Windows Vista VS Jogos - Analises e primeiras impressões.

PoolMania

Banido
Boas
Abri este tópico para discutir o comportamento dos jogos no Windows Viste versão final.
Tenho um Sistema AMD Dual Core 4400+ com 2 GB de ram e uma Geforce 7800 GT e dois discos em RAID 0 juntamente com um SATA 2 normal.

Instalei uns jogos pesados para testar o Vista neste capitulo: Company of Heroes e coloquei o detalhe no maximo possilvel e depois de instalar esse jogo e de o correr fiquei :wow: BRUTAL!!!! Em relação ao Windows xp Normal nota-se de longe a espectacular diferença no comportamento do jogo......Uma fluidez notável com gráficos de sonho e com um fps rate bem mais elevado que no xp!!!

Quando sai do jogo e regressei ao desktop foi instantaneo o regresso! Abri o IE para escrever este tópico e ele abriu imediamente sem pausas ao contrário do xp!
A Microsoft fez um belo trabalho com esse vista tá 5 estrelas nos jogos.

Um ponto negativo foi o som que por vezes no jogo pausava e soluçava mas penso que isso se deve ao facto de ainda não haver drivers Nforce 4 para o som....Estão ainda em fase beta e por isso usei os normais do xp.

Quais as vossas opiniões sobre o vista e os jogos?
 
Eu é mais o contrário :P

Tentei instalar um jogo no vista e ele saiu logo por culpa dos drivers beta da nVidia :P
De qualquer forma o Vista está um pouco lento para mim e está constantemente a ocupar-me 512Mb de ram :(
 
Por aqui experimentei o PES6, e corre na boa! E neste não noto diferenças entre XP e Vista.

Já o NFS:Carbon é que só corre se usar a opção de conpatibilidade com windows 98/SE. Mas no entanto não me grava as opções de configuração, e pelo que percebi o modo carreira também não fica gravado. Acho que deve ter a ver com a nova disposição, no Vista, das pastas dos documentos... se alguém souber como resolver isto, avise!
Mas sem ter certezas, notei que, com as mesmas configurações, o NFS:Carbon corre ligeiramente melhor. A saída para o desktop é bastante rápida, mas fico com o ecrã a piscar. Não sei se serão os drivers da Nvidia ou se será do jogo, porque com o PES6 isso não me acontece.
 
Por aqui experimentei o PES6, e corre na boa! E neste não noto diferenças entre XP e Vista.

Já o NFS:Carbon é que só corre se usar a opção de conpatibilidade com windows 98/SE. Mas no entanto não me grava as opções de configuração, e pelo que percebi o modo carreira também não fica gravado. Acho que deve ter a ver com a nova disposição, no Vista, das pastas dos documentos... se alguém souber como resolver isto, avise!
Mas sem ter certezas, notei que, com as mesmas configurações, o NFS:Carbon corre ligeiramente melhor. A saída para o desktop é bastante rápida, mas fico com o ecrã a piscar. Não sei se serão os drivers da Nvidia ou se será do jogo, porque com o PES6 isso não me acontece.

:007: Exactamente o mesmo problema que tu no NFS. E também não me grava a profile. Talvez criando uma falsa pasta documents and settings dê mas tenho cá as minhas dúvidas.
Ao menos o meu PAD da Logitech funcionou no jogo sem problemas.

EDIT: As partições onde tenham outro sistema Operativo instalado, xp por exemplo, precisam de autorização do administrador para se descompactar ou instalar coisas para lá!, e não é dada numa caixa de dialogo! Ao que me está a parecer tem que se ir a outro lado qualquer da-se ao trabalho de dar autorização!!!!
 
Última edição:
Para jogar carbon bem apaguem a pasta dos vídeos. N custa nada pesquisar.
Confirmo que agora já se consegue correr o jogo sem precisar de modos de compatibilidades e que ele já grava a profile.
Esta saber qual será o proximo jogo com problemas no Vista? :P

p.s em termos de perfomance neste jogo nada notei em relação ao xp.
 
Eu bem que procurei, mas não encontrei nada acerca disso. Mas porreiro, assim já posso continuar a carreira!

Entretanto ando aqui com uns problemas meio manhosos. Instalei o Splinter Cell, e durante o jogo, de repente o ecrã fica congelado, mas curiosamente não crasha...:wow: se continuar a mexer o boneco, ouvem-se os passos, posso disparar, inclusivé posso ir ao desktop que aparentemente está tudo bem. Só a imagem durante o jogo é que congela.
Também tenho reparado que em slideshows de imagens ou quando saio do NFS o ecrã fica a piscar ininterruptamente, e tenho que fazer restart para que isso desapareça.
Já instalei os drivers que estão no site da Nvidia, mas nada. Já aconteceu isto a mais alguém?

Entretanto o meu comando (logitech precision) funciona na boa. Já o Copperhead não é reconhecido pelo programa de gestão do rato...
 
Para quem quiser saber: Tenho a versão final do Vista, aquela que é distribuida pelos fabricantes de hardware, para que possam desenvolver os drivers para o vista.
Anterioramente o directx 10 já estava nas mãos da nvidia e ATI para que desenvolvessem as gráficas nativas directx 10.

Não tenho problemas no display descritos ai em cima mas não sei quais as versões que as pessoas usam do vista.
A coisa ais chata dele é ter que fazer "confirm" e depois "allows" para renamear ficheiros >( mas com o tempo há-de haver formas de se dar a volta, e já há mas eu cá não sei como :P

Os testes continuam antes de eu dar a classificação final.
Ponto negativo: NFS: Carbon edition
Ponto positivo: Company of Heroes Gráficos e desempenho
Ponto negativo: company of Heroes Som
 
Poolmania,

quanto tempo demora o Vista a arrancar com esse setup RAID 0 ?
A instalar num disco RAID, o meu pelo menos, levou cerca de 12 minutos.
A arrancar leva alguns segundos, talvez uns 8 mais ou menos. Mas nota-se bem que arranca muito rapido.

Estou neste momento, offtopico :), a converter um filme divx para dvd com o VSO DivxTOdvd e os fps do filme rondam os 60-65 enquanto que no xp normal andam á volta dos 50 fps.
Creio que com uma Nvidia Geforce 8800 séries isto é capaz de ser brutal.

Quando acabar esta conversão vou testar com o 3DMark 06 no xp normal e depois aqui no vista e posto os resultados do teste.
 
Conclusões BETA 1
Não. Não se trata de conclusões da Beta do vista mas sim as minhas conclusões "beta 1" até haver mais suporte para o Vista para os jogos.:)

1. 3DMark 06 3702 3DMarks era o teste decisivo e devo dizer que foi um grande chumbo!!!! 8| 4450 3DMarks no xp normal de 32 bits. Foi uma valente descida.

2. O pior mesmo foi ser muito visivel o aparecimento de problemas na imagem que cheiravam a Artefactos . :wow: foi desolador ver aquelas saladas ai no alto a parecer uns raios laser de cor verde, e ainda pensei quue o fossem mas depois cheguei á conclusão que eram problemas de imagem.

Conclusão: Não aconcelho este Vista para jogos enquanto não houver suporte já afinado para ele, deu para ver no 3DMarks 06 que o vista está longe de ser plataforma para jogos. xp rules ainda muito!!!!
 
Windows xp SP2 Inglês
4023 3DMarks 06

......Sem problemas de imagem. Pode ser dos drivers ainda verdes para o vista. Mas os jogos ainda estão verdes para correrem dentro dele sem problemas.
 
:P Tive a paciência de testar os mesmos jogos no xp, instalado á pouco tempo de ffresco por causa do RAID, e devo dizer que os resultados ou são iguais ao vista ou são bem piores!, O contrário é que não está a acontecer: de os jogos correrem melhor em vista do que em xp.
O problema pode estar nas gráficas actuais, se alguém que tenha a Geforce 8800 quiser dar-se ao trabalho de a testar no vista nos jogos actuais e postar aqui as suas impressões agradece-se.
 
Vocês notam diferença pq têm o so instalado à pouco tempo...se voltarem/formatarem novamente para o xp vão ver que vai tar mais fluído do que antes de formatarem... :p
 
no momento tenho o vista.. mas de qq forma a nvidia ainda tem mto caminho para percorrer a nivel de drivers para o mesmo...

ate agora por experiencia pessoal.. ATI > NVIDIA a nivel de drivers para vista...
 
Até Janeiro não há espaço para criticas acerca da performance do Vista em coisas que impliquem 3rd party drivers/software...

Exacto... a EA não fez o Carbon para o Vista e agora é culpa da MS ele n correr? :wvsore:

Eu tenho um portátil com Celeron 2Ghz e 768MB de RAM e tou a pensar meter o Vista... mas para além dos drivers (Tsunami=bosta... a ver se a SIS lança drivers po chipset ou se os do XP funceminam) gostava de saber se o FM2007 e o DOSBOX correm bem :D
 
Back
Topo