Não sei de que invasão de privacidade estás a falar. Eu sei o seguinte:
-Tenho várias contas de email, uma só existe para esses cartões e cenas semelhantes.
-Tenho 2 cartões no telemóvel, sendo que um dos números só um grupo muito restrito de pessoas têm acesso a ele e posso-te garantir que não são mais de 20 contactos.
-Tenho uma aplicação no telemóvel para o outro número que bloqueia tudo o que eu considero spam. Recebo alguns sms's desses serviços associados aos cartões, sendo que muitos deles acabam por ter algumas vantagens.
-Sei também, que quando me inscrevo num desses programas de fidelização, tenho de preencher online ou em papel um formulário com os meus dados e coloco sempre, mas sempre, a cruzinha a não permitir passar os meus dados a terceiros. Nem todos os programas de fidelização exigem um morada, apenas email e telemóvel.
-Sei que nunca espero pelos saldos para comprar as minhas roupas e semelhantes. Aproveito sempre os 30% ou por vezes mais que algumas lojas de roupa fazem ao longo do ano aos detentores do seu cartão, para comprar alguma coisa de jeito, a um preço mais simpático.
-Não sou rico e mesmo que fosse, gosto sempre de poupar e da maneira que o comércio está organizado, só poupa quem tiver o cartãozinho. Se estiver à espera dos saldo, já não existe nada para quem tem corpo de modelo
-Sei também que apesar de tudo, é muito maior o spam dos sites de comércio electrónico que o do comércio dito tradicional. Só da amazon devo receber uns 4 emails por dia, um por cada país onde já comprei coisas.
-Sei que sempre que quiser oferecer um perfume a alguém tenho sempre 20% de desconto na loja habitual, caso contrário pagava o total e ainda acumula uns pontos para depois a minha esposa trocar por produtos.
-Sei também, que com os telemóveis e respectivas apps já não temos de carregar com os cartões na carteira e é disso que se estava a falar.
Se o mundo era melhor sem cartões e outras complicações, claro que era, mas já que eles existem e dão vantagens, porque não utiliza-los a nosso favor. Se já uma loja de chineses tem um cartão de fidelização, tens de ver que não existe maneira de escapar.
Comparar com o Facebook, Google, MS e afins, é que já não me parece correcto. No caso dos cartões eu sei bem o dados que eu forneci, já com as tecnológicas além dos dados que forneci, sei lá o que fazem com o meu histórico, com a minha navegação, etc, etc... na utilização desses serviços.