Artigo Windows Millennium – 10 anos depois

Nemesis11

Power Member
Depois de ter visto o artigo que aqui foi colocado sobre o "Windows 95, 15 anos depois", decidi que o Millennium também merecia um artigo igual, "Windows Millennium – 10 anos depois".

Coloquei mãos à obra e publiquei no portal o artigo:
http://portal.zwame.pt/9265/artigo/windows-millennium-10-anos-depois

Para quem ler o artigo, não sei se vão estar à espera da fase final. Espero que não vos desiluda. :)

Comentem e falem sobre as vossas experiências com o Windows Millennium.
 
Última edição:
Gostei do artigo, engloba perfeitamente a experiência do Windows Me.

Mas tenho de ser "aquele gajo", o BSOD neste case eram simplesmente por causa do IE 5.5 .
Instalando o IE6 SP1 o Windows Update corre normalmente.
 
Última edição:
O problema é que fiquei sem IE e Explorer para ir buscar o IE6 à parte.

Eu poderia ter reinstalado a máquina e não fazer os updates, mas fiquei tão farto, que não quis fazer. Em 2000 provavelmente teria feito, em 2011, não estou para tanta instabilidade.
 
OK, está aqui um feliz utilizador de Windows Millennium (com 2 n's como aquele banco:p) durante largos anos.
Nunca tive problemas inultrapassáveis, mas confesso que me deu algumas dores de cabeça, em seu tempo, para conseguir resolvê-los.

A principal mais-valia do WinME foi a introdução do Restauro do Sistema e ter sido o primeiro passo, meio atrapalhado é verdade, em direcção a um verdadeiro sistema multimédia.

O resto é já história e uma mistura de boas e más memórias.
 
OK, está aqui um feliz utilizador de Windows Millennium (com 2 n's como aquele banco:p) durante largos anos.

Repeti o erro de escrever mal Millennium tantas vezes :S. As minhas desculpas. Acho que já alterei a palavra em todo o lado.

Nunca tive problemas inultrapassáveis, mas confesso que me deu algumas dores de cabeça, em seu tempo, para conseguir resolvê-los.

Apetece-me bater-te ou beatificar-te :D .

A principal mais-valia do WinME foi a introdução do Restauro do Sistema e ter sido o primeiro passo, meio atrapalhado é verdade, em direcção a um verdadeiro sistema multimédia.

O problema era quando se fazia um restauro de sistema e ele restaurava também os vírus, que se estava a tentar-se livrar.
E houve também um bug em 2001, que sem um update, o restauro de sistema fica inoperacional a partir de 2001.
 
Na altura já não me lembro bem porque ainda utilizei o Me durante um período razoável e nem me lembro de ter assim grandes problemas. O standard de exigência também era inferior. Hoje fico bem lixado se o PC crashar digamos uma vez por semana (coisa que não acontece) e à época acho que tolerava isso muito bem.
 
...
O problema era quando se fazia um restauro de sistema e ele restaurava também os vírus, que se estava a tentar-se livrar.
E houve também um bug em 2001, que sem um update, o restauro de sistema fica inoperacional a partir de 2001.
Bom, vamos lá a ver bem as coisas, bugs do Windows não são novidade em qualquer versão!
:o

O problema dos vírus serem restaurados mantém-se nos dias de hoje, mesmo em sistemas de backup alternativos.
Mas um ponto de restauro é sempre uma tábua de salvação que nos pode ajudar em momentos de aflição, mesmo que correndo o risco de restaurar algum malware.

Se te referes à teoria de que o Restauro do Sistema era usado por malware para se auto-reinstalar sem intervenção do utilizador, garanto-te que é mito.

Grandes discussões havia sobre este tema, mesmo entre MVPs.

Bons tempos.
 
Bom, vamos lá a ver bem as coisas, bugs do Windows não são novidade em qualquer versão!
:o

O problema dos vírus serem restaurados mantém-se nos dias de hoje, mesmo em sistemas de backup alternativos.
Mas um ponto de restauro é sempre uma tábua de salvação que nos pode ajudar em momentos de aflição, mesmo que correndo o risco de restaurar algum malware.

Se te referes à teoria de que o Restauro do Sistema era usado por malware para se auto-reinstalar sem intervenção do utilizador, garanto-te que é mito.

Grandes discussões havia sobre este tema, mesmo entre MVPs.

Bons tempos.

Não, não me referia a esse mito.
A questão é que o ponto de restauro nunca me dei muito bem com eles e não estou a falar no Millennium.
Normalmente desligo esse serviço, tanto a nível pessoal como profissional (apesar de nesse lado também há outras razões).
 
EU utilizei o WinME desde que saiu até meados de 2005 e nunca tive problemas de maior.
É certo que de vez em quando lá aparecia um BSOD mas, mesmo essas situações, não eram assim tão vulgares quanto isso.
 
Esse foi o meu primeiro SO que tive num pc meu, usei-o até sair o Xp Sp2 mas na altura acha-o genial apesar da carga de erros que dava, metade deles associados aquele ficheiro famoso (kernel32.dll)! :-D
Na altura tinha um vizinho com o windows 2000 com uma maquina muito parecida à minha e por estranho que se pareça eu preferia o SO que veio no meu, havia jogos que corria no meu e no dele chapéu, de resto não notei grandes diferenças entre ambos..
Hoje em dia não me dou a usar o Windows XP sequer, estou viciado ao vista/7 que dificilmente voltava atrás :P
 
Uhhh belos (feios...) tempos do Windows ME. Para dizer a verdade foi o primeiro windows com o qual trabalhei mesmo a sério. O Windows NT tinha-o instalado num computador portátil, o 98SE também e o ME estava no fixo.
E havia uma razão simples para isso é que o Win ME ainda me trouxe algumas vantagens. Como era um Windows transição havia coisas que eram completamente abomináveis tais como o famoso Kernel32.dll ou mesmo o Explorer.exe quando deixava que responder e desapareciam-me os ícones todos :( Mas foi óptimo por outras razões, tais como:

- O facto de ter um vasto suporte (para a altura era vasto!) para discos amovíveis Plug and Play (uma coisa já visível no Win98 mas sob muito disfarce).
- Ser muitíssimo leve e correr bem abaixo dos requisitos mínimos. (Óptimo para o meu Toshiba Satelite 300CDS que na altura ainda era considerado um computador portátil)
- Maior suporte para redes Wireless. Usava uma placa PCMCIA Wireless com aquilo e era uma maravilha :D

Fazendo o balanço, acho que dei àquele Windows o ambiente que ele precisava. Não muito uso da internet embora usasse de vez em quando por Wireless e trabalho de escritório de pens para lá e para cá e transferir ficheiros.
Era um Windows que não era nem uma coisa nem outra, ficava muito da fronteira mas dava o que era preciso aos utilizadores que queriam algumas especificações do Windows 2000 num computador de muito baixos requisitos.
 
Para dizer a verdade foi o pior windows que me passou pelas mãos, e passaram-me todos desde o 3.1
Aquilo era tanto BSOD que o Windows dava, que chegava ao ponto de já nem ligar. As vezes apareciam só porque sim, ou porque estava sol. lol Mas por o outro lado, foi um Windows que para jogos era perfeito, corria tudo e mais alguma coisa e sempre com as melhores das performances.
 
Ao op digo: Bate me vá, pois eu nunca tive nenhum problema com o Millenium (ler conclusão do artigo para perceber)

E posso provar-to mas não consigo usar a Pen da TMN no ME. Daí que não posso por enquanto mostrar como o ME foi tão perfeito para mim.
Principalmente porque foi o SO da minha primeira máquina de Gaming :D (comprada em Outubro 2000).

Foi o mais rápido
Adorava o logótipo:
Microsoft_Windows_Millenium_Edition_Logo.svg.png

Nunca crashou nas minhas mãos (para além do comum que já era habitual com o 98)
Suporte para discos removíveis, que vieram a popularizar-se depois.
Windows Media Player 7.0
Aspecto do 2000

Epá as minhas melhores memórias de Max Payne e Need For Speed Porsche 2000, entre outros, residiram neste PC. Durou até 2006 sem falhas. Já três anos antes tinha comprado um P4 e esse ainda durou até ao ano passado.

ah, e obrigadinho por me teres roubado a idéia :P Mas usaste o VMware, eu ia usar hardware da época, se calhar eu vou continuar com a idéia de fazer o artigo. Até porque a minha análise é muito mais profunda, inclui jogos, office, programas variados, e etc...

Análises de performance com VMware são no mínimo falsas porque continuas a ter um clock estupidamente rápido (equivalente ao Pentium Rating do teu proc) e memória de pelo menos 1992 MB (tb ja tive ME em VMware ;))

Bom artigo. Mas podias ter usado o Opera mais recente, estranhamente ainda é compativel com 98/ME.
 
Última edição:
Ao op digo: Bate me vá, pois eu nunca tive nenhum problema com o Millenium (ler conclusão do artigo para perceber)

E posso provar-to mas não consigo usar a Pen da TMN no ME. Daí que não posso por enquanto mostrar como o ME foi tão perfeito para mim.
Principalmente porque foi o SO da minha primeira máquina de Gaming :D (comprada em Outubro 2000).

Foi o mais rápido
Adorava o logótipo:
Microsoft_Windows_Millenium_Edition_Logo.svg.png

Nunca crashou nas minhas mãos (para além do comum que já era habitual com o 98)
Suporte para discos removíveis, que vieram a popularizar-se depois.
Windows Media Player 7.0
Aspecto do 2000

Epá as minhas melhores memórias de Max Payne e Need For Speed Porsche 2000, entre outros, residiram neste PC. Durou até 2006 sem falhas. Já três anos antes tinha comprado um P4 e esse ainda durou até ao ano passado.

ah, e obrigadinho por me teres roubado a idéia :P Mas usaste o VMware, eu ia usar hardware da época, se calhar eu vou continuar com a idéia de fazer o artigo. Até porque a minha análise é muito mais profunda, inclui jogos, office, programas variados, e etc...

Análises de performance com VMware são no mínimo falsas porque continuas a ter um clock estupidamente rápido (equivalente ao Pentium Rating do teu proc) e memória de pelo menos 1992 MB (tb ja tive ME em VMware ;))

Bom artigo. Mas podias ter usado o Opera mais recente, estranhamente ainda é compativel com 98/ME.

A ideia de bater é uma brincadeira para o artigo, não é para ser levado a sério. :)

O Max Payne e o NFS Porsche também são jogos predilectos meus, mas não a correr em ME. Penso que os corri em Windows 2000 sem problemas. Eu quase não jogo, mas de vez enquando, instalo o Max Payne, por ser tão genial, tanto o jogo como a história. O NFS Porsche, para mim é o melhor NFS de sempre.

Desculpa ter-te roubado o artigo, mas faz na mesma. Na verdade o artigo que fiz, apesar de ter dado uma overview das novidades que ele tinha, foi mais a experiencia que tive com ele, que outra coisa.

Só me continuo a questionar a razão para a Microsoft lançar o Millennium. Acho que naquela altura não fez qualquer sentdido. E lá está, para mim, é dos piores sistemas operativos que já me passaram pela mão. Já vi muita coisa esquesita, mas o Millennium ultrapasa-me.
 
Também tive pouco tempo o WinMe. Pouco tempo o usei, mudei logo para o Win98SE, e por sua vez para o Win2K quando o tive, face aos problemas que tinha, drivers, BS, etc.

Há pouco mais de um 1 ano, tentei usar o WinMe em virtualbox, e desesperei também até ter instalado o suporte de DOS para WinMe (não oficial, pois este sistema, foi uma tentativa frustada de retirar o DOS), do qual o OS ficou logo bem mais estável.
Basicamente ficou um Win98SE com aspecto de um Win2K. mas como não dava utilidade acabei por apagar a imagem.

Para terminar, fica aqui apenas este comentário, foi a pior asneira que a Microsft fez, e ainda à pessoas que dizem que eles voltaram a repetir o mesmo erro com o Win Vista, mas neste caso já não posso concordar, antes de ter o Win 7, tinha o Vista Enterprise do qual nunca me deu erros, sempre estável, embora a consumir cerca de 2gigas de ram (oscilar entre 1,5gb e 2gb), mas como tenho 4 gb de ram não me fez diferença.

Até posso dizer que por vezes fico arrenpendido de user o 7, o Vista a nivel grafico parece-me estar melhor organizado, talvez por ser mais maduro que o Win 7. Mas haver vamos como sera no futuro.

E se falarmos no Win 8, espero que o WebOS não seja obrigatório, se assim o for, deixo de vez a Microsoft.

Seja como for Nemesis1, bom post.
 
Última edição:
O Vista é o irmão mais novo do mal-amado Millennium.
Mas muita gente diz mal apenas porque fica bem dizer mal, hoje como antigamente.
Numa coisa concordo o Win98SE era bem mais estável e maduro do que o WinME.
 
Acho que não se pode comparar o ME ao Vista.
Talvez o maior problema do Vista, foram as expectativas. Vamos mudar 100 coisas, afinal cortamos isto, depois aquilo, depois quase tudo e no fim saiu o Vista, com a confusão toda que houve com o Vista certified, que depois mal corriam o sistema operativo, entre outros problemas.

Sinceramente não gosto nada do Vista e conheço uma grande empresa que abortou a mudança para o Vista e caminha agora para o Windows 7. Eu pessoalmente gosto muito do Windows 7.
 
Back
Topo