1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Windows Vista Performance Guide

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por DJ_PAPA, 1 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 2431)

1. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Aqui vai uma serie de artigos bem mais interessantes que os tipicos posta de pescada que vêm em muitos blogs.
    Uma análise aprofundada ás varias novas vertentes do windows Vista.

Para mim o mais impressionante que o novo So trás a nivel de velocidade é sem duvida o Novo DirectX_9L juntamente com o DX_10 e mais ainda a nova maneira de gestão que o Windows faz do disco rigido (SuperFetch and ReadyBoost). Por isto ja vale a pena passar para o Vista. Num portatil ainda mais com o problema crónico com os discos que este tem como é sabido.

http://www.anandtech.com/systems/showdoc.aspx?i=2917&p=21

Windows Vista's SuperFetch and ReadyBoost Analyzed
    Cache Me If You Can!

http://www.tomshardware.com/2007/01/31/windows-vista-superfetch-and-readyboostanalyzed/page6.html

Mais um review (A mais completa de todas):
    http://winsupersite.com/reviews/winvista.asp

Outra boa review:
    Windows Vista review
    http://www.bit-tech.net/bits/2007/01/30/Windows_Vista_review/1.html

Última edição: 1 de Fevereiro de 2007
  2. JCmendes

JCmendes Power Member

Ainda não li nada, mas noto que os discos ás vezes parece que se desligam e de repente ligam (acordam) de novo, é isso ai que se fala dos discos? (tenho 4 discos)

(em casa depois leio as reviews)

3. luikki

luikki Power Member

um verdadeiro lucky luke...
    ainda mais rápido do que a própria sombra.......:joker:

4. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

O Vista introduz 2 novos mecanismos no que toca a dispositivos I/O. O SuperFetch e o ReadyBoost.

Basicamente ele vai fazendo caching para a ram de modo a quando arrancares as aplicações elas ja la estejam e arrancam incomparavelmente mais rapido.
    Enquanto que no XP o SO so usa a ram para alocar os programas e a memoria em 90% do tempo ta desocupada sem uso, o Vista aproveita a ram muito melhor mantendo esta sempre com dados de forma a que quando fores arrancar um aplicação esta salte de forma quase instantanea.

Quem no XP não pôs já o pagefile a zero para obrigar o SO a meter tudo na ram e tornar o pc mais rapido?

Daí que 2gb e 4gb de ram começam a fazer sentido no Vista pq vao estar sempre aproveitados de forma últil.

Outra inovação é o ReadyBoost que a partir de um pen drive que tenhas em casa arrumada podes usar da seguinte maneira:
    - Ligas a pen USB ao PC e activas o Readyboost nela.
    - A partir desse momento o Vista vai também fazer caching para a pen de modo a que as aplicações arranquem mais depressa. Não é tao eficaz quanto ter 4gb de ram, mas é uma forma facil e barata de acelerar o sistema.
    - A qualquer momento podes sacar a pen que nao há problema nenhum de perca de dados ou o que quer que seja.

Eu ja tinha notado isto nas betas e nota-se bem. So agora com as reviews é que fiquei a saber como funciona.
    Isto para um portatil parece-me muito bom, ja que o grande "cancro" destes é o disco rigido.

Tb existe uma terceira tecnologia no Vista que é os discos rigidos hybridos (flash+disco duro), mas ainda nao existem no mercado e vão custar um balurdio. No entanto o SO ja esta preparado para aproveitar ao maximo essa nova geração de discos.

5. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

não tem razao para custar um balurdio, flash anda ao preço da chuva e não estamos a falar de discos com 10 GB de flash ...

6. Sway

Sway To fold or to FOLD?

tambem me acontece isso. é cada cagaço quando tou a ter wars.

no XP quando ouvia os discos a dar o tradicional clac. era um bonito reboot.

7. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Mas suponho que a flash que esses discos tragam nao será igual á de uma mera pen drive, mas sim de um tipo com baixo consumo energético, alta durabilidade e taxas de transferência muito elevadas.

Numa pen drive estes requisitos não são tão necessários baixando assim o preço final.

8. xupetas

xupetas Banido

quem tera patrocionado esta review?

9. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

Qual delas? Estao 4 no 1º post.
    Mas adianto já que nenhuma delas é patrocinada por ninguém. Muito menos o Anandtech ou o TomsHardware.

10. flak

flak Power Member

A review do AnadTech por amor de Deus. Parei de ler quando ele diz que o iTunes é muito melhor que o Media Player. Se é pra compararem baseado no que acham, em vez de compararem baseados em utilização e features, não pode ser imparcial. De qualquer forma as reviews são inúteis, cada um interpreta como quiser. A meu ver o Vista é um excelente SO, precisa de drivers mais maduros para ser mais estável.

11. Murcielago_V12

Murcielago_V12 Power Member

um cadito off topic, alguem me diz, poorque razao o Vista bloqueou a minha resolucao do ecra, um Viewsonic de 21", e uma R9600XT 256mb, e estou limitado a uma resolucao de 1024x768... tou com os ultimos drivers, Cat 7.1.. any idea

Partilhar esta Página