalar praticamente todas as peças do teu PC...

Outra coisa....






Para seres um "mAster" de Linux tens que saber:

- Bashscriping como ninguem;
- C/C++, Java, Oracle, e um monte de linguagens que agora não me estou a lembrar;
- Ter uma paciencia fenomenal;
- Não ter uma vida social.

E... talvez... daqui por 5 anos consigas entender alguma coisa do que estás a fazer...
ah... "mAster" do Windows? Hum... sabes reconfigurar o Windows inteiro á base de entradas no registo? Editar manualmente ficheiros do sistema? És capaz de escrever "á lá pata" um boot file do zero com mais que uma partição?

Vai uma grande diferença entre saber trabalhar em algo e saber alterar/reconfigurar algo...
Trabalhar em Linux é giro, tem piada, mas se não fazes a mais parva ideia de como, pelo menos, configurar uma "alias" numa shell, mais vale ficares-te pelo windos que o Linux não seria nada mais do que um SO bonitinho com alguns programas decentes que não dá para jogar jogos... um pouco como o teu antigo Windows 95 com a S3 Virge... só que sem os crashes todos...
 
Última edição:
Moralez disse:
Gentoo, slackware, Debian... uma dor de cabeça para instalar, uma dor de cabeça para configurar, uma dor de cabeça para arranjar tralhas recentes e instalar praticamente todas as peças do teu PC...

Dos outros 2 não sei, Gentoo pq nunca olhei para ele, Deb pq já não o vejo á uma porrada de anos. Mas sinceramente, Slack dificil de instalar? Ui, só sabemos usar installers á base de GUI é? Configurar é do melhor. Basicamente, como não faz nada por ti, ou fazes tu ou não precisava de ser feito. Arranjar tralhas recentes... Hmmm Slack é conhecido por ser muito estável, não por ser "muito recente". Senão mais valia chamar-se Winware. Cutting edge tech, cutting edge headaches...

E sinceramente, dizer isto e aconselhar Ubuntu... Tenho uma vbox com o dito, e ainda não consegui tirar tralha que chegue para aquilo ser "usável". Aliás, é a unica distro que me lembro que embrulhasse a vbox toda. Nem um XP abandalhado corria tão mal.
 
ShadeX disse:
Quanto á duvida extra do dA_PhReAk, não escolhes qual bootas. Bootas sempre o host OS. O outro boota quando correres o gestor de máquinas virtuais, ie, quando o quiseres usar.

Tenham é sempre atenção na escolha de OS's para hosts/guests. Apesar de ser possivél instalar em outros, o suporte para tal é pouco ou nenhum. Esp em guests Linux isso é importante, pq o X já é um atraso de vida com drivers, não queiram ver como é sem eles, principalmente com coisas levezinhas tipo Gnome/KDE...
OS hosts e guests?! whoa.. percebo bem menos do que pensava xD
Estava a pensar que criando uma particao para linux seria como usar um "disco rigido" com linux e outro com windows que nada interferiam um com o outro e se me fartasse de linux poderia apaga-lo sem qualquer problema para a saude do meu windows. Entao para ter os dois instalados e correr linux tenho primeiro de vir ao windows e isso? e btw a instalacao do ubunto e como a do windows? posso escolher qual a particao em que posso instalalo certo? e que nao quero ter surpresas desagradaveis xD

---

btw, knap obrigado pelo screenie, "uma imagem vale mais que mil palavras".
No entanto, isso nao é para mim, parece demasiado artificial...
 
Última edição:
dA_PhReAk disse:
OS hosts e guests?! whoa.. percebo bem menos do que pensava xD
Estava a pensar que criando uma particao para linux seria como usar um "disco rigido" com linux e outro com windows que nada interferiam um com o outro e se me fartasse de linux poderia apaga-lo sem qualquer problema para a saude do meu windows. Entao para ter os dois instalados e correr linux tenho primeiro de vir ao windows e isso? e btw a instalacao do ubunto e como a do windows? posso escolher qual a particao em que posso instalalo certo? e que nao quero ter surpresas desagradaveis xD

---

btw, knap obrigado pelo screenie, "uma imagem vale mais que mil palavras".
No entanto, isso nao é para mim, parece demasiado artificial...

Epa, tas a fazer alguma confusão :P

O que o vmware faz é criar uma máquina virtual dentro do teu pc de tal forma que os SO não conseguem distingir entre uma máquina real e uma máquina virtual, é como se não tivessem nada a ver uma com a outra.

Imagina isso como um emulador, só que mais sofisticado e que permite correr qualquer sistema operativo para pc, seja ele recente ou antigo :)

Por outras palavras, ao instalares o Linux dentro de uma máquina virtual, este nem saberá que está a correr com o windows por baixo nem tão pouco poderá interferir e/ou "estragar" alguma coisa...

Não sei se consegui ser bem explicito... :D
 
confusao com o que? eu nao quero emular o linux dentro do windows (quem quer e o criativus).. mas instalalo noutra particao que nao a do windows.

Tsc tsc.. tu e que deves ter confundido as pessoas ;) ou entao foi a parte do :
Entao para ter os dois instalados e correr linux tenho primeiro de vir ao windows e isso
mas isto refere-se a historia do host e guest O.S. e de que o pc iria sempre para o host.
 
Última edição:
Mea culpa :D

Como a thread era sobre vmware sem querer "ignorei" a part do post em que mencionavas instalar em paralelo :D Nesse caso, será o LILO ou o Grub a decidir quem boota. Tens uns quantos artigos na net sobre isso. De qqr modo, aconselho a teres uma cópia do MBR em disk não vá o processo correr mal.

Ainda assim, pessoalmente prefiro vboxes. Escolho o OS host e a seguir uso os guests que quiser. Se descontares jogos, há pouca coisa que não faças numa vbox com muito mais flexibilidade. E sempre escusas de andar a rebootar quando queres mudar de um para outro.
 
há também aqui um post no forum em que se explica como fazer pra meter o loader do windoes a fazer a selecção do SO a carregar (de modo que se quiseres tirar o linux não precises de fazer fixMBR e/ou fixboot...

Essencialmente dizia aquando da instalação do linux, para não criar nem LILO's nem Grub's (alterar o mbr) e depois gravar numa disquete o loader do linux... copiar da discquete pro disco do winXP e alterar o ficheiro do boot.ini para ter mais 1 entrada onde faria referencia ao tal ficheiro copiado...

É uma questão de procurar por aí...
 
ja agora...tambem instalei os dois sitemas operativos e agora que tento arrancar o windows ele diz que nao consegue carregar o sistema operativo....fiz um fixmbr e ele continua com o mesmo problema..kal sera a unica soluçao?formatar?nao m dava geito visto que tenho algumas cenas importantes nos documents...sera que da para passar da partição do windows pá partiçao de backups, usando a consola de recuperação?obrigado
 
consegues arrancar o Linux?

se conseguires podes aceder à partição do windows através do Linux e copiar os ficheiros para um CD/DVD, ou até para outra partição do windows (FAT)
 
boa....ké isso?nao sou muito bom em hardware e software...programo mas nda d mais...quanto a instalações e cenas assim...hummm...nao m parece que saiba muito..
o pc passa pla bios e depois breca a dizer que nao consegue carregar o sistema operativo...estupidamente...mas fica assim..
 
instalaste o windows e o Linux certo?

mas para poderes escolher o sistema operativo que vais arrancar precisas de um gestor de arranque.
se tivesses um instalado, aparecia-te uma mensagem para escolheres o SO antes de algum deles ser arrancado...
 
sim isso aparecia...mas cmo o linux nao ficou bem instalado, pk o botao do menu nao funcionava (cmo nao percebo nda disto, penso que tenha sido ium problema que deu a kando eu instalava e dissia que nao tinha sido possivel instalar os pacotes) entao eu eliminei uma partição que tinha sido criada (nao eu, por isso, PENSO que tenha sido o linux que a tenha criado) e apartir dai nunca mais funcionou....disseram-m para fazer um fixmbr e mesmo assim nao funcionou na mesma...
 
o fixmbr devia permitir aceder ao windows sem o gestor de arranque do Linux.

não sei qual será o problema, mas podias tentar instalar novamente o Linux ou usar uma versão LiveCD (como o knoppix) para poderes copiar os ficheiro importantes do windows e depois formatavas o PC.
 
yep...mas cmo faço isso...tenho o live cd, mas nao sei cmo aceder aos ficheiros... :D nao percebo mesmo muito disto...mas obrigado
 
Metes o live cd (knoppix, ubuntu, etc...) no leitor, inicias o pc e pedes para arrancar a partir do cd (se necessário vai à bio e muda o cd pra 1st boot, depois quando ligar pode ser necessário pressionar enter para arrancar a partir do cd)
Deixas o linux fazer o load
depois de iniciar vais ver as tuas drives (partições) no desktop (aqui tou a falar como aparece no knoppix, mas acho que nos outros é igual...)
abres a partiçao do windows, vais aos teus documentos e copias tudo o que queres para o backup
ou então pegas num cd ou dvd e gravas tudo pra lá com o burner do linux (procura lá no menu -> sistema ou programas ou qq do género...)
 
A minha sugestão era:

Usar um live CD.
Podes escolher um com o Gnome (ubuntu por exemplo) e um com KDE (kubuntu por exemplo).
Dás umas voltas abres uns programas e vês o que gostas mais.

A seguir passas para o VMware. Instalas no VMware ou sacas uma VM já feita do site deles e ai já guardas as definições e afins.

A seguir:

Se tiveres um disco a mais desligas os discos do pc ligas esse e estragas á vontade. Vais dar muita cabeçada durante este tempo.

Depois o dual boot é uma opção. Para isso deixas 20GB por exemplo do disco não particionado. Com o XP instalado sempre em 1º lugar instalas a distro de Linux que quiseres com a ressalva de qd for as partições escolheres a opção de ele escolher o espaçõ não particionado.

Se correr mal ou quiseres desisntalar Linux.

CD do XP até à parte do reparar.
carregas em R
A seguir deve ser 1
depois fazes fixmbr enter
fixboot enter
Em que enter é a tecla enter...
Depois exit e enter.

Dentro do windows consegues ver o espaço do disco que meteste para Linux e podes apagar na boa.

Gentoo, colinux, slackware esquece se nunca viste Linux á frente e não tens ninguem que te ajude pessoalmente.
Um dia lá chegarás se tiveres vontade e ficares a gostar.

Dá uma vista de olhos aqui: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=72333
Tem as threads mais importantes aqui do forum sobre Linux. Vê tb os stickys no forum de Linux.

Estuda, aprende e pergunta:)
 
Back
Topo