Windows World - (Índice de) FAQs & Tutoriais

Status
Fechado a novas mensagens.

Shook

Power Member
9v85tx.png

Dica: para encontrar rapidamente o que procura use a pesquisa de página do seu web browser e utilize a palavra-chave da informação de que está à procura.

_General Windows Related

1. Perdi a minha chave, e queria reinstalar o Windows. O que fazer agora?


Drivers (mais comuns)
Gráficas

nVidia
Estável
[Séries 8 e 9] 175.19 (32bits / 64 bits)
[Séries 200] 177.41 (32bits / 64 bits)
Beta:
v177.41 32bits
v177.71 64bits
ATI
XP
32 bits / 64 bits
Vista
32 bits / 64 bits
Discussão de últimos drivers aqui: [Drivers/Discussão] ATI Catalyst (8.9 Final released)
Para usar estes drivers no seu portátil veja o mini-tutorial do ‘Mobility ModTool’ presente nesse tópico.
Som

Creative
Vista
Audigy (32 bits / 64 bits) || Alchemy Universal 1.00.04 Free (Rapidshare) || Drivers full featured (Thread)
X-Fi (32 bits / 64 bits) || Alchemy X-FI 1.00.11 (Download)
Realtek
Vista & XP
AC'97 Audio Codecs 32/64bit
High Definition Audio Codecs 32/64bit
Loaders

GEAR
Multimédia drivers (32 Bits / 64 bits) [3/11/07]
O porquê deste driver

Em vários sistemas a correr o Windows Vista, bem como windows XP, verificou se que depois da instalação de certos programas multimédia que possuem o driver/loader da GEAR, para uma melhor gestão do conteúdo multimédia, caso das suites da Intervideo e do iTunes, alguns DVDs/CDs proprietários gravados em UDF tornavam se num sistema de ficheiros chamado IVIUDF, e de cada vez que algum programa tentava aceder ao DVD/CD o Windows parava com um BSOD dizendo que um processo ilegalmente tentou aceder a um recurso do sistema.
Isto também me aconteceu a mim, e como encontrei a solução partilho a com vocês aqui.

Com a instalação deste loader o problema é contornado, sendo esta uma versão actual e compativel.

Outro ponto, depois de instalarem insto terão de reiniciar 2x caso tenham instalado o NERO, visto eles partilharem chaves de registro iguais.. pelo que no 1º arranque o nero identifica isto e resolve o possivel conflito, sendo que as drives não são detectadas. Só no 2º arranque tudo fica a 100%.
Ferramentas de segurança/pedidos de remoção de malware
Problemas comuns - Diagnóstico e Resolução
Desktop Modding
Web browsers
Outros tópicos relevantes
--------------------------------------------------------------------------------------

Windows 7

--------------------------------------------------------------------------------------

2u7rqyh.png


O que é o Windows Vista?

  • O Windows Vista é a última versão do sistema operativo da Microsoft. Este esteve em desenvolvimento nos últimos quatro a cinco anos, introduz vastas melhoras ao nível da interface, incluindo um novo gestor de janelas chamado Windows AERO, capacidades de Procuras Instantâneas, melhoras ao nível da segurança, Multimédia, computação 64-bits, melhorada e alargada interacção com a Web a partir de novas funções como os Gadgets da Barra lateral e as RSS Feeds. Incluídas no Vista estão novas funcionalidades out-of-the-box como o Windows Presentation and Communication Foundations e o .NET Framework 3 para a criação de melhores a mais seguras aplicações.
1. Devo fazer o upgrade para o Windows Vista ou uma nova instalação?

  • Actualizar para o Windows Vista 32-bit é mais que substituir a sua instalação por uma nova versão do Windows. O processo de instalação substitui todo o Windows XP deixando apenas os ficheiros das aplicações, ficheiros pessoais e definições. Claro que isto deve ser bem pensado e planeado.
1. Ter a certeza que todas as aplicações e hardware são compatíveis.
2. Descarregar todas as actualizações, drivers e software, para não comprometer a execução de aplicações.
3. Ter a certeza que têm espaço suficiente no disco.
4. Memória suficiente para correr o Vista sem problemas de maior.
5. Velocidade de processamento decente.
  • Escolher a plataforma certa é também importante! Não há hipóteses de fazer uma actualização de um sistema 64 bits para um de 32 bits e vice versa.
  • Neste caso, o melhor caminho é uma nova instalação. Uma nova instalação garante uma experiência com menos sobressaltos e garante que não vai ter certos problemas que possam ocorrer com programas depois do upgrade.
2. Onde se encontra a chave de produto do Vista?

