Aplicações para Windows Phone / 10 Mobile

a series tracker passou a full free!
que saudades de apps decentes e sem carradas de publicidade…
(ainda dizem q n há vantagens em estar numa plataforma com poucos utilizadores :D )
 
Vai haver. Peço desculpas, estive no estrangeiro este fds e foi-me impossível fazer o que quer que seja.

Como prometido, logo que possa deixo aqui o processo.
 
Bem, vou tentar explicar de forma resumida como reativar o mTalk. Se tiverem dificuldades em algum passo falem que eu elaboro mais.

---------------------------------------------------------------

Problema:

Para quem não sabe, se instalarem de raiz numa máquina limpa o mTalk, este não irá funcionar. O primeiro ecrã é o da pesquisa dos Fóruns e é impossível passar deste ecrã. Isto acontece devido ao facto do Endpoint usado pela App para fazer as pesquisas dos Fóruns estar Offline, e estando este ausente nunca são obtidos quaisquer dados para preencher a lista do ecrã de pesquisa. A App continua a funcionar para quem a tem instalada e configurada num Fórum, ou para quem fizer uma reposição. A App guarda os dados de acesso aos Fóruns localmente (restaurados com a reposição) não havendo necessidade de ir ao tal ecrã de pesquisa cujo Endpoint está Offline.

Solução:

Posto isto, para resolver o problema basta usar uma estratégia de Man in the Middle para "restaurar" temporariamente o Endpoint desligado. Para podermos fazer isto, é necessário o Fiddler a correr num PC com Windows (existe o Charles para macOS, mas honestamente não sei se possui a funcionalidade que pretendo utilizar). O Fiddler funcionará como uma proxy para os nossos Lumias, ou seja, todos os pedidos à Internet efetuados pelos nossos Lumias irão passar pelo Fiddler dando-nos o poder para gerir e manipular os mesmos. Vamos lá então:

1 - Preparar o Fiddler

1.1) Instalar o Fiddler no PC;
1.2) Executar o Fiddler, ir a "Tools", "Options" e depois na janela escolher a Tab "HTTPS". Aqui ativar o "Capture HTTPS CONNECTs" e o Decrypt HTTPS traffic";
1.3) Nesta parte poderá pedir para confiarem num Certificado (honestamente não me lembro). Se o fizer, confiem;
1.4) Também nas "Options", mas na Tab "Connections" activar a opção "Allow remote computers to connect";
1.5) "Ok", fechem o Fiddler e voltem a abrir o mesmo (por vezes é necessário).

2 - Preparar o Lumia

2.1) Garantir que o Lumia está ligado na mesma rede do vosso PC com o Fiddler;
2.2) Abrir o Edge no Lumia, e colocar o endereço IP_do_vosso_PC:8888 (podem descobrir o IP do vosso PC pelas propriedade da Rede do mesmo, ou com um MouseOver no texto "Online" no canto superior direito do Fiddler);
2.3) Deverá abrir uma página com o título "Fiddler Echo Service" e algumas informações. Carreguem no link que diz "FiddlerRoot certificate", descarreguem o certificado, e abram o mesmo para o instalar/confiar no mesmo;
3.4) No Lumia, abram as definições do Wi-Fi, selecionem a rede onde estão ligados e carreguem em "Propriedades". Abaixo em Proxy, escolham "Configuração manual" e coloquem o IP do PC com o Fiddler e na porta 8888;
3.5) Experimentem agora fazer algo que envolva comunicações com a Internet no vosso Lumia (Edge por exemplo) e vão ver no Fiddler os pedidos a começar a aparecer. Se isto não acontecer, experimentem fechar e abrir o Fiddler novamente.

3 - Preparar a Resposta

Pegando no link partilhado pelo @Psyke89, https://apis.tapatalk.com/search_forum_v2?key=zwame, e colocando o mesmo num Browser no PC podem ver que a resposta é uma estrutura JSON. Pegando nesta estrutura JSON e colocando a mesma num editor de texto (Sublime Text, Notepad++, Visual Studio Code ou outro) com a formatação definida como JSON (podem também usar uma solução Online como esta) podem ver que existe um array chamado "tapatalk_forums" dentro de um objecto "data".

O modelo de dados que o mTalk pretende receber tem o tal array "tapatalk_forums" na raiz da estrutura. Posto isto, o processo passa pelo seguinte para qualquer fórum (suportado pelo mTalk ou Tapatalk).

3.1) No Browser do PC aceder a este endereço (substituir "zwame" por qualquer outro fórum que queiram configurar);
3.2) Copiar o JSON para um editor de texto que permita organizar uma estrutura JSON (para facilitar);
3.3) Apagar o lixo de forma a ficar-mos apenas com o tal array "tapatalk_forums";
3.4) Guardar o ficheiro no PC com o nome "qualquercoisa.json".

Aqui fica o ficheiro para a Zwame a título de exemplo. Podem fazer Download e guardar algures no PC.

