Windows Vista(64-bits) ou computador não detecta 4GB de Ram

Tiago91

Power Member
A minha situação é a seguinte: tenho um portátil HP DV 6299 ea Special Edition e recentemente resolvi adquirir duas memorias RAM, de 2GB cada. Verifiquei no site do fabricante do Chipset (Intel i945PM) a compatibilidade com os 4GB de Ram, que segundo a Intel suporta até 4GB.

Na Bios do Computador, são reconhecidos 4096MB.


De seguida instalei o Windows Vista 64Bits, para que assim pudesse reconhecer os 4GB de RAM. Qual não é a minha surpresa quando o Windows Vista reconhece que tem 4GB de Ram instalada, mas o Windows só detecta como memória fisica 3GB de RAM.


No gestor de tarefas mostra que so usa 3096mb de ram como memoria fisica.


Mas o que mais me espanta é que o sistema sabe que tem os 4GB de ram como se vê aqui:


A pesquisei tudo o que podia, e não encontrei nada, preciso de ajuda!

Não posso activar a opção Memory Remapping porque a minha BIOS não tem essa opção.

Estou sem saídas! AJUDEM-ME POR FAVOR!!!
 
ve nas definiçoes de visualizaçao / avançadas , a memoria que esta a ser partilhada.
emboara a grafica seja dedicada, o vista partilha na mesma a memoria com a grafica.


cumps.
 
exato.. deve ser isso.. esta a usar uma percentagem de ram total para a grafica.. alem da dedicada

Mas quando tinha só 2GB, nao descontava nada, e se estiver a descontar como se pode resolver?, eu fui as propriedades da gráfica e lá diz que a memoria do sistema partilhada é 230 mg, onde está o resto?
 
eu nao tou muito dentro do vista ( ainda ) mas , vai ás definiçoes avançadas do sistema / definiçoes / avançadas / alterar .
mete o visto em tamanho personalizado e reduz no disco c: a memoria virtual para 1024 - 2048 e desliga nos outros discos se tiver activado.
vais ter de reiniciar o pc
vamos ver onde anda o giga perdido
 
eu nao tou muito dentro do vista ( ainda ) mas , vai ás definiçoes avançadas do sistema / definiçoes / avançadas / alterar .
mete o visto em tamanho personalizado e reduz no disco c: a memoria virtual para 1024 - 2048 e desliga nos outros discos se tiver activado.
vais ter de reiniciar o pc
vamos ver onde anda o giga perdido

Obrigado, vou tentar fazer isso, te já
 
eu nao tou muito dentro do vista ( ainda ) mas , vai ás definiçoes avançadas do sistema / definiçoes / avançadas / alterar .
mete o visto em tamanho personalizado e reduz no disco c: a memoria virtual para 1024 - 2048 e desliga nos outros discos se tiver activado.
vais ter de reiniciar o pc
vamos ver onde anda o giga perdido

Boa tarde, rustyballzz , fiz o que disseste, mas não se mudou =X

Obrigado, mas parece que isto não vai ter solução.
 
desculpem mas não havia uma board (agora não sei se é de portatil ou das outras) que se tivesse 4Gb usava 1Gb para "recurso interno"?


[[]]
Cenourinh@
 
Eu lembro-me de ter visto maquinas com 4Gb em Asrocks ConroeXFire que usam i945P e o memtest só reportava 3 Gb.

http://support.microsoft.com/kb/929605/en-us

For Windows Vista to use all 4 GB of memory on a computer that has 4 GB of memory installed, the computer must meet the following requirements:

• The chipset must support at least 8 GB of address space. Chipsets that have this capability include the following:

• Intel 975X
• Intel P965
• Intel 955X on Socket 775
• Chipsets that support AMD processors that use socket F, socket 940, socket 939, or socket AM2. These chipsets include any AMD socket and CPU combination in which the memory controller resides in the CPU.

• The CPU must support the x64 instruction set. The AMD64 CPU and the Intel EM64T CPU support this instruction set.
• The BIOS must support the memory remapping feature. The memory remapping feature allows for the segment of system memory that was previously overwritten by the Peripheral Component Interconnect (PCI) configuration space to be remapped above the 4 GB address line. This feature must be enabled in the BIOS configuration utility on the computer. View your computer product documentation for instructions that explain how to enable this feature. Many consumer-oriented computers may not support the memory remapping feature. No standard terminology is used in documentation or in BIOS configuration utilities for this feature. Therefore, you may have to read the descriptions of the various BIOS configuration settings that are available to determine whether any of the settings enable the memory remapping feature.
• An x64 (64-bit) version of Windows Vista must be used.



http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Support/FAQ_Answer.aspx?FAQID=2006031517&MenuID=65&LanID=9

Vista 64bit : Due to Intel 945G chipset, the maximum memory support is 4GB. So you will see 2.xxGB or 3.xxGB around depends on device used under OS. This is chipset limitation.

- Vista+SP1 64bit : After upgrading to SP1, system can report memory over 4GB but actually we can not make good use of it.

If you want to support over 4GB, chipset, OS and BIOS have to support also.

For Intel chipset like Intel 955X、Intel 975X and Intel P965/G965, those can support 8GB and memory remapping. So there is no problem to support over 4GB memory. Intel 945G only support up 4GB max in specification and not support Memory Remapping technology. That is the reason/limitation for 4GB support.
 
Última edição:
Exacto, é limitacao dos chipsets. A minha P5B nunca dava a totalidade da memoria quando metia 4 dimm's ou 4 ou mais GB de ram. A rampage que tenho agora já dá a totalidade da memoria.
 
Back
Topo