  • Na embalagem, depois de puxar o plástico onde se encontra o CD, olhe para a parte de trás da caixa, aí encontrará o código numa etiqueta amarela. Caso tenha adquirido um computador com vista, a etiqueta se encontrará colada no equipamento.
3. Perdi a minha chave, e queria reinstalar o Windows Vista. O que faço agora?
4. A minha chave de produto não funciona. Por quê?

  • Tome atenção se esta foi escrita correctamente, sem espaços ou hífen no meio dos caracteres. Pode também tentar reiniciar o processo de instalação a ver se resolve algum erro que possa ter ocorrido. Ter também atenção se é a chave correcta para a versão do Windows Vista que está a instalar. Se o problema persistir contacte a Microsoft
5. Posso efectuar um downgrade de Windows Vista para Windows XP?

  • Não! Se precisar de usar o Windows XP terá de reinstalar de raiz de novo.
Para mais informação ver: Instalar o Windows XP num PC com o Windows VISTA


6. O Vista suporta a instalação em discos externos e/ou baseados em USB?

  • Não.
7. Estou farto daqueles pop-ups que aparecem constantemente (com os botões continuar ou cancelar) quando tento instalar ou alterar qualquer definição no Windows Vista, como os desactivar?

  • Isso é conhecido como UAC, ou em português, Controlo de conta de utilizador, para o desactivar ir ao Menu Iniciar -> Painel de Controlo -> Contas de utilizadores -> Activar ou Desactivar o controlo de conta de utilizador (UAC), de seguida terá de reiniciar o sistema.
  • Atenção que ao desligar esta função o seu sistema ficará mais vulnerável. O utilizador padrão também não poderá executar as funções apresentadas na questão, como Administrador.
  • Depois se quiser retirar o aviso de centro de segurança siga este post
  • Se deseja evitar os popups mas ao mesmo tempo manter o UAC ligado use o programa que se encontra neste link: Tweak UAC
8. Tenho 4 ou mais GB de RAM, mas o Vista (32bits) só me detecta 3Gb ou 3,5Gb, o que posso fazer?

  • Não sendo um problema directo do Vista, mas sim de toda a arquitectura 32bits, a solução para esse factor será instalar o Vista de 64bits. No entanto, se a sua motherboard possuir a função PAE poderá ter os 4GB no Vista 32bit.
  • Para mais informação ler: Vista 32 bits vs Vista 64 bits e o Drama dos 4 GB de RAM.
9. O meu Vista é um consumidor nato de recursos. De 2 GB de RAM tenho sempre 1GB ocupado. Qual o propósito do uso exagerado da memória?

  • Até hoje todos os utilizadores do Windows habituaram-se a ter os seus sistemas com o menor número de memória RAM a ser usada, ter apenas 200MB a ser gastos pelo Windows XP num sistema de 2Gb, sendo que isto era sinónimo de velocidade. Com o Windows Vista, a Microsoft lançou uma nova filosofia em conjunto com um serviço chamado Superfetch, sucessor do Prefetch usado no Windows XP (que não era lá muito aproveitado). A função do SuperFetch é ocupar a memória, baseando-se num histórico de utilização das aplicações, com ficheiros dos programas mais utilizados para que o seu carregamento seja mais rápido. Porém sempre que o sistema necessite de mais memoria, que esteja a ser utilizada pelo superfetch, esta será automaticamente endereçada para essa aplicação.
  • No entanto, caso o seu computador tenha fraco desempenho ou deseja afinar ao máximo o consumo de memória leia este guia: Reduzir o consumo do Vista.
  • Outros guias relacionados: [GUIA] Aumentar performance no Windows Vista
10. AERO, eyecandy? Ou algo mais útil?

