1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Windows Mobile 6.0 vs Symbian OS 9.3

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por rott, 4 de Junho de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 3572)

1. rott

rott Power Member

boas,

estou a fazer um trabalho sobre este dois sistemas operativos para telemoveis, se for possivel eu gostaria que me ajudassem nas comparações entre eles, e quais as principais caracteristicas de cada um.

cumps.

2. Comparar WM6 com symbian é como comparar água e azeite, merd* e ouro, dia e noite.

O WM6 é muitissimo mais estável, mais rápido, mais fiável, mais facil de usar, com mais software disponivel, e muito mais.

Não falo por bias, porque tenho os dois aparelhos á minha frente neste preciso momento (HTC universal e Nokia N81-3)

3. LUIGI_BIG_BOSS

LUIGI_BIG_BOSS Suspenso

WM6 é mais estável é verdade agora a nivel de software para symbian encontras ás pasadas, agora para WM diz lá onde arranjas de borla, sim, porque na net para WM é tudo a pagar!

4. Mentira.

Tudo o que há de borla para os symbian, também há para WM.

Para além disso, há mais software para WM do que para symbian. Simplesmente porque quando a symbian começou a fazer esse sistema operativo, já a microsoft ía na 5ª ou 6ª versão.

Windows CE1, CE2, CE3, mobile 2002, 2003, 2003se, 5, 6, 6.1, 6.1pro (...)
    E só meti as versões que me lembrei de cabeça :P

5. rott

rott Power Member

Se não for pedir muito podiam-me endicar as principais diferenças entre eles????

cumps.

6. Star-Child

Star-Child Power Member

Dizer cosias destas é não ter o mínimo conhecimento (nem um bocadinho sequer) da história do sistema oprativo symbian.

Ainda bem que só meteste as que te lembraste de cabeça, não só porque faltam umas quantas, mas porque te esqueceste de fazer também a lista das versões do EPOC32/Symbian.

Fui utilizador do Jornada 820, se alguém se lembra, era um HPC com um teclado fabuloso, Windows CE 2.11 Pro (O seu grande handicap) e nessa altura, o EPOC32 era muito mais agradável de usar, e claro, muito mais leve e rápido, quem não se lembra do Psion 5mx?

Hoje em dia, há muita variedade entre os sistemas operativos, dentro da família Windows Mobile, temos a versão com touch screen (que pode ser uma mais valia) e a versão sem touch screen. Do lado symbian, temos a variante UIQ da SE e a variante S60 da Nokia. Um tem touch screen (UIQ, menos em alguns modelos da motorola) e outro não (S60).

Software, existe em grande quantidade para todos eles. Hardware, varia de potência, quer com WinMo quer com Symbian, podemos ter máquinas muito lentas ou muito rápidas.

Em termos de market share, a nível mundial, Symbian detém uma quota muito grande, é em termos de vendas o líder destacado, muito por culpa da posição dominante do principal fabricante a usar este sistema operativo, ou seja, a Nokia.

7. ares

ares Power Member

Muitissimo mais estável? Bem...para evitar coisas desagráveis, vou me abster de comentar, que já vi o que isto vai dar. E para o rapaz que vai fazer o trabalho: és capaz de precisar de fontes mais isentas. Já agora, nao sei se sabes, mas neste momento ainda nao há praticamente nenhum telemovel com symbian 9.3 a ser vendido (tanto uiq 3.3 como s60 v3 fp2)

Outro esclarecimento, existem telemoveis symbian UIQ SEM touch screen: motorola z8 e z10, e em breve vai haver s60 COM touch screen

Última edição: 6 de Junho de 2008
  8. Star-Child

Star-Child Power Member

Se a ideia é fazer um trabalho exaustivo e falar da história de ambos, não esquecer que Symbian é o nome moderno do EPOC32 e (que eu saiba) o primeiro smartphone a ser equipado com este sistema operativo foi o Ericsson R380.

9. Star-Child

Star-Child Power Member

Como ex-utilizador de ambos, diria que nenhum dos dois é instável, e quando o são é muito por culpa de algum programa a fazer das suas. Uma coisa que diferencia os dois de forma drástica (na minha opinião) é o task manager que é muito mais útil em symbian que em WinMo.

10. spastikman

spastikman Banido

windows mobile é muito mais completo, e em termos de software disponível então nem se compara.

Tanto como utilizador, como programador, é muito mais vantajoso WM. Já tive os dois e já programei para os dois.

Partilhar esta Página