Windows SBS licenças

SoulSilent

Power Member
ppl estou a pensar adquirir um 2k3 SBS Pt para fazer possivelmente um DOmain COntroller e Terminal server.
Encontrei este pacote á venda com 5clt:
Windows Small Business 2003 com 5 clt

Estas 5clt são CALL´s de users ou computers para aceder ao Domain controler?
Estas licenças já são de terminal server?



Cumprimentos

Marcelo Pascoal
 
Boas,

Existe um pequeno grande pormenor com o SBS2k3 e os terminal services, o SBS2k3 apenas suporta terminal services em modo de administração e dois utilizadores simultaneos, ou seja apenas serve para troubleshoot e gestão (estas licenças já vêm incluidas assim como as 5 cal's). Para criares um terminal server em application mode tens de usar o Windows 2003 server que já inclui 5 cal's, para alem destas cal's tens de aquirir as cal's de terminal server. O numero de cal's significa o numero de pc's clientes que podes ter ligados ao servidor, independentemente do numero de utilizadores se licenciares em modo "per device". As terminal services CAL são as que definem o numero de utilzadores que podem trabalhar remotamente no servidor. Penso que a tua ideia seja configurar um servidor de aplicações para que os clientes trabalhem remotamente numa aplicação no servidor e apenas possam trabalhar nesta sem ter acesso a mais nada senão essa aplicação, para este cenário tens obrigatoriamente de usar um 2k3 server ou 2k server. Espero ter ajudado, de qualquer forma aqui vai um link da Microsoft acerca dos licenciamentos http://www.microsoft.com/windowsserver2003/howtobuy/licensing/caloverview.mspx
 
ed-acelera

desde já obrgado pela dika

o que eu pretendo é quea maquina esteja logada localmente com uma conta local a correr uma base de dados oracle, e que alguem po vpn se ligue ou por remote descktop ou por terminal server com umaconta diferente, e execute um programa.
Nesta 1ª fase não vai estar em Domain Controler.

Cumps
 
Boas de novo,

Se te decidires pelo SBS2003 tens obrigatoriamente que o promover a domain controler, faz parte do processo de instalação e aqui não há volta a dar.
Se apenas pretendes que dois utilizadores acedam remotamente a este servidor em modo de terminal então o SBS2003 "desenrasca" a situação já que permite duas ligações de terminal em modo de administração, mas, aqui tens todos os inconvenientes de permitir o acesso ao servidor a um utilizador, que se calhar nem sabe mas tem privilegios de administração (o terminal server em modo de administração apenas permite o acesso a domain admins)
Terminal services ou remote desktop é a mesma coisa. (mudou de nome quando passou do windows 2000 para o Xp, isto no lado do cliente)
Se pretendes realmente configurar um servidor para correr aplicações em modo de terminal, e ter mais de dois utilizadores a trabalhar nele, aconselho-te o Windows 2003 Server, já que com o SBS2003 vais sempre ficar limitado a duas ligações.
O SBS2003 é um sistema muito bom, mas tem as suas limitações em certas situações.

Espero ter ajudado

Bruno
 
Ed acelera mais uma x obrigado pela ajuda

então se eu promover o SBS a Domain Controler e criar um user para terminal server mas.. restringir-lhe permissões com as permissões NTFS.
consigo meter esse user remote restringido e a executar um programa assim que se loga no server, já o faço num 2000 server e em testes num 2003 server o cliente é Xp.

questões:
- mesmo com o SBS conseguirei fazer isso? mesmo com um terminal server para fins de administração.

-Se o promover a Domain controler, n vou por os outros PCs no dominio por causa que n se pode investir nas outras licenças, não há crise se o SBS ser domain controler e os outros PC estarem em Workgroup?

Preciso de Garantir que os outros pcs comuniquem com a base de dados oracle, e que o user de terminal server ou remote desktop entre e execute uma aplicação sem interferir com o resto.

Cumps
 
mesmo com o SBS conseguirei fazer isso? mesmo com um terminal server para fins de administração.

sim, se tiveres disposto a martelar um bocado nas GPO's podes:
-criar um user e adiciona-lo ao grupo dos administradores, depois crias uma OU na AD, metes lá esse user, e editando as politicas dessa OU restringes uma série de coisas, como o acesso a painel de controlo, drives, opções do IE, definições de rede, etc, ou seja, apesar de ser um domain admin tem os privilegios cortados pela group policy.


Se o promover a Domain controler, n vou por os outros PCs no dominio por causa que n se pode investir nas outras licenças, não há crise se o SBS ser domain controler e os outros PC estarem em Workgroup?

Não há problema, neste caso o que podes fazer é configurar essas máquinas que estão fora do dominio num workgroup com o mesmo nome do dominio, e localmente em cada pc criar utilizadores com as mesmas credenciais de utilizadores que existam no servidor. Consegues aceder às partilhas/bases de dados sem problemas.

assim consegues desenrascar a situação

cumps

Bruno
 
Back
Topo