  • AEROGLASS foi introduzido no Windows Vista quando este deixou as "raízes" do Windows Longhorn, foi criticado por muitos por ser uma cópia "rasca" do que se podia fazer em Linux. Porém é uma das funções mais notáveis do Vista. A ideia principal é libertar o CPU e a memória do sistema do processamento de toda a interface, sendo este redireccionado para o GPU e VideoRam. Muitas pessoas entendem isto como perda de desempenho nos jogos mas não poderiam estar mais que enganadas. O AERO é automaticamente desactivado quando uma aplicação entra em Ecrã inteiro (fullscreen).
  • O Windows AERO está apenas nas seguintes edições: Home Premium, Buisness e Ultimate.
11. O Meu sistema endereça memória RAM à minha placa gráfica, esta não tem Turbocache nem Hypermemory, como é possível?

  • A verdade é que o Vista faz isto a qualquer placa gráfica, sendo que quanto maior for a memória do sistema, maior será esta memoria endereçada à gráfica. Não se preocupem que esta memoria não está a ser constantemente roubada à memória RAM, mas é usada apenas quando a memória da gráfica é totalmente utilizada. É também usada para permitir resoluções mais elevadas enquanto no ambiente de trabalho.
12. O meu Vista durou-me nem 15 minutos a instalar. É normal? Falta alguma coisa?

  • O sistema de instalação do Vista foi desenhado para uma rápida instalação, 15 minutos é mesmo o seu tempo médio de duração.
13. Quais as recomendações mínimas/recomendadas para utilizar o Windows Vista?

  • Um sistema que corra o Vista sem problemas e sem tweaks (género vLite) sem solavancos deverá ser mais ou menos deste género:
    • CPU AMD Single Core a 2Ghz ou Pentium 4 a 3Ghz;
    • 1Gb de RAM;
    • Gráfica com Shader Model 2 de preferência, por exemplo: GF 6200 ou ATI X300;​
    • Disco de 80Gb;​
  • Um sistema recomendado para jogos passa por:
    • AMD Dual Core 3800+ X2 / Intel C2D E2140
    • 2Gb de RAM
    • Gráfica mid-end (7600GT, X1650XT)
    • Disco SATA >100Gb
14. Para quem é o Windows Vista?

  • O Windows vista é para um variado conjunto de utilizadores, desde mercados emergentes, até grandes empresas, passando por utilizadores multimédia. Este é um sistema operativo cuja experiencia out-of-box está desenhada para ser rica em divertimento e conteúdo multimédia, fácil de utilizar até pelo utilizador menos ambientado.
Porém muitos utilizadores não se dão bem com esta nova versão do Windows, e enquanto eu recomendo o upgrade para esta versão devido às mais variadas funções que foram incluídas, isso muitas vezes não é "desculpa" para uma troca profunda como pode ser esta.
  • Pelo que divido assim:
    • Utilizador com computador novo sem sistema operativo - Windows Vista
    • Utilizador entusiasta que deseja tirar todo o proveito do seu hardware em jogos de ponta, neste caso com a utilização do DX10 - Windows Vista
    • Utilizador multimédia, que use o PC para media center - Windows Vista
    • Caso já possua um SO e para já não necessite de nenhuma nova função do Windows vista, nem está a pensar dispor dinheiro na troca do sistema operativo, ou não possui hardware compatível, bem como software, então - Deve manter o seu SO
    • Casos em que as alternativas sejam "eficazes" - Sugiro a exploração do mundo open source.
15. Qual a versão mais recente disponível ao publico em geral?

  • A versão oficial é a versão RTM SP1: 6.0.6001.18000.
16. Como posso alterar os temas do meu Windows Vista?

17. O meu computador com o Windows Vista não detecta na REDE os computadores com o Windows XP, o que fazer?

18. A aplicação não abre dando um erro ou algumas funções da aplicação também dão erro ou simplesmente não consigo gravar qualquer configuração da mesma. O que fazer?

  • Muitas aplicações (jogos incluídos) não preparadas para o Windows Vista gravam os seus ficheiros na própria pasta do programa e não nas suas pastas pessoais (Documentos, Dados da aplicação, etc.). Para resolver o problema tem 3 soluções possíveis:

1. Procurar por uma versão mais recente do programa.
2. Botão direito sobre o executável do programa e seleccionar a opção Correr como Administrador, terá é que fazer isto de cada vez que corre o programa.
3. Botão direito do rato no atalho ou executável do programa -> propriedades -> separador 'Compatibilidade' -> e em 'Nível de Privilégio' seleccionar a opção que lá se encontra. ver imagem. Agora sempre que tentar abrir o programa aparecerá o habitual pop-up a perguntar se deseja permitir 'executar como administrador' ou não. Neste caso evita ter que correr em modo de administrador de cada vez que corre este programa.​
19. Como alterar o botão de Suspender para Encerrar, no menu iniciar?

