Windows Vista ou XP?

Status
Fechado a novas mensagens.

Guycool

Folding Member
Windows Vista ou XP?

Ultimamente tem-se falado muito do windows vista do seu design inovador, do seu poderoso sistema de segurança, do melhor aproveitamento dos recursos dos dualcore, mas será que é só isso? E as incompatibilidades? E os bugs ainda por corrigir? e os requisitos mínimos um pouco exagerados?
Estas são algumas causas que nos levam a reflectir o melhor windows para a nossa maquina lá em casa. Na minha opinião a microsoft esqueceu-se que de incorporar um sistema de compatibilidade total no windows vista com o XP. Contem quantos jogos, software, hardware não vão poder usar no windows vista... Quantas dores de cabeça vão ter para se habituarem à nova interface, quanto dinheiro terão de gastar em componentes compatíveis...

Afinal quais são as vantagens do windows vista?

:kfold:
 
Usei Windows XP durante alguns anos, GNU/Linux (Ubuntu, mais propriamente) durante cerca de um ano e estou agora a testar forçosamente o Windows Vista.

Há algumas vantagens do Vista em relação ao XP, nomeadamente em termos de segurança. O aspecto pouco conta pois continuo a usar o aspecto clássico, como, de resto, também fazia no XP.

Depois, em relação aos requisitos: são altos, é certo, mas é o futuro. 1 GB como requisito recomendado para correr um S.O. daqui a uns tempos vai ser completamente banal e veremos nas nossas máquinas de casa 4 e 8 GB, o que será normal. A evolução não pára.

Para o Vista não sugar a nossa RAM toda temos uma óptima ferramenta (paga, claro) chamada Vista Manager que é um autêntico must-have, se querem ter um Vista funcional, estável e sem *****.
 
Windows Vista ou XP?

Ultimamente tem-se falado muito do windows vista do seu design inovador, do seu poderoso sistema de segurança, do melhor aproveitamento dos recursos dos dualcore, mas será que é só isso? E as incompatibilidades? E os bugs ainda por corrigir? e os requisitos mínimos um pouco exagerados?
Estas são algumas causas que nos levam a reflectir o melhor windows para a nossa maquina lá em casa. Na minha opinião a microsoft esqueceu-se que de incorporar um sistema de compatibilidade total no windows vista com o XP. Contem quantos jogos, software, hardware não vão poder usar no windows vista... Quantas dores de cabeça vão ter para se habituarem à nova interface, quanto dinheiro terão de gastar em componentes compatíveis...

Afinal quais são as vantagens do windows vista?

:kfold:

Muito sinceramente depende do que tu queres. Se queres experimentar o Vista, força. Como o outro utilizador já mencionou utiliza um design clássico, com algumas funcionalidades novas como transparência, que se pode muito bem desactivar por que só consome recursos, quando são necessários para outras aplicações, se tens por exemplo 1GB de RAM. Quanto à segurança do Vista, muito sinceramente depende do utilizador. E o UAC (Controlador de Conta do Utilizador) muito sinceramente parece-me uma enorme treta, pois pergunta-te se queres permitir algo a torto e a direito, ou seja, se queres actualizar por exemplo o antivirus, lá vem o raio do UAC perguntar se o queres fazer. Se fizeres actualização ao teu antispyware, lá vem o UAC. E assim sucessivamente. É chato. Eu pessoalmente tenho-o desactivado, pois tenho solução melhor e não chata.

Um caso concreto se precisas XP ou Vista. Vamos supôr que és um gamer e que queres tudo a que tens direito. Bem, neste caso certamente que um gamer que se preze terá de certeza uma placa de som SoundBlaster X-Fi Elite (versão gamer). Ora, esta placa de som não funciona com o Vista, porque o som fica cheio de espinhas. Arranha por completo. É verdade que saiu uma placa desta mesma marca agora recentemente, que embora tenha X-Fi no nome, não tem este chip. Custa €70 e não vale o preço que tem. Logo é perda de dinheiro, por não valer o mesmo. Resumindo, se fores este gamer, terás de te ficar pelo XP, no qual esta placa, e outras com o mesmo chip, funciona como uma RAINHA!!!!.

Este foi apenas um exemplo. Haverá outros. Tu só tens que pensar: será que o que eu quero fazer no vista será possível? Ou é melhor ficar com o XP enquanto o Vista não estiver no ponto?

Abraços
 
Muito sinceramente depende do que tu queres. Se queres experimentar o Vista, força. Como o outro utilizador já mencionou utiliza um design clássico, com algumas funcionalidades novas como transparência, que se pode muito bem desactivar por que só consome recursos, quando são necessários para outras aplicações, se tens por exemplo 1GB de RAM. Quanto à segurança do Vista, muito sinceramente depende do utilizador. E o UAC (Controlador de Conta do Utilizador) muito sinceramente parece-me uma enorme treta, pois pergunta-te se queres permitir algo a torto e a direito, ou seja, se queres actualizar por exemplo o antivirus, lá vem o raio do UAC perguntar se o queres fazer. Se fizeres actualização ao teu antispyware, lá vem o UAC. E assim sucessivamente. É chato. Eu pessoalmente tenho-o desactivado, pois tenho solução melhor e não chata.

Um caso concreto se precisas XP ou Vista. Vamos supôr que és um gamer e que queres tudo a que tens direito. Bem, neste caso certamente que um gamer que se preze terá de certeza uma placa de som SoundBlaster X-Fi Elite (versão gamer). Ora, esta placa de som não funciona com o Vista, porque o som fica cheio de espinhas. Arranha por completo. É verdade que saiu uma placa desta mesma marca agora recentemente, que embora tenha X-Fi no nome, não tem este chip. Custa €70 e não vale o preço que tem. Logo é perda de dinheiro, por não valer o mesmo. Resumindo, se fores este gamer, terás de te ficar pelo XP, no qual esta placa, e outras com o mesmo chip, funciona como uma RAINHA!!!!.

Este foi apenas um exemplo. Haverá outros. Tu só tens que pensar: será que o que eu quero fazer no vista será possível? Ou é melhor ficar com o XP enquanto o Vista não estiver no ponto?

Abraços

Por acaso até acertas-te... sou um gamer....
E quem e que não gosta de jogar de vez em quando?
Por isso e que continuo a usar o Windows XP
Já agora... mudando de assunto a placa gráfica dos portáteis da e-escola é uma miseria... (dá o CS 1.6 com FPSs a -20 lol) e estão a funcionar no vista... (será por causa disso?)

XP 4EVER :banjump::berlusca:
 
Windows Vista ou XP?

Ultimamente tem-se falado muito do windows vista do seu design inovador, do seu poderoso sistema de segurança, do melhor aproveitamento dos recursos dos dualcore, mas será que é só isso? E as incompatibilidades?

Não tive nenhuma e uso o Vista Ultimate há quase 1 ano. Bastou actualizar alguns drivers (impressora e placa de som) e tudo ficou a funcionar na perfeição até hoje.



E os bugs ainda por corrigir?

Não conheço nenhum até à data que me tivesse surgido.


e os requisitos mínimos um pouco exagerados?

Ora bem, falaste de requisitos MÍNIMOS exagerados, não foi? Sendo assim, peguei na minha caixa do Vista Ultimate e lá refere como requisitos MÍNIMOS:

Processador a 1GHz
1GB de RAM
Um disco de 40GB com pelo menos 15GB de espaço livre
Placa Gráfica DX9 com 128 de RAM e Pixel Shader 2
Leitor de DVD
Ligação à Internet

Sendo assim, explica-me lá onde é que está o exagero de que falas. E não te esqueças que foste tu que afirmaste que os requisitos MÍNIMOS eram exagerados.

Não vejo exagero em nenhum deles, considerando a era actual da informática a nível de hardware.


Estas são algumas causas que nos levam a reflectir o melhor windows para a nossa maquina lá em casa. Na minha opinião a microsoft esqueceu-se que de incorporar um sistema de compatibilidade total no windows vista com o XP.

Errado! O Vista tem incorporado um excelente sistema de compatibilidade para o XP e até podes definir programa a programa, aplicação a aplicação que queiras que funcione no modo de compatibilidade com o XP. E sabes uma coisa? Esta compatibilidade do Vista para o XP funciona mesmo, não é como a que o XP tinha para o Win98 que em cada três vezes que se utilizava, dava erros em duas.


Contem quantos jogos, software, hardware não vão poder usar no windows vista...

Todo o hardware que tinha ficou a funcionar no primeiro dia em que instalei o Vista e tem funcionado sem problemas até hoje, já lá vai um ano.

O software que tinha funciona também todo, apenas tive de actualizar o antivirus e a firewall, mas isso dependeu dos seus fabricantes e não da Microsoft.

