Guia Windows vista - Resolver problemas com boot

wb

Banido
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE BOOT - Windows Vista SP1 (x86 e x64)

1 - Bootar a partir do DVD do Vista. Seleccionar a opção 'Seguinte':




2- Seleccionar, no menu instalação a opção Reparar o Sistema:




3- Seleccionar o Sistema Operativo que pretende que seja reparado:




4- Agora vamos ter um ecran com 5 opções. No meu caso apenas a linha de comandos (com o respectivo comando que falarei mais à frente) resolveu o meu problema. A primeira opção que deveria identificar e resolver o problema foi incapaz de o identificar quanto menos resolve-lo. Sendo assim, seleccionamos linha de comandos (Comand Prompt):




Ent, depois, abre se a linha de comandos e digitamos o comando bootrec e clicamos em 'Enter' depois vão nos surgir 4 opções:

  • /FixMBR - Reparar o Master Boot Record (ficheiro de 512bytes que tem a informação sobre partições, sectores (discos, etc..). Ele repara este ficheiro quando tem outro, na mesma partição, com um código diferente.
  • /FixBoot - Este comando faz um novo sector de arranque do Windows na partição onde tá instalado o SO. Acontece quando instalamos um SO diferente do instalado na mesma partição (Ex: Distros de Linux), quando o sector de arranque tá estragado ou quando instalamos uma versao anterior do windows. Por exemplo, o ficheiro corresponde do Windows XP é o NTLDR, em vez do Bootmgr.exe.
  • /ScanOs - Detecta instalações feitas em todos os discos. Se no passo 3 não for detectado nenhum SO, têm que passar esta opção na linha de comandos. Esta opção para além disso, detecta instalações que nao estão no BCD.
  • /RebuildBcd - Detecta instalações feitas em todos os discos. Além disso, esta opção permite seleccionar as instalações que pretende adicionar ao arquivo BCD. Utiliza esta opção quando tiver de recriar completamente o BCD.

Cumps
 
Última edição:
Obrigado desde já!

naotive ainda oportunidade para testar, mas em breve.... mas sim, deve resultar, porque os comandos trabalham em todos os discos

Coming Soon.... :P
 
Boas,
Já cheguei à linha de comandos, inseri o comando BOOTREC como disses-te e aparecem os comandos mas quando vou digitá-los poe exe. ( /FixMbr ) aparece- 'FixMbr' não é reconhecido como um comando interno ou externo,
programa operacional ou ficheiro batch.
Como faço para ele correr estes comandos???
Obrigado.
 
Grande desenterro.
Eu quando faço ponho sempre os comandos directamente ou seja abro a linha de comando e ponho bootrec.exe /(comando). P.E. linha de comandos bootrec.exe /fixmbr (enter).
Também já me aconteceu ter pc's com o boot avariado que para funcionarem tive que fazer as operações de cima todas invertendo a ordem (fazer uma e depois outra). Mas esta´dica é de facto muito boa, não li aqui primeiro mas já me safou de muitas.
 
Back
Topo