1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Windows Vista vs Windows XP

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por xamonix, 19 de Maio de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1310)

1. xamonix

xamonix Power Member

Muito se tem falado sobre a diferença entre Xp e Vista e tenho estado atento a algumas coisas que se vão dizendo, porém deixem-me dizer-vos o que penso com base na minha experiência e não naquilo que vem publicado na Net em sites cuja imparcialidade é duvidável.

O meu sistema tem esta configuração para que possam ter uma ideia da minha avaliação:

Pentium IV 3,2 GHZ
    Memória 1 GB
    Placa Gráfica Asus ATI Radeon X1650
    Motherborad Asus P5VDC-MX
    Disco Rigido 120 GB SATA

Onde anteriormente tinha o XP depois de fazer uma formatação do Disco a baixa densidade, instalei o Windows Vista com todos os drivers actualizados.

Performance:
    Muito se tem dito da performance do Vista. No meu caso piorou significativamente o desempenho do meu PC. Quando anteriormente com o XP tinha por exemplo Bitcomet, Winamp, Photoshop e até o Firefox esporádicamente a correrem simultanemante e sem problema nenhum, agora no Vista, só com Bitcomet e Winamp era um ver se te havias, com o sistema a rebentar pelas costuras , a "gaguejar" e com o processador no limite da sua capacidade ou seja a 100%.
    O Windows Vista pode até ter melhor desempenho mas apenas em máquinas potentes, mas e qual a vantagem disso? A vantagem seria ele rentabilizar a minha actual máquina, coisa que não faz. É o mesmo que eu dizer que o meu carro anda depressa, mas claro, se fôr um Ferrari anda!
    Depois fala-se no Superfetch, uma funcionalidade que acelera a performance do PC porque carrega na memória os programas com que se trabalha assiduamente. Será que isso faz sentido? Imaginem que eu trabalho todos os dias com o Photoshop e o Vista porque já sabe isso carrega o Photoshop na memória de cada vez que eu ligo o PC. Mas por alguma razão hoje até nem vou trabalhar com o Photoshop e vou apenas ver uns filmes no PC. Qual a necessidade de ter o Photoshop a "comer" memória desnecessáriamente? Estão a ver? É ridiculo.

Usabilidade:
    Uma das coisas que se espera de um Sistema Operativo é a usabilidade e pragmatismo do seu interface.
    São irritantes as janelas de diálogo que aparecem no Vista a pedir confirmação pra tudo e mais alguma coisa muitas das vezes imcompreensivelmente. Porque raio não há forma ou opção para as desligar? Porquê?
    Hoje em dia a nivel de interfaces gráficos (para Internet ou Telemóveis por exemplo) procura-se reduzir o numero de "cliques" que um utilizador tem que fazer para processar uma operação. Na Microsoft pelos vistos esse não é o lema.

Por tudo isto e mais que agora não me lembro é caso para dizer que a montanha pariu um rato. Muito mais seria de esperar de um Sistema Operativao que esteve tantos anos em "laboratório" a ser desenvolvido. Depois deste tempo todo é este o sistema operativo revolucionário da Microsoft? Por favor, não me façam rir...

2. ortigas24

ortigas24 1st Folding then Sex

Mas estavas a espera do quê?

O Vista para ser realmente eficaz em Pc's nao tão recentes, tem que ser optimizado de varias maneiras, quando dizes que os programas sao carregados na memoria de certeza que tem de haver maneira de contornar isso sem andar a desligar cada processo manualmente, se o Vista num da essa opçao concerteza algum programa há-de dar.

Eu ainda num experimentei o Vista porque simplesmente ainda está muito cru e num vejo vantagem nenhuma em migrar neste momento, sendo que a principal razao que me faria mudar (e á maior parte das pessoas) é o DX10 e como mesmo esse ainda está bastante cru a nivel de jogos, deixo-me estar no Xp que estou muito bem.
    O Xp ja saiu ha uns 5 anos (salvo erro) e ainda hoje se recebem actualizaçoes pa correçao dum ou outro bug ou falha de segurança, ja se pode imaginar como será no Vista.

A meu ver o Vista até pode vir a ser um bom SO, mas têm que corrigir ainda bastantes coisas, porque neste momento num passa de "eye candy" e ser a ultima novidade.

Ja agora (mais) alguem que ja tenha experimentado o Vista que se pronuncie.
    Um aparte, se calhar num devia estar aqui este topico se calhar devia estar na parte dos SO's, digo eu.

3. Sharkarp

Sharkarp Power Member

O vista é tudo muito lindo ao início, enquanto tudo funciona. Quando começarem a aparecer programas que têm incompatibilidade com o Vista, pronto já chega de Vista. É claro que lentamente os programas se vão adaptar ao novo S.O., mas a meu ver e pelo que já tenho testado, é mesmo como o ortigas24 diz, "este momento num passa de "eye candy" e ser a ultima novidade."

Se te estás a referir as janelas que aparecem ou para apagar um ficheiro, sempre a pedir o uso do administrador, para tudo o que se faz, existe uma opção no Windows Defender, ou noutra coisa qualquer de segurança lá no painel de controle.
    Tudo bem que há pessoal que não tem cuidado nenhum e os users non-hardcore de PC vão dizer que aquilo é tudo muito lindo, mas para mim e para a maior parte das pessoas é inútil.

Por enquanto o único problema que me lembre @ vista é incompatibilidade mesmo (pelo menos em um jogo ou 2, mas eu também jogo muito raramente), e o windows estar sempre a desligar/ligar o Aero cada vez que fecho a tampa do portátil, alt-tab num jogo, abro um player de DVD, coisas em que winXP são instantâneas..

4. Romani48

Romani48 Power Member

Para alem de estar a prever aqui uma flame thread, e por este assunto já ter sido debatido mais de uma vez, que até chateia. Mas que não vais encontrar porque foram todos bloqueados/eliminados.. vai se lá saber porque.

Porem só vejo barbaridades e más avaliações.

1º Dizem que o Vista consome muitos recursos, e que é lento e tal:

Antes de mais recomendo a passares pelo topico que tenho na minha assinatura, vais ver como não é bem assim. Depois, alguem consegue ir a 2001 e verificar que tal coisa também se passou com o XP?

Depois se o teu PC engasga-se todo, então ou fizeste uma má configuração, ou tens lixo acumulado para ai.
    Depois dizem me: O Vista consome memoria que nem 4Gb chegam!!
    Eu digo: Pois consome.. E? Não vêem que ele gere muito melhor a memoria que o XP! Eu neste momento tenho o meu vista a consumir 300MB, com eyecandy e essa treta toda.. MAs já o vi a consumir 500/600 Mb, e performance do sistema até era maior.. Bem maior.. Os programas abriam quase instantaneamente.. Porque? Superfetch responde:

...

Depois usabilidade, ao que te referes ao UAC, que tu muito "pragmaticamente" dizes que te chateia e que não podes desligar..

Então antes de mais queres desligar, existe uma coisa, que eu aprendi durante o meu tempo a volta do PC, que se chama GOOGLE, e aqui vai o que se descobre nele:

http://www.petri.co.il/disable_uac_in_windows_vista.htm
    http://blogs.msdn.com/tims/archive/2006/09/20/windows-vista-secret-4-disabling-uac.aspx

Vês? Com imagens e tudo! Maravilha..

E depois acho piada dizer que te chateia.. Será que chateia aquelas pessoas que não percebem nada de computadores, tiram um ficheiro da net que diz: install me.exe, readme.bat (bat? que é isso, há! diz para ler, então vou abrir), crack.exe, whatever-Im-A-Virus-so-install-me.exe; e que muito amavelmente os executam.. e cá vai disso.. Ao menos aqui o Vista pergunta se quer mesmo instalar este programa e se está ciente que pode não ser uma coisa "verdadeira"..

Então talvez as pessoas possam refletir um pouco e não instalar! CLARO é falivel, claro que isto não impede virus, mas é o primeiro passo para dar um pouco de bom senso a estas pessoas..

é mau? então nunca instales o Linux..

Depois.. demorou? pois demorou.. mas não quer dizer nada.. Alem do mais penso que mesmo assim foi dos que trouxe mais coisas novas que por exemplo do 2000 para o XP (o RTM) em que pouco mais da interface mudou..

Coisas como o Readyboost, o bitlocker, o superfetch, são coisas muito uteis, mas que a maioria das pessoas desconhece, e acha o vista apenas um XP com eyecandy e um consumidor activo de recursos..

De qualquer forma, se queres uma coisa rápida, e estável, para já aconselho te o XP :)

Não entendas este texto como um ataque, é meramente uma explicação do que é o VISTA.
    Não entendas que sou um defensor deste, eu sou defensor de todas as coisas boas de cada um. Mas para mim o Vista só poderá ser julgado a 100% quando drivers completamente compatíveis com este sair para todo o hardware..

Repara que dizem muitos que em termos de jogos perdem muitos FPS no Vista, mas isto é problema de drivers. Claro que perderias FPS mesmo com drivers a 100% mas não tantos..

Isto aconteceu também no XP. e outros antes deste..

Eu por exemplo não estou de acordo com o facto de cada vez menos o Windows no deixa escolher o que queremos instalar, que no Windows 98 era um mimo. Mas existe outros..

Porem espero que possam reflectir sobre o que disse e não criarem flames, que normalmente é no que isto dá..:x2:

Abraço:)

5. ortigas24

ortigas24 1st Folding then Sex

Romani eu num estou a dizer que o Vista é fraco ou que num tem futuro, bem sei que o Xp foi a mesma coisa quando saiu, ja no outro post eu deixei o comentario
    ,portanto nao estou a descartar o Vista, mas neste preciso momento e para os 1ºs tempos o Vista não é nada de especial que faça grandes amigos, por alguma razao até a MS concordou que as vendas foram um fracasso.
    Falaste bem quando o Vista apenas deveria ser "julgado" quando tiver drivers a 100%, mas isso sabes bem que não é possivel uma vez que estao a venda e muito provavelmente quem o comprou era usuario do Xp.

O SuperFetch a mim faz-me confusao uma vez que nao experimentei, mas por exemplo para os Folders (como eu) isso num virá atrasar os projectos? É que se esta a ocupar a ram, a consola do folding fica a correr com menos recursos, que até muito provavelmente estarao a ser usados pra nada.

Num estou a tentar "deitar abaixo" a tua opiniao, mas como tem certas caracteristicas no Vista que me fazem confusão e num estou a ver grandes pros em relaçao ao Xp.

Pa evitar que este topico seja fechado pedia a algum moderador que de uma atençao extra a isto e apague os posts que aparecerem que sejam inuteis.

6. luikki

luikki Power Member

por que é que algum moderador havia de fechar o post?
    se um user quer dar a sua opinião - positiva ou negativa - do sistema operativo "maravilha" tem todo o direito - e liberdade - para o fazer!
    e quem quiser usar o vista, que o faça....quem preferir esperar que a "maravilha" amadureça e possa ser utilizável, que espere...

7. Romani48

Romani48 Power Member

Sim, não estava a responder a ti:D era mesmo ao primeiro post da thread.
    Sim, claro, para folders se calhar não faz tanto sentido o Superfetch, se calhar para "vocês" o melhor é um sistema "cut-down" do Vista, criar um Vista vlited...

Eu mesmo nas férias sou capaz de por o meu sistema antigo a foldar, e ou ponho linux ou então um XP ou um vista "cortado"

Lol, sim, eu sei, e concordo contigo, porem as opiniões de alguns users não são aceites por outros e acabam por fechar threads por causa das flames..

Também concordo contigo.. Alias também para mim quando foi do XP, penso que este só se tornou bem "maduro" na altura do SP2..

É uma questão de tempo, para a adpatação dos utilizadores e dos fabricantes.. Para já o maior problema é a compatibilidade, que de certo com o tempo vai dexar de o ser..

cumps

8. marros

marros Power Member

Diferenças

Boas!

Test 3DMARK06

windows vista ultimate -» 2034 beshmark

VS

XP pro -» 2096 beshmark

Pouco relevante como estão a vêr.

9. Romani48

Romani48 Power Member

isso é muito bonito :) o problema é que isso são programas sinteticos, pelo que não mostra a performance real :P

Claro que é sempre bom que os resultados não sejam muito diferentes.. mas isso deve ser porque esses programas incidem directamente no hardware e não no SO (a maior parte, por isso existe aquela pequena margem)

cumps

10. xamonix

xamonix Power Member

É claro que não. É a tua opinião e eu respeito-a. Como disse no post é baseado na minha experiência pessoal. Provavelmente tiveste mais sorte e foste mais feliz com o Vista. :-D

Não sou Macmaníaco nem tão pouco defensor dos Macs, mas se há coisa em que a Apple bate a Microsoft é em interface e usabilidade. A Microsoft neste aspecto continua a cometer erros grosseiros. Não se compreende como em tantos anos neste domínio a Microsoft ainda não tenha aprendido. Há aspectos do Vista que são declaradamente um piscar de olho ás soluções da Apple mas isso só não chega. Querem um exemplo de boa usabilidade e Interface "ergonómico"? Quem de voçes nunca aplicou uma "skin" no XP? Se o interface do XP fosse "ergonómico" com certeza não o fariam. Diz a velha máxima da ergonomia : um objecto é tanto mais ergonómico quanto menos se der por ele!

11. Romani48

Romani48 Power Member

é verdade, pelo o que vejo tive mais sorte com o Vista, e também acontece com o ME, que vejo toda a gente a dizer mal, mas sinceramente raramente, ou nunca tive problemas.. Na altura do ME, lembro me de ir a casa do meu tio instalar lhe aquilo porque ele achava que era bem mais estavel que o 98, e assim era..

é verdade, mas para mim, que estou tão habituado a diferentes interfaces, a unica que eu não gosto é mesmo no linux o KDE e o WindowMaker lol, para mim a interface windows e mac são escelentes.. a MAC é talvez melhor.. mas para mim nada por ai alem.. apesar de prefir a disposição da sua interface..

Exemplo +/-.. Eu mudo a interface porque gosto de ver o Windows como eu quero.. E já tive durante muito tempo o XP com o interface clássico, por opção e não por ergonomia :D.

No Linux também mudo completamente a interface e não pela sua ergonomia.

No mac gosto sem duvida da interface preta.. é excelente..

para mim são escolhas, eu funciono bem de qualquer maneira :D

mas isso sou eu.. que até em MS Dos é na boa..

12. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

é assim eu na minha opiniao, para correr o Vista como deve de ser, é imperativo pelo menos 1 GB de ram e d preferencia em DC!

eu tnh o vista instalado numa makina com a seguinte configuração:

P4 SpeedStep 2.3Ghz
    2x512MB Twinmos DDR400DC
    120GB IDE
    Drive DVD
    GeForce Fx5600
    Creative Soundblaster 5.1

tnh o eyecandy td e nao mexi nos "serviços" de arranke nem desliguei o superfetch. na verdade originalmente a makina so tinha 512 d ram e o sistema realmente arrastava-se (mal karregava o SO okupava lg 60% da Ram). agora com 1 GB akilo anda td mt calmex, tnh sempre 35~40% da RAM ocupada e qdo jogo vai pos 60/65. dps ouvir musika net e isso nao lhe faz mt diferença. o processador so akece pros jogos d resto consome 15~20% e anda sempre nos 26º ou 27º.
    Logo tens ai algo mal configurado. ainda n experimentei no meu C2D por ser o meu servidor mas suponho k sendo uma makina mt superior tb n trara problemas. mesmo o teu pc é melhor k o meu p4 logo deveria correr mlhr o Vista...Cumps

13. Pryme

Pryme Power Member

Acho estranho essa performance baixa.

A uns meses instalei o Vista no meu computador:

P4 3.0Ghz
    1GB de ram
    100Gb disco 5400rpm
    Mobility radeon 9700

O seu desempenho foi satisfatório e não notei um desempenho baixo, a arrancar até estava mais rápido que o XP. A única razão ao qual não adoptei definitivamente o Vista foi não ter drivers para o som on-board.

14. Romani48

Romani48 Power Member

??? o quê??? um C2D para um servidor e a tua maquina normal é esse P4?? Estás bem amigo? quem me dera a mim servidores desses :D :-D:-D

fica bem

15. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

eu nao disse que o mu pc normal era esse! o meu pc normal é o portatil akele é o segundo pc pa usar qdo preciso. qdo é necessario trabalhos pesados (ou jogo pesado) ai vai se ao core 2 duo. fora isso o C2D ta sempre ligado visto que é o servidor de ficheiros aqui da casa (fotos, musica ,etc) e a unidade de backup de todos os pc's da familia :004:

Partilhar esta Página