Dos jogos que tinha, todos funcionam no Vista com excepção de um: o Fahrenheit. Mas até para este já existe solução mas como é muito trabalhosa de executar, ainda não me virei para ela. Sabes que jogo estou a jogar agora no meu Vista Ultimate e que corre em modo de compatibilidade XP como manteiga quente? O Unreal II The awakening, ou seja, um jogo feito de raíz para o XP e já com 6 anos de vida. Funciona impecavelmente. E como este há muitos outros.

Quantas dores de cabeça vão ter para se habituarem à nova interface, quanto dinheiro terão de gastar em componentes compatíveis...

Quando mudas de interface tens de ter um tempo de habituação, nada do outro mundo. Mas é ambiente Windows, não mudou nada de extraordinário, está é mais funcional e mais organizado.

Eu, por exemplo, comprei um Macbook há cerca de 1 mês atrás e tenho insultado o OSX Leopard do piorio porque não há meio de me habituar à forma de trabalhar daquele SO, ainda mais depois de um ano com o Vista Ultimate em que nem sequer o aspecto do OSX é grande novidade pois o Vista faz praticamente tudo que o SO da Apple faz. Resultado: comprei e instalei o Vista Home Edition numa partição com o Bootcamp e é o SO que mais uso no MAC.

Quanto aos componentes.... não tive de gastar ***** pois como disse tudo o que tinha funciona no Vista.

Afinal quais são as vantagens do windows vista?:kfold:

A resposta a essa pergunta tens de a encontrar tu mesmo. As vantagens para uns podem não o ser para outros. Para mim é um SO mais seguro, mais user friendly, mais bem equipado, mais bonito (muito mais) que o XP e que me permite trabalhar de forma mais intuitiva e rápida.

Problemas que tenha tido? Nada de relevante, tive muitos mais e maiores quando fiz a transição do 98SE para o XP, lá isso tive.

Cumps
 
Última edição:
O vista da foi a revolução que se esperava principalmente porque não conseguiram implementar o novo sistema de escrita o sucessor do NTFS, não conseguiram corrigir todos os bugs, sistema com o qual saíram as primeiras versões e que era muito bom em velocidade.

Eu uso o vista regularmente no portátil no desktop tenho o xp e não tem diferenças que justifique o lançamento de um novo SO, talvez daqui a um ano ou dois o vista se torne num sistema mais eficiente.

Quando foi lançado o XP, também existiam muitos defensores do 98SE com tretas de incompatibilidades e lentidão, mas mesmo assim instalei logo o XP e nunca me arrependi, esse sim foi uma grande evolução em performance e estabilidade.

O vista para mim o melhor é o seu interface diferente pq o xp já enjoava, mas de resto não vale nada basicamente falta-lhe tudo de bom. Ecrãs azuis é o que mais aparece e lentidão, é preciso fazer sistemas melhores mas que também sejam rápidos e fiáveis.

Não sei como uma empresa desta dimensão anda anos a fio para lançar um novo SO e dps vem assim, valia mais fazerem só uma actualização ao xp tipo XP SE e depois quando tivessem um novo SO de jeito ele sair.
É o que faz o monopólio deviam era ser multados e devolver o dinheiro ao pessoal do vista ou então fazerem um vista SE e oferecerem a quem comprou esta coisa sem jeito.

É assim, só é pena o linux não dar para tudo, por culpa de quem faz os outros programas o só pensa no windows, se não fosse assim tv existisse concorrência.
 
Errado! O Vista tem incorporado um excelente sistema de compatibilidade para o XP e até podes definir programa a programa, aplicação a aplicação que queiras que funcione no modo de compatibilidade com o XP. E sabes uma coisa? Esta compatibilidade do Vista para o XP funciona mesmo, não é como a que o XP tinha para o Win98 que em cada três vezes que se utilizava, dava erros em duas.




Todo o hardware que tinha ficou a funcionar no primeiro dia em que instalei o Vista e tem funcionado sem problemas até hoje, já lá vai um ano.

O software que tinha funciona também todo, apenas tive de actualizar o antivirus e a firewall, mas isso dependeu dos seus fabricantes e não da Microsoft.

Dos jogos que tinha, todos funcionam no Vista com excepção de um: o Fahrenheit. Mas até para este já existe solução mas como é muito trabalhosa de executar, ainda não me virei para ela. Sabes que jogo estou a jogar agora no meu Vista Ultimate e que corre em modo de compatibilidade XP como manteiga quente? O Unreal II The awakening, ou seja, um jogo feito de raíz para o XP e já com 6 anos de vida. Funciona impecavelmente. E como este há muitos outros.

Cumps

Experimentainstalar o NFS Carbon ou o Underground 2 no teu Vista...
Por acaso já reparas-te na pasta documents and settings??

