Windows Phone quota de Mercado

k3vin

Suspenso
Windows Phone duplica quota de mercado no 4º trimestre



No último trimestre do ano passado as vendas do Windows Phone terão duplicado, de acordo com números do Canalys. Dos 2,5 milhões de unidades vendidas entre outubro e dezembro de 2011, as vendas de equipamentos com o sistema operativo móvel aumentaram para 5,1 milhões de unidades. A evolução terá tido um impacto de quase um por cento na quota de mercado da plataforma, que passou a controlar 2,4% do mercado, contra os anteriores 1,6%.

Embora os números continuem a ser baixos, comparativamente à fatia de mercado controlada pela principal concorrência, fazem do Windows Phone a plataforma com a maior taxa de crescimento nos últimos três meses do ano. Cresceu 104%, contra o avanço de 83% do Android, de 29% do iOS ou ao recuo de 42% do BlackBerry.

O Android continua a liderar o mercado de smartphones, com uma quota superior a 60%, segue-se a Apple, a RIM (que passará a ser só BlackBerry) e a Microsoft com o seu Windows Phone.

A distância entre Windows Phone e BlackBerry fica assim mais pequena, pouco mais de um por cento. A BlackBerry tem 3,5% de quota de mercado e a Microsoft 2,4%.


TEK
 
Normal. A quota e tao pequena que qualquer duplicacao de quota e mais facil de ser atingida. A questao e quando comecarem a ter que duplicar ao atingirem os 10% de quota.
 
Acho muito bom para a Microsoft. A Microsoft veio muito tarde na inovação de smartphones e tablets. Agora a Microsoft ainda só está a meter as cartas nas mesas. Pode ter demorado mas valeu a pena esperar.
 
O problema é a publicidade..
Basta ir a uma loja que vemos em média 3 modelos WP e uns 30 android. Ainda ao bocado vi isso na *****..
Só tinha o 920,820 e 8X. E todos pretos acabavam por nem se notar ao lado das dezenas de android.
 
O problema é a publicidade..
Basta ir a uma loja que vemos em média 3 modelos WP e uns 30 android. Ainda ao bocado vi isso na *****..
Só tinha o 920,820 e 8X. E todos pretos acabavam por nem se notar ao lado das dezenas de android.

para não falar que na ***** de Coimbra estão sempre sem bateria
 
Não sou grande apreciador da microsoft, sou um cliente assíduo da principal gigante concorrente, como dá para perceber pela minha assinatura, mas sou obrigado a admitir que neste momento a microsoft é a que mais está a inovar, talvez por ter-se arrastado tanto com aquelas interfaces arcaicas do Windows, o Windows 8 e o Windows Phone têm interfaces espectaculares e super atraentes, falo dos live tiles, que são originais e deixam para trás aqueles ícones normais e banais dos outros sistemas.
Vermos aqueles quadradinhos coloridos cheios de informação a atualizarem-se de segundo a segundo é espectacular e ter as redes sociais imbutidas no proprio sistema operativo (windows phone) torna-o super adaptado ao utilizador, a interface metro é também outra inovação...
Claro que o Windows Phone precisa de uns melhoramentos aqui, umas novas funções ali, aplicações acolá... Mas já mostrou ser um sistema operativo com asas para voar, o facto de correr fluido em todos os equipamentos de qualquer marca já é meio caminho andado para o sucesso, agora cabe à microsoft e às outras marcas tornarem-no visivel. A Nokia começou com as cores, realmente é uma boa tactica, a mim chamou logo à atenção e só não compro um Lumia vermelho ou amarelo porque depois posso-me fartar da cor, fico-me pelo branco, no entanto uma montra com essas cores todas chama logo à atenção de qualquer um, dá um ar de liberdade e aposta na diferenciação para com as outras marcas, no entanto, esse conceito tem de ser mantido em todos os países, acho uma vergonha que o nosso país receba apenas as cores principais/banais, outra estratégia é a publicidade, a Nokia ainda a usou bem, lembro-me que nas lojas TMN aqui em Portimão tinham um funcionário à porta com um Lumia 800 a chamar os que entravam na loja e a mostrar as potencialidades so sistema operativo, mas não se pode ficar por aí, a televisão é fundamental, escolherem os horários nobres e passar muita publicidade sobre o Windows Phone que deixe as pessoas desejarem ter um, cartazes na rua, outdoors, etc.. Muita gente nem imagina o que o Windows Phone é, há falta de informação.. Outra estratégia, tem de haver um maior aliciamento aos developers para desenvolverem aplicações para o Windows Phone, já há as principais aplicações, mas ainda faltam as modas, como o Instagram (eu pessoalmente adoro essa "rede social"), entre outras.
Por fim, o preço, tem de haver equipamentos acessíveis, o Nokia lumia 610 é um optimo equipamento, mas aquela ram deixa muito a desejar, por isso devia descer ainda mais o preço, ficar nos 100eur, só assim as pessoas vão ter coragem de arriscar num windows phone.. É dificil para quem nunca mexeu num dar 200/300 euros num equipamento com esse sistema operativo.. Como é que acham que o Android ganhou tanto sucesso? Pensam que foi só por causa das milhentas apps existentes na playstore? De todo.
 
Não sou grande apreciador da microsoft, sou um cliente assíduo da principal gigante concorrente, como dá para perceber pela minha assinatura, mas sou obrigado a admitir que neste momento a microsoft é a que mais está a inovar, talvez por ter-se arrastado tanto com aquelas interfaces arcaicas do Windows, o Windows 8 e o Windows Phone têm interfaces espectaculares e super atraentes, falo dos live tiles, que são originais e deixam para trás aqueles ícones normais e banais dos outros sistemas.
Vermos aqueles quadradinhos coloridos cheios de informação a atualizarem-se de segundo a segundo é espectacular e ter as redes sociais imbutidas no proprio sistema operativo (windows phone) torna-o super adaptado ao utilizador, a interface metro é também outra inovação...
Claro que o Windows Phone precisa de uns melhoramentos aqui, umas novas funções ali, aplicações acolá... Mas já mostrou ser um sistema operativo com asas para voar, o facto de correr fluido em todos os equipamentos de qualquer marca já é meio caminho andado para o sucesso, agora cabe à microsoft e às outras marcas tornarem-no visivel. A Nokia começou com as cores, realmente é uma boa tactica, a mim chamou logo à atenção e só não compro um Lumia vermelho ou amarelo porque depois posso-me fartar da cor, fico-me pelo branco, no entanto uma montra com essas cores todas chama logo à atenção de qualquer um, dá um ar de liberdade e aposta na diferenciação para com as outras marcas, no entanto, esse conceito tem de ser mantido em todos os países, acho uma vergonha que o nosso país receba apenas as cores principais/banais, outra estratégia é a publicidade, a Nokia ainda a usou bem, lembro-me que nas lojas TMN aqui em Portimão tinham um funcionário à porta com um Lumia 800 a chamar os que entravam na loja e a mostrar as potencialidades so sistema operativo, mas não se pode ficar por aí, a televisão é fundamental, escolherem os horários nobres e passar muita publicidade sobre o Windows Phone que deixe as pessoas desejarem ter um, cartazes na rua, outdoors, etc.. Muita gente nem imagina o que o Windows Phone é, há falta de informação.. Outra estratégia, tem de haver um maior aliciamento aos developers para desenvolverem aplicações para o Windows Phone, já há as principais aplicações, mas ainda faltam as modas, como o Instagram (eu pessoalmente adoro essa "rede social"), entre outras.
Por fim, o preço, tem de haver equipamentos acessíveis, o Nokia lumia 610 é um optimo equipamento, mas aquela ram deixa muito a desejar, por isso devia descer ainda mais o preço, ficar nos 100eur, só assim as pessoas vão ter coragem de arriscar num windows phone.. É dificil para quem nunca mexeu num dar 200/300 euros num equipamento com esse sistema operativo.. Como é que acham que o Android ganhou tanto sucesso? Pensam que foi só por causa das milhentas apps existentes na playstore? De todo.

assino por baixo o que disseste
eu so nao percebo no meio disto tudo e os preços praticados aos windows phone
e que por exemplo o nokia 610 com as specs que tem encontra-se androids equivalentes a 150/200€ pedir 300€ quando na concorrencia temos um nexus 4 ao mesmo preço acho que a escolha vai obviamente para o nexus
eu actualmente tenho um android e quero experimentar um windows phone 8 mas simplesmente ainda ha pouca escolha de hardware no mercado o nokia 920 era o ideal mas os 700€ que pedem acho um preço estupidamente inflacionado tem uma boa camara mas mesmo assim acho que é um tlm para custar 450/500€ no maximo nao os 700€ que pedem
 
O preço aplicado pela Microsoft na licença é o maior problema.

Enquanto o sistema Android sai para os fabricantes quase de graça a Microsoft continua a sua "antiquada" estratégia de preços, o que leva a um crescimento muito lento de utilizadores.


Eu continuo a ser adepto do iOS mas tive a oportunidade de experimentar o WP e fiquei surpreendido pela positiva, mas os equipamentos ficam com preços estratosféricos em relação aos concorrentes directos.

A solução para aumentar de forma considerável os utilizadores é "inundar" o mercado com equipamentos de qualidade e com preços competitivos, algo que infelizmente a Microsoft não vai fazer ou se o fizer vai ser tarde e a más horas.
 
Alguns gráficos:

wpworldwidefeb.jpg


wp8wp7market.jpg


wp8wp7chart.jpg


wpstates.jpg


http://www.wpcentral.com/report-win...l-dominating-worldwide-samsung-falling-behind
 
Mas também acabam por poder poupar um pouco no hardware.Enquanto em android já vão para os octo-core aqui um simples single core 1Ghz ou os actuais dual dão conta do recado a todos os níveis.

É normal os topo de gama serem caros..tal como o 920 o Galaxy S3 4G rondou esses preços cá em PT.. Na minha opinião o Lumia tem algumas vantagens (camera,ecrã e design).

E para quem não quer gastar tanto há sempre o 8X, 8S, 820, 620..e daqui a uns tempos saem mais low cost. Se houvesse esta diversificação há 2 anos atrás certamente já teriam mais quota.

Uma coisa que tive pena foi há vários meses atrás, quando diziam que a RIM ia ao charco não terem adoptado o WP para os blackberry..era um suporte de peso.
 
A Microsoft pode demorar tempo a conseguir o que quer mas quando quer mesmo acaba por conseguir. Um bom exemplo disso é a xbox. A primeira não teve grande sucesso mas com a 360, a Microsoft deu o tudo por tudo e os resultados estão à vista. É só uma questão de afinar o WP a 100% e a partir daí lançar as bases para uma inovação contínua (aparentemente vai começar com o Windows Blue) para passar a oferecer algo que seja exclusivo para a sua plataforma móvel. Algo que se o mercado de massas quiser ter seja obrigado a optar pelo WP (assim como foi o Live para a 360).
 
A Microsoft pode demorar tempo a conseguir o que quer mas quando quer mesmo acaba por conseguir. Um bom exemplo disso é a xbox. A primeira não teve grande sucesso mas com a 360, a Microsoft deu o tudo por tudo e os resultados estão à vista. É só uma questão de afinar o WP a 100% e a partir daí lançar as bases para uma inovação contínua (aparentemente vai começar com o Windows Blue) para passar a oferecer algo que seja exclusivo para a sua plataforma móvel. Algo que se o mercado de massas quiser ter seja obrigado a optar pelo WP (assim como foi o Live para a 360).

Tenho de concordar contigo, a xbox é um bom exemplo.
 
O preço aplicado pela Microsoft na licença é o maior problema.

Enquanto o sistema Android sai para os fabricantes quase de graça a Microsoft continua a sua "antiquada" estratégia de preços, o que leva a um crescimento muito lento de utilizadores.


Eu continuo a ser adepto do iOS mas tive a oportunidade de experimentar o WP e fiquei surpreendido pela positiva, mas os equipamentos ficam com preços estratosféricos em relação aos concorrentes directos.

A solução para aumentar de forma considerável os utilizadores é "inundar" o mercado com equipamentos de qualidade e com preços competitivos, algo que infelizmente a Microsoft não vai fazer ou se o fizer vai ser tarde e a más horas.
O problema não são as licenças. O preço "conhecido" é de cerca de 20/30$. Não é isto que torna um telemóvel muito mais caro. O grande problema está no facto da Qualcomm ser a única empresa a fornecer a arquitectura base, não existe concorrência nesse aspecto. A Nokia tinha assinado com a ST-Ericsson para usarem a arquitectura no WP8 mas parece que já não vai acontecer.

Mas também acabam por poder poupar um pouco no hardware.Enquanto em android já vão para os octo-core aqui um simples single core 1Ghz ou os actuais dual dão conta do recado a todos os níveis.

É normal os topo de gama serem caros..tal como o 920 o Galaxy S3 4G rondou esses preços cá em PT.. Na minha opinião o Lumia tem algumas vantagens (camera,ecrã e design).

E para quem não quer gastar tanto há sempre o 8X, 8S, 820, 620..e daqui a uns tempos saem mais low cost. Se houvesse esta diversificação há 2 anos atrás certamente já teriam mais quota.

Uma coisa que tive pena foi há vários meses atrás, quando diziam que a RIM ia ao charco não terem adoptado o WP para os blackberry..era um suporte de peso.
Só dás mais razão. Se poupam no hardware porque não são mais baratos? Porque custam tanto como outros com melhor hardware? No 920 até se pode falar da câmara, mas e nos outros? E nos WP7 qual era a justificação?
 
É uma questão de colocação de mercado.
É um pouco como um carro V12 de 250.000€ e o rival com um V8 tem ainda melhor performance..podia ser mais barato mas no final de contas tens uma melhor experiência e é normal ficarem ao mesmo preço.

Os outros que não têm tantos extras também são mais baratos..Basta ver o HTC 8X que arranjas por 480€.
No WP7 o problema foi não haver gama media e baixa tirando a Nokia.
E mesmo no WP8 ainda falta preencher muito segmento.Pois para já só temos área dos 650€ - 500€ - 450€ e 260€ (e preços da *****.pois nas lojas normais é bem mais alto o preço).

Mas claro que preferia que fossem uns 50€/100€ mais baratos. Se bem que não é pelo preço que não se compra..é mesmo porque as pessoas não conhecem o WP.
 
as pessoas não conhecem o wp e os vendedores não ajudam
sao ignorantes, nao tem experiencia no SO e depois so dizem barbaridades


urgente uma formacao da MS a todos os vendedores
 
Ora nem mais.

Numa ***** a quis experimentar um 8x e um vendedor vomitou barbaridades atrás de barbaridades. Se fosse para comprar e não soubesse puto de telemóveis tinha trazido um Ace ou coisa assim pois era o que ele usava.... SAD!
Sent from my lge900 using Board Express
 
Já tinha colocodo a notícia no tópico do WP8, há rumores que apontam para que a Microsoft prepare um "reference design" para o WP8, incluindo a possibilidade de recorrer a um SoC da MediaTek

Microsoft to launch WP8 reference design in mid-2013, say sources
Microsoft reportedly is cooperating with chipset suppliers including Qualcomm on development of Windows Phone 8 reference design aiming to attract more smartphone makers in China to enter production of WP8 phones for the entry-level and midrange smartphone segments in China and other emerging markets, according to industry sources.

Microsoft is expected to release the WP8 reference design in mid-2013, with smartphone models built on the reference design to hit the market in the second half of the year, the sources indicated.
While some top-tier smartphone vendors in China including Lenovo, Huawei and ZTE have all announced plans to launch WP8 phones in 2013, the development of the WP8 reference design will help Microsoft expand the ecosystem and market share of its new Windows Mobile platform, the sources commented.

Qualcomm is expected to tie up with Microsoft for development of the reference design, since the chipset vendor has been offering chipset solutions for all WP8- and WP7.5-based models currently available in the market, the sources revealed.
MediaTek, an experienced chipset vendor for Window Mobile-based reference designs and a chipset vendor with strong business ties with China-based smartphone makers, is also likely to team with Microsoft for the speculated reference design project, said the sources.
http://www.digitimes.com/news/a20130125PD213.html
 
Back
Topo