Windows Phone 7 Series

Bem, realmente a Microsoft não pode ser acusada de copiar. Mas estou com alguém que disse que isto é software para Tablets e não para um ecrã tão pequeno. A porcaria das letras ficam todas cortadas num ecrã tão pequeno.

Sinceramente não gostei, parece forçado e mais adequado para ecrãs maiores. Logo se vê, ao menos é diferente.

PS: Dá que pensar porque raio temos o HP Slate a correr a porcaria do Windows 7....

O efeito do cortar das letras é claramente propositado. O objectivo é dar a noção de que há mais menus se andarmos para os lados ou para cima/baixo. É para dar a impressão de que estamos a trabalhar com uma faixa física, em que não é a máquina mas sim a pessoa que decide até onde é que puxa ou empurra as coisas.

Estive a ver os hands-on no youtube e percebe-se bem porque razão o time to market é tão longo. Aquilo ainda tem muita coisa para afinar. Mas é de louvar a tentativa de não ir atrás do iPhone, que é o fundo o que fizeram todos os novos sistemas aparecidos até agora. Se vai ou não resultar, não sei, vamos ver. Mas o problema grande é mesmo a demora. Daqui até ao Natal vai aparecer uma nova versão do iPhone OS, do Android, do WebOS, etc, enquanto que a MS vai andar aflita para conseguir cumprir os prazos. Se este lançamento me parece, do ponto de vista técnico, interessante, do ponto de vista comercial já acho que é mais um exemplo do desespero da MS, vendo o mercado móvel fugir-lhe por entre os dedos. O que os consumidores queriam era uma apresentação hoje, e um lançamento lá para Março ou Abrill o mais tardar. Nunca Novembro ou Dezembro!
 
Se este lançamento me parece, do ponto de vista técnico, interessante, do ponto de vista comercial já acho que é mais um exemplo do desespero da MS, vendo o mercado móvel fugir-lhe por entre os dedos. O que os consumidores queriam era uma apresentação hoje, e um lançamento lá para Março ou Abrill o mais tardar. Nunca Novembro ou Dezembro!

Mesmo...

Se se consegue esperar 9 meses pelo lançamento dum jogo (porque não há alternativa), já para um aparelho tão presente no dia-a-dia é quase impossível, mesmo para o geek mais aficionado. Quanto mais para o consumidor comum.
 
Mas o problema grande é mesmo a demora. Daqui até ao Natal vai aparecer uma nova versão do iPhone OS, do Android, do WebOS, etc, enquanto que a MS vai andar aflita para conseguir cumprir os prazos. Se este lançamento me parece, do ponto de vista técnico, interessante, do ponto de vista comercial já acho que é mais um exemplo do desespero da MS, vendo o mercado móvel fugir-lhe por entre os dedos. O que os consumidores queriam era uma apresentação hoje, e um lançamento lá para Março ou Abrill o mais tardar. Nunca Novembro ou Dezembro!

Ao menos já serve para me fazer não comprar o iPhone 4.0. Já não ia fazer em principio que o 3GS ainda está para as curvas, mas assim de certeza que não compro.
Parece ter potencial, vamos ver o que sai daqui.

PS: Como developer em part-time, o Windows é a plataforma de eleição para mim, e se o Windows 7 Series for uma solução viável....lá vou eu. Comparar o desenvolvimento em Framework .Net com por exemplo Objective-C.....A Microsoft tinha mesmo tudo para ganhar neste segmento mas já perdeu toda a vantagem que tinha e este Windows 7 Series pode vir muito tarde.....

Já para não falar que lançar o produto um ano antes do lançamento real dá tempo à concorrência para copiar o que ele tem de bom. Digamos que tenho alguma curiosidade do que vai sair do iPhone OS 4.0.
 
Última edição:
A meu ver o objectivo da Microsoft fazer o anúncio agora foi o de desacelerar as vendas dos terminais com outros SO's. Mostrar que fez algo completamente diferente da concorrência.

Pelo menos já serve para deixar o consumidor em dúvida.
 
Já para não falar que lançar o produto um ano antes do lançamento real dá tempo à concorrência para copiar o que ele tem de bom. Digamos que tenho alguma curiosidade do que vai sair do iPhone OS 4.0.

Ora aqui está mais uma excelente razão para não se anunciar uma coisa demasiadamente antes do tempo. Sinceramente não percebo a estratégia da MS.
 
No passado essa táctica funcionava bastante bem

A Microsoft anunciava que ia entrar do mercado tal ou lançar o produto X ou Y com umas supostas funções e quem lá estava borrava-se todo ou os consumidores paralisavam-se completamente destruindo o negócio dos que já lá estavam e consequentemente baixando as calças para o eventual produto MS.

No entanto pessoalmente acho que essa táctica é chão que já deu uvas...
 
No passado essa táctica funcionava bastante bem

A Microsoft anunciava que ia entrar do mercado tal ou lançar o produto X ou Y com umas supostas funções e quem lá estava borrava-se todo ou os consumidores paralisavam-se completamente destruindo o negócio dos que já lá estavam e consequentemente baixando as calças para o eventual produto MS.

No entanto pessoalmente acho que essa táctica é chão que já deu uvas...

Isso agora acontece com a Google e com a Apple!
 
Ao menos já serve para me fazer não comprar o iPhone 4.0. Já não ia fazer em principio que o 3GS ainda está para as curvas, mas assim de certeza que não compro.

Isto é o objectivo da MS. Sem dúvida que mudaram do objectivo "trabalhador" para o público alvo da nova geração, que não quer um telefone avançado, quer um smartphone, mesmo que não seja para fazer folhas de cálculo. E com este lançamento, mete quem poderia equacionar uma mudança para iPhone em compasso de espera...

Eu acho que é uma estratégia acertada. sem dúvida... só poderá correr mal se não conseguirem ter as coisas prontas a tempo.
 
Última edição:
Isto é o objectivo da MS. Sem dúvida que mudaram do objectivo "trabalhador" para o público alvo da nova geração, que não quer um telefone avançado, quer um smartphone, mesmo que não seja para fazer folhas de cálculo. E com este lançamento, mete quem poderia equacionar uma mudança para iPhone em compasso de espera...

Eu acho que é uma estratégia acertada. sem dúvida... só poderá correr mal se não conseguirem ter as coisas prontas a tempo.
Eu acho que vai correr mal (ou melhor não vai correr 5 estrelas) porque a capacidade de gerar expectativas da MS já foi muito melhor do que anda hoje.

E na lado contrário da táctica (que é o que a Apple usa) está o método: Esta cena fantástica do melhor desde a batata frita pré congelada aos palitos está à venda hoje.
 
Bem, a ver vamos o que sai dali.
Se bem que gerar expectativas não é tudo... basta olharmos para uma empresa rival que lançou um produto que, regra geral, foi uma desilusão.

Mas aquilo que a Microsoft fez foi aquilo que já tem vindo a fazer, só que de uma maneira diferente. Antes iam aparecendo screenshots pela net e os rumores iam circulando. Desta vez apresentaram-no oficialmente.

Mas concordo que a janela de tempo é um bocadinho larga. Se tivessem anunciado isto ao mesmo tempo que o lançamento do iPhone OS, se calhar a coisa corria melhor, não sei.

Não podemos esquecer que é um sistema operativo completamente diferente do que eles têm feito até à pouco tempo.
 
A MS não vai desiludir.

Cá para mim, além de estar a lançar um caramelo para o mercado, o que o torna apetecível e passível de colocar outras questões em "hold", ainda vamos ver a MS a dizer que conseguiu terminar o WinMO 7 antes do previsto.

Isto é outra campanha ao bom nível da do Windows 7, promove a expectativa do que aí vem, faz a concorrência tremer e ao mesmo tempo, avança uma data tardia e depois lança o SO com 2 ou 3 meses de antecedência.

E tenho quase a certeza que o lançamento será mais ou menos na altura que a Adobe revelar a nova aplicação Flash para smartphones (prevista para Junho/Julho 2010).

Mas prontos, isso é: "Cá para mim!" :D
 
A inclusão da integração xbox live, que potencialidades se podem tirar dali em concreto? É algo semelhante ao que o Aino da SE tem com a ps3?

Já se sabem as specs minimas para correr o SO? Se é muito pesado ou não?

Outra questão, com esta UI, será que as costumizações das marcas, como o touchFLO, vão manter-se?

Vai ser lançado também um novo browser ou mantém-se um IE 'actualizado'?
 
A meu ver o objectivo da Microsoft fazer o anúncio agora foi o de desacelerar as vendas dos terminais com outros SO's. Mostrar que fez algo completamente diferente da concorrência.

Pelo menos já serve para deixar o consumidor em dúvida.

O problema é que a MS também tem "telhados de vidro" no mercado, o WM6.5 será o mais afectado pela queda de pedras do vizinho, neste espaço de tempo.

A MS não vai desiludir.

Cá para mim, além de estar a lançar um caramelo para o mercado, o que o torna apetecível e passível de colocar outras questões em "hold", ainda vamos ver a MS a dizer que conseguiu terminar o WinMO 7 antes do previsto.

Isto é outra campanha ao bom nível da do Windows 7, promove a expectativa do que aí vem, faz a concorrência tremer e ao mesmo tempo, avança uma data tardia e depois lanç
 
Última edição:
So para dizer que tenho estado a acompanhar e realmente não tenho muito a dizer com o que já foi dito...
So quer acrescentar o seguinte.
Tal como o ano passado por esta altura a Microsoft apresentou o WM 6.5 e só saiu em Outubro, este que vai sair em Dezembro (talvez) é normal que ainda vá alterar muito. Não esquecer que o ano passado ainda houve umas boas alterações desde ter sido anuncidado ao lançamento em si como os hexagonos que foram retirados por exemplo.
Esta interface é completamente nova, nada tem haver com o que conhecemos de WM. É normal que este anuncio seja para absorverem criticas tambem para melhorarem este software até ao seu lançamento, até porque apesar de me parecer muito forte conceitualmente, ainda está muito verde.
Sobre as questões de multitasking e flash e tal, não me assusta muito, pois não acredito realmente que isso seja esquecido. Parece-me mais normal agora terem focado o real problema dos WP, que é ter uma interface de 10 anos e fazer qualquer coisa mais contemporanea, pensada para o dedo, intuitiva, que explore o ecran tactil, bla bla bla, e as questões mais tecnicas não serem referenciadas, apesar de haver noticias de que não vai ter isto ou aquilo, a mim não me passa pela cabeça a Microsoft recuar no que é mais forte...
 
Digam-me à quanto tempo já falam em todo o lado do Iphone 4, etc etc, se calhar À mais tempo que este está previsto sair.. e no entanto não ouvi criticas acerca disso, mas pelo menos conversas acerca dele, não faltam..

E para mim, este 7 vai sair la pelo verão, quase de certeza sai mais cedo, pois como no seven, a microsoft anunciou datas e ja haviam betas a 99% finais..

E sim, deve ter assustado algumas cabeças, mais pelo totalmente diferente aspecto e funcionalidade, quando penso que a maioria pensava que iriam copiar a apple e ja estavam de dentes prontos a morder nesse ponto..

Quanto a roubar clientes ao 6.5, nem penso que aconteça, basta serem lançados como "preparados para WM7" e pimba, no problem, lembram-se dos PTTs que se venderam no mercado nos meses antes de sair o W7? Pois, todos permitiam gratuitamente o upgrade depois e o que aconteceu..
agora, que a Apple e a Google, devem ter ficado um pouco receosas sim, de certeza..

Quanto ao anunciar antes e criar expectativas antecipadas, neste momento e pelo que se viu pelo iPad, esse sim, foi o maior fracasso do momento.. acho que nem 50% saiu o que esperavam.. uma vergonha..
 
Eu não estou nada convencido que estes timings obedeçam a uma estratégia de marketing pensada. Acho, pelo contrário, que a MS está a trabalhar em contra-relógio, e sabe-o muito bem, pelo que tinha que apresentar alguma coisa, quanto mais não fosse para reduzir o falatório da net e das publicações especializadas, que andavam constantemente a atirar o anacronismo do WM à cara da Empresa. Se de facto houvesse uma estratégia de reduzir o hype em volta de outros produtos, como o Android por exemplo, então a MS já teria anunciado o Windows Phone há 12 meses atrás, para o lançar no mercado antes do Natal de 2009, e mesmo assim já ia bastante atrasada face ao Android, quanto mais face ao iPhone. Ou seja, a apresentação da Windows Phone é muito mais uma estratégia reactiva. De pro-activa não tem quase nada.
O que me parece claramente é que a divisão do Windos Phone deve estar com uma pressão brutal em cima para apresentar as coisas rapidamente, isto porque o Balmer e restantes membros da comissão executiva andaram a dormir este tempo todo.
 
parece-me que é uma boa escolha na direcção certa. estou apenas na dúvida se os "old" users de WM vão aceitar um SO sem multitask "real" e um interface um quanto limitado, sem muitas hipoteses de customização. sobre o Market para o SO, não ouvi nada. é sabido que um smartphone hoje em dia sem um market de jeito...

mas estou curioso por ver o que aí vem, especialmente por conhecer o hardware que vem acompanhar isto.
 
parece-me que é uma boa escolha na direcção certa. estou apenas na dúvida se os "old" users de WM vão aceitar um SO sem multitask "real" e um interface um quanto limitado, sem muitas hipoteses de customização. sobre o Market para o SO, não ouvi nada. é sabido que um smartphone hoje em dia sem um market de jeito...

E se alguém precisa de um market é mesmo a Microsoft. Se não existir, as aplicações não vão cumprir UI Guidelines (o que há mais por aí são gajos a desenvolver em tecnologia Microsoft) e depois sai um desastre....
 
E se alguém precisa de um market é mesmo a Microsoft. Se não existir, as aplicações não vão cumprir UI Guidelines (o que há mais por aí são gajos a desenvolver em tecnologia Microsoft) e depois sai um desastre....

Pelo que li os programadores vão ter um toolkit/ SDK dedicado, para obrigar de alguma forma as aplicações estarem todas semelhantes a UI. Mas não penso que a MS vá limitar a publicação como a Apple fez dessas mesmas apps. Tudo depende da forma como a loja for gerida. Ainda há muita coisa por desvendar.
 
Back
Topo