Windows Vista - desinstalar

zelv

Power Member
Boas. Tava a pensar instalar o Vista num 2º disco que tenho; suponho que ao iniciar o computador, me apareça um menu de boot para escolher o S.O. em que quero entrar, certo? E para desinstalar o Vista, basta formatar o 2º disco? E o menu de boot, desaparece? Volta tudo ao estado pré-Vista? Se não, como fazê-lo?
Thx in advance.
 
zelv disse:
Boas. Tava a pensar instalar o Vista num 2º disco que tenho; suponho que ao iniciar o computador, me apareça um menu de boot para escolher o S.O. em que quero entrar, certo? E para desinstalar o Vista, basta formatar o 2º disco? E o menu de boot, desaparece? Volta tudo ao estado pré-Vista? Se não, como fazê-lo?
Thx in advance.

tens que editar o boot.ini depois
 
melhor copias o boot.ini antes de instalares o vista e depois qd apagares o vista substituis o boot.ini pelo q tens em backup ou podes simplesmente editar o dito cujo

executar - msconfig separador boot.ini
 
Pois, mas o Vista instala um Pre-Boot!

Como é que se pode retirar o pre-boot e ficar so com o boot normal e nao lixar os SO´s?
 
arranjas um cd de boot ou diskete de arranque escreves fdisk /mbr na linha de comandos para o ele rescrever o master boot record ... convem é q o suporte de arranque tenha o fdisk gravado .. tipo uma diskete do win98 ou me
 
Se o disco estiver formatado em NTFS vão ter problemas com as disquetes de arranque do Win98/ME...
Usem o disco de instalação do XP, façam boot com ele e usem a ferramenta de reparação por linha de comandos (recovery console).
 
Última edição:
nunca tive problemas com as disketes do 98 em ntfs reconhecem aquilo como non-dos partition mas para reescrever o mbr não há problema ... serve a vontade ...
 
Ja achei melhor.

After using 5048 and found out it was a huge dissapointment, I ended up deleting it and tried editing my boot.ini but the new bootmenu still shows up for "Legacy" and "Longhorn" selections. I've found the easiest way to fix this is

1. Open command.com in your Windows XP/2000 Install.
2. Go to the root of your C: drive (as defined in your Windows XP/2000 Install).
3. Key in cd boot to navigate to the boot directory.
4. Key in fixntfs -xp -all and hit enter.
5. Reboot.

Optional Step: If you're really cautious, or just want to be entirely Longhorn-free, grab your XP/2000 Installation CD and copy ntldr and ntdetect.com to your C: drive and overwrite the originals.
 
CUIDADO COM A COPIA DO NTLDR E NTDETECT pois estes jovens tem de ser copiados no seu estado dependendo dos updates feitos isto é se tiverem o Service Pack 2 o ntldr e ntdetect tem de ser desse service pack e n os que vem no cd original para quem fez slipstream do sp2 com o cd do windoze xp tá na boa para o procedimento acima descrito
 
O pah, instalas o windows à vontade num disco à parte e para arrancares com ele, qs todas as novas boards, a bios já traz a função de boot menu (na minha é f8) e no arranque escolhes que queres arrancar com o disco que tem o vista instalado.
Se ele alterar o boot menu do windows xp do outro disco, depois de formatares o disco do vista qd o quiseres tirar, basta (como já disseram aqui em cima) fazeres o boot através do cd do win xp, escolhes reparar uma instalação do windows, ele entra na recovery console e ai fazes o comando "fdisk /mbr", que te recupera a tabela original de boot.
Cumps
 
Back
Topo