1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Windows não arranca - disco fanado?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por underworld, 23 de Junho de 2003. (Respostas: 29; Visualizações: 2319)

1. underworld

underworld Power Member

Tenho um portátil Airis e de repente quando reinicia o windows não carrega aparecendo um blue screen com a mensagem de erro "unmountable_boot_volume"

Procurei no site da Microsoft e achei isto em http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;297185:

Damaged File System
    If the second parameter (0xbbbbbbbb) of the Stop error is 0xC0000032, then the file system is damaged.

If this is the case, restart the computer to the Recovery Console, and then use the chkdsk /r command to repair the volume. After you repair the volume, check your hardware to isolate the cause of the file system damage.

To do this, use the following steps:
    Start your computer with the Windows startup disks, or with the Windows CD-ROM if your computer can start from the CD-ROM drive.
    When the Welcome to Setup screen appears, press R to select the repair option.
    If you have a dual-boot or multiple-boot computer, select the Windows installation that you want to access from the Recovery Console.
    Type the administrator password when you are prompted to do so.

NOTE: If no administrator password exists, press ENTER.
    At the command prompt, on the drive where Windows is installed, type chkdsk /r, and then press ENTER.
    At the command prompt, type exit, and then press ENTER to restart your computer.For additional information about how to use the Recovery Console in Windows XP, click the article number below to view the article in the Microsoft Knowledge Base:
    314058 Description of the Windows XP Recovery Console

If this procedure does not work, repeat it and use the fixboot command in step 5 instead of the chkdsk /r command.

Contudo, quando saio para o prompt e escrevo chkdsk /r, ele diz-me que não sabe do autoexec.bat ou coisa parecida. No prompt c: quando faço dir não aparece nada

Terei o disco avariado?

2. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Formata o disco...ficas logo a saber.

3. underworld

underworld Power Member

Pois, mas isso não me dava muito jeito :rolleyes:

Porque tenho lá coisas que gostaria de recuperar

Não terei hipótese nenhuma de aceder ao disco?

4. Raptor

Raptor OC Legend

Qual é a versão do windows que tens? Se for o XP podes reinstalar por cima sem perderes nada.

5. underworld

underworld Power Member

Tenho o XP

Posso reinstalar por cima?

6. jfbbms

jfbbms Power Member

lamento-te dizer mas...
    com certeza de 90% , o teu disco tá limpo, formatadinho...

isso aconteceu comigo 3x seguidas ( 8o 8o 8o ) e axei bastante estranho ,.... isso resolve-se com um patch de 300 ks :D

good luck

7. underworld

underworld Power Member

epa, não digas isso!

Tenho lá as minhas fotos da lua de mel!!!!!!

Já agora, qual é o patch?

8. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Se fizeres boot a partir do CD do windows XP tens lá uma opção de repair automático da instalação.

9. underworld

underworld Power Member

Sim, arranco com as diskettes do xp e depois pergunta se eu quero reparar a versão instalada do xp

carrego r e aquilo vai para o prompt

O problema é que na prompt eu deveria fazer chkdsk /r para fazer a reparação mas ele não reconhece o comando

Faço dir no disco e dá erro

Penso que tá mesmo lixado o disco ou pelo menos o file system

Ainda vou tentar hoje à noite uma solução que me aconselharam num newsgroup da Microsoft, mas já tenho poucas esperanças :confused:

10. jfbbms

jfbbms Power Member

Underwolrd :

metes o cd na drives e ligas o pc
    fazes boot pelo cd
    entras no setup do xp...

depois
    fazes enter que te diz que vai instalar o win
    depois quando aparece a opcao de reparar , NAO fazes isso, continuas como se fossees instalar o windows de novo ( trust me )
    depois ele vai ler os discos ligados ... entao ha 2 hipoteses

a) tens o windows "original" e nao umas das versoes 6in1 ou 3in1 e aparece-te um quadro a dizer que ja tens o windows instalado e pergunta se keres reparar ( agora sim ) ou instalar por cima e tu dizes que queres reparar

b) tendo o cd de cima , nao pararece o quadro ... e ai tás um pouco tramado

c) tens uma versao 6in1 etc.. e ai nao tens a hipotese de reparar... tens de " " arranjar " um windows ( pah, copia ou original ) que te permita reparar o windows... mas parto sempre que o cd nao é versao de Nin1.

O que eu disse sobre o windows ter desaparecido é verdade, isso acontece mas só quando nao se instala os patches para o windows, etc...

11. AVxAMD

AVxAMD I fold therefore I AM

Boas
    Porra, espera ai...
    Esta malta formata por tudo e por nada. :die:
    Arranca com o CD do XP.
    Selecciona o "R" para reparar.
    Ficas na prompt.
    Escreve CHKDSK /F
    O chkdsk vai reparar umas maravilhas.
    No fim do teste escreve EXIT e isso vai fazer um REBOOT e
    o problema está resolvido.
    XP de novo a trabalhar.
    Estou farto de reparar PC's com esse problema.
    É canja, não formatas nada.
    Fica bem.

12. VinE

VinE Power Member

Xi patrão... Fotos da lua de mel?! Alguém vai levar nos cornos se esse pc for formatado....

13. AVxAMD

O teu erro está em CHKDSK /R e o verdadeiro
    comando é CHKDSK /F
    Até um CD de Boot de Win2k serve para reparar esse problema. :)

Trust Me

14. underworld

underworld Power Member

Thanks AVxAMD

Mas continua a não funcionar. Quando escrevo chkdsk /r ele diz "AUTOCHK.EXE não pode ser localizado no directório de arranque nem na unidade de cd rom. Escreva o caminho completo incluindo a letra da unidade da localização de AUTOCHK.EXE:"

Quando escrevo chkdsk /f dá "parâmetro incorrecto"

Faço chkdsk /? e aparece as opções : /p ou /r apenas

Logo tento a solução do jfbbms

15. AVxAMD

Boas:
    Faz uma coisa... Tenta só escrever CHKDSK.
    Sim a ideia do jfbbms é tb muito boa pois
    tb já usei essa opção.
    Tb podes sacar o Disco e usares um adaptador e ligas esse
    disco num PC normal e retiras os dados.
    Boa sorte.

16. zer0

zer0 [email protected] Member

Ve-se consegues arranjar este prog
    winternals

o pc arranca-te pelo cd, e ficas com um pseudo-windows, que é suficiente para tentares formas de reparar os erros, e consegues mover ficheiros.

Ele funciona bastante bem já o vi fazer "milagres", e não custa nada tentar.

17. AVxAMD

Boas.
    Ontem reparei mais um com este problema:
    Desculpa o erro mas só necessitas escrever CHKDSK
    e ele faz a reparação dos dados.
    Um abraço.

18. underworld

underworld Power Member

Bem, a coisa não está fácil

A ideia do jfbbms foi testada com insucesso. Segui as opções de instalar o Windows e ele chega a um ponto em que obriga a formatar o disco pois diz que tem um sistema de ficheiros não reconhecido

Ou seja, não chegou aquela parte onde detecta que já tem uma versão do Windows instalada e pergunta se quero proceder à reparação

Será que isto acontece por ter uma cópia 6in1 ou 3in1 ou não dá mesmo?

Queria apenas recordar que eu faço boot das diskettes, não do cd porque o portátil tem o leitor de cds avariado.

Contudo tenho um leitor cds externo pelo que posso arrancar com as diskettes e instalar o windows na boa

Não posso é formatar a porcaria do disco. Será que o problema é mesmo do disco e não do windows?

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

VIVA!!!!!!!
    Enquanto estava a escrever isto consegui resolver o problema!!!!
    Foi só fazer chkdsk

Acho que antes não dava porque eu não tinha o cd do windows xp na drive e ele se calhar vai lá ler os comandos

Thanks a lot AVxAMD!!!!

Para te agradecer vou-te enviar 2 ou 3 dvds (cópias!) que tenho para aqui. Tens preferência?

19. Chip

Chip Zwame Advisor

bem, já não preciso de dizer nada :D

anyway, o meu post serve apenas apra dizer ainda bem que recuperaste tudo, e para dizer que esta é uma típica thread de como deve ser um fórum - entreajuda!

20. AVxAMD

Boas underworld.
    Desde já fico muito contente que tenhas de volta o teu
    XP e as belas Fotos. :)
    Obrigado pela oferta, mas não é necessário.
    Para mim o mais importante é ajudar as pessoas
    e nunca querer nada em troca.
    Um simples obrigado é muito bom para mim,
    pois assim de alguma forma ainda me sinto util
    nesta vida e mundo onde vivo.
    Um grande abraço.
    Obs. Sempre que necessitares de ajuda e eu poder ajudar,
    já sabes, envia-me uma PM.

Partilhar esta Página