E depois falas de compatibilidade...
Não deves ter instalado muito software... (só me falas-te de firewall e AV...)
 
Última edição:
Experimentainstalar o NFS Carbon ou o Underground 2 no teu Vista...
Por acaso já reparas-te na pasta documents and settings??

E depois falas de compatibilidade...
Não deves ter instalado muito software... (só me falas-te de firewall e AV...)

É essa a tua pobre argumentação para o que os outros argumentam a favor do Vista? Dois jogos?

Reparaste que até apareceu um user a dizer que corre o Underground2 no seu Vista sem problemas e sem precisar de modo de compatibilidade?

Resumes tudo a 2 jogos que não funcionaram contigo no Vista e que pelos vistos não funcionaram mais pela tua falta de capacidade de os fazer funcionar do que por culpa do Vista?

E realmente aquela dos requisitos mínimos exagerados é uma pérola. Que computador tens? Um 386DX2 com 256MB de RAM e uma gráfica Riva TNT ??

Enfim.... resolveste abrir a thread só para dizer mal do Vista por dizer, pois não sustentas a tua opinião com nenhum argumento sólido, apenas dizes umas generalidades banais que se aplicam a qualquer SO quando este é gerido por pessoas que não sabem o que fazem, não optimizam o sistema com regularidade, não actualizam drivers e nem sabem sequer usar os modos de compatibilidade de forma correcta.

I rest my case. :zzz::zzz:
 
Última edição:
Adicionando outra coisa que acontece muito.. a complexidade para ver coisas simples como o IP ou o estado de uma ligação net ou lan, no xp era 1 click no vista são uns 4 clicks e demora muito mais tempo só para abrir o centro de rede que nem era preciso, não sei porque não têm um atalho directo como no XP, isto é um retrocesso.

O que acontece com outras coisas, também para ligar a net não sei pq não tem um link directo no menu iniciar e fazia logo a ligação e fechava a janela(tipo XP) no vista abre janela ligar à rede dps ainda se tem de carregar na ligação e no fim ainda se tem de estar a fechar a janela, pelo menos eu ainda não encontrei nenhuma opção para ela se fechar logo.
 
(...)O que acontece com outras coisas, também para ligar a net não sei pq não tem um link directo no menu iniciar e fazia logo a ligação e fechava a janela(tipo XP) no vista abre janela ligar à rede dps ainda se tem de carregar na ligação e no fim ainda se tem de estar a fechar a janela, pelo menos eu ainda não encontrei nenhuma opção para ela se fechar logo.


Não percebo de que falas. Nunca tive de clicar em link nenhum.

Eu simplesmente ligo o router ADSL e passado 1 minuto (o tempo de ele arrancar e estabilizar as ligações) tenho a net ligada.

A partir daí, basta-me clicar no Internet Explorer e estou imediatamente a navegar.

E antes de ter router tinha o Speedtouch 330 e usava um atalho no Desktop que era clicar uma vez e mais nada, ele ligava-se e fechava-se sózinho mal fazia a ligação à net.
 
Não uso atalhos no desktop, eu tenho um modem icedata500 e tenho de fazer isso tudo. No XP tem um link directo no menu iniciar (Ligar a -> "ligação da Internet") e tem opções para não se ter de fazer mais nada nem fechar janelas, no vista não tem um link para a ligação, tem só "Ligar a" e abre a janela "Ligar a uma rede" e dps tem de se fazer o que referi.
 
Sabem que mais... de cada vez que leio opiniões de Vista vs XP, cada vez mais vejo que há certas pessoas que não sabem mesmo o que dizer... há primeira dificuldade ou incompatibilidade menosprezam logo o S.O.
Depreendo que estas pessoas não sejam "tecnicos" ou alguem que tenha como hobby a informatica...
Só posso concluir que que se queixa e fala mal do Vista, não é nada mais que um gammerzito (ai a rondar os 16/18 anos) que só gosta de chegar e jogar...

Enfim... mas quem sou eu... não vou acrescentar mais nada ao que foi dito... apenas quero deixar aqui que, se querem demonstrar que o vista é um s.o. intragavel ao menos sustentem essa ideia com algum conteudo e não porque não funciona com jogos....
 
até porque o PC não é só jogos... e é na forma como o explorer trabalha que me fez escolher entre o vista.. a forma como é me mais fácil trabalhar entre pastas...

já não trabalho sem o painel hiperligações... sem o search.. etc

e barra de menus? que é isso?
Quem diz que o Vista é mais complicado... enfim
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo