1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Windows Malandro - MBR fora do sítio :P

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Passarinhuu, 8 de Abril de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 877)

1. Passarinhuu

Passarinhuu Folding Member

Formatei recentemente um sistema com dois discos rígidos. No canal IDE-0 está um Samsung de 160GB e no canal IDE-1 está um disco de 40GB.
    Instalei o WinXP Pro no Disco de 40GB (IDE-1) e o meu problema é que o windows escreveu o MBR para arrancar no disco do canal IDE-0, ou seja, no Samsung 160GB. Como sei que daqui a uns tempos provavelmente vou remover esse disco (já não lhe dou uso suficiente) queria saber se existe alguma maneira de "copiar" o MBR desse disco para o outro onde está instalado o Windows.
    Não queria usar nenhum live CD do Linux (pelos vistos existe um comando que permite fazer o que quero) e estava a pensar usar uma ferramenta do género desta:

http://mbrwizard.tripod.com

Queria saber se alguém já utilizou isto ou uma aplicação similar (digam qual sff :D) e se o que estou a pensar fazer dá alguma garantia de ir funcionar (tirando a parte do risco da operação).
    Não me estava propriamente a apetecer f***r o disco todo e ter que reinstalar o SO outra vez. :wow:

Cumprimentos [[]]

2. Sephiroth

Sephiroth Power Member

tive 1 problema semelhante, é o seguinte o mbr fica escrito no disco de boot primario, ou seja secalhar (e uma vez k formataste recentemente nao deves ter mta coisa) o melhor é formatar novamente mas primeiro vais a BIOS e poes o disco onde vais instalar o windows em 1º (o de 40 neste caso) no "disk boot order" ou algo do genero.

3. Taz

Taz To fold or to FOLD?

Por essa ordem de ideias, mais valia ter o disco de 40 no canal IDE 0 e o outro no canal IDE 1 e reformatar. Será que a bios reconhece o de 160 como master e ser esse o problema?

4. Sephiroth

Sephiroth Power Member

nop, depende mesmo do que esta definido como boot.

5. Passarinhuu

a ordem de arranque definida na BIOS não influencia nada durante a instalação. O WinXP por definição escreve o MBR no canal IDE-0. O problema é mesmo que esse disco tá pa saltar fora e o WinXP ta instalado no outro....

Reformatar neste momento não é uma opção pois já meti o software todo e só me apercebi do problem depois... :(
    So mesmo se tiver que ser

6. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Qual a tua relutância em experimentar essa tool? Seja o que for que faças quanto mais cedo o fizeres pois depois de ficares sem disco vai ser complicado resolver isso... Dizes que é possivel fazer com um live CD de linux, quanto a isso não percebo nada, mas se procurares pode ser que encontres alguém que tenha feito o mesmo que tu queres... Eu ate procurava por ti mas tenho de ir dormir :P

7. Passarinhuu

Eu só queria saber se alguém ja teve um problema semelhante para me poder dizer que ferramenta usou, porque aquela que indiquei apareceu-me assim do nada no google...

EDIT:

Acabei por tentar usar os comandos 'Fixboot' e 'Fixmbr' com a consola de reparação do CD de instalação, tal como indicado nos arquivos da Micro$oft, mas não deu resultado.
    Tentei então a ferramenta MBRWizard (http://geocities.com/mbrwizard/) para fazer um backup do MBR do disco em IDE-0 e tentar restaurar o tal backup no disco em IDE-1 e tornando a partição do segundo disco activa, o que também não deu resultado porque suspeito que me enganei a restaurar o backup :P.
    O resultado disto foi o PC não fazer o boot para o WinXP ficando num loop de reboots ainda antes de chegar ao ecrã de boot do SO.

Passei então para a solução final que consistiu em desligar o disco em IDE-0 para não fazer a mesma asneira outra vez e reinstalei todo o SO, formatando o disco em IDE-1.
    Acabou por ser uma experiência interessante que me permitiu adquirir mais alguns conhecimentos sendo o principal qualquer coisa parecida com isto: "DON'T MESS WITH WINXP BOOT SYSTEM!!!!!". lol

Uma das soluções de que me lembrei mas não experimentei foi tentar instalar uma distro de Linux que tivesse o GRUB ou Lilo de modo a permitir o Dual-Boot e a partir daí tentar configurar as coisas certinhas. Mas pronto, fica para a próxima (not!)...

Última edição: 10 de Abril de 2006
  8. Passarinhuu

Partilhar esta Página