1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Windows vista em pc Vaio

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por NVRSystem, 20 de Dezembro de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1479)

1. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Caros colegas, (se não for o sitio correcto peço que o coloquem em tal)

Tenho 1 Sony Vaio, com o expectacular windows Vista (ainda n chegou o dispa) e estou com 1 duvida dakelas que nem no centro de apoio me ajudaram.
    É o seguinte, como o vista come o pc todo e eu não gosto dele nem pintado, como faço para fazer tipo um gost do que tenho no pc, de modo a poder formatar, (mandar o vista aos pardais) e enfiar o xp, e mais tarde se me apetecer voltar a colocar o Vista original que vinha com o pc, com as ferramentas todas da vaio que tenho.

Se alguém poder ajudar agradeço, é que tou farto de ter 1,2GB de ram a serem comidos pelos processos windows, quando o xp come muito menos...

act:
    O vaio em questão é um VGN-FZ19VN.
    a partição original da sony está cá, unidade invisivel no windows de 10 GB

Última edição: 24 de Dezembro de 2007
  2. CHKA

CHKA Power Member

1º Que Vaio é que tens?

2º Se não tiveres apagado a partição de recuperação é facilimo voltar a pôr o portátil tal como era em novo, F10 na bios, salvo erro e fazes recovery.

Vais ter um bocado de trabalho em encontrar drivers XP para pôr tudo a funcionar direitinho.

Não percebo como é que o teu Vista come tanta memória, eu depois do boot tenho 1.3GB livres.

BTW o recovery apaga-te os teus ficheiros pessoais todos, faz backup do que queres guardar, instalas o XP como se duma instação normal se tratasse.

Última edição: 20 de Dezembro de 2007
  3. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Pelo que referes posso fazer format c: e instalar o xp, que isto fica ok, basta depois se me der na telha ir buscar a partição que diz recovery no menu "F10", para reinstalar o vista tale qual como vinha, certo?

Já agora como posso fazer um backup da recovery partition? para o case de vir a trocar de disco por um maior?

Off:

o mais engraçado é que telefonei para assistência Sony de lisboa e apareceu-me um brasileiro a dizer que não podiam fazer nada, que o software vaio é especifico, (isso já eu sei que o k os Vaios trazem pouco têm igual), nem referiu a partição de recovery nem nada, mesmo para despachar, ou não sabia, ou não quis saber. enfim. o que vale é haver fóruns com pessoas prontas a ajudar

4. Crisis

Crisis Power Member

R: Ver o manual. Deves de ter uma ferramenta instalada que te grava a partição escondida para 2 dvd.

Quanto a tua outra duvida nos foruns do clube vaio costuma haver sempre posts que te ensinam a fazer isso (vista->xp, xp->vista), para o meu vaio FE21M ja la vi, é uma questão de procurares, estou certo que encontras, boa sorte.

Cumprimentos

Última edição: 21 de Dezembro de 2007
  5. sotokai

sotokai Power Member

Cria uma partição no disco e passa para lá os teus documentos, ele no recovery só te vai apagar o C e repõe tudo como veio de origem...

6. LeeMan

LeeMan Power Member

Não vai ser fácil. Os drivers dos Vaio que têm originalmente Vista para XP são manhosos de arranjar e os próprios vaios são um pesadelo em termos de compatibilidade. Desde problemas com active sync até ao cúmulo do Vaio ser incompatível com a própria dockstation da Sony, há uma série de problemas assombram proprietários.

Daqui para frente só Dell.

7. Crisis

Crisis Power Member

Sim vai ser complicado de arranjar drivers em condições se vais mudar o SO, cumulo dos cumulos, o bluetooth stack do meu vaio é da... toshiba..

8. CHKA

CHKA Power Member

O que vale é que o C1Z que trazia Windows XP media center é quase idêntico ao meu C2Z, os drivers foram simples de arranjar...

A única coisa que notei enquanto tive Vista, foi que a bateria tem tendência a durar ligeiramente mais, tirando isso...

9. NVRSystem

NVRSystem Power Member

em questão a ferramenta fiz 3 dvd's, 2 que supostamente são system recovery e 1 que é aplication recovery do determinado vaio, pelo que fico naquela isto é suficiente? se formatar o pc e enfiar os dvd's ele vai ficar como vinha? para mim é-me estranho terem acabado com os cd's/dvd's que vinham com os pc's, ai sim eu sabia que aqueles iam funcionar, mas eu como sou um bocado medroso com o que não sei ou desconheço, se fosse uma portatil antigo como tenho 1 nem ligava, o outro que tenho nem cds originais tenho ainda bomba, agora este é novo e azar dos azares detesto o vista >( não posso com ele nem por nada, mas tenho de gramar com ele porque vinha no pc.

Última edição: 24 de Dezembro de 2007
  10. Crisis

Crisis Power Member

Sim, os dvd's servem para reinstalares o SO tal qual como vem de fabrica ou então para restaurares a partição escondida, mas não faças como eu, que ja tive 2 vaios e das duas vezes fiz os DVD e andei com eles na mala ate se riscarem ao ponto de nao se conseguir ler.. :P Por acaso não sei se a sony tambem aderiu ao downgrade do Vista para o XP que a microsoft teve a fazer, mas informa-te pode ser que tenhas sorte ;)

Cumprimentos e boas festas

11. Provenzano

Provenzano Power Member

eu também tenho um vaio e estou a precisar de formatar.. pela partição é possível? não desapareçam os programas que já trazia de origem tipo photoshop, norton, blablabla?

boas festas

12. NVRSystem

NVRSystem Power Member

Pelo que os colegas dizem se tiveres a partição recovery (quando carregas em F8 no inicio) ele fica tal e qual quando veio da loja

13. Lord_MerlliN

Lord_MerlliN Power Member

Eu gostaria era de deixar o Vista como está e criar um dual Boot com o XP. mas sem formatar o disco.
    É possivel?
    Tenho um Vaio FZ21M.
    Estou com MUITAS dificuldades em conseguir instalar a net da vodafone e n csg.
    Já actualizei o firmware da connect box e mesmo assim n csg. já me disseram que o vista bloqueia os acessos a determinados perifericos nas portas usb, n sei se é verdade.
    Por isso é q queria instalar o xp, pq n tenho esse prob.

Partilhar esta Página