4 - Preparar o Fiddler AutoResponder

O AutoResponder do Fiddler é a funcionalidade que nos permitirá ressuscitar a pesquisa do mTalk, e funciona de uma forma muito simples. Nós definimos que ao receber um pedido para um dado Endpoint, pretendemos que a resposta seja algo especificamente. Traduzindo, queremos que os pedidos efectuados para o Endpoint morto de pesquisa de fóruns do mTalk sejam respondidos com o nosso JSON local preparado anteriormente.

4.1) No Fiddler, ir à Tab "AutoResponder" (à direita e em acima);
4.2) Carregar em "Add Rule". Vai ser adicionada à lista uma entrada com qualquer coisa;
4.3) Em baixo da lista, no "Rule Editor" existem duas ComboBoxes/TextBoxes. Na primeira introduzir o seguinte: "EXACT:http://www.blogdemigueldiaz.com/mtalk/search_forum.php?query=zwame" (não incluir as "" e substituir "zwame" pelo fórum que prepararam anteriormente);
4.4) Na segunda, introduzir o directório do ficheiro JSON local: "C:\Users\Rexobias\Desktop\mtalk_zwame.json" (no meu caso, e também não incluir as "");
4.5) Em cima, activar o "Enable rules" e o "Unmatched requests passthrough".

5 - Ressuscitar o mTalk

Chegou o momento da verdade ...

5.1) Pegar no Lumia, e abrir o mTalk;
5.2) No ecrã da pesquisa de Fóruns, procurar por "zwame" (ou o fórum que estiver definido na regra/JSON que prepararam);
5.3) O Fiddler fará a sua magia e no Lumia devem ver o fórum na lista;
5.4) Seleccionem o Fórum pretendido e façam Login (caso pretendam).

6 - Limpeza

6.1) Desligar o AutoResponder desactivando o "Enable rules";
6.2) Fechar o Fiddler e desinstalar caso pretendam ou não precisem mais dele;
6.3) No Lumia, ir às definições do Wi-Fi e remover a Proxy.

-------------------------------------------

Isto poderá assustar à primeira vista, mas é muito simples e rápido. Outras soluções teoricamente funcionariam, mas implicaria ter o Lumia alterado com o Interop Tools. Caso alguém queira experimentar, pode tentar algumas destas soluções:

1) Copiar o ficheiro de Settings local de um mTalk funcional para um não funcional (tipicamente deve estar na pasta de instalação do mTalk);

2) Editar o ficheiro Hosts do W10M e após colocar o "JSON" cozinhado por nós num Endpoint público, colocar os Endpoint "http://www.blogdemigueldiaz.com/mtalk/search_forum.php?query=zwame" e o do JSON por lá (esta solução será mais simples para quem quiser correr o mTalk num PC e não num Lumia).

Alguma dúvida que tenham, digam que eu tratarei de explicar :beerchug:

(Este problema e outros fizeram-me recordar o quanto é importante e útil ter uma Dev Area escondida nas Apps para poder fazer Override aos Endpoints e outras Settings - nunca se sabe)
 
Última edição:
Sim senhor... grande trabalho!:clap::clap::clap:
Não consigo passar do ponto 2.2
Não sei porquê mas quando coloco o endereço de IP não abre nada. Estou a colocar por exemplo 192.167.1.244:888
É assim?
 
@LSDigital não conhecia a App, mas precisarias sempre de ter um mTalk funcional para essa técnica funcionar, certo?!

@redrose vou verificar e tentar eu mesmo num outro PC a ver se consigo replicar o problema que enfrentas.

EDIT: Já descobri o problema, esqueci-me de uma opção. Adicionei um novo ponto 1.4 onde tens que activar uma opção. Após isso o processo deverá decorrer sem problemas.
 
Última edição:
Excelente! Está quase então :D

Estás a pesquisar por "zwame"? O pedido que vês a sair do Lumia deverá ser igual a "http://www.blogdemigueldiaz.com/mtalk/search_forum.php?query=zwame" para isto funcionar. Ao detectar um pedido para este endereço o AutoResponder do Fiddler deveria devolver para o Lumia o meu JSON e assim resultar com que a Zwame aparecesse no mTalk.

Eu também escrevi o tutorial de cabeça, vou tentar replicar na outra máquina onde acabei de instalar o Fiddler a ver se esqueci de mais algum detalhe.

EDIT:

Testei agora e funcionou logo à primeira. Ainda pensei que fosse necessário carregar no botão "Save" na "Rule Editor", mas não foi necessário. No mTalk procurei por "zwame" (como está no pedido) e apareceu a Zwame na App.

Aqui fica um Screenshot da minha configuração:

hB8jZXY.png
 
Última edição:
sim, tens de fazer sideload, aplicar esses teus "truques" e tentar retirar via o tal programa o ficheiro de configurações. depois quem quisesse teria de fazer (obviamente) sideload e colocar lá o ficheiro via o mesmo programa.
se resultasse era bem mais simples :)
 
Estranho ...

A mim funcionou logo, só preciso do Fiddler mesmo para aquele pedido. Problemas além desse já começam a escapar ao meu controlo (e já resolver este foi uma sorte), mas isso parece-me mais um problema de conectividade que outra coisa.

Vê lá se não te estás a esquecer de remover a Proxy do teu Lumia.
 
Back
Topo