Aplicações para Windows Phone / 10 Mobile

Eu no meu caso (e só por mim posso falar) conheço bem o Android e iOS.

Mexo diariamente com o Android, e em tempos era com o iOS. Quando escrevi o que escrevi, quando opto por usar um Lumia/W10M (mesmo agora com o 950XL nas Boxes podia ter aproveitado para brincar com um Android em vez de passar para um 535) é algo completamente consciente ... e não, não tenho dúvidas que seria mais bem tratado num dos outros dois ecossistemas.
 
Estou muito satisfeito com o meu 950XL,enquanto funcionar não devo mudar. Tirando um ou outro amok que lhe dá, o que acontece 1 vez a cada 1 ou 2 meses, tem funcionado bem. Cumpre perfeitamente as funções que queria num telemóvel: boa camera, wireless charging, rápido e tem as apps que preciso para o dia-a-dia (messenger, hangouts, whatsapp, wunderlist, mbway, authenticator, steam, connected devices, linked in, office lens e instagram).

O facto de não ter o universo de apps que iOS e Android têm, até tem funcionado a meu favor. A utilização do telemóvel é mais utilitária do que recreativa.

Continuo a não gostar do interface de tiles. Para mim, é o ponto mais negativo. Oriento-me muito melhor com o interface iOS. O edge também não me agrada.

Mas há coisas neste telefone que provavelmente me vão deixar saudades, ou me vão reduzir o leque de escolhas para o próximo telemóvel: o glance é muito bom, o botão exclusivo da camera, com pré-focus é excelente, a capa Mozo (em pele) com wireless charging alia classe a conforto.

Só não aproveito todas as capacidades que este smartphone tem (nomeadamente o continuum) porque estou rodeado de outros smartphones/tablets/PCs.

Não me arrependo da escolha que fiz. Já tenho experiência suficiente com este OS para saber que a MS consegue (e bem) adaptar um OS a um telemóvel. Funciona, é rápido, é agradável. A experiência de utilização é muito boa. E não fico na ignorância de achar que só iOS ou Android é que são bons e W10 é uma bosta.

Qual será o próximo? Talvez um Android. Embora goste muito de iOS, custa-me muito dar tanto dinheiro por um smartphone e o "Walled Garden" sempre me irritou e continua a irritar.

Sempre que me perguntarem o que achei do 950XL direi sempre o mesmo: excelente! As divisões de hardware da MS sabem, e bem, fazer dispositivos com qualidade.
 
Neste momento o futuro representa uma mudança inevitável, mas para quem tem equipamentos High End confesso que tenho algumas esperanças nas intenções do Dev da ferramenta de "Jailbreak" dos Lumias em ressuscitar o Astoria (mesmo não sendo perfeito, será um balão de oxigénio).
infelizmente deixa-me dizer-te q continuas a depositar esperanças nas coisas erradas. tens de ir por mim :p
os lumias têm um problema: o UEFI é 32bits, o q reduz a probabilidades praticamente nulas de vir a receber até uma ROM cozinhada do WoArm. infelizmente....
infelizmente está e sempre esteve completamente abandonado, à mercê de meia dúzia de seguidores da plataforma.
compreendo q estejas chateado com o estado atual das coisas, eu tb estou mas n deixes isso enublar a realidade das coisas. o wm sempre teve updates com mt mais features q os updates recentes, sobretudo do android. podes dizer q estavam mais atrasados mas isso n invalida o q eu disse. se fores ver o android wear e android tv esão "muito mais abandonados" em comparação com o nr de utilizadores q é mt superior aos do wm.
Depois de infestar toda a gente à minha volta com W10M (pais, sogros, namorada, amigos, conhecidos, familiares..eu sei lá) com a certeza (WP8.1) de que era algo rápido, fiável e estável, veio a desilusão e todo um rol de "epá este telemóvel não funciona, passa cá em casa que tu é que me arranjaste isto". Ora reinicios, ora bloqueios, ora contactos que desapareceram (e até hoje não foi resolvido!! E não me venham com tutoriais da treta; a Microsoft é que tem que resolver o problema! Não é o utilizador que tem que andar a desenrascar-se a si e mais 10 pessoas a quem recomendou este OS!), enfim, é só passar pelos tópicos.
interessante q eu fiz o mesmo e n tenho nenhuma dessas queixas e quem ficou no 8 continua a dizer q é rápido.
É rápido, é estável, é bem construído, tem uma comunidade grande, tem acesso a tudo e mais alguma coisa (play store!),
se era isso q sempre precisaste então para ti já foste tarde. sempre aqui o disse q quem precisar de apps a pontapé o melhor é mudar.
tem updates mensais QUE DE FACTO RESOLVEM/ACRESCENTAM alguma coisa sem ser incrementar um número na build.. enfim, um smartphone.
estás a falar do ultimo q o SO teve quando já tinha sido declarado morto. é o habitual. deixa estar q se um dia os outros 2 se forem, nem a isso devem ter direito...
O facto de não ter o universo de apps que iOS e Android têm, até tem funcionado a meu favor. A utilização do telemóvel é mais utilitária do que recreativa.
cada um sabe de si e do q faz com a sua vida, mas efetivamente quem n tem vida social ou passa almoços, horas de sono e afins agarrado ao tlm em vez de conversar com as pessoas q tem ao lado vai definitivamente de precisar de muitas apps para passar esse tempo.
https://nypost.com/2016/11/17/social-media-is-making-you-a-bad-friend/
how-to-keep-friends.jpg
 
Por aqui como costumo dizer, quanto mais mexo num android mais longe estou de ter um.:D

Isto no win10M o problema é mesmo a necessidade imperiosa de uma determinada app, caso contrário estamos mais que bem servidos. Eu desloco-me para o trabalho em viatura própria, se tiver de me deslocar para o trabalho em transportes públicos, para mim uma app que fazia imediatamente mudar seria a MOVE-mE caso esta não existisse no windows mobile. Felizmente que essa app foi lançada no windows mobile, ainda o Nutella não tinha dado um tiro nisto e ela lá se mantém e com updates. Funciona muito bem e é uma app essencial na Área Metropolitana do Porto(AMP) e que influencia e muito a vida das pessoas.

Há dias anunciaram outra app de nome Anda que vai funcionar mais ou menos assim na rede Andante dos transportes da AMP. Vai ser uma app que vai permitir a um telemóvel com capacidades NFC transformar-se num passe ou títulos de transporte e que permite pagar as deslocações com o mínimo custo possível, aproximando apenas o telemóvel da máquina de validar os passes e títulos de transporte.

Imaginemos a seguinte situação, no inicio do mês na actualidade compro o passe mensal que serve uma determinada área geográfica, mas a meio do mês a minha vida é alterada e passo a ter necessidade de me deslocar para outras áreas não contempladas no passe, a minha solução passa por adquirir outro passe ou pagar com títulos de transporte, o que acarreta um grande acréscimo de custos. Com esta nova app, além de ter menos cartões na carteira, o tarifário do passe mensal adapta-se ás alterações que eu possa fazer aos meus percursos habituais. Fica sempre mais barato, a acreditar no promotor e pagamos no final da utilização. É das tais apps que poder ser essencial para determinados utilizadores na optimização do custo mensal com transportes públicos.

Como a app vai ser apenas lançada para Android, não sendo lançada para windows mobile pelas razões que conhecemos, seria uma app que poderia obrigar um determinado utilizador a mudar de sistema.

Só por curiosidade, a app não vai ser lançada também para IOS por falta de NFC nos mesmos:D, coisa que determinados modelos do windows mobile são capazes. Enfim, mais um amargo de boca, que neste capítulo teríamos vantagem sobre o IOS:D

Edit:Faltou dizer que mesmo em Android, a maior parte dos utilizadores para utilizar esta app, terá de comprar um novo telemóvel:D
 
infelizmente deixa-me dizer-te q continuas a depositar esperanças nas coisas erradas. tens de ir por mim :p
os lumias têm um problema: o UEFI é 32bits, o q reduz a probabilidades praticamente nulas de vir a receber até uma ROM cozinhada do WoArm. infelizmente....

É uma tímida esperança, porque esperanças propriamente ditas não tenho nenhumas e em nada.

Eu sou o gajo mais pessimista que poderias conhecer, acredita. Aliás, eu acredito verdadeiramente ter o toque de "Mirdas" (tudo que toco/gosto vira m@rd@).
 
Sim, mas essas temos sempre a super app edge:D que dá para substituir em certa medida a app. Já aquela app que falei acima o Anda, já não há browser que lhe valha. São este tipo de apps que a necessitar de forma obrigatória delas, me farão ponderar mudar de sistema.
 
se é com mais do q uma app, eu recomendaria reset sem reposição e evitava apps em cartões sd só ate ter a certeza q o assunto se resolvia. isso n é normal...
 
Boas meus caros companheiros.
Preciso do vosso conhecimento.

Tenho algumas fotos/vídeos de conteúdo mais sensível/pessoal que quero manter protegidas dos olhares curiosos de traquinas que insistem em fazer do meu Lumia máquina de jogos, ou máquina fotográfica e filmar quando lhes dá para a brincadeira.

Em tempos lembro-me de ter visto pelo menos uma app que permitia guardar/manter em área protegida a privacidade das mesmas.
Alguém tem, se lembra ou pode recomendar alguma app para este efeito?
Agradecido.
E porque nunca é tarde, votos que 2018 nos trate bem.
 
Pessoal, alguem aqui SÓ tem wp 10 mobile como unico telemovel? Eu só uso este sistema. A minha grande duvida é como será no longo prazo, se terei de migrar para outro SO, como muitos de voces que tem 2 e 3 SOs diferentes.

Eu só tenho um 950 XL com W10M. Tirando isso, só tenho por aqui um Nokia E72, que em 2017 chegou a ser o meu telemóvel principal durante meio ano, por isso, SOs mortos é comigo :lol:

Não há apps para a caixa geral?

A app da CGD foi descontinuada para W10M. Não estava a funcionar a 100 % também, ao mudar de conta crashava, pelo que parece que a solução mais fácil foi mesmo retirar a app da loja - quem a tem instalada ainda a vai podendo usar até fazer um Hard Reset, já que aí ela desaparece do telemóvel sem hipótese de a voltar a instalar.

A app para W10 normal continua disponível.

Voltando ao cerne da questão, comprei um Android One, dual sim, 64gb de memória, funciona como nunca esperei, é estável como jamais se está autorizado dizer nesta secção do Windows e mesmo a UI sendo mais pobre, dois dias depois e já nem quero saber do W10 para nada. É rápido, é estável, é bem construído, tem uma comunidade grande, tem acesso a tudo e mais alguma coisa (play store!), tem updates mensais QUE DE FACTO RESOLVEM/ACRESCENTAM alguma coisa sem ser incrementar um número na build.. enfim, um smartphone.

Podes dizer que é um Xiaomi Mi A1... Costumo ver que és assíduo no tópico dele. No entanto, basta alguém mais atento para perceber que as últimas dezenas de páginas atestam e testemunham a dor de cabeça, que o update para o Oreo que a Xiaomi lançou à pressa, está a dar a muitos utilizadores.

O mais sensato para quem arranja um A1 é manter-se no 7.1 durante mais uns tempos, até o update para o Oreo sair em condições....


Na minha opinião a Xiaomi está a revelar-se algo amadora, mais do que seria esperado (convenhamos que não é nenhuma multinacional como Samsung ou Huawei).

Vejamos, aposta na Europa com a entrada na Amazon.es e criação de sedes/lojas físicas oficiais em alguns países europeus, fazendo bandeira desse movimento estratégico o lançamento do Mi A1. No entanto, stock para acompanhar o lançamento e a procura esperada, é ridículo. O Mi A1 na Amazon ao fins de poucos dias está mais que esgotado e assim ficou durante 2 meses - só esta semana o dourado voltou a estar em stock.

Junte-se a isso os problemas que o update para o Oreo tem dado a alguns, e é fácil perceber que a Xiaomi talvez tenha dado um ou dois passos maiores que a perna...
 
Última edição:
Eu só tenho um 950 XL com W10M. Tirando isso, só tenho por aqui um Nokia E72, que em 2017 chegou a ser o meu telemóvel principal durante meio ano, por isso, SOs mortos é comigo :lol:



A app da CGD foi descontinuada para W10M. Não estava a funcionar a 100 % também, ao mudar de conta crashava, pelo que parece que a solução mais fácil foi mesmo retirar a app da loja - quem a tem instalada ainda a vai podendo usar até fazer um Hard Reset, já que aí ela desaparece do telemóvel sem hipótese de a voltar a instalar.

A app para W10 normal continua disponível.

...

Eu uso diariamente a app para W10M, mas nao sabia que existia uma para desktop?!
 
Back
Topo