20. O que é o Windows Sideshow?

  • O Windows SideShow é uma nova plataforma no Windows Vista que os programadores podem usar para criar um Gadget que estende as suas aplicações para uns determinados dispositivos de imagem. Alguns desde dispositivos serão integrados em computadores, outros irão surgir em periféricos.
  • Exemplos de potenciais dispositivos são:
    • Ecrã na tampa do Portátil para verificação de dados como o email ou o calendário.
    • Um ecrã no teclado, útil para verificar novas mensagens enquanto jogamos ou a ouvir musica ou ver filmes.
    • Telemóvel. Útil para remotamente controlar aplicações, como por exemplo o PowerPoint.
21. O que é o Windows Sidebar?
  • Windows Sidebar (ou Barra lateral do windows) é uma nova funcionalidade do Windows Vista que lhe fornece simples, mas eficazes Gadgets (ou mini-aplicações) que podem tornar a sua vida diária mais produtiva. Por exemplo estes podem conter informação sobre o estado do tempo, um slideshow de fotografias daquele momento especial, um dicionário ou um tradutor, Noticias mais recentes, ou um controlo para o Windows Media Player. Estes gadgets estão bem organizados num painel chamado Windows Sidebar,porém podem também colocá-los à "deriva" no seu desktop.
22. Não consigo abrir a barra lateral do Windows, quando abro diz que a barra lateral do Windows é gerida pelo administrador do sistema, mas o administrador sou eu!!

  • Para resolver esse problema basta abrir o editor de registo (iniciar > digitar regedit > enter) e navegar até à chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Windows\Sidebar
e mudar o valor de ‘TurnOffSidebar’ de 1 para 0.


23. Alguns ícones da pasta pessoal desapareceram. Como os ter de volta?

24. É possível adicionar/editar a informação dos jogos no Explorador de Jogos?

25. Existe a possibilidade de criar um DVD de instalação com o Vista SP1 pré-integrado?

Existe sempre métodos alternativos que pode usar como: [Guia] Como integrar o Windows Vista SP1 num Windows Vista RTM


26. Não consigo executar os meus programas, que arrancam com o Windows, como administrador. Não haverá forma de o fazer?

27. Enquanto navego naturalmente no Windows o disco está constantemente a ser acedido. Quais as razões?


28. Eliminei acidentalmente a reciclagem do ambiente de trabalho. Quero-a de volta! O que fazer?
  • Botão direito do rato no ambiente de trabalho > clicar em personalizar > no menu lateral esquerdo clicar em "alterar ícones do ambiente de trabalho" e "checkar" a Reciclagem.

29. Não consigo iniciar o Windows Vista. Parecem ser problemas no gestor de arranque. O que poderei fazer?

30. É possível alterar o idioma de qualquer edição do vista?

Misc Tweaks
Outros tópicos relevantes
--------------------------------------------------------------------------------------

e6rosw.png


O que é o Windows XP?


  • O Windows XP é uma família de sistemas operativos de 32-bit e 64-bit produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, portáteis, e media centers. O nome "XP" vem de eXPerience, experiência em inglês. O Windows XP é o sucessor de ambos Windows 2000 e Windows Me, e é o primeiro sistema operativo para consumidores produzido pela Microsoft construído sob o novo kernel Windows NT (5.1). (in Wikipedia)
1. Onde se encontra a chave de produto do XP?
  • Na embalagem, depois de puxar o plástico onde se encontra o CD, olhe para a parte de trás da caixa, aí encontrará o código numa etiqueta amarela. Caso tenha adquirido um computador com o XP, a etiqueta se encontrará colada no equipamento.
2. Ao tentar instalar o Windows XP não detecta o disco rígido. O que fazer?
3. Ao arrancar o XP recebo uma mensagem a dizer: "NTLDR is missing". Como reparar?

Misc Tweaks
---------------------------

Nota: Não usem este tópico para tirar dúvidas. Ajuda a melhorá-lo!
 
Última edição pelo moderador:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo