1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Windows Vista Build 5129 - Review

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por SilveRRIng, 30 de Setembro de 2005. (Respostas: 33; Visualizações: 2981)

1. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Uma review interessante à versão Community Technical Preview 1 do Windows Vista, pós Beta 1, portanto. Tem algumas alterações interessantes em relação à Beta 1, mas uma delas chamou-me muito a atenção:

É certo que não é propriamente RAM "de-facto", mas pode-se ver isto como uma bela cache para acelerar o comportamento geral do Windows no que toca a acesso aos discos. Junte-se aqui os hibridos e a coisa fica realmente interessante. Na volta foi com base nisto que se falou nos tais 2 segundos de restart. Who knows...

No que toca a compatibilidade com aplicações, aparenta não haver alterações em relação à Beta 1, ou seja, it sucks...

A restante review, com pic's, novidades e mais detalhes de serviços aqui.

ps - parece-me um bom negócio investir em acções de empresas que produzam flash RAM. lol.

Última edição: 30 de Setembro de 2005
  2. greven

greven Folding Artist

Muito fixe mesmo! Silver, posso fazer um quote to teu post para o CGart?

PS - Bem, já fiz o quote, por isso podes-me processar mais tarde! :D

A ideia é tipo... Vamos trabalhar uma imagem maior no photoshop e espetamos a nossa Flashpen USB de 2GB! -> Instant Boost!

3. _zZz_

_zZz_ Professional Folder

tou a gostar imenso das novidades :) ja tava na altura de aparecer algo revolucionario..

é isto e os discos hibridos, nunca mais chegam! :)

4. bgcngm

bgcngm Power Member

Realmente é uma função muito poderosa.

Já não sei se prefiro comprar um módulo de 1GB para o portátil ou uma pen drive de 2GB. :lol:

5. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Be my guest :D

Um ponto desta nova feature, que me veio à ideia, é que com isto não temos problemas em ter mais de 4GB de "RAM" sem truques de software (pré-NUMA, com enorme perca de performance) ou necessidade de um SO de 64bits por causa do mapeamento da RAM além 4GB.

Vamos começar a ver muitas penzinhas enfiadas nos USB's na parte de trás dos PC's. ;)

6. DavidJamez

DavidJamez Power Member

penso que nao seja assim tao linear como voces tao a pensar

7. [TI]

[TI] Banido

Enganam cada um.

Espero que tenham a consciencia que a maioria das canetas USB sao mais lentas que qq disco rígido. Humm... mais nao, muuuuuito mais.

As topo de gama chegam aos 20Mb/s mas nao sao baratas.

Talvez num futuro nao muito proximo possamos tirar vantagem desta "feature".

8. zx-9r

zx-9r Power Member

hmmm pois, a velocidade de leitura (já para nao falar da velocidade de escrita) das pens é mto inferior à dos discos rígidos...

usb2 480mbit/s, 60 megas por segundo (isto num cenário utópico de conseguirem utilizar a largura de banda total do USB2 para pendrives, algo que não acontece e não deve acontecer tão cedo).

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Isso não é bem novidade, foi mostrado na PDC.

Se arranjarem o stream do video, está a demo disso a 1:42.

Foi mostrado ao mesmo tempo que o super fetch, por isso talvez só funcione com isso.
    Claro que também há a limitação da velocidade do Usb2.

10. [TI]

[TI] Banido

O problema nao é o bus USB2. É mesmo a velocidade das memórias Flash.

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Isto foi a demo:

Super fetch a tirar partido do usb stick (por isso desconfio que só seja util para o super fetch):

E no texto do primeiro post tem isto:

Tenho ideia que o XP já faz isto (super fetch), mas agora no Vista está melhorado.

12. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Sim, iJ, tens razão. No entanto, até sair o Vista, talvez as pen's aumentem a performance e cheguem perto do limite do USB2.0, a 480Mbps (60MB/s). Nada de escandaloso, mas já é melhor.

13. Guest

Guest Banido

Será que só usa a memoria flash das pen drives?

Se lhe espetarmos um iPod ou um Creative não faz o mesmo? (/me dreams with 60Gb of ram :D).

Aqui o meu bicho funciona em USB2 por isso é docinho, docinho :P

14. QuickFire

QuickFire What is folding?

realmente nem é preciso tanto :) tenho um minidisco usb de 4gb que devia servir perfeitamente para o trabalho :P (/me dreams with 5 gb of ram :P )

15. redalert

redalert Folding Member

ora nem mais!...

não passa de mais uma paneleirisse pra intrujar "o belo do tipico cliente da vobis". :lol: uma "ram" com uma largura de banda maxima de 480mbps (60 MB/s) nem no tempo dos 486!... tou pra ver esse "instant boost"...

[[]]

16. kanguru

kanguru [email protected] Member

Mas qual o objectivo te ter 5gb de RAM a 60mb's?

EDIT: repeti o redalert sem querer, mas por acaso está previsto aparecer algum USB 3.0 que tenha velocidades realmente boas?

Última edição: 5 de Outubro de 2005
  17. redalert

redalert Folding Member

acho que o actual sistema de mapeamento de ram em hdd faz bem o seu trabalho. Se tivermos em conta a latencia e tempo de cpu usado pelas controladoras usb em alguns chipsets entao é pra esquecer...

just my 2 cents...

[[]]

18. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Na teoria seria assim.
    Na pratica ñ vai ser assim.
    Ora, se tivermos em conta que 90% dos pcs do zé povinho só trazem 1 disco e mesmo que 10% instale outro disco, o raio da swap vai continuar sempre no mesmo disco em que o sistema está.
    Como tal, quando o sistema precisar de aceder á swap vai ter de dividir a bandwith entre a leitura/escrita para o sistema e a leitura/escrita para a swap..... ok digamos na melhor dass hipoteses 50/50 tipo 30mbs para cada. Mas.... os discos são dispositivos mecanicos e com as cabeças a terem de andar a saltear entre tarefas o hit vai ser ainda maior. O radom writh e random read é muitissimo mais lento do que uma leitura continua do disco.
    Sendo assim ñ acho que ter 1/2/3/4/5 MB a 60mbs dedicados para swap seja assim tão inutil. Sempre é mais pratico inserir uma pen numa ranhura usb do que estar a comprar um disco só prar esse efeito ;)

19. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Bem isto é o mesmo que pegar num disco de 120GB (ou mais e sempre tem + largura de banda que o USB2) e usa-lo só para swap file e essa tal de cache "revolucionaria" (que já se podia fazer em linux. eu pelo menos tinha um disco de 500MB que tinha apenas a partição SWAP...).

120GB de memoria... x_x bah.

20. blastarr

blastarr Power Member

Em condições ideais, o SWAP file nunca deve ser maior do que o dobro da memória RAM do sistema.
    Além disso, há discos externos com outros interfaces bem mais rápidos:

-Serial Attached-SCSI (SAS)
    -e-SATA
    -Firewire 400/800 (1394a/b)
    -Network-attached storage - Ethernet Drive (NAS)

Partilhar esta Página