Windows ou Linux?

Windows ou Linux?

  • Microsoft Windows

    Votes: 64 54,2%
  • Linux

    Votes: 54 45,8%

  • Total voters
    118
  • Votação encerrada .
Status
Fechado a novas mensagens.
Apesar de gostar de Linux e ter usado bastante enquanto frequentei a universidade, neste momento apenas uso Windows.

É o único S.O. que me permite fazer tudo o que pretendo, quer seja lazer (jogos PC) ou trabalho (programação .NET e ERP's).
 
Penso, pela muita informaçao que vi que a Linux é melhor, mas uso o Windows Vista e até tou contente com ele mas podem me dar a vossa opiniao com esta poll?
Penso que não se podem comparar, são sistemas totalmente diferentes.
Mas para mim que uso os dois sistemas, a niveis praticos do dia a dia o windows é superior, devido a que existe todo o tipo software para o windows ( Jogos, Facturação , contabilidade, camaras de video e fotograficas e por ai afora), que não há para linux.
Um exemplo tenho uma HP PhotoSmart 3180 em que no Ubuntu, só me consigo servir da impressora, o scaner simplesmente não funciona, não estou a ver niguem comprar uma imperssora multifunções , instalar o Ubuntu ou outro sistema da LINUX, e depois só se servir da impressora para imprimir, Isto é só um exemplo entre muitos.
A linux é bom para quem gosta e tem tempo para o usar, é muito giro, tem efeitos 3 D espetaculares, mas não é para a maioria das pessoas, e outra desvantagem da Linux, é que quando compras um computador, vem sempre com o windows instalado.
Só agora é que se esta a usar mais a linux e graças a foruns com este, mas mesmo assim está muito longe de ganhar ao windows.
Isto é a minha opinião.
Um Abraço
 
camaras de video e fotograficas.... sem problema nenhum em linux!!!! (exuistem uns pacotes que tratam dessas coisas)
HP PhotoSmart 3180.... poderá não funcionar no teu linux..... mas linux existe em muitos sabores e a hp é das marcas que tem melhor funcionamento em linux!!!! (novamente uma questão de pacotes....)
Isto é só um exemplo entre muitos..... eu diria: isto é só um mau exemplo entre muitos!!!!
quando compras um computador vem sempre com o windows instalado.... acabei de comprar um portátil toshiba sem esse tal windows instalado!!!! e ainda tive o respectiuvo desconto no preço!
 
Parece uma escolha muito difícil. Eu nem vou optar. Pessoalmente nunca usei o Linux, e o Windows nunca mais de uma hora seguida, até porque era a pagantes, foi num cybercafé!
 
camaras de video e fotograficas.... sem problema nenhum em linux!!!! (exuistem uns pacotes que tratam dessas coisas)
HP PhotoSmart 3180.... poderá não funcionar no teu linux..... mas linux existe em muitos sabores e a hp é das marcas que tem melhor funcionamento em linux!!!! (novamente uma questão de pacotes....)
Isto é só um exemplo entre muitos..... eu diria: isto é só um mau exemplo entre muitos!!!!
quando compras um computador vem sempre com o windows instalado.... acabei de comprar um portátil toshiba sem esse tal windows instalado!!!! e ainda tive o respectiuvo desconto no preço!
Atenção como eu disse, uso Ubuntu em dualboot com o vista,
a impressora funciona, o scanner é que não, talvez haja uma maneira de o por a funcionar, mas ainda não cheguei lá ( não sou expert em informatica, sou apenas um user normal)
Por norma os computadores vem com esse tal de Windows Instalado
Entre isso há programas de facturação e de contabilidade que foram feitos para o windows e não para o linux, ( GESPOS por exemplo) entre outros, o que é pena digo-te.
Mas apenas dei a minha opinião, como tu deste a tua, como vivo num pais livre tenho o direito de dar a minha opinião, e foi o que fiz sem criticar as dos outros
depois sigo sempre a regra dos 3 Rs
Respeito por mim
Respeito pelos outros
E Responsavel pelos meus actos

Um Abraço
 
Atenção como eu disse, uso Ubuntu em dualboot com o vista,
a impressora funciona, o scanner é que não, talvez haja uma maneira de o por a funcionar, mas ainda não cheguei lá ( não sou expert em informatica, sou apenas um user normal)
Por norma os computadores vem com esse tal de Windows Instalado
Entre isso há programas de facturação e de contabilidade que foram feitos para o windows e não para o linux, ( GESPOS por exemplo) entre outros, o que é pena digo-te.
Mas apenas dei a minha opinião, como tu deste a tua, como vivo num pais livre tenho o direito de dar a minha opinião, e foi o que fiz sem criticar as dos outros
depois sigo sempre a regra dos 3 Rs
Respeito por mim
Respeito pelos outros
E Responsavel pelos meus actos

Um Abraço

O problema do scanner resolves com certeza, até porque tenho também uma multifunções HP e tenho neste momento tudo a funcionar, foram precisos uns ajustezinhos, mas nada de complicado, uma pequena pesquisa e fica resolvido :D Alias o hardware HP é bastante "amigo" do Linux. Eu pessoalmente antes de comprar o que quer que seja, pesquiso 1º se funciona em Linux e que tipo de truques necessito de fazer para colocar a funcionar, caso não o faça out of the box.

Quanto aos programas que falas, de facto é verdade, existe ainda muito software que apenas funciona em Windows e é de facto pena, na Universidade precisei sempre de ter a minha partição do Windows, precisamete por causa disso, felizmente de momento no meu PC pessoal não preciso do Windows para nada :D mas como já disse bastantes pessoas não têm propriamente escolha entre qual SO usar :'(

O que me chateia são os casos de pessoas que poderiam fazer tudo o que fazem em Linux e continuam a usar Windows por desconhecimento, ou porque têm uma ideia completamente deturpada deste S.O.
 
epa eu tenho uma multifuncoes hp..e foi so sacar os drivers na pagina deles...seguir meia duzia de instrucções e tudinho a funcionar...
 
Se querem suporte, usem outra thread.

Relembro que esta thread é uma excepção, como existem algumas da mesma forma já deveria estar fechada apenas a deixei aberta para dar oportunidade de voltarem a ter uma discussão como esta mas uma discussão saudável.
 
Ultimamente o Linux tem evoluido muito. Há cerca de uns 10 anos, quando tentei pela 1ª vez usar linux quase nao conseguia usar nada em linux, o que me fez desistir logo da ideia de ter o linux.:'(

Mas desde o ano passado, quando saiu o ubuntu 7.04, que finalmente conseguia fazer alguma coisa em linux, e como o achei interessante, rápido e bonito nunca mais o larguei, embora por vezes lá vou ao windows.

Acho que 95% do tempo que passo á frente do pc uso Linux.:D
 
Não é que ache o windows uma coisa de outro mundo, porque não acho, mas como foi com windows que me habituei, fiquei sempre um pouco triste com o linux nas várias tentativas que fiz para usa-lo.
 
Penso, pela muita informaçao que vi que a Linux é melhor, mas uso o Windows Vista e até tou contente com ele mas podem me dar a vossa opiniao com esta poll?
Como já foi dito, são diferentes, como a noite do dia, não há comparação
O sistema está feito para o windows, a maior parte do software é feito só para o windows, tudo gira em torno do windows, quer queiramos ou não,
Em linux é tudo diferente, eu propio já exprementei o kurunumi e o Ubuntu, mas não me seduziram, talvez pela falta de tempo, é uma aprendizagem constante, mas para um user normal chega ( tipo internet, processador de texto folha de calculo etc..)
Mas sem duvida o Windows leva uma grande vantagem, é mais simples de trabalhar, instalar programas, mas tambem é mais vulneravel.
Exprimenta um distro, ou varios e tira as tuas conclusões
 
actualmente
Windows vista sem duvida
ja exprimentei ubuntus e outros e epa.. ao fim de um tempo farto me..

ok e girinho com aqueles efeitos, gratis, seguro , "fixe" e muitas outras coisas que acredito que seja...

mas para o dia a dia eu nao quero uma coisa que me obrigue constantemente a recorrer a consola para fazer coisas banais que em windows se faz com 2 cliques no rato..
 
Se queres saber mais sobre linux experimenta distros que se adaptem ás tuas necessidades.
....ubuntu, se quizeres tudo simples e instalar coisas com facilidade (algumas não, mas encontras equivalente no synaptics)
....mandriva se queres uma distro muito fácil de usar e que precises de instalar pouca coisa
 
actualmente
Windows vista sem duvida
ja exprimentei ubuntus e outros e epa.. ao fim de um tempo farto me..

ok e girinho com aqueles efeitos, gratis, seguro , "fixe" e muitas outras coisas que acredito que seja...

mas para o dia a dia eu nao quero uma coisa que me obrigue constantemente a recorrer a consola para fazer coisas banais que em windows se faz com 2 cliques no rato..

Não concordo, actualmente e utilizando distros mais user friendly é virtualmente desnecesário recorrer à consola, excepto em casos em que sejam necessários alguns kungfus, para dar a volta a incompatibilidades de hardware ou porque se fez asneira, etc etc, para todos os outros casos utiliza a consola quem quer, pessoalmente acho que para muitas situações é mesmo o mais rápido e simples, já agora agradecia que me explicasses quais são essas operações banais, para as quais necessitas de recorrer à consola constantemente.
 
Para mim, este é 1 tópico para flamewar e sem sentido algum.
Qual é o melhor? Em quê ? Para quê ?

Conforme falado várias vezes na secção Gnu/Linux, é impossível comparar pelas razões que já falaram. São coisas bem diferentes, com objectivos e propósitos diferentes. Um é 1 produto comercial, código fechado e pago, que domina o mercado. Outro, que não é um anti-windows, é baseado no conceito do free, ou seja, distribuição gratuita, e do opensource, que cria "ambientes de trabalho", com ritmos e modos de funcionamento diferentes do primeiro. E já se sabe o que as pessoas sentem á mudança e aos hábitos criados.
Exemplo da consola falado, a consola é o método mais rápido de efectuar qualquer coisa (té no Windows), mas hoje em dia já não é assim tão necessário como alguns "pintam".
E depois, é engraçado ver opiniões sem fundamento, sem conhecer perfeitamente ambos os lados. Já agora, e MacOSX ? ...

Eu uso no sistema principal Gnu/Linux para o dia-a-dia, já lá vão seguramente mais de 3 anos, já instalei mais máquinas, não só uso free, mas pela segurança/fiabilidade.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo