Windows Vista Windows Vista News

blastarr disse:
Então comecemos desde já a arranjar drivers, como este:




Forceware 87.15 para Windows Vista (Feb. CTP):

- http://www.nvidia.com/object/winvista_x86_87.15.html (32 bit)

- http://www.nvidia.com/object/winvista_x64_87.15.html (64 bit)


Ia referie exactamente isso. A Nvidia já lançou drivers para o Windows Vista...

Os screenshots são interessantes, mas não estou a ver isso a dar para mim...:x2: Como já disseram, muitas distros GNU/Linux vão passar por estes HDDs antes do Windows Vista...
 
Bem ontem decidi dar uma volta pela primeira vez no vista e na build 5308. :p
Ainda está bem longe de ser um sistema estável, por outro lado pensei que fosse menos fluido, de facto não notei muito arrastamento do SO mesmo com os eye-candy e o aero ligados.
Tive pouco tempo a experimentar mas um pormenor que gostei foi o RSS reader nos gadgets, e fiquei surpreendido (ou não) com o facto do IPv6 ja vir por default nas ligações de rede.

De qualquer forma nos 3 restarts que fiz 1 deles foi um BSOD quando estava a instalar drivers para o nforce e outro foi porque fiquei sem sinal quando estava a instalar o forceware, culpa da nvidia? talvez :007:
 
JC disse:
De qualquer forma nos 3 restarts que fiz 1 deles foi um BSOD quando estava a instalar drivers para o nforce e outro foi porque fiquei sem sinal quando estava a instalar o forceware, culpa da nvidia? talvez :007:
Ainda é BSOD?
Pensei que já fosse RSOD :S ou isso era fake?

Cumps
 
Temos datas mais ou menos firmes para o lançamento do Windows Vista (and beyond, no caso do DirectX 10.1):


Microsoft to launch Vista in first week of October

Wolfgang Gruener
28 Feb 2006 20:00


Chicago (IL) - Microsoft has begun warming up its marketing machine with information bits and pieces about its Windows Vista operating system. The public this week learned about the different version of the operating system while product partners apparently have received a time frame for the launch of the software, TG Daily has learned. According to sources, Microsoft will introduce Vista between in the week of 2 October.



The Vista timeline indicates that the February beta of Vista concludes the beta phase for the operating system. Microsoft will continue on its roadmap with two release candidates RC0 and RC1, which are due in the week of April 10 and June 26, respectively. Microsoft is confident that it can prepare Vista within eight weeks of the release of RC1 for mass production: A release to manufacturing (RTM) is scheduled for the week of 14 August.



Microsoft apparently will miss some expectations of a third quarter release of Windows Vista. Sources told TG Daily that Microsoft is aiming for a global rollout in the first week of October (2 - 6 October). At launch date, Microsoft will also introduce DirectX9L (formerly named Windows Graphics Framework 1.0), the Vista upgrade for the multimedia driver, as well as DirectX 10 (WGF 2.0) and the Media Center Edition (MCE) of Vista. An update for DirectX (v10.1) will be released in the second half of 2007.


The server variant of Vista will follow slightly behind the client software, with RC0 and RC1 currently indicated to be available in the second half of 2006, while RTM is scheduled for the first quarter of 2007. Users of Windows XP will see one more Service Pack (SP3) in December of this year.


Microsoft yesterday announced that there will be a total of six Vista versions: Microsoft will launch two core versions of the operating system for home users, and two core versions for business users. The product line will be capped off by a new low-cost Starter edition at the bottom tier and an Ultimate edition at the top tier, which will bundle together all features built into the upper-level home and professional classes.


http://www.tgdaily.com/2006/02/28/vista_launch_in_october/
 
Última edição:
blastarr disse:
Temos datas mais ou menos firmes para o lançamento do Windows Vista (and beyond, no caso do DirectX 10.1):





http://www.tgdaily.com/2006/02/28/vista_launch_in_october/


Então o meu verá a segunda! :)

Seis versões do Windows é muita coisa...
Lá teremos que esperar até Abril, por agora para a primeira das release candidates. Ainda não vi o vídeo mas a descrição do blastarr está a fazer com que a minha curiosidade vá aumentando á medida que escrevo este post. Até quero ver até que ponto este Windows será inovador. Amei o Aero e os seus efeitos (ao nível dos efeitos do NDL 10 :lol: ) e espero que a nível de segurança as inovações tragam bons efeitos práticos.
 
Mais um artigo para quem quer conhecer "as entranhas" do Windows Vista February CTP, para além dos truques visuais à superfície:

http://www.extremetech.com/article2/0,1697,1931913,00.asp


This is a dramatic, whole-hog upgrade of the Windows platform. If you got anything out of this article, we hope it's the realization that Vista is not simply the Windows XP/2000 code base that has been slowly evolving over the years with some fancy graphics and icons slapped onto it. It should be clear that Vista is really the next generation of operating system from Microsoft, every bit as significant as the leap from Windows 3.1 to Windows 95 or the jump from Mac OS 9 to OS X.
 
blastarr disse:
Mais um artigo para quem quer conhecer "as entranhas" do Windows Vista February CTP, para além dos truques visuais à superfície:

http://www.extremetech.com/article2/0,1697,1931913,00.asp
Também li esse artigo e gostei bastante. Havia umas quantas coisas que não sabia e outras em que fiquei mais esclarecido. Acho que o artigo está com um bom nivel de informação, sem ser demasiado técnico e falando duma forma global do que é importante.

O facto deste SO ser um remake para corrigir os problemas que já se conheciam dos "Kerneis" anteriores tras muita esperança, quer em segurança, quer em performance.

Já estou a sacar a CTP de Fevereiro (legalmente ;) ) e tenho aqui uma maquineta maneirinha para testar. Só é pena não ter nenhuma gráfica DX9 para testar melhor, mas já vai dar para ter uma ideia do "aspecto" do bicho.
 
Microsoft continua a preparar o lançamento do Windows Vista, previsto para a segunda metade de 2006. O novo sistema operativo terá seis versões diferentes, segundo Barry Goffe, director de marketing de produtos da empresa.

A Microsoft vai lançar exactamente o mesmo número de versões que o Windows XP, com a grande diferença de que cada uma destas ofertas está dirigida a clientes diferentes, o que implica características distintas.
O produto que a empresa de Bill Gates espera ver instalado no maior número de computadores é o Windows Vista Home Premium, que, segundo a Microsoft, permitirá ver televisão de alta definição, criar DVDs e realizar todo o tipo de tarefas multimédia.
Para as empresas, a Microsoft concebeu dois produtos específicos, o Windows Vista Business para as pequenas e médias empresas e o Windows Vista Enterprise para multinacionais.
Para cumprir com as sanções impostas pela Comissão Europeia, a Microsoft vai ainda distribuir versões adicionais do Vista Home Basic e Vista Business sem o leitor multimédia Windows Media Player. 27-02-2006 9:18:27
 
blastarr disse:
A must see video:
mms://wm.microsoft.com/ms/inetpub/ch...ecognition.wmv

Parece estar muito melhorado em relação ao que existia no XP.
Controlar o sistema operativo e as apps só com a nossa voz

(notem que o teste foi feito aínda com a CTP de Dezembro passado, não com a actual CTP de Fevereiro)

Gostei muito do vídeo. Não experimentei nenhuma das CTPs do Vista, mas vendo todas estas características estou a pensar muito seriamente em fazê-lo. Abrir o browser e fazer uma pesquisa com comandos de voz é impressionante. Para além disso, existem vários tutoriais de iniciação disponíveis, pelo que mostra o vídeo. Parece que a documentação é cada vez mais uma característica a ter em conta no Windows (se pensarmos bem, o XP não tem tanta documentação quanto isso...).


blastarr disse:
Mais um artigo para quem quer conhecer "as entranhas" do Windows Vista February CTP, para além dos truques visuais à superfície:

http://www.extremetech.com/article2/...1931913,00.asp

O artigo está fabuloso. É uma análise completa ás características que o Vista irá apresentar: desde as melhorias no kernel á questão da segurança, passando pelo novo UI, o artigo faz referência a várias melhorias que vão ter repercussões práticas quando saír a versão final. Acho que as melhorias no kernel são cruciais: mudança nos níveis de acesso das aplicações ao kernel; passaremos a entrar em User mode e a instalar software em user mode; os patches da Microsoft serão das poucas aplicações com acesso directo ao kernel, sendo assim mais complicado instalar um trojan no SO; se por acaso um trojan for instalado, dificilmente se tratará de uma praga, já que o acesso ao kernel é restricto; as drivers passarão a funcionar em user mode, o que fará com que os crashes sejam praticamente inexistentes. Depois existe a melhoria do SuperFetch que acredito que seja importante.

Para além do kernel, as melhorias na UI serão importantes, já que o Aero oferece funcionalidades fantásticas a nível visual, factor que pode ser decisivo para muitos utilizadores na escolha do SO.

Fico á espera de mais notícias e mais artigos para ler :-D
 
Já tinha lido ambos os artigos. O primeiro, é mais do mesmo, nada de novo. O segundo é a opinião de alguém claramento biased. Aponta isto e aquilo ao Vista dizendo que é código já existente no Linux e no OSx, etc, etc, etc. Mas desde quando copiar é mau? Todos copiam uns pelos outros, o Linux pelo Windows, o Windows pelo OSx e vice-versa.

Apesar de realçar alguns pontos bastante válidos e dos quais concordo (nomeadamente do preço, da necessidade de um PC bastante mais potente, etc...) muitos pontos são lixo, babbles que só poderia vir de quem está na outra equipa.

Para mim os principais cons do Vista serão concerteza a necessidade de Hardware mais recente (para correr a todo o esplendor) e obviamente o preço, que não vai ser barato. Não penso mudar para o Vista mal sai, talvez um ano ou dois depois (tal como fiz com o XP).
 
Eletronic_boy disse:
Aqui está um artigo interessante e que dá que pensar... (atenção que n sou nenhum fan de linux...)

Why Windows Vista Will suck :lol: http://www.desktoplinux.com/articles/AT8288296398.html

kingdom já tens aqui qualquer coisa que ler :007: :002:


Acabei de ler e aquilo que concluo já foi exprimido pelo greven. Já li algumas dezenas de textos do autor e devo dizer que este é mais um artigo totalmente tendencioso. Refere lá o facto da Microsoft estar a copiar o que já tinha sido feito nos SOs Linux e OSX e em alguns programas open source. Pode até ser totalmente verdade, no entanto copiar nunca foi mau. Ainda há pouco tempo vi uma característica qualquer no NDL 10 que imitava os efeitos do Aero. Inclusive podíamos instalar essa feature no Ubuntu, se não estou em erro (qualquer coisa como GLX ou algo do género...).

Seja como for, vou escrever um artigo sobre o que realmente podemos esperar do Vista para uma revista em .pdf (não, não é a revista do P@P) e foi bom poder ler ambas as opiniões. Claro que cada uma tende para seu lado, portanto o trabalho mais difícil será equilibrar a minha opinião pessoal com as informações contidas nas opiniões desses dois senhores.:)
 
Tenho andado a brincar com este menino e tenho gostado bastante duma forma geral.
A máquina de testes é um P4 1.6Ghz, 320MB RAM, 40GB HD, ATI Rage 128 PRO (!)

Alguns detalhes que me apercebi:

- Depois de arrancar, sem nada instalado, nem drivers nem nada, ocupa +500MB de RAM (!).

- Vai requerer habituação porque mudou-se a localização e a forma de aceder às coisas, mas duma forma geral chega-se lá como no XP.

- Todas as alterações que se queiram fazer, como alterar definições da firewall, instalar drivers e afins dá direito a perguntas do SO se queremos mesmo fazer aquilo. Pode ser um pouco chato porque não estamos habituados mas é o preço da segurança acrescida. Por mim é óptimo.

- Notei uma melhoria nitida a trabalhar na net. As páginas abrem mais depressa, não é psicológico, constatei mesmo. Não sei se é do browser (IE7) que tem melhorias neste campo ou se é do código de networking todo refeito, ou mesmo se é de ambos.

- As novas features são muito engraçadas. O "teste" de performance (neste PC deu nota 1, LOL) é interessante. Gostei da forma como os icones são usados de uma forma mais efectiva para ilustrar as coisas, nomeadamente na parte de networking. Mostra a arvore da rede que ele consegue ver/aceder. Muito giro e prático.

Não tenho tido muito tempo pra ver mais aprofundadamente mas pretendo explorar o novo sistema de ficheiros, permissões, como funciona, etc. Mais tarde vou testar numa máquina mais decente e com gráfica DX9.

Acho que este vai ser dos primeiros SO's que vou realmente comprar para mim para home use (uso sempre os da empresa, legalmente :D), algum tempo depois de sair e saber realmente se as alterações trazem mesmo vantagem, para além da máquina a condizer (+2GB RAM, Dual Core, Gráfica DX10, RAID0, etc, etc)
 
greven disse:
Mas desde quando copiar é mau?

Pois, no caso da MS as coisas são do género "Preso por ter cão e preso por não ter".

Eu nada tenho contra este género de copianços. Desde que sirva para uma maior satisfação do consumidor final.
 
nothing disse:
Pois, no caso da MS as coisas são do género "Preso por ter cão e preso por não ter".

Eu nada tenho contra este género de copianços. Desde que sirva para uma maior satisfação do consumidor final.


Nem mais é o que penso. Todos copiam features por todos, a questão não está aí, o beneficio está sempre do lado do utilizador que sai a ganhar. Infelizmente muitos não pensam assim e só vêem a questão por um lado, esquecendo-se que a sua plataforma (seja ela Windows, Linux, OSx) copiou também já muitas features de outros SO's.
 
Os utilizadores mais puristas do Linux (eu sou um user assíduo do SO, mas de forma alguma em exclusivo) esquecem-se de coisas como o WINE ou o CEDEGA (e, porque não, o KDE, pelo menos no "look-and-feel" do interface), até parece que isso não é uma forma de "copianço" :D
E os codec's de vídeo e som, que são basicamente um "hack" dos da Microsoft (e ilegais).
 
blastarr disse:
Os utilizadores mais puristas do Linux (eu sou um user assíduo do SO, mas de forma alguma em exclusivo) esquecem-se de coisas como o WINE ou o CEDEGA (e, porque não, o KDE, pelo menos no "look-and-feel" do interface), até parece que isso não é uma forma de "copianço" :D
E os codec's de vídeo e som, que são basicamente um "hack" dos da Microsoft (e ilegais).

Reverse engineering e diferente de copiar. E nao podes ter copyright numa "ideia" visto que e uma coisa imaterial (o mesmo e valido para a Microsoft que tira ideias do Linux)

Mas a Microsoft tem "culpa" no sentido em que inova muito pouco a sua linha de produtos e nao tem ideias novas... :P

E os codecs da Microsoft para Linux so sao ilegais nos USA :P
 
